sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Presidente da Câmara vai a julgamento

O Jornal Voz de Azeméis publica na sua edição de hoje, a seguinte notícia:

Ápio Assunção vai mesmo ser julgado, mas apenas por um crime de abuso de poder, juntamente com José Leite, encarregado dos Estaleiros.

O Tribunal de Oliveira de Azeméis já pronunciou Ápio Assunção por um crime de abuso de poder na forma consumada – com o chefe do Executivo e do mesmo crime está também pronunciado José Leite, encarregado dos Estaleiros Municipais. Para já, o julgamento do presidente da Câmara tem sessões agendadas para os dias 28 de Fevereiro e 4 de Abril.
O processo, recorde-se, remonta a 2001, ano de eleições Autárquicas e altura em que Ápio era ainda vice-presidente de Câmara: na sequência de uma denúncia de um munícipe, a Polícia Judiciária iniciou as investigações que incidiram sobre o presidente e o encarregado, juntamente com outros três funcionários e uma empresa do ramo da construção civil. Mas a 2 de Agosto do ano passado só seria deduzida acusação contra os primeiros, enquanto os outros quatro processos eram arquivados.
Ápio Assunção estava acusado de três crimes de falsificação de documentos, um de peculato de uso e outro de abuso de poder e José Leite de ser co-autor de um crime de falsificação de documentos e de um de abuso de poder.

Crime está ligado com contratação de cisterna

Os dois pediram a abertura da instrução – procedimento que culminou, agora, com a pronúncia dos arguidos por um único crime apenas, o de abuso de poder, relacionado com a contratação, pela Câmara, do fornecimento do serviço de um camião cisterna e respectivo motorista a uma empresa de construção civil.
Pelo caminho ficaram os crimes de falsificação de documentos – que estavam ligados com o alegado desvio de materiais dos Estaleiros da Câmara – e o de peculato de uso – que tinha em causa as viagens que a filha do presidente supostamente fazia, duas vezes por semana, para a Universidade de Viseu, com carro e motorista da Autarquia.
No primeiro caso, o Tribunal deu como demonstrado que os arguidos sabiam que o local indicado nas guias como sendo o local de descarga dos materiais não correspondia àquele para onde os materiais se destinavam, resultando ainda, além deste conhecimento, "o próprio papel activo dos arguidos no destino a dar a esse material". Mas não os pronunciou pelo crime devido a não ter ficado demonstrado que tivessem agido em benefício próprio ou de outrem e nem em prejuízo do Estado ou de terceiros.

O caso da cisterna

Os factos que trazem Assunção e Leite acusados de abuso de poder – na forma consumada – remontam também a 2001: o fornecimento do serviço de um camião cisterna, com motorista, foi adjudicado a uma empresa privada – a mesma que esteve implicada na história dos desvios de materiais dos Estaleiros.
Acontece que o motorista faleceu, e não tendo a empresa um outro colaborador devidamente habilitado à condução daquele veículo que o substituísse, o serviço passou a ser assegurado, entre Novembro de 2001 e Julho de 2002, por um outro condutor, mas da Autarquia.
O problema é que a Câmara, embora tivesse ‘emprestado’ o motorista, terá continuado a pagar à empresa o valor inicialmente contratualizado, que abarcava a viatura e o homem, a 42,5 euros à hora acrescidos de IVA. Em simultâneo, pagou, alegadamente, ao funcionário os salários e as retribuições correspondentes ao seu contrato de trabalhador camarário.

"Agiram em prejuízo do erário público"

Ou seja, a Autarquia é como que acusada de ter pago pelo motorista duas vezes: uma à tal empresa de construção civil (num total de quase 25 mil euros, correspondentes a um total de 580 horas) e outra ao próprio trabalhador, apesar daquele ter exercido funções "em proveito exclusivo" da empresa no período em referência.
Os arguidos "agiram em prejuízo do erário autárquico e público" e "com benefício da empresa", "fruto da relação de amizade" entre os arguidos e o representante legal da empresa, retira-se da decisão instrutória, a que ‘A Voz de Azeméis’ teve acesso.
O documento vinca que a empresa deveria ter sido excluída do concurso de fornecimento por ter deixado de ter, ao seu serviço, um motorista apto para a condução da cisterna. Também considera que este procedimento é "ilegítimo pois constitui violação grave dos deveres do cargo que lhe incumbia [a Ápio Assunção]".
O nosso jornal tentou contactar Ápio Assunção que, no entanto, se escusou a pronunciar-se sobre esta matéria.


