quinta-feira, outubro 26, 2006

Adivinhem quem escreveu este texto

Agora que já passou um ano das ultimas autárquicas, dou um rebuçado a quem adivinhar quem escreveu o texto abaixo transcrito e que foi publicado num jornal local.
Que dirá o autor do mesmo, talvez um anónimo qualquer que por aqui anda de vez em quando, acerca do que se passa presentemente na política concelhia. Ainda assinaria por baixo este seu texto?
Aceitam-se palpites…

“Estamos em Dezembro. Faz segunda-feira um ano que se realizaram as eleições autárquicas que elegeram os executivos que gerem a Câmara Municipal e Juntas de Freguesia. Passou-se um ano e gostaria de dizer que muita coisa mudou em Oliveira de Azeméis. Acontece que tenho muita dificuldade em o afirmar. O mandato é de quatro anos e um já se passou. Um ano que, julgo, devia ser suficiente para as autarquias mostrarem o que valem.
Salvo uma ou outra excepção nas 19 freguesia, salvo um ou outro arrojo da Câmara, parece-me que está tudo na mesma.
As eleições, pelas promessas que motivam, criam nos leitores expectativas de mudança que, regra geral, se goram com o passar do tempo. Há quem diga que um trimestre chega para os novos executivos se ambientarem e entrarem na “engrenagem”. Outros alargam para um semestre esse período de tirocínio e há quem, mais generoso, alargue para um ano o “estado de graça”.
Seja qual for o timing correcto, a partir de agora não há lugar para lamentações. Quem tinha a aprender já aprendeu, quem tinha de se impor já o devia ter feito. Agora é a altura de “pagar” aos eleitores a confiança depositada. Faltam três anos e se não se começa agora já não há tempo.
Mas não se pense que só tem obrigações quem tem o poder. Porque não é assim. As oposições têm um papel importante em todo o processo. Porque também houve eleitores que neles confiaram, também houve promessas e estratégias programadas. É preciso, pois, acompanhar a governação com responsabilidade e dar conta aos eleitores, pelo menos, do que se faz menos bem nos executivos. Quem cala durante quatro anos não tem legitimidade para, depois, nos períodos quentes, vir fazer acusações que deveriam ter sido feitas nos momentos em que as coisas não estavam, eventualmente, a correr bem.”

36 comentários:

  1. caríssimo rui cabral,

    não sendo eu o autor do mesmo assinava por baixo com um senão... volvidos quatro anos a situação é pior que em 2002, quanto mais não seja no valor da dívida. Mas palpite fica para mais tarde...

    ResponderEliminar
  2. "Encarregado da Câmara vai pagar multa por ter usado meios da autarquia em benefício pessoal
    Irmão do presidente da Câmara diz que denunciou colega devido a pressões de vereador socialista
    A história mete três funcionários da Câmara, um dos quais irmão do próprio presidente Ápio Assunção, e o vereador socialista Manuel Alberto Pereira. Começa com um encarregado que foi apanhado a usar meios da autarquia em benefício pessoal.



    Um funcionário da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis utilizou meios da autarquia em benefício pessoal, e agora vai ter que pagar uma multa de 450 euros. José Leite, encarregado do sector das obras, foi apanhado a transportar fardos de palha, numa carrinha da Câmara e nas horas de serviço, e o processo disciplinar que lhe foi instaurado veio a provar que a infracção foi efectivamente cometida.

    A decisão de aplicar aquela sanção foi aprovada por unanimidade na última reunião de Câmara, com Albino Martins, vice-presidente da Edilidade, a considerar que se tratou de uma infracção grave, ainda mais tendo o funcionário o posto de encarregado.

    Mas a história não é tão linear quanto isto – além do infractor sancionado, outros dois funcionários vieram à baila quando se falou no tema, na sessão de anteontem do Executivo: Brás Oliveira e Silva, que acompanhava José Leite na carrinha enquanto o transporte era efectuado, e Mário do Carmo Assunção, que terá detectado a infracção e apresentado a respectiva participação.

    É a partir daqui que o caso se complica. Manuel Alberto Pereira, vereador socialista na Câmara, junta-se ao elenco desta narrativa que deu em novela e que agora vai parar ao Ministério Público (MP). É que apesar de ter sido provada a infracção de José Leite, o vereador Ricardo Tavares acha melhor que a história vá até "às últimas consequências".

    Denunciante é irmão

    de Ápio Assunção

    É que entre a infracção detectada e a aplicação da multa há todo um enredo que envolve Mário do Carmo Assunção – irmão do presidente da Câmara – e o vereador Manuel Alberto Pereira.

