terça-feira, fevereiro 05, 2008

Ó Entrudo chocalheiro…

Algures, em pleno desfile carnavalesco, um figurante intitulava-se ‘O Caça-Gajos’, exibindo um taco de golfe na mão.
Não resistimos a fazer a entrevista possível.

Pode-se saber a razão de se estar a divertir com o cognome de ‘O Caça-Gajos’ ?
Tá enganado. Eu não parodio ninguém. Não tou aqui pra dibertir-me. Tou na minha função qué de dar caça aí uns gajos que eu cá sei…
Já haviam os ‘Caça Cigarros’. Agora ‘O Caça-Gajos’….O que o leva a exercer essa, digamos, função ?
Beja bem. Isto aqui era um sossego. De 4 em 4 anos tínhamos pra aí umas festas engraçadas, sim, aquilo a que chamam eleições. Depois, era ficar de papo pró ar. Não acontecia nada e a malta entretinha-se como podia.
E agora já não é assim ?
Bocê não é daqui pois não? Taba mesmo a ber. Pois é. Começaram a aparecer por aí uns gajos que por tudo e por nada acham que têm dizer sempre coisas. Ao princípio ainda tinham piada, sabe. A gente andava no bem-bom e nem ligava. Comia uns tremoços, bebia umas bejecas, jogaba matraquilhos e combinabam-se umas coisitas. E habia uns jantarinhos. Agora não. É a todas as horas e todos os dias. Sempre a atazanar a cabeça, sempre a malhar. E não temos cabeça pra tanto, caraças. Até querem saber coisas que não são contas do rosário deles. É uma chafurdice completa.
Chafurdice ? Não se estará a referir à falta de saneamento, por exemplo?
Olha-me este agora! Sane quê ? O povo quer lá saber de saneamento ou lá o que é. Diga-me lá: bocê quando anda por aí vê algum saneamento, bê ? Não bê pois não. Atão é porque não é preciso.
Mas olhe que a existência de saneamento, o abastecimento de água, zonas verdes são factores de bem-estar e de desenvolvimento…
Homesessa agora ! O que o povo quer é obra. Obra, percebe. E obra pra mim é de cimento armado. Mas… disse zona berde ?
Sim, disse.
Ah mas aí é bocê está enganado. Não temos mas bamos ter muuuiiiiito berde. Bamos ter pra aí uma dúzia de campos de golfe. Isso também é obra. Bá lá. Até não gasta muito cimento. Mas é obra na mesma.
Agora percebo porque anda com esse taco de golfe. Já anda a treinar…
A treinar? Olha-me este agora ! Não senhor. Ando a ber se descubro os gajos pra lhes acertar

E lá seguiu rua adiante gritando ‘Quantos são ? Quantos são? …
(esta entrevista é pura ficção, não tendo qualquer semelhança com a realidade. Tanto mais que andar por aí de taco de golfe na mão até pode ser perigoso e não é aconselhável imitar. Dada a quadra carnavalesca, espero que ninguém leve a mal)

17 comentários:

  1. É Carnaval, ninguém...

    Está bem "apanhado". Mas, pelos vistos, brincadeira à parte, o desespero é tal que nos é dado a conhecer, não tem faltado vontade à "posição" para "rebentar" a oposição (nem que seja à paulada).

    Apesar disso, não vai haver "silêncio".

    ResponderEliminar
  2. É Carnaval, ninguém...

    Está bem "apanhado". Mas, pelos vistos, brincadeira à parte, o desespero é tal que (pelo que é dado a conhecer) não tem faltado à "posição" vontade para "rebentar" a oposição (nem que seja à paulada).

    Apesar disso, não vai haver "silêncio".

    ResponderEliminar
  3. Á um ano atráz ainda não tinha terminado o desfile de carnaval em Oliveira de Azemeis e já havia uma noticia" a seu respeito neste blog.
    Este ano... nada de nada...
    Devemos criticar quando é para criticar, construtivamente (poucas vezes acontece) e elogiar quando é para elogiar (nunca acontece).

    ResponderEliminar
  4. Este post é uma excelente enquadramento da situação que se vive no concelho.

    ResponderEliminar
  5. Devemos criticar quando é para criticar, construtivamente (poucas vezes acontece) e elogiar quando é para elogiar (nunca acontece). sic.

    Mas elogiar o quê?
    A grande seca que nos espetaram?! só se for.
    O desfile estava marcado para as 3 horas e saí quase uma hora depois. Havia quem estivesse no local desde as 14 e 14 e 30 horas. Além disso os espectadores so porque não pagam bilhete têm que "secar" à espera de uns quantos senhores´?
    Teve côr, movimento e até uns semi nus. E daí? Isto é que é de elogiar?

    ResponderEliminar
  6. Excelente entrevista.
    Bem conduzida pelo entrevistador e só possível pela franca disponibilidade do entrevistado.

    Parece-me contudo que seria de aconselhar ao Snr "Caça Gajos" a utilização de objecto de mais facil manuseio e mais contundente.

    O taco de golf exige na sua utilização técnica só ao alcance que quem bem a domina e por isso
    corre o risco de algum swing mal executado não permita pancada bem dada.

    Respeitosos cumprimentos


    ResponderEliminar
  7. Parabéns Carlos!
    É Carnaval e ninguém leva a mal; pena é é se o não levarem a sério. Humor com sentido crítico é manifestação de uma enorme inteligência. Isto, são tudo coisas que não têm abundado por cá e que muita falta fazem.

