quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Pão de Ul vai ser património cultural

UPLOAD-bin2_imagem_0333288001195141884-230

A Câmara de Oliveira de Azeméis vai apresentar uma proposta para a classificação do pão de Ul como património cultural do município.

O anúncio público da decisão foi proferido durante a escritura de constituição da Associação de Produtores do Pão de Ul (APPUL), cujo objectivo é apoiar os associados ao nível da produção, comercialização, formação, promoção e manutenção da qualidade do produto regional.

Aí está uma medida que se aplaude e que deve ser entendida como um sinal de que a preservação do nosso património histórico deve ser preservado, apoiado e promovido e, se possível, integrado no Parque Molinológico de Ul/Travanca, podendo funcionar como uma alavanca do turismo local,  por forma a que este não se resuma ao Parque de La Salette.

38 comentários:

  1. Boa iniciativa, só é pena não ter sido tomada há mais tempo. Penso que quando foi tomada, e bem diga-se, a decisão de avançar com o Parque Molinológico, parelelamente esta iniciativa deveria também ter arrancado. Uma coisa não deveria estar dissociada da outra.

    Faz falta também uma boa divulgação, porque potencial para ser aceite, o Pão de Ul tem, inquestionavelmente, prova disso é quando o oferecemos a algum visitante, quando o reencontramos, ele volta a falar "naquele pão". Mas também afirmam já o terem procurado cá em Azeméis sem sucesso, o que é real, porque quem não conhece a zona, não sabe onde o procurar.

    ResponderEliminar
  2. Esta preocupação da CM não pode ser direccionada para situações pontuais, como vem acontecendo, mas sim para um todo, pois é uma OBRIGAÇÃO da mesma lutar pelo seu património cultural e apoiar todos aqueles que de algum modo estão a fazer algo pela cultura, e não só alguns como todos nós sabemos. Ainda não consegui perceber por que, sendo o referido pão do agrado de quase toda a gente, o mesmo não se encontre na maioria da nossa restauração, é curioso não é? Não deveria ser um produto obrigatório? Julgo que a verdadeira promoção começa na restauração, depois vem o resto.

    ResponderEliminar
  3. PARABÉNS Pão de Ul!
    Agora o importante é manter a qualidade e publicitar a oferta.
    Quem o provou sabe bem o quão delicioso é o Pão de Ul. Produto alimentar artesanal de excelência, confeccionado com ingredientes da mais elevada qualidade como a farinha, o sal, o fermento e a água, amassado pelas mãos das padeiras e cozido em forno a lenha! E sim, a farinha era moída nos moinhos de Ul pelos moleiros!
    Uma maravilha da terra!
    Temos de preservar este nosso património histórico, quer arquitectónico, os moinhos, quer alimentar, o nosso Pão de Ul.
    Esta marca registada tem muito valor e é nossa!
    Mais uma padinha por favor!

    ResponderEliminar
  4. Ja se fala nisso ha anos e anos... os programas eleitorais de ha pelos menos 4 eleicoes autarquicas falam nisso. Eu so acredito vendo

    ResponderEliminar
  5. Será que é mesmo desta vez?
    Estou como o outro, só acredito se vir!!!
    Por favor, surpreendam-me!!!!

    ResponderEliminar
  6. É sem dúvida uma medida que deve ser aplaudida pois merece o consenso e orgulho de todos os Oliveirenses.

    Quem é que não guarda nas suas memórias olfactivas e gustativas o "cheirinho" e o "sabor estaladiço" do pão d'ul?

    ResponderEliminar
  7. Isto é tudo demagogia.
    Para ser um património vivo, deveriam os moinhos em recuperação, com casas de habitação contíguas, funcionar como um todo, por forma que o turista pudesse perceber toda a dinâmica do sistema.
    Mas não será assim, os moinhos foram recuperados ao abrigo de fundos perdidos, que só foram aproveitados por quem sabia, e a maior parte deles vai ser utilizado como casa de turismo própria e não de divulgação como parte integrante do parque Molinológico.
    Por outro lado, onde é confeccionado o famoso e gostoso Pão de Ul ?
    É confeccionado em divisões de habitações, dispersas um pouco por toda a freguesia, sem obedecer a qualquer tipo de exigências sanitárias, e de impossível licenciamento (se a ASAE aparece...).
    Seria de admitir essas falhas de funcionalidade, se tudo funcionasse como um todo e fazendo parte integrante e no interior do Parque, utilizando instalações ancestrais, outrora utilizadas pelos nossos antepassados.
    O objectivo é dar de "comer" a quem tem visão para a coisa, e o resto, o tempo dirá se tenho ou não razão.

    Ossama Bin Laden

    ResponderEliminar
  8. Várias padeiras continuam a produzir o magnífico Pão de Ul, e o mercado continua a procurar esta artesanal iguaria.
    Este Pão de Ul é confeccionado, como o próprio nome indica, em Ul freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis, e aí pode ser encontrado.
    De uma côdea estaladiça e um miolo mole é um pão claro, com um sabor inconfundivel.
    É uma imagem de marca da região.

