quinta-feira, janeiro 19, 2006

Água e Saneamento

Os números do INE divulgados, de forma muito oportuna pelo Hélder Simões, aqui no blog, sobre a situação de cobertura e distribuição dos sistemas de água e saneamento no nosso concelho, não são muito diferentes dos números já conhecidos na última década e meia. As coisas não melhoraram e, pior que isso, estão muito mal.
É uma situação de deficiência estrutural do concelho, sucessivas vezes evidenciada pelas mais insuspeitas avaliações. Um problema que nos coloca em níveis de terceiro mundo e muito abaixo da média nacional. Oliveira de Azeméis está, no que respeita à cobertura de infra-estruturas básicas e da prestação de serviços essenciais para a população e empresas, em níveis absolutamente inaceitáveis.
Qual é a explicação agora? Aquela que afirma a necessidade de haver alguém no fundo da tabela, apenas por haver uma tabela?
Depois de dois quadros comunitários de apoio, depois de 20 anos de integração na Europa, depois de dezenas e dezenas de milhões em investimento, é uma situação incompreensível.
Ou os fundos que recebemos foram sempre poucos e muito abaixo do que o concelho precisa, e então será porque este país não nos merece e não nos tratou como devia; Ou então, tivemos as oportunidades dos outros, mas os nossos dirigentes não as souberam aproveitar, e então será que somos nós que não merecemos os dirigentes que nós próprios escolhemos.
Fica a reflexão: haja lucidez para pensar nas coisas a sério!

1 comentário:

  1. Provavelmente, com o anunciado corte de verbas para as juntas de freguesia, como divulgado n'"A Voz de Azeméis", vai ser desta que o saneamento e água chegam a todas as casas do concelho...

    Resta saber se esse corte será tão bom para a Câmara, como essas verbas ainda que míseras, eram tão bem empregues e administradas pelas Juntas de Freguesia. Mais uma grande medida do nosso executivo. Só espero que esta medida e os seus impactos sejam bem divulgados pelos nossos meios de comunicação....

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.