domingo, outubro 01, 2006

Após ler o 'Mais Alerta'...

Só hoje tive a oportunidade de ler a última edição do jornal 'Mais Alerta' e dois temas em destaque suscitam-me este 'post' ou comentário.
Sobre o processo em curso quanto a taxas de publicidade, utilização de espaço de domínio público, etc.:
  • que muitos e muitos comerciantes se viram confrontados com novas exigências para as quais não estariam devidamente elucidados ou alertados
  • que o processo burocrático é muito complexo (será por isso que alguns 'técnicos' serão, supostamente, recomendados de dentro da autarquia ?)
  • que apesar do sr. Vereador ver ou despachar 300 ou 400 processos por semana (!!!) muitos são os que ficam a 'marinar' por falta disto,daquilo...(e os 'técnicos', com tantos processos entre mãos dirão aos seus clientes que entregaram, isto e aquilo e depois os serviços camarários vêm desmentir..)
  • que os valores cobrados ou a cobrar são 'comparados' e semelhantes com os praticados em grandes urbes. NIsso, parece, somos um concelho em bicos de pés (já que no resto é a diferença entre o 1º e o 3º mundo...)
  • que é passada a ideia (pelo sr. Vereador) que no passado esta matéria teria sido uma "balda'' pois agora é que querem por tudo em ordem ..A que preço(s)?Mas que (grande) ajuda para o orçamento...

Sobre a falta de iluminação na Casa Mortuária do Cemitério de O.de Azeméis:

  • é mau de mais para ser verdade
  • mas acreditando que há mais de 90 dias não consigam solucionar uma anomalia logo se vê que nível de sensibilidade (patente em mais que um testemunho) é que os responsáveis camarários têm
  • Só quem já teve a necessidade e experiência (como eu próprio) de utilizar a Casa Mortuária para velar entes queridos pode avaliar o quão chocante é pressentir que, para aqueles responsáveis, mais luz ou menos luz na Casa Mortuária, é uma 'chatice', que dá despesa...e... não dá notoriedade ou ..ia a dizer...e digo mesmo... votos.

8 comentários:

  1. caro cunha,
    nao se espante com tal insensibilidade pois ja devia saber como e gerida esta autarquia. estamos mesmo ao nivel dos paises de terceiro mundo.

    ResponderEliminar
  2. A novela Câmara Municipal (CM), Comerciantes e Associação Comercial é deplorável. É incrível a falta de percepção sobre aquilo que é o comércio, os comerciantes e as relações institucionais entre eleitos, eleitores e seus representantes.
    Primeira nota, diz respeito ao facto de a CM tentar pôr os comerciantes contra a Associação Comercial, ao afirmar que, dentro dos prazos, não recebeu a posição da Associação Comercial.
    Percebe-se que a CM queira fazer guerra à Associação Comercial. Basta ver quem preside a quê. Mas há limites para a politiquice e o que está em causa supera largamente esse "frentismo" bacoco.
    Segunda nota, para a ingenuidade da Associação Comercial, por não ter tido o cuidado de enviar à CM, dentro do prazo, uma posição escrita, mesmo que reiterando a posição transmitida em reunião presencial. A CM, por várias vezes, já teve este tipo de atitude. Eu próprio já fui vítima disso.
    Terceira nota, para a questão de fundo: a CM não percebeu que a organização urbana se faz, precisamente, através do ordenamento do seu comércio. É isso que distingue uma cidade de qualquer outro aglomerado populacional. São as pessoas, o comércio e a rede de infra-estruturas e transportes.
    A CM não percebeu isso e foi para a frente com um regulamento que é muito importante para o ordenamento e a saúde comercial da cidade, sem ter tido em conta as posições dos comerciantes.
    Independentemente de ter tido ou não uma posição escrita da Associação Comercial, estas intervenções não podem nem devem ser feitas contra os comerciantes, mas com os comerciantes.
    Não me admira a posição que dezenas de comerciantes tomaram e só lamento que, em vez de os ouvirem e os tentarem perceber, a CM apenas se queira segurar ao argumento formal de ter esgotado o processo de participação e audição aos comerciantes, no "aparente silêncio" da Associação Comercial.
    Há situações na vida e na gestão, em que "quem cala não consente". Esta é uma dessas situações.

    ResponderEliminar
  3. Estou 100% de acordo com o sr. Cunha, apesar de ser contrário à corrente CDU e PS que por aqui se pavoneia!

    ResponderEliminar
  4. oh meus amigos… já todos esqueceram que muitos negócios e comércio que existe não têm licenciamento, como sempre a papelada anda lá pela Câmara e com umas simples visitas depois da hora ao gabinete do MAIOR.
    Este diz "não se preocupem, e que podem abrir ao publico."

    Assim o Lobo bondoso e o doente define qual o melhor atalho.
    …só que o lobo fica cobardemente a espera na casa da avozinha.

    Não tenho a certeza…mas... “Moral da história - ficar em casa da avozinha e mandar para o lume os fiéis mais novos.

    ResponderEliminar
  5. Se não me engano e decerto muitos também saberão, essas licenças e autorizações passadas que não aparecem, acho que estão no gabinete do SR.ENGENHEIRO Humberto, pois provavelmente foi ele quem as deve ter passado... consta-se... mas eu não sei de nada... pode ser que a PJ esclareça ou as descubra, já que por lá anda!

    ResponderEliminar
  6. Não posso concordar com quem diz que o Sr. Humberto tem culpas nesta matéria. Ele é o exemplo perfeito daquilo que é considerado pelo poder politico de "excelência no desempenho das funções".
    É tão excelente que está ao ladinho do patrão mor para que os cambalachos sejam bem feitos e não possam fugir ao controlo do chefão.

    ResponderEliminar
  7. !!! o SR ENGENHEIRO é apenas o sacristão !!! e quando é chamado é sempre para governar a cristandade !!!

    ResponderEliminar
  8. falta de pessoal meu caro !!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.