sexta-feira, dezembro 14, 2007

Empréstimo recusado. E agora?

O Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis escusou-se hoje a comentar a recusa do Tribunal de Contas em visar o empréstimo de 16 milhões de euros destinados ao saneamento financeiro da autarquia local. Fonte do gabinete de comunicação da autarquia de Oliveira de Azeméis disse à agência Lusa que o presidente não fará quaisquer declarações sobre a decisão do Tribunal de Contas, mas sublinhou que irão "recorrer da decisão dentro do prazo legal, ou seja, 15 dias".
O Tribunal de Contas (TC) recusou o visto a um empréstimo de 16 milhões de euros da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis junto da Caixa Geral de Depósitos, para saneamento financeiro e consolidação de dívidas a terceiros. O empréstimo contraído pela autarquia de Oliveira de Azeméis é semelhante ao pedido pela Câmara de Lisboa, alegando o mesmo artigo da Lei de Finanças Locais e com o mesmo objectivo de pagar dívidas a fornecedores.
Segundo o acórdão a que a Agência Lusa teve hoje acesso, o Tribunal de Contas considera que a autarquia de Oliveira de Azeméis atravessa uma “situação de desequilíbrio financeiro estrutural”, e não conjuntural, como alegado, pois verifica-se que, “no longo prazo, se mantém a incapacidade de solver compromissos”. O TC refere que as dívidas da câmara a terceiros situam-se entre 85 e 96 por cento, no mínimo, das receitas de 2006, o que “consubstancia uma situação de desequilíbrio financeiro estrutural ou ruptura financeira”. O acórdão refere que por isso “se mantém uma permanente incapacidade para resolver compromissos, que não é resolvida no longo prazo, nem mesmo com recurso ao empréstimo e plano de saneamento financeiro que se pretende aplicar”. Segundo o Tribunal de Contas, a autarquia deveria, ao abrigo do artigo 41 da Lei das Finanças