    ResponderEliminar
  9. o presidente da associação comercial pôs a prima a presidente da associação do pão... eu prefiro torradas...

    ResponderEliminar
  10. o presidente da associação comercial pôs a prima a presidente da associação do pão... eu prefiro torradas...(sic)

    Já basta de tanta "merda" e oportunismo!

    Porra!
    É demais.
    Será que este senhor ainda não aprendeu a portar-se como um verdadeiro cavalheiro?

    ResponderEliminar
  11. "Ai se a ASAE aparece!"
    Se forem analisar a água que é utilizada na confecção do tão famoso pão,em vez de o certificarem acabam com ele!É uma autêntica vergonha!Os autarcas cá do burgo têm muita culpa nisto tudo,não querem saber da salubridade.Se calhar nem sabem o que isso é!
    Criem as condições de higiene necessárias e depois pensem em certificados. O resto...O resto é só fachada para mais umas festas de mostrar fatos!
    Estou cheio deles!!!!!!

    Prefiro torradas

    ResponderEliminar
  12. a serio? olha o gajo a tentar minar as padeiras... tá bem tá, vao longe. se ainda fosse a padeira de aljubarrota

    ResponderEliminar
  13. Estou inteiramente de acordo com esta medida e acho que é de aplaudir, só lamento que a CM não seja receptiva, em termos de apoio, à cultura no seu todo. Será um problema de cor? Quanto ao pão, própriamente dito, entendo que devem ser criadas todas as condições que valorizem a qualidade do mesmo e que deveria ser "obrigatória" a sua inclusão nas mesas da restauração, não só na cidade como nos concelhos vizinhos, isto sim seria a melhor promoção que poderiam fazer.

    ResponderEliminar
  14. Podem querer se a ASAE por lá passa aquilo fecha tudo.
    Triste pais quando a grande preocupação são as colheres de pau e as maceiras e não se olha para a corrupção, assassinos e pedofilos.

    Já agora sabem quem devo contactar para receber este maravilhoso pão ao fim de semana em casa (Pinheiro da Bemposta).

    ResponderEliminar
  15. Não imagino quantos produtores desse saboroso produto existem, mas gostaria de saber.
    Por conseguinte e em paralelo, indiquem, Sr.s autarcas e defensores do produto, antes mesmo de o certificarem, quantas unidades de produção, diga-se locais de fabrico, se encontram licenciadas e legalizadas.
    Deixem-se de coisas, e abram o jogo.
    Isto só serve o interesse de meia dúzia de mentecaptos e mangas de alpaca, como diria o falecido e saudoso Alcino Ribeiro Monteiro.
    Só morre quem é esquecido, e o Alcino está vivo.

    ResponderEliminar
  16. A água que se utilza na confecção do Pão de Ul, muita dela é até de poços particulares que é bem melhor que a água da companhia, porque se encontram em campos onde se pratica a agricultura biológica desde sempre. Sem químicos, nem corantes nem conservantes.
    É a natureza no seu melhor!
    E quanto à ASAE, terá que compreender a história para perceber o que se fez, o que se faz e o que se vai fazer, porque senão não passam de uma PIDE.

    ResponderEliminar
  17. Concordo inteiramente com o Ossama Bin Laden.

    Se eu quero comprar Pão de Ul, onde vou? Ha alguma padaria ou loja de pão onde eu o possa comprar? Vou a Ul... e onde? Bater á porta de casas particulares?

    Poupem-nos de demagogias e de aplaudir iniciativas que na pratica nao representam NADA!

    ResponderEliminar
  18. Todas as minhas refeições têm Pão d´Ul sobre a mesa!
    Que delícia!
    Este é o pão de antigamente, em que tudo era mais natural e saudável! E o tempo está a voltar p´ra trás: é o ressurgimento da agricultura biológica!
    Pois bem, o Pão d´Ul é uma viagem ao passado, num presente preservado, p´ra um futuro perpétuado!

    ResponderEliminar
  19. NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA!

    O PRESIDENTE DA "COMICHÃO" POLITICA DO P.S.D. LOCAL INFORMA OS MILITANTES DA VILA DE CUCUJÃES QUE O SR. ZITO ELEMENTO CREDÍVEL, SÉRIO E UM GRANDE GERADOR DE CONCENSSOS JUNTO DOS PARTIDOS POLITICOS IRÁ SER O FUTURO CANDIDATO À JUNTA DE FREGUSIA DE CUCUJÃES.
    SR. SILVA PELO DESEMPENHO DA SUA OBRE MISSÃO AQUI VÃO OS SINCROS PARABENS DO POVO DE CUCUJÃES.
    VIVA O P.S.D.
    VIVA O SR. SILVA
    VIVA O SR. ÁPIO
    VIVA O SR. TAVARES
    VIVA O SR. ZITO!

    ENTÃO E...EU?



