domingo, janeiro 15, 2006

Ápio Assunção em entrevista ao Jornal "A Voz de Azeméis"

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis espera que o futuro do concelho seja “de grande desenvolvimento”. “Já estão no terreno as pedras para que Oliveira de Azeméis continue a ser um grande município” afirma Ápio Assunção.

No dia em que o concelho completava o 207.º aniversário, o chefe do Executivo oliveirense quis refutar os críticos que costumam tomar como referência os concelhos vizinhos para depreciar o progresso de Oliveira: "Oliveira de Azeméis é diferente de outros municípios, em que o desenvolvimento está todo concentrado nos centros urbanos. Aqui, verifica-se que há um desenvolvimento equilibrado de todo o município".

A citação resulta de declarações prestadas nos Paços do Concelho após o hastear das bandeiras no frontispício da Câmara Municipal, cerimónia que abriu o dia comemorativo.

Ápio chegou a assegurar que "não há nenhuns indícios" de desertificação em qualquer das dezanove freguesias oliveirenses. Uma realidade que, diz, se pode constatar até na "necessidade de crescimento e de realização constante de melhorias" no parque escolar concelhio.

Aliás, está é uma das vertentes a que o elenco camarário pretende dar atenção especial – elencando algumas das perspectivas para o ano em curso, Ápio começa, mesmo, por referir a execução de melhorias ao nível dos jardins-de-infância e 1.º ciclo. Aponta, igualmente, que "brevemente" haverá avanços no que diz respeito ao Centro Escolar de Azagães.

Mas a autarquia não descurará os outros níveis de ensino. Assim, e "colaborando com o governo", o Executivo de Ápio Assunção quer "melhorar os estabelecimentos escolares na cidade", um pouco à semelhança do que está a acontecer na Secundária Soares Basto – o recinto escolar tem, em fase de conclusão, as obras de construção do centro de recursos e auditório.

Câmara quer ser "parceiro válido" do Superior

A Escola Secundária Ferreira de Castro, por exemplo, poderá vir a ver concretizada uma das suas grandes ambições do momento – a construção de um novo bloco e de um auditório. "Estamos disponíveis para colaborar, celebrando com o Ministério da Educação um protocolo semelhante ao que possibilitou a construção que está a ser feita na Soares Basto. Já o propus à Directora Regional, e estou, agora, à espera de uma resposta", assegura Ápio.

Também no Ensino Superior a Câmara está apostada em ser "um parceiro válido". O presidente reconhece que o peso das despesas originadas pelos alugueis das salas onde funciona a Escola Superior Aveiro Norte (ESAN) é grande, mas depressa desmonta qualquer reparo que possa ser feito a estas rendas: "Se não apoiássemos nós, outro município qualquer não se importava nada de apoiar e ficar com a ESAN".

Quanto à Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa, mantém-se a intenção de avançar com o projecto de requalificar o antigo quartel da GNR, a fim de instalar aí a unidade de ensino.

Praça da cidade a 100% em Maio

Ápio Assunção revela, ainda, que as obras da Praça da Cidade deverão estar totalmente concluídas até Maio próximo, apesar de salvaguardar que, em empreitadas daquele tipo, poderão sempre surgir imprevistos que interfiram com as previsões.

Por enquanto é certo que dentro em breve as obras do chamado ‘Lote 3’ – referente ao café-concerto – "vão arrancar em força". O presidente da Câmara lembra que a obra foi interrompida até que fossem realizados dois estudos: um, relacionado com a iluminação, e outro sobre a parte acústica da estrutura. O objectivo foi o de procurar uma solução para que o auditório no interior do café concerto e o que está ao ‘ar livre’ pudessem acolher dois espectáculos em simultâneo sem que o som produzido por um afectasse ou prejudicasse o outro.

Neste momento, já é possível passear na superfície do ex-largo do Gemini, e também dentro de pouco tempo os oliveirenses poderão usufruir de outra funcionalidade da Praça da Cidade. Com efeito, os 200 lugares de estacionamento subterrâneo, concessionados à empresa Soares da Costa, poderão entrar em funcionamento "muito em breve".

Do conhecimento que Ápio Assunção tem do processo, a abertura do parqueamento do Gemini trará consigo o estacionamento de superfície pago – cuja exploração está adjudicada à mesma construtora. O edil assegura que, numa primeira fase, serão mantidas na cidade "algumas bolsas de estacionamento gratuito", que posteriormente serão pagas, mas este é um processo que deverá decorrer "progressivamente".

Entrevista ao Jornal A Voz de Azeméis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.