    Na prática, aconteceu que depois de participar do colega José Leite, Mário Assunção acabou por, no decorrer do processo, negar muito do relatado na participação. O que resultou num conflito de versões entre o irmão de Ápio Assunção e Manuel Alberto Pereira.

    Ora, Mário Assunção assegura que foi "ameaçado" por Manuel Alberto Pereira, o qual terá insistido para que aquele apresentasse a participação, sob pena de vir a incidir sobre o próprio Assunção uma eventual participação relacionada com a infracção de Leite.

    E que Manuel Alberto até terá ido a casa de Mário, pedindo-lhe para assinar uma participação que havia previamente elaborado, e dizendo que possuía fotos que documentavam a infracção. No processo, Mário Assunção afirma que se tivesse sido ele próprio a redigir o documento, "não o teria feito daquela forma".

    Manuel Alberto Pereira está tranquilo

    Na última reunião de Câmara, Ricardo Tavares leu algumas partes do processo, recitando afirmações de Mário Assunção: "Não sei o que me passou pela cabeça para assinar a participação. Se o vereador Manuel Alberto Pereira não tivesse insistido, eu não teria assinado", citou Ricardo Tavares.

    Em declarações a este jornal, Manuel Alberto Pereira desmente tudo, e diz-se à vontade para o demonstrar nas instâncias judiciais, com provas testemunhais e documentais. Primeiro, diz que foi Mário Assunção quem o procurou em sua casa e que lhe pediu ajuda neste processo.

    "Ajudei-o a redigir a participação, mas o Código do Procedimento Administrativo permte que se faça isso. Além disso, liguei ao prof. Albino Martins a dar-lhe conta disso, e a dizer o que se estava a passar", explica Manuel Alberto Pereira

    O vereador socialista, que se ausentou da sala de reuniões, juntamente com Ápio Assunção, durante a discussão deste assunto, não hesita dizer que o irmão do presidente da Câmara "está a mentir".

    "Não o fui procurar para ele assinar a participação. Ele é que me veio pedir ajuda para a redigir". Pereira diz-se, portanto, de consciência tranquila, até porque agiu em conformidade com a lei e com aquilo que é esperado de um vereador: "Ajudei um funcionário a redigir uma participação por um lado, e por outro ajudei a resolver um problema existente na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis".

    Mais: Manuel Alberto Pereira diz que, de qualquer modo, Mário Assunção tinha sempre a opção de não proceder à entrega da participação. O vereador rejeita, ainda, as acusações de o ter ameaçado. Depois, nega que alguma vez tenha tirado as fotografias que Assunção dizia existirem.

    Investigação "de parte

    a parte"

    Na sessão de Câmara, Ricardo Tavares sustentou que o processo deve ser reencaminhado para o Ministério Público, a fim de ser investigada a existência de crime de falsas declarações no processo, "de parte a parte", ou de ameaça. Tavares entende que o modo como o processo evoluiu coloca em causa a imagem do vereador socialista, pelo que o ‘caso’ deve ser esclarecido o quanto antes.

    "Sei que apetece, ao vereador Ricardo Tavares, levantar suspeitas sobre a minha conduta, mas não vai conseguir. Tudo o que fiz foi correcto, e face ao que está no inquérito, o Ministério Público não vai ter problemas em detectar que a mentira está do lado do sr. Mário Assunção", acrescenta o vereador Manuel Alberto.

    Para o vereador, não deixa de ser caricato que, em todo este processo, a Edilidade tenha dado mais importância à ajuda dada pelo vereador ao funcionário na redacção da participação do que à infracção propriamente dita.

    O eleito socialista faz questão de salientar que foi a própria Câmara a querer entregar o caso ao MP: "Entendo que devia ter sido esgotado tudo o que pudesse ter sido feito em instâncias da Câmara Municipal. Se há um problema interno às organizações, são elas próprias que devem fazer tudo para o tentar solucionar. Só se mesmo depois de terem feito todos os esforços não conseguirem uma solução, é que devem recorrer aos Tribunais". Manuel Alberto Pereira entende que a Câmara não esgotou todas as possibilidades para, no inquérito, apurar as razões das contradições de Mário Assunção.

    Para já, Manuel Alberto apresentou – na passada terça-feira – uma participação de Mário Assunção. "Só pretendo recorrer contra ele no Tribunal se ele mantiver a mentira, mas acredito que, antes disso, o Ministério Público vai deduzir queixa-crime contra ele, no âmbito do caso que a Câmara pediu para investigar", afirma.

