quarta-feira, outubro 11, 2006

Solidário

O nosso Presidente da Câmara Minicipal, afirmou estar contra a NOVA Lei das Finanças Locais, por estar solidário com os outros municípios. Fica-lhe bem.
Mas não disse nem sabemos bem o que é que isto significa. Se eu fosse Freud (estejam descansados, que não sou a reencarnação...), poderia tentar imaginar:
1. Tem sentimentos impulsivos solidários com a comunidade, por razões de identidade, sejam elas quais forem;
2. Tem sentimentos piedosos, que o levam a condicionar as suas opiniões em função de considerar as dificuldades dos outros, como situação inelutável de incapacidade, apenas resolúvel através da caridade ao próximo;
3. Afirma a rectidão do tabú da caridade , como valor negativo estruturante da personalidade, com probabilidade condicionado por um qualquer problema na infância, que o faz ter o receio de amanhã poder estar na posição de um deles;
4. Dá-se mal com os mais próximos e por si sente necessidade de ser solidário com os mais distantes;
Nada disto.
Ironias à parte, aquela afirmação de solidariedade serve apenas para explicar o não explicado perante quem o elegeu. A nova Lei das Finanças Locais, contas feitas, adopta novos critérios para distribuição de verbas, que resultam, em termos líquidos, em MAIS DINHEIRO para Oliveira de Azeméis.
Esta é uma verdade difícil de assumir, quando se está contra por razões políticas meramente tácticas. E era melhor assumir que esse dinheiro extra será bem-vindo e é até muito pouco perante aquilo que Oliveira de Azeméis precisa. Mas não foi essa a posição do Presidente da Câmara Municipal.
Ponho agora a pergunta, como o faria Maquiável se o pudesse fazer: se o mandato do nosso Presidente da CM é para defender os nossos interesses, isso inclui ser solidário com os outros municípios, em prejuízo dos nossos interesses? Esta é uma pergunta sem resposta.
Imagine-se outra situação. Seria capaz, algum dos nossos Presidentes de Junta de Freguesia, na distribuição do orçamento municipal, de votar contra uma proposta que lhe desse mais dinheiro, só porque estava solidário com os outros Presidentes de JF que iriam receber menos?
Mas a maior dúvida para perceber se a posição do Presidente da CM é de puro cinismo ou tem valor político autónomo (e neste caso, sendo sustentável e de apoiar), só se compreenderia se ele se pronuniciasse sobre a ACTUAL lei, modelo pelo qual ficamos a saber, no confronto com esta NOVA lei, que o nosso concelho podia ser beneficiário de fundos maiores - por justiça.
E é aqui que tudo desconhecemos, pelo que nos permite, sem dúvida, realizar todas as análises freudianas sobre tal posição.
(já agora, o deputado Hermínio Loureiro votará contra a nova Lei, que beneficia Oliveira de Azeméis?)

18 comentários:

  1. Muito bem Sr. Rui Nelson!
    Permitam-me agora duas sugestões, uma em relação ao post, outro em relação ao conteudo.

    Quanto ao post, é digno de publicação nos jornais cá do burgo, ou então, deve o PS contrapor com um comunicado refutando essas afirmações ridiculas do (nosso) presidente da CMOAZ.

    Quanto à questão das verbas, deixo o repto à bancada do PS ou algum deputado, para na próxima Assembleia colocar a votos, a anulação do corte dos 42,5% às juntas, que seria suportado por esse aumento das verbas. Já que a CMOAZ não precisa dele, que o distribua!!!

    ResponderEliminar
  2. Ó Rui, o deputado herminio abandonou a vice presidencia da bancada parlamentar e tomou posse na liga como presidente. Ainda pode ser deputado?

    ResponderEliminar
  3. Não sei se é ou não ainda deputado... Uma coisa é ter deixado as funçoes de Vice-Presidente do grupo parlamentar, a outra é continuar a ser deputado.
    Confesso que ainda não sei.

    ResponderEliminar
  4. ao anonimo das 12:42 e ao rui nelson dinis:
    O herminio nao abandonou nem abandonará nunca a Assembleia da Republica!

    Tentou enganar e com sucesso(por enquanto) o povo e os jornalistas, ao abdicar da vice-presidencia da bancada. (o que não é cargo significativo, mas paenas uma manobra de diversão)

    Disse que abandonava os cargos politicos e afinal ao cabo nao abandona nenhum.

    O que bem abona da seriedade, sentido de ética e responsabilidade deste senhor.

    ResponderEliminar
  5. este post é muito triste, desculpai-les eles não sabem o que dizem, ainda bem que nada fazem!

    ResponderEliminar
  6. O herminio Loureiro devia era explicar publicamente o porquê do ódio fidagal que nutre pelo presidente da junta de Fajões que faz com que mande bocas foleiras nas assembleias municipais. Será só por questões politicas?

