terça-feira, outubro 10, 2006

Pés de barro

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, acompanhado de diversos outros autarcas, comemorou a República, em visita fulgurante a obras nas freguesias de Ossela, Loureiro, Palmaz e Cesar. Obras essas que representam (!) 72.600 €uros do orçamento municipal.
Antevendo a vergonha, lá foi o Presidente antecipando a desfaçatez dos que dizem mal, de que as pequenas obras são também muito importantes, de que isto e de que aquilo...
Poupem-nos a isto. É rídiculo. É um ultraje para qualquer cidadão e eleitor, permanecer sujeito a este registo miserabilista.
A verdade é que a CM tem um orçamento superior a 30 milhões, mas tem dívidas não se sabe ao certo de quanto. O município está impedido de ter acesso ao crédito e a situação financeira é uma catástrofe. O pouco que fez nos últimos anos não foi mais do que a sua obrigação, cotejada ao nível dos "serviços mínimos" de qualquer câmara municipal.
Como é que se chegou aqui? É simples: foi à custa da má gestão, mau planeamento e maus investimentos, grandes e pequenos, feitos ao longo de anos, que empurraram o concelho para a frente no passivo, mas não chegaram para o manter ao nível do desenvolvimento e avanços dos concelhos vizinhos.
Basta do discurso pobre da obra feita! Já não chegou a lição? Será que a vida nada ensinou? E agora, tontamente, como não há obras grandes e gordas para mostrar, mostram-se as "obrinhas", pequeninas, bonitinhas e jeitosinhas, como a sardinha e a mulher portuguesa.
Já não há pachorra para isto. Mudem a cassete e passemos a uma nova fase. Já que se foram os aneis, que se preserve a dignidade e os dedos. Por favor.

10 comentários:

  1. À falta de inaugurações melhores, temos de passear a corte pelo que se pode arranjar. O que interessa é que a "caravana passe" e o jornalista faça a pompa devida no jornal do burgo...

    Haja paciência!

    ResponderEliminar
  2. dor de cotovelo

    ResponderEliminar
  3. Sim sim censurado, estas figurinhas de pedintes em inaugurações que os nossos governantes cá do burgo fazem, dão de facto uma dôr de cotovelo enorme!... Só pode ser piada!

    ResponderEliminar
  4. Vou passar a equacionar a Teoria da proporcionalidade:

    - Em oliveira de Azeméis temos posta em prática a proporcionalidade em via directa; eu explico; a frandeza das obras é directamente proporcional à grandeza dos nossos autarcas; os nossos autarcas têm qualidade directa e proporcional às nossas escolhas (sim, é que somos nós que os escolhemos!); até a qualidade de alguns dos comentários aqui produzidos é directamente proporcional á qualidade das obras e dos politicos que as realizam e inversamente proporcional à qualidade dos posts que julgam comentar...

    Como é tudo tão pequeno!

    ResponderEliminar
  5. Obras? A biblioteca, o arquivo, as piscinas, via nordeste, rua pedonal, tantas outras, não são grandes obras? E as ruas, os becos, os arranjos das escolas,tantas e tantas obras. Será que o Sr. é cego?

    ResponderEliminar
  6. censurado...os teus comentários censuram-te a ti próprio!

    ResponderEliminar
  7. Biblioteca e arquivo (ainda por acabar), qualquer vilória do interior já tem há 20 anos;
    Piscinas? Quais? A da Cerciaz? Devem ser as de Espinho...
    Via do nordeste? 6 Kms de estrada mal amanhada demoram 18 anos a fazer?!!
    Rua pedonal, uma obra que descambou nos custos, demorou 8(!) anos a executar e estragou a vida a toda a gente? Em São João do pau, pedonizaram as ruas do centro, numa área muito maior, em menos de 2 anos... Vão gozar com os outros...

    ResponderEliminar
  8. Ó amigo, ninguém poe essas obras em causa, pelo contrário!

    O que está em causa é a ordem por que se fazem as obras. Se já tivéssemos água e saneamento estava na altura de fazer essas obras, mas o grande problema é que eu não bebo livros, nem defeco para a rua!!!!

    ResponderEliminar
  9. O problema é que a água e o saneamento não se veem; estão enterrados. E o resto está à vista. E assim se andaram a enganar os tolos estes anos todos...

    ResponderEliminar
  10. Obras? Quais? A zona pedonal onde ninguém gosta de andar? O largo do gémini que andou meses adiantado e está anos parado? a biblioteca? que está pronta e não inaugura? o arquivo? que está pronto e não é inaugurado?
    E o Arcádia? quanto nos vai custar?

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.