    Simão Godinho, vereador do PS na Câmara Municipal, lembrou o Estatuto Disciplinar dos Funcionários Administrativos, que faz obrigatória a apresentação de participação das infracções que qualquer colaborador detecte. É a ideia de que ao não denunciar determinada situação, o funcionário estará a ser cúmplice dela – a mesma fórmula, portanto, que faria de Mário Assunção conivente com a infracção, se não a tivesse denunciado.

    Simão pretendia que o funcionário que viajava com José Leite na carrinha, Brás Oliveira e Silva, recebesse pelo menos uma reprimenda, por escrito, por não ter participado do encarregado.

    Apesar da Câmara ter concordado com o princípio da conivência, Ricardo Tavares defendeu Brás Oliveira e Silva, dizendo que ele tinha prazos para fazer a participação, e que talvez não a tivesse feito entretanto por saber que já tinha sido apresentado uma, a de Mário Assunção."

    comentários?

    ResponderEliminar
  3. Surreal esta câmara e esse advogado otário, disfarçado de vereador das obras:

    "Para o vereador, não deixa de ser caricato que, em todo este processo, a Edilidade tenha dado mais importância à ajuda dada pelo vereador ao funcionário na redacção da participação do que à infracção propriamente dita."

    Olha mas é para os seus subordinados e faça alguma coisa por si abaixo, sem ser perseguir quem quer investir e valorizar o concelho!

    ResponderEliminar
  4. o José Leite a usar meios da autarquia em beneficio próprio???
    Acabaram de descobrir a pólvora!!!
    Esse não é o mesmo a quem não fizeram nada quando deixou que roubassem uma pick-up nova, da câmara, á porta de um café???

    ResponderEliminar
  5. É sim senhor!

    ResponderEliminar
  6. escrever a vermelho não é mandar o pessoal a merda!?!

    ResponderEliminar
  7. Mas anda tudo doido ou quê? o problema é quem denunciou ou porque denunciou? Tenham vergonha na cara... eu não trabalho para a camara mas até gostava de trabalhar... com um ordenado de encarregado poderia ter uma vidinha regalada, carros, 4*4, apartamentos de férias, enfim... mas como não posso transportar palha, ou serão os sacos de cimento? ou os tijolos? ou a areia? tenho de mem contentar com o meu trabalho e o meu ordenadozito...

    ResponderEliminar
  8. Esta é uma história triste. Mais uma. Já agora, é importante que se conheça e esclareça, porque é que o denunciante mudou de ideias quanto ao teor da participação, por quem terá sido pressionado (ele é que mudou a versão e não o vereador), que se esclareçam as questões de má utilização dos recursos públicos (o que não admira, pois o mau exemplo vem de cima...).
    Já agora ficámos também a saber que os presidentes da Câmara Municipal de oliveira de Azeméis costumam ter por hábito ter irmãos a trabalhar na Câmara. O anterior também tinha lá o irmão. Haverá mais parentes?
    Por favor, não censurem este comentário.

    ResponderEliminar
  9. então não há?

    vejam quem são os professore(a)s que estão a leccionar os prolongamentos de horários nas primárias do concelho!

    decerto foram todos escolhidos devido às suas competências e formação para ensinarem nas primárias! mais uma vergonha!

    ResponderEliminar
  10. Esta de o vereador Simão Godinho dizer que os funcionários são obrigados a denunciar os casos que conheçam é bem verdade, o grande problema é que depois os denunciantes são "castigados" pelo poder em exercicio. Se assim não fosse já muitas denuncias tinham aparecido e muitos dos casos que estão no segredo dos deuses já andavam na praça dos tribunais.

    ResponderEliminar
  11. "Esse advogado otário, disfarçado de vereador das obras" já começa a dar provas de pouca credibilidade... demonstra parcialidade e sensibilidade às cunhas e favores... Sou apolítico mas isto já são factos... este senhor é interesseiro!!!

    ResponderEliminar
  12. Contratados por associações?
    Ai agora as associações têm competências para contratar professores? muito me contam.

    Estou a falar dos prolongamentos de Inglês, por exemplo... decerto vão encontrar parentescos.
    Aliás, os prolongamentos de Inglês em OAZ, pelos vistos começaram porque certa e determinada professora não tinha colocação, né?