    ResponderEliminar
  7. o sr herminio loureiro, não serei daqueles que o bajularei a tratar por doutor apenas sairá de deputado no dia em que alterar os estatutos da liga para definir qual será o seu vencimento. até lá vai continuar a ser deputado mas estando com a cabeça na liga e na decisão dificil que será - quanto é que eu acho que devo ganhar?

    e já agora, continua espantado como em entrevista ao Correio da Manhã que se transcreve:

    HERMÍNIO LOUREIRO "ESPANTADO"

    Hermínio Loureiro, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, soube pelo Correio da Manhã que Gabriel Augusto Martins tinha sido condenado por difamação, que estava suspenso no Tribunal de Marco de Canaveses (por, alegadamente, ter desrespeitado uma procuradora do Ministério Público) e que era escrivão em Gondomar, aquando do início das inquirições dos arguidos do processo ‘Apito Dourado’.

    “Estou espantado. Estou espantado”, disse Hermínio Loureiro, frisando que nada teve a ver com a escolha dos elementos para o “órgão” mesa da assembleia geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

    “Essa responsabilidade coube ao senhor major Valentim dos Santos Loureiro. Eu apresentei lista para a presidência, direcção, comissão executiva, comissão de disciplina, conselho fiscal e comissão de arbitragem.”

    Sem se deter, Hermínio Loureiro acrescentou: “As pessoas que fazem parte da mesa da assembleia geral, repito, foram escolhidos pelo senhor major Valentim Loureiro. Eu nem sequer as conheço.”

    A concluir, Hermínio Loureiro assegurou que mantém o que disse quando tomou posse da presidência da Liga: “Quero que o clima de suspeição seja afastado do futebol português.”

    ResponderEliminar
  8. o herminio para alateras os estatutos precisa da grande maioria dos clubes.... o que me parece que quanto mais tempo passar mais o estado de graça vai caindo e o apoi dos clubes tambem...
    para quando é que ele altera???
    se demorar muito nao os vai conseguir aprovar.
    é lógico.

    ResponderEliminar
  9. sugiro que façam uma pesquisa por herminio loureiro no universo de blogs....
    verao coisas interessantissimas a germinarem.
    em todo lado começam a aparecer manifestações anti-herminio por força de ser um politico no activo, por ser um enviado do ppd para o futebol e por ser um acumulador de tachos.
    Pelo aspecto da coisa o herminio vai durar pouco.... deixem o efeito bolo começar e chegar aos comentadores e jornalistas,,,,

    coitadito...

    ResponderEliminar
  10. Caros bloguistas, lamento que os meus posts sejam aproveitados para zurzir em quem quer que seja.
    Peço desculpa aos visados, mas não é minha intenção abrir espaço para a maldicência e a chacota de ninguém.
    Apenas me limito a dar a minha opinião e a exercer o meu sentido crítico, como cidadão responsável e preocupado que tento ser.
    Confesso que por vezes me surpreende a extensão de alguma animosidade criada, não contra mim (porque essa, cabe a mim aguentar), mas contra terceiros. Mais uma vez, as minhas desculpas, apesar de ser uma questão que transcende manifestamente as minhas posições e intenções e a capacidade de as impedir, ficando provavelmente a dever-se a outros sentimentos e (des)afectos alheios a este mesmo Forum.

    ResponderEliminar
  11. Vergonhosamente helder, censor do blogue, deixa que os seus camaradas aproveitem para zurzir em Hermínio Loureiro onde a maldicência e a chacota impera mas o censor gosta e difunde...
    Aqui se vê a qualidade do ps local!

    ResponderEliminar
  12. Qual é o problema?
    O blog é anti psd, anti CMOA e seus lacaios...
    Acho muito bem, aqui quem manda é a esquerda e se alguém se mete do lado de lá deve ser desancado.
    No lado de lá nós somos muito mal tratados.
    Boa Helder, continua!
    Essa de te chamarem de tendensioso é dor de cotobelo...

    ResponderEliminar
  13. anónimo das 9.44, e qual é a qualidade do psd local?

    ResponderEliminar
  14. Exccelenre pergunta esta do anónimo das 12:23PM ao anónimo das 9:44AM... Estou curioso em saber a resposta!...

    ResponderEliminar
  15. o psd mostra obra!
    o ps faz ruído, tem uma tachista que ainda não mostrou nada em prol do concelho...
    o ps local é um partido oco (como alguém dizia) sem espírito, à deriva, manda umas bocas e foge...de concreto nada, enfim uma oposição medíocre constantemente anulada nas eleições, o povo não quer ps!

    ResponderEliminar
  16. já agora façam uma pesquisa na net por helena terra.
    Caem no profundo mundo do TACHO!...

    ResponderEliminar
  17. anónimo das 2:50PM, não vais saber a resposta uma vez que foi censurada.
    Não er ofensiva mas pelos vistos foi contra a corrente.

    ResponderEliminar
  18. anonimo das 6.24, se eu fosse ao ps nas próximas eleições colocava uns cartazes com umas vacas magras e escrevia: "Comeram-lhe a carne!? Agora roam os ossos!" e nem sequer me candidatava e sabe porquê? porque infelizmente o que o povo gosta é de uns metros de alcatrão á porta e não se importa de beber água do poço a dois metros da fossa para onde manda a trampa. nem o povo nem broxele~encia podem dizer o que diz porque nunca teve pontos de comparação. apenas podem comparar as camaras psd menos más com as menos boas que temos há 30 anos.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.