26 comentários:

  1. As coisas demoram,demoram...e os "senhores" safam-se sempre!
    Se fosse um pobre pilha galinhas, já estava dentro hà muito tempo!
    É o que temos.Mais palavras para quê?

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente esta é a realidade que temos, se fosse o Zé "barredor" ou um qualquer Silva que tivesse feito algo de errado já teria sido crucificado, mas a este nivel as "histórias" são repetidas constantemente. E, depois, aparecem as "virgens" ofendidas, quando por exemplo são publicadas declarações como as do bastonário da ordem dos advogados. Isto só acontece por que somos um povo "manso"

    ResponderEliminar
  3. helder sai-vos o tiro pela colatra, e vocês que têm a DEPUTADA a TACHAR a nossa custa, VERGONHA!

    ResponderEliminar
  4. O Jornal de Notícias da chamada de 1.ª pagina e pagina inteira de noticia no interior. Na sexta feira.

    Link: http://jn.sapo.pt/2008/02/01/porto/presidente_camara_julgado_abuso_pode.html

    ResponderEliminar
  5. Leio sempre os jornais de Oliveira de Azeméis e para além desta notícia sobre o Presidente da Câmara li uma outra que me deixou bastante indignada.
    A referida notícia "Zito homenageado em noite de festa para os "laranjinhas" de Azeméis" e cujo discurso "Gajos do PS são do pior que existe" denota uma completa falta de formação a todos os níveis, quer pela pobreza do discurso, quer pela utilizaçâo de frases como:"Tive bons professores".
    Como é que um partido (PSD)faz homenagens destas e coloca "quadros políticos" desta natureza à frente de uma distrital para liderar jovens?
    Como é possível afirmar-se:"Tive bons professores" utilizando a palavra "professores" desta forma para justificar tal falta de civismo e de educação?
    É exactamente aqui que está toda a minha indignação. Um(a) Professor(a) que dedica a sua vida ao ensino nunca transmitiria aos seus discentes tal falta de civismo, educação e falta de respeito pelos outros ao utilizar de uma forma tão baixa e vulgar palavras que não são mais do que um amontoado de ideias pobres.
    Sou apartidária no entanto, com pessoas com este tipo de formação, dá para entender a razão pela qual Oliveira de Azeméis,continua, ao fim de 30 anos de liderança PSD, parada no tempo.

    ResponderEliminar
  6. O Correio de Azemeis... nem uma linha sobre o assunto. Porque será?

    ResponderEliminar
  7. Desistam deste tipo de guerrinhas...só desgasta e proveitos ZERO!
    O povo quer obra e vocês só destroem, penso mesmo que nas eleições futuras vão ser reduzidos a nada, lembrem-se do trabalho que a deputada está a fazer no Parlamento, uma NULIDADE!

    ResponderEliminar
  8. Tu lanças o veneno e os outros que falem por ti!
    Assim tá bem!

    ResponderEliminar
  9. A referida notícia "Zito homenageado em noite de festa para os "laranjinhas" de Azeméis" e cujo discurso "Gajos do PS são do pior que existe" denota uma completa falta de formação a todos os níveis, quer pela pobreza do discurso, quer pela utilizaçâo de frases como:"Tive bons professores".
    Como é que um partido (PSD)faz homenagens destas e coloca "quadros políticos" desta natureza à frente de uma distrital para liderar jovens?
    Como é possível afirmar-se:"Tive bons professores" utilizando a palavra "professores" desta forma para justificar tal falta de civismo e de educação?(sic)

    Estas coisas não dás tu resposta condizente com este autentico "Bando de crianças"!
    Como é possível vocês "xuxialistas" andarem em jantaradas com este tipo de miudos!

    ...no fundo até são capazes de ter razão...no entanto nem quero acreditar que vocês sejam aquilo que li!

    Tenho vergonha!

    ResponderEliminar
  10. O que se passou na dita "homenagem" é mais um espelho do que é o actual PSD, nomeadamente o local. Vergonhoso, simplesmente. "Putos" que dois, três anos após chegarem ao partido, são homenageados, numa atitude libertina atacam as posições da oposição de forma avulsa, desenvergonhada ao belo estilo dos seus "padrinhos". Como militante, sinto vergonha!
    O pior é que tudo isto se passou com o beneplácio dos responsáveis políticos do concelho.

