sábado, dezembro 30, 2006

2728 €

Em finais de 2006, eis que uma das novidades para o ano que se avizinha não é, de forma alguma, nada animadora.
Por cada dia do ano que se iniciará (incluindo feriados e fins de semana), a Câmara Municipal vai pagar, SÓ DE JUROS, a quantia de 2728 €.

Não se pode dizer que vamos iniciar o ano de 2007 em grande!

9 comentários:

  1. Então, quanto é que vão cortar agora às Juntas???

    Qual a verba aprovada em orçamento para estas transferências?

    ResponderEliminar
  2. Claro...há que pagar as asneiras do passado! ...sem que os Oliveirenses disfrutem da qualidade de vida que merecem!

    ResponderEliminar
  3. lido de outra maneira: a partir do valor diário de juros teremos cerce da 1 milhão de euros por ano a que corresponderá uma dívida de aproximadamente 20 milhões de euros.
    O certo é que a dívida existe; o certo é que esta geração (e as próximas) terão de a resolver. O que não se percebe claramente é onde foi aplicado o capital. Ou terá sido, em boa parte, para assegurar despesas correntes ?

    ResponderEliminar
  4. o post no " Feliz 2007 " era para aqui.

    ResponderEliminar
  5. O nosso concelho tem uma forte dinâmica e recursos muito mais significativos que a maioria dos 304 concelhos do país. Porém, como é evidente, todos sentimos que em muitos aspectos não oferece aos Oliveirenses as condições que são básicas e fundamentais para que a população (e em particular os jovens) se possa sentir atraída (pelo menos, fortemente) para aqui se fixar.
    Claro que há orgulho nas raízes, claro que ainda vai havendo empregos (fruto do forte empreendedorismo) e claro que há muitos outros aspectos genuínos que nos prendem, mas a contrastar com isto, sente-se o peso do atraso na rede de infra-estruturas básicas que nos diminuem e justificam a migraçrão de muitos jovens que se sentem atraídos (seduzidos) pelas cidades vizinhas.

    Não vale a pena "chorar sobre leite derramado", mas é importante não branquear o passado. Colectivamente, somos todos responsáveis pelo atraso, mas tal como numa empresa que cresce ou definha a responsabilidade é atribuída aos seus gestores (líderes), no nosso concelho as responsabilidades têm que ser atribuídas a quem está no poder há já 30 anos e, em particular quem tem determinado o rumo das coisas de há 10 anos para cá. Como é óbvio, falo do actual Presidente.
    Bem sei que não há só um responsável, bem sei que tem sido eleito por maiorias significativas - e isso é que é mais preocupante pois traduz o nível de ambição da maioria dos Oliveirenses.
    Qual é a solução? Ouvir a população,definir com clareza as prioridades, denunciar as "atrocidades" que se vão continuando a verificar e exigir rigor por parte de que gere os destinos do município .

    Quanto à dívida, não é só a monetária que nos penaliza, mas sobretudo o peso que suportamos da falta de qualidade de vida que vamos ter que aguentar (infelizmente) por muitos mais anos, até que possam ser corrigidos erros do passado e (também, infelizmente) dos erros que continuam a ser cometidos no presente.

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo das 3:15h...


    As asneiras do passado foram avaliadas em éne eleições autárquicas e parece que os oliveirenses não pensam que preceisam de mais e melhor. Ao que as votações indicam, os oliveirenses têm aquilo que querem e a qualidade de vida que merecem. São eles que voatam, são eles que avaliam e são eles que premeiam os executivos PSD que eleição após eleição lhes dão vitórias, umas vezes até com maioria absoluta. O que dizer sobre isto? Não é o meu caso, que nunca votei neles. Mas é indiscutívelmente o caso da maioria dos eleitores do concelho. Têm gostado deste atraso, deste marasmo, desta qualidade de vida.
    Como se costuma dizer... cada um tem aquilo que merece. Neste caso, muitos têm lutado por ter mais do que têm, mas a maioria vence.
    Não será para sempre, é certo, mas cada vez será mais difícil acompanhar os outros concelhos. Ano após ano, temos caminhado em sentido contrário.
    BOM ANO 2007.

    ResponderEliminar
  7. caro carlos cunha, quem nos dera que a dívida rondasse os 20 milhões de euros, mas a mesma era de 56 milhões em finais de 2005 e não deve ter melhorado em 2006. Contudo, estes juros cingem-se aos empréstimos que já vencem, pois existem muitos com períodos de carência que só iremos sentir mais lá para a frente. Referem-se também aos fornecedores que cobram juros de mora... que são cada vez mais

    ResponderEliminar
  8. ao primeiro comentário, a resposta será esta: não estão previstos novos cortes, sendo que a verba a transferir para todas as juntas é similar a de 2006, mas é, em termos comparativos, menos 70% que em 2003.

    ResponderEliminar
  9. A MAIORIA DO POVO OLIVEIRENSE TEM AQUILO QUE MERECE!!!!!!
    Haja muita cultura do porco no espêto e é vê-los votar sempre nos mesmos!Asim é que tá bem!..........

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.