    E agora até já há horas a mais e todas para as mesmas pessoas, consta-se, e no entanto temos prof. primárias no desemprego, e prof. do secundário a leccionar nas primárias!

    É estranho mas é assim mesmo.

    Agora essa das Associações tá boa... pensei que elas não tinham dinheiro!

    ResponderEliminar
  13. e depois tb há aquele fiscal ali no fundo do lugar em Cidacos que construiu uma garagem ilegalmente,obrando ao fim de semana e de noite para não ser visto eheheh!! e se ele se denunciasse?
    mas foi lesto na denuncia a um vizinho que construiu um muro sem licença!

    ResponderEliminar
  14. Para um artigo escrito a alguns anos atrás, parece-me que continua muito actual....o que é raro em notícias, basta passar um simples minuto para que tudo o que tenha sido dito anteriormente passe a não corrseponder à realidade... Mas o artigo em questão é a imagem real de que toda a regra tem excepção.
    Na altura tinha passo só um ano, mas agora já lá vão uns quantos e continua tudo na mesma..... Pobre concelho, que não consegue colocar as pessoas certas, nos locais certos para que lhe seja dado o valor que ele tem, e os seus habitantes merecem.
    Quanto ao autor do artigo deixo os palpites para os entendidos...

    ResponderEliminar
  15. Posso dizer que este artigo foi escrito a 11 de Dezembro de 1998, página três do Jornal "Correio de Azeméis". Agora só falta mesmo dizer o nome do autor. Continuo a aceitar apostas...

    ResponderEliminar
  16. Se é página 3 só pode ser o Prof. António Magalhães... Mas o que tem?

    ResponderEliminar
  17. ó conta, conta, conta...

    ResponderEliminar
  18. Errado. Não é o Prf. António Magalhães. Posso adiantar que não é nenhum Prof. e quem foi já lá não trabalha...

    ResponderEliminar
  19. Paulo Oliveira, claro...

    ResponderEliminar
  20. Eu arrisco....Albino Martins, actual vice...

    ResponderEliminar
  21. Boas a todos

    Esse artigo parece-me que foi escrito pelo Prof. Antonio Rebelo

    ResponderEliminar
  22. Mas são todos burros?
    Se o Rui Luzes Cabral disse que nao foi nenhum professor, claro que estava a falar do Albino e do Rebelo.
    O Paulo Oliveira já saiu do Correio de Azeméis há mais de cinco anos.
    Então quem terá sido? Algum colaborador, Rui Luzes Cabral?
    Terá sido mesmo você, que também já colaborou no periódico.
    Desvenda lá o enigma...

    ResponderEliminar
  23. Um cursiosidade. A Voz de Azeméis elege como ponto negativo a não atribuição dos subsidios às associações e as dívidas do municipio às freguesias.
    Até aqui tudo bem. No entanto, surpresa das surpresas, a foto que está ilustrar é uma do vice-presidente, Albino Martins.
    Será que eles sabem alguma coisa que ainda não se saiba?
    Será que Ápio Assunção já abandonou o poder?

    Tantas dúvidas...
    Mas se nenhuma destas se verificar é um erro gritante da Voz de Azeméis.

    Vá lá meninos do Aníbal Araújo. Mais atenção no trabalho!

    ResponderEliminar
  24. Quem escreveu este artigo foi o Sr. PAULO OLIVEIRA a 11 de Dezembro de 1998, página três do Jornal "Correio de Azeméis". Será que agora pensa da mesma forma?

    ResponderEliminar
  25. Akguém viu a porrada que a Dr. Helena Terra levou da Morgado na "Revolta dos Pastéis de Nata"?
    Que riso!
    E como ela defendeu o Governo. Falam dos carneiros em Oliveira de Azeméis, mas eu pergunto como se qualifica a atitude da Helena Terra.
    Quando uma posição oficial sobre o Hispital de Oliveira de Azeméis, senhora deputada?
    Quando uma posição sobre o PIDDAC?

    Sinceramente anda a deixar muito a desejar!

    ResponderEliminar
  26. eu vi e não tenho a mesma opinião que o anónimo anterior. são opiniões diferentes num programa que até foi bem mais sério que o habitual. pode ser revisto hoje as 19h na rtp2

    ResponderEliminar
  27. Levou porrada?

    Mas ela teve hipótese de se defender ou defender o governo e explicar o que está a ser feito. Não me façam rir...
    A atitude da Sra Morgado foi ridícula, a única coisa que fez foi passar a imagem de quero, posso e mando ignorando qualquer um dos outros intervenientes.