    ResponderEliminar
  11. Olha!...
    O presidente safou-se por 15 dias!Já não vai a julgamento pelo crime de peculato(uso indevido duma viatura com motorista para levar e buscar a sua filha,durante largo tempo,à Escola Superior de Enfermagem de Viseu)
    Então, o Dr.Mário Monte tambem se vai safar por ter recebido um apartamento em S.João da Madeira, oferecido por um munícipe em troca de um GRANDE favor!
    Mas o Monte é esperto,fez a escritura e registo em nome de um seu familiar.
    Atente-se que o caso tambem ocorreu em 2001, portanto prescreveu.

    ResponderEliminar
  12. Terá a resposta na altura adequada. Este tipo de postura é inqualificável e indigno. São afirmações muito graves, mas mais grave que isso é serem proferidas junto de quem lidera o PSD em Oliveira de Azeméis e essa mesma pessoa não pedir desculpa pela associação do PSD à má educação.
    São muitos os militantes e simpatizantes do PSD que não se revêem neste tipo de politiquice reveladora da falta de argumentos políticos justificar os constantes "casos" da governação.

    ResponderEliminar
  13. Mas infelizmente esse Zito tem seguidores fieis, se não for o proprio, já que o estilo é recorrente, não só neste post mas noutros em que o cunho pessoal se revela. Vejam o anónimo das 12H17.

    ResponderEliminar
  14. A montanha parou um rato.
    Já agora... Se forem sérios vejam o que o Leite consegui desde que entrou apra a autarquia.... anda gordinho.
    E já agora vejam o que o Presidente da camara ganhou, onde estão as vivendas? Os carros? os empregos para os filhos? Sejam sérios..

    ResponderEliminar
  15. São muitos os militantes e simpatizantes do PSD que não se revêem neste tipo de politiquice reveladora da falta de argumentos políticos justificar os constantes "casos" da governação.

    10:20 PM (sic)

    Mas não tenha a miníma dúvida!
    Vejam o calibre do Tavares!
    Vejam o calibre do mafioso do Topa!
    Vejam se o Hermínio esteve presente!
    Isto é tudo preparado pelo "grupelho" sem educação e respeito pelas ideias dos outros concorde-se ou não com elas!

    Mais uma vez tenho pena!

    ResponderEliminar
  16. helder sai-vos o tiro pela colatra, e vocês que têm a DEPUTADA a TACHAR a nossa custa, VERGONHA!

    ...o Hermínio quantos taxos tem?

    E, depois, aparecem as "virgens" ofendidas, quando por exemplo são publicadas declarações como as do bastonário da ordem dos advogados. Isto só acontece por que somos um povo "manso"Sic)

    Só manso!!!???

    ResponderEliminar
  17. E já agora vejam o que o Presidente da camara ganhou, onde estão as vivendas? Os carros? os empregos para os filhos? Sejam sérios..(Sic)

    Espera que é ainda cedo!!

    ResponderEliminar
  18. Ao anónimo das 12:17PM...

    Tanta clientela!!!... Tanta vassalagem! Você ainda chega a deputado também caro Emplastro!!! Cole mais uns cartaze(zitos) que chega lá!

    Apareça mais vezes que a malta diverte-se!

    ResponderEliminar
  19. Nada disto pode surpreender qualquer oliveirense que ande minimamente atento, o que não deixa de ser vergonhoso. Pelo teor do seu discurso fica bem vincado que se rodeou de "bons professores", quem te viu e quem te vê!!! Será que não há melhor? Por exemplo, alguém que não tenha tido professor!!!

    ResponderEliminar
  20. Então, o Dr.Mário Monte tambem se vai safar por ter recebido um apartamento em S.João da Madeira, oferecido por um munícipe em troca de um GRANDE favor!
    Mas o Monte é esperto,fez a escritura e registo em nome de um seu familiar.
    Atente-se que o caso tambem ocorreu em 2001, portanto prescreveu.(sic)

    Esta é muito grave!
    Cuidado que não defendo tal personagem no entanto cuidadinho com as afirmações.