    ....VAI TRABALHAR MALANDRO SE QUERES COMER E IRES À BOLA!

    ResponderEliminar
  20. Santa ignorancia!!! Água de poços particulares é melhor que a da rede publica? Quanta ignorancia!!!
    A água da rede publica é analisada, tratada a dos poços é? Quantas pessoas do nosso concelho que usam a água do seu poço analisa a água? Sabe que a maioria da água da chuva vai para o poço passando antes por estradas, currais, lixeiras, etc. Depois é só beber... Analise a água do seu poço e vai ter supresas!

    ResponderEliminar
  21. Fazer alguma coisa é bem melhor do que nada fazer!!! No entanto a realidade é o que é, ou seja, independentemente da qualidade do pão, que ninguém põe em causa, não se encontra à venda a não ser em Ul e como já aqui foi dito nem na nossa restauração o encontramos, o que é de lamentar. Perante isto!!!

    ResponderEliminar
  22. A água dos poços que é consumível, claramente que é analisada e de alta qualidade. Já agora donde pensa que vem a água engarrafada?!: Do supermercado (lol)! E a água da companhia pode ser analisada mas sabe mal e descaracteriza qualquer sabor natural (o dito fénico), e nem deve ser consumida em alimentação, e quando muito fervida antes.
    O Pão d´Ul encontra-se à venda em Ul, é ir ao centro da freguesia, ao largo da igreja e perguntar, todos sabem onde se vende o bom Pão, pode ser encontrado também à venda no centro de Oliveira de Azeméis nos mini-mercados durante a semana, e ao Sábado no mercado local, diversos restaurantes locais também o servem.

    ResponderEliminar
  23. OLIVEIRA DE AZEMEIS ESTA A SER COMANDADO POR CORROPTOS E ARGUIDOS E CALOTEIROS SEM VERGONHA

    ResponderEliminar
  24. ... já não chega a mama na ACCOAVC em que o presidente se vai governando à rico e à francesa?!

    ResponderEliminar
  25. a gente o PSD, os maiorais gostam do Zito por uma unica razão, porque vêm na sua incompetencia a deles... e quando a intelegencia não dá para mais, ficam-se pela mediocridade!
    Deus salve Oliveira de Azeméis que esta gente não sabe mais!!!

    ResponderEliminar
  26. Pão d´Ul: verdadeiro gourmet!

    ResponderEliminar
  27. http://www.avozdeazemeis.com/php/noticias.php?ide=1401&idx=300002&idy=10

    ResponderEliminar
  28. "A água dos poços que é consumível, claramente que é analisada e de alta qualidade."
    Do seu poço talvez, mas quantos vizinhos seus analisam com a regularidade adequada a qualidade da água dos seus poços? Se o fizessem não acredito que existisse tantos poços em uso para consumo doméstico como existem. A qualidade de uma boa parte dos poços é impropria para consumo.

    "Já agora donde pensa que vem a água engarrafada?!: Do supermercado (lol)!"
    É com afirmações destas que ganha credibilidade. A água engarrafada é analisada diáriamente e engarrafada em condições optmias para a higiena alimentar. Não vem de um poço do seu vizinho com currais e esgotos a seu aberto, a não ser que não viva no meu concelho, porque no concelho onde vivo é o que existe.

    "E a água da companhia pode ser analisada mas sabe mal e descaracteriza qualquer sabor natural (o dito fénico), e nem deve ser consumida em alimentação, e quando muito fervida antes."
    Pode saber mal, mas tem qualidade e não faz mal á saude. A escolha é de cada um. Entre uma água que não sei a qualidade e uma que sabe a "lexivia", venha a lexivia.

    ResponderEliminar
  29. deixem o Franklim meter-se nno assunto e a APPUL tens os dias contados... esse vigarista quer é chuxa!

    ResponderEliminar
  30. OLIVEIRA DE AZEMEIS ESTA A SER COMANDADO POR CORROPTOS E ARGUIDOS E CALOTEIROS SEM VERGONHA

    Mas o povo gosta!

    ResponderEliminar
  31. Fique lá com a lixivia, que eu consumo água pura.

    ResponderEliminar
  32. Queremos Pão d´Ul sobre a mesa e na lancheira!

    ResponderEliminar
  33. A água engarrafada vem de nascentes e fontes da natureza concerteza absoluta! Ainda estamos, e estaremos no planeta Terra!

    ResponderEliminar
  34. http://www.azfm.com/noticias/detalhes.php?cod=17227

    ResponderEliminar
  35. Era bem mais proveitoso para o país e para o concelho a ASAE ir à ACCOAVC do que às Padeiras de Ul!!!

    ResponderEliminar
  36. O que importa haver jornadas de Pão de Ul... se não ha onde o encontrar?

    Digam-me por favor: onde é que eu posso comprar Pão de Ul na cidade de Oliveira de Azeméis?

    Obrigado pela resposta

    ResponderEliminar
  37. URGENTE: FISCALIZAÇÃO ÀS CONTAS DA ACCOAVC.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.