    Isto para depois complementar no dia seguinte com uma afirmação maravilhosa: "Os partidos de direita são mais sensíveis à corrupção..."!

    Será que lhe devemos contar umas histórias de Oaz, Gondomar, Gaia etc... ou será que ela não vive neste país?

    ResponderEliminar
  28. Caro anónimo das 6:00PM

    O sr. não deve ter visto o mesmo programa que eu... Até o apresentador fez questão de referir a brilhante prestação de ambas (Helena Terra e Mª José Morgado). Aliás, a minha opinião é que Mª José Morgado é sempre do contra, sempre pessimista, sempre "bota abaixo", nada está bem e quando se corrige algo, é porque é pouco e se devería ter ido mais longe... Enfim, preso por ter cão, preso por não ter!...

    ResponderEliminar
  29. Caro anínimo das 11.57.. é política!
    O mesmo se passa com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
    Todos se queixam de que são precisas imensas obras para o municipio.
    Quando a Câmara as pode a fazer são altamente criticados já que deviam ter feito ainda mais.

    ResponderEliminar
  30. Ao anónimo das 6:54, que fala sobre o jornal 'A Voz de Azeméis':

    Como poderá constatar no site da CMOA, o prof. Albino Martins tem, no seu rol de funções, a responsabilidade das 'Associações e Colectividades'.
    Confirme em http://www.cm-oaz.pt/?lop=artigo&op=c74d97b01eae257e44aa9d5bade97baf&id=98f13708210194c475687be6106a3b84
    Também foi ele que apresentou a proposta, em reunião de Câmara,a os seus pares no Executivo.

    ResponderEliminar
  31. Peço imensa desculpa ao jornalista ao jornalista anónimo da Voz de Azeméis que respondeu.
    Mas, que eu saiba, Ápio Assunção é o todo-o-poderoso da autarqui.
    Então porquê é que não ilustrar a peça com a foto do vereadora António Rosa já que é o homem da do carcanhol?
    Foi ele que fez as contas e chegou à conclusão que é insustável continuar com os subsidios.

    ResponderEliminar
  32. ... já agora, ainda em relação às associações, a oposição perdeu uma boa oportunidade para ganhar votos.
    Está mesmo na cara que a autarquia cortou agora para dar depois. em alturas de eleições.
    E o que a oposição fez? Nada
    E o que devia ter feito? Tudo.
    As visitas às associações não são feitas só em alturas de eleições. O charme tem de se distribuir durante quatro anos.
    Senhores do PS, aprendam um pouco de marketing político. Alocem, janetem com as pessoas da terrem.
    Não queiram apenas protagonismo.
    O que é que Oliveira de Azeméis ficou a ganhar com a participação de Helena Terra nos pastéis de nata? Nada. Mais valia a pena gastar esse tempo com os oliveirenses.

    A participação no programa da 2: até poderia servir para a Helena Terra ter "boa imprensa". Mas nem isso a doutora sabe fazer. Enfim...

    ResponderEliminar
  33. Está tudo cheio de inveja da participação da Helena Terra na TV.
    Afinal, há outras pessoas de prestígio e com capacidade de protagonismo neste concelho...
    E para isso não é preciso aparecer na "Bola" nem no "Record"...

    ResponderEliminar
  34. Inveja? Num programa que nem chega ao 3%de audiência? Por amor de Deus. Qual será o grau de popularidade da Helena Terra?

    Entretanto, boas notícias. O PS comentou o PIDDAC e disse querer mais projectos para o concelho de forma a captar uma maior ‘fatia’ de um total de 55% que não está regionalizado.

    Aqui vamos ver a força da Doutora Helena Terra. Empenhe-se! Senão a sua passagem pelo Governo não vai ter chama para Oliveira de Azeméis.

    Ou será que a doutora so está no Governo por motivos pessoais? Esta vai ser a sua maior prova de fogo.

    ResponderEliminar
  35. Ao ignorante da 6:33PM

    Mais valia estar calado!... A Helena Terra não está no Governo, é Deputada da Assembleia da República!...
    A menos que na sua cabeça, o sr.(a) ache que é a mesma coisa!...
    Há pessoas que quando abrem a boca só dizem (...)

    ResponderEliminar
  36. só confusão em tantas cabeças. então e que é que o entao sec. estado do desporto fez por azeméis. piscinas e pavilhão que estavam sob a sua tutela, nem vê-los, mas prometeu-os antes de sair mas quem vai ter que os pagar é o ps que agora esta no governo

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.