    ResponderEliminar
  21. Um breve comentário sobre a ida do Sr.Presidente da Câmara a julgamento e que dá origem a este despique triste entre adeptos dos dois principais partidos, como se dicutissem sobre coisas insignificantes:
    Sr. Pariu um rato - Afinal o que o fez inchar de contentamento? Mais um, entre tantos falhanços da justiça que temos? Sim porque a razão do arquivamento não foi a falta de provas dos crimes cometidos, mas sim a prescrição. Porem, o que deixa os Oliveirenses desanimados é que as razões destes processos instaurados ao Sr. Ápio, são ridículos comparados com os crimes que de facto vêm sendo cometidos ao longo do seu percurso político e do qual muito se murmura. No cumprimento do seu dever deveria zelar de igual forma pela Autarquia e Munícipes. Estes são alguns dos actos que ficam para a posteridade:
    Mau líder, não obstante a fama de ter sido por sua influência a colocação da maioria do pessoal da Câmara. Vejam-se os malabarismos descritos no jornal sobe o funcionamento nos estaleiros, roubo de material, de viatura e os sinais exteriores de riqueza de alguns desses funcionários (Leite, Cascais e outros, numa autêntica promiscuidade com o Sr. Ápio). Ineficiência na sua missão - veja-se o estado das nossas estradas que todas as semanas são reparadas pelo pessoal auxiliar, nunca se vendo um funcionário superior a orientar, e que são autênticos lagos quando chove; igual reparo quanto ao saneamento que diz estar concluído(o pouco que existe) e que, em certos dias, inunda o nosso ar de cheiro pestilento a fossa; vejam-se ainda as dezenas de carros da Câmara diariamente estacionados na cave do Caracas bem como as mazelas que a construção da magnífica biblioteca já apresenta. Total irresponsabilidade no que concerne ao urbanismo do concelho (autorizando construções que desrespeitam todos os planos) veja-se a da encosta da La-Salete que nada tem de reconstrução, a do largo do hospital, as muitas que para uns têm que cumprir os índices de construção e para outros não, os anos que certos munícipes esperam para resolução de problemas de terrenos (Quinta dos Alegrias) comparativamente a outros que vêem tudo resolvido a seu contento, desviando-se e estreitando-se estradas e rotundas se peciso fôr. Venda do pouco património ao desbarato, comprando por valores elevadíssimos,o caso dos estaleiros em que passamos de donos a arrendatários aumentando ainda mais a dívida das rendas; e o Café Arcádia, em que pé está?
    Isto são poucos entre muitos casos irregulares que têm sido praticados e no fim restam muitas inaugurações com placas alusivas.

    ResponderEliminar
  22. Ao anónimo das 3:06:
    É grave efectivamente,mas isto já foi comentado,aqui neste blogue,e ninguem se perturbou com o caso.
    Quisessem as autoidades investigar e tudo seria fácil.Este caso, eu meu modesto entender,seria "pão na mão"mas,só o pobre do zé é que é apanhado!
    Está tudo dito:apartamento em S.João da Madeira, escriturado em nome da cunhada Clara.Será preciso fazer um desenho?
    Só não descobriram porque não quiseram!Certo,certoé que também prescreveu (2001).Agora que não deixa de ser crime!......

    ResponderEliminar
  23. e o Café Arcádia, em que pé está?(sic)

    Quem deve saber disto é o Helder!
    Não é membro da Assemleia Municipal?

    ResponderEliminar
  24. Terá a resposta na altura adequada. Este tipo de postura é inqualificável e indigno. São afirmações muito graves, mas mais grave que isso é serem proferidas junto de quem lidera o PSD em Oliveira de Azeméis e essa mesma pessoa não pedir desculpa pela associação do PSD à má educação.
    São muitos os militantes e simpatizantes do PSD que não se revêem neste tipo de politiquice reveladora da falta de argumentos políticos justificar os constantes "casos" da governação (sic)

    ...Foi a declaração da Comissão política do P.S. publicada há dias nos pasquins locais?

    Isto só de vós!

    ResponderEliminar
  25. Mas o Monte é esperto,fez a escritura e registo em nome de um seu familiar.
    Atente-se que o caso tambem ocorreu em 2001, portanto prescreveu.(sic)

    Esta é muito grave!
    Cuidado que não defendo tal personagem no entanto cuidadinho com as afirmações.

    A personagem em causa "não a conheço" mas quem seria "o amigo" que lhe ofereceu o Apartamento?

    ResponderEliminar
  26. O Correio de Azeméis...nem uma linha sobre o assunto. Porque será?(sic) É simples, pois o "reitor" da universidade onde "estuda" o Zito é o propriatário do dito semanário.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.