quarta-feira, outubro 11, 2006

Site Núcleo Museológico do Moinho e do Pão

Já aqui foi escrito pelo Carlos Cunha acerca da recuperação dos Moínhos. Para quem ainda não teve oportunidade de os visitar, deverá estar para breve a conclusão do site acerca do Núcleo Museológico. O endereço será www.moinhosdeazemeis.com

8 comentários:

  1. se não consegues abrir o site e ontem a noite ele abria, significa que alguém da cmoa lê este blog pela manhãzinha e não quis que as pessoas vissem o site antes de estar pronto.

    ResponderEliminar
  2. Pois... continuo sem conseguir abrir o site...

    ResponderEliminar
  3. atenção que o site ainda não está pronto... por isso é normal que não consigam aceder.

    ResponderEliminar
  4. HÉLDER SIMÕES
    BEM ACONCHEGADO NA FAMÍLIA SOCIALISTA

    Militância Adesão à JS em 1996 e inscrição no PS em 1999.

    O apego ao Partido Socialista não foi um amor incutido por familiares ou amigos. Hélder Simões afirma ter pensado pela sua cabeça quando assinou as fichas de militante na JS há seis anos e no PS há três.
    Sem recusar que os factores sociais possam ter condicionado a sua maneira de estar perante a vida, o jovem garante que a causa primordial da sua militância foi e continua a ser a crença nos valores do socialismo democrático.

    “Ser militante é acreditar em causas e trabalhar afincadamente para que os nossos princípios sejam defendidos e sejam postos em prática da melhor forma possível”, afirma peremptório Hélder Simões, acusando uma participação activa nas lides partidárias.
    Quando se inscreveu na Juventude Socialista, Hélder tinha 16 anos. Hoje, com 22, considera que na altura da entrada na “jota” a sua consciência política estava desperta para a realidade portuguesa.
    Ao notar que os princípios políticos em que acreditava “eram os correctos”, o jovem camarada não teve e não tem dúvidas em arregaçar as mangas empenhada e desprendidamente, “para que o PS possa atingir os objectivos a que se propõe, nomeadamente a melhoria da qualidade de vida dos portugueses e do reforço das questões de natureza social”.
    A sua consciência e uma visão pessoal da sociedade moderna têm incentivado este estudante finalista do curso de Relações Internacionais a “trabalhar por uma comunidade mais unida e fraterna, com maior e melhor coesão social”.
    Esta é uma filosofia de vida que familiares e amigos acolhem com orgulho, não fosse Hélder o primeiro membro de uma família de socialistas a inscrever-se num partido político.
    O jovem não chama a si o feito de ter integrado no PS novos elementos, mas não se priva de dizer que tem dado o seu contributo sempre que o PS tem precisado, considerando importante “estar presente quando se (re)definem as linhas orientadoras do Partido e da JS”.
    Falando sobre o desempenho da Juventude Socialista, Hélder afirma: “Creio que acima de tudo somos jovens e promovemos bastante a nossa interligação e o nosso convívio, tudo consubstanciado com o debate de questões políticas, pois é isso que nos move e nada mais do que isso: o reforço da sociedade, a melhoria da qualidade de vida do povo português”.
    “É por isso que trabalho na Juventude Socialista e até hoje não estou arrependido de o fazer em prol do PS e do País”, declara.
    Envolvido em inúmeras actividades de promoção de debates políticos, conferências e eventos lúdicos que pretendem “fazer com que os jovens encarem a política de uma forma menos cinzenta”, o militante apela à responsabilização de toda a camada juvenil e chama a atenção para o facto de o desempenho político não se resumir a uma “guerra mediática” nem a um “jogo de bastidores” protagonizado pelos “suspeitos do costume”.
    Coordenador da Concelhia da JS de Oliveira de Azeméis, membro do Secretariado Distrital da Federação de Aveiro, membro do Secretariado Nacional da Juventude Socialista e desempenha ainda alguns cargos no seio da Comissão Política Concelhia do PS, Hélder Simões é um entre muitos exemplos de que “os jovens não estão nem se sentem alheios à política, mas se afastam voluntariamente da politiquice”.
    Para este militante, “certos vícios criados dentro dos próprios partidos não contribuem, de facto, para a credibilidade da classe política”. Todavia, Hélder não desiste de acreditar que os políticos activos têm a grande responsabilidade de ganhar a confiança dos jovens e da população em geral através da sua integração no debate de ideais.
    Neste sentido, Hélder Simões considera que o PS tem sabido acolher, reconhecer e valorizar a participação da juventude, exemplificando com o facto de ter havido, nos últimos anos, um largo número de jovens do PS na Assembleia da República, que contribuíram com ideias, com projectos, lançando o debate, “algumas das vezes sem consequências, mas beneficiando a promoção da discussão na opinião pública portuguesa”.
    O saldo da participação dos jovens socialistas é “muito positiva e acolhido com satisfação pelo Partido”, pelo que Hélder defende que se dê continuidade a esta experiência.
    “Nós, jovens, temos muito a dar. Somos desprendidos, vivemos a política diariamente, queremos o melhor para o nosso País, temos ideias e vamos continuar a bater-nos por elas”, reafirma.
    Sobre a política governativa dos últimos seis anos, o militante sublinha uma avaliação positiva, lamentando, porém, a demissão do primeiro-ministro, António Guterres, em Dezembro último.
    “Guterres não viveu a política do show-off. Trabalhou em benefício dos portugueses”, defende.
    Relativamente à política de juventude do Governo PS, o jovem destaca a preocupação com o Ambiente e a reforma do pré-escolar, sem se esquecer de salientar que até as medidas implementadas a pensar na terceira idade se reflectem no futuro da juventude.
    Recusando-se a falar em “figuras de referência”, porque o PS vale pelo seu todo”, Hélder prefere definir António Vitorino e António José Seguro como “figuras que marcam qualquer militante pela sua qualidade em áreas diferentes”.
    Para já, Hélder Simões não tem dúvidas em afirmar que os portugueses, mais ou menos jovens, podem acreditar e rever-se no projecto político e de governação avançado pelo novo líder socialista, uma vez que “Ferro Rodrigues é um político com provas dadas de competência e qualidade, que apresenta um projecto credível, dinâmico e de mudança, com substância, sem renegar o passado”.
    Se Ferro vai ganhar ou não as eleições a 17 de Março é uma questão que não se coloca para este militante, que afirma categórico: “Se não acreditasse na vitória não estaria aqui”. É que, afinal, Hélder Simões sente-se bem representado e aconchegado na família socialista.

    ResponderEliminar
  5. Onde estão as actas da assembleia municipal no site da cmoaz?

    ResponderEliminar
  6. Que adianta ter um site, se o parque não é guiado, nem vigiado?

    ResponderEliminar
  7. o anónimo das 11:44 deve ter um bom arquivo e reproduziu na íntegra uma reportagem efectuada cerca da minha participação política. O autor deste post tem um bom arquivo... mas eu ainda me recordo bem... 14 de Março de 2002!!!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.