    Nota-se que o poder está muito incomodado, mas não a ponto de inverter caminho, Não. Não. A ponto de tudo fazer para tentar silenciar aqueles que, ao contrário de que vinha sendo hábito nos últimos anos, têm vindo a fazer oposição. Mas, felizmente, não me parece que os actores desta oposição estejam na disposição de abrandar e portanto, citando outrém direi "habituem-se"!!!

    Ao fim de tanto tempo, parece começar a ver-se uma luz ao fundo do túnel que há mais de 3 décadas se foi cavando.A expectativa hoje é a de saber se quem na oposição carrega esta "lanterna" se disponibiliza para a carregar na apresentação de uma alternativa. Como diria o ceguinho "a ver vamos"!

    Albuquerque de Mascarenhas

    ResponderEliminar
  8. É carnaval ninguém leva a mal, apesar disso gostei do teu post, como de costume estiveste bem, aparece mais vezes a " malta" agradece.

    ResponderEliminar
  9. Muito bem, caro companheiro de blog. A brincar, a brincar algumas verdades vão sendo ditas. Já agora não aproveite só o entrudo para estas rábulas e ficcione mais vezes.

    ResponderEliminar
  10. A grande seca que nos espetaram?! só se for.
    O desfile estava marcado para as 3 horas e saí quase uma hora depois. Havia quem estivesse no local desde as 14 e 14 e 30 horas. Além disso os espectadores so porque não pagam bilhete têm que "secar" à espera de uns quantos senhores´?
    Teve côr, movimento e até uns semi nus. E daí? Isto é que é de elogiar?

    Os seus comentários são uma falta de respeito e consideração para todos os que trabalharam para se realizar o desfile em OAZ.
    Eu e muitas dezenas de pessoas fizeram tripas coração para desfilar em Pindelo e de seguida "correr" para OAZ para dar o prazer a todas as pessoas em OAZ de verem o desfile.
    Acredite que não foi fácil e teve muito sacrificio de todos nós.
    Com comentários desses, sabe oq ue pode ter... para o ano não terá de esperar.

    ResponderEliminar
  11. Mais uma vez os meus sinceros parabens pela qualidade da tua "entrevista"!
    Aparece mais vezes Carlos, mas com temas desta qualidade.
    Um abraço.

    M.

    ResponderEliminar
  12. QUE GRANDE SECA NOS ESPETARAM? AMIGO NÃO DEVE SABER O SACRIFICIO QUE OS FIGURANTES FIZERAM EM DESFILAR EM PINDELO DAS 14 HORAS ATÉ ÁS 15.45,E TER QUE VIR PARA OLIVEIRA DE AZEMEIS, FAZER MAIS UMA HORA E MEIA DE DESFILE,E PELO PREÇO QUE O SENHOR PAGOU AINDA RECLAMA,PARA O PROXIMO ANO VÁ OVAR OU A ESTARREJA, COMO O SENHOR O DESFILE DISPENSA POR NUNCA TER FEITO NADA NA VIDA. UM MEMBRO DA COMISSÃO DO CARNAVAL DE PINDELO

    ResponderEliminar
  13. Aos comentaristas das 12,13 e 11.39
    Em caso algum é retirado o mérito, empenho e dedicação das gentes de Pindelo ao seu Caranaval.
    Mas que discussão pode haver quando estes, valendo-se da importância que se acham ter, condicionar todos os outros elementos participantes e são mais de uma dezena de associações, e todo público à sua espera. Acham normal? vêm isso em mais alguma lugar deste país?
    Mas como até são pagos por insultar os políticos.......

    ResponderEliminar
  14. QUE GRANDE SECA NOS ESPETARAM? AMIGO NÃO DEVE SABER O SACRIFICIO QUE OS FIGURANTES FIZERAM EM DESFILAR EM PINDELO DAS 14 HORAS ATÉ ÁS 15.45,E TER QUE VIR PARA OLIVEIRA DE AZEMEIS, FAZER MAIS UMA HORA E MEIA DE DESFILE,E PELO PREÇO QUE O SENHOR PAGOU AINDA RECLAMA,PARA O PROXIMO ANO VÁ OVAR OU A ESTARREJA, COMO O SENHOR O DESFILE DISPENSA POR NUNCA TER FEITO NADA NA VIDA. UM MEMBRO DA COMISSÃO DO CARNAVAL DE PINDELO (sic)

    Que eu tenha conhecimento não lhe pedi nada!
    Não o critico pelo que afirma, mas acho-o desasiado tempestivo para um trabalho que apenas serve 2.000?!?! num universo de 75.000 Oliveirenses!
    Apenas um reparo e mais nada,acredite!

    ResponderEliminar
  15. Por mim para o ano fico em Pindelo, não me vou dar ao sacrificio para tentar divertir e alegrar gente mal agradecida como alguns comentadores deste blogge.
    Para o ano vai a Pindelo se não quizer esperar, ou a Estarreja se quizer pagar.

    ResponderEliminar
  16. Para o ano vai a Pindelo se não quizer esperar, ou a Estarreja se quizer pagar.(sic)
    Pelo seu e de muitos Pindelenses pelo vosso trabalho e dedicação aqui vão os meus parabens!

    O resto, acredite que são coisas que não gosto...vivo o carnaval todos os dias com as autenticas palhaçadas que assisto de quem nos governa!

    Pelo vosso empenhamento e trabalho os meus parabens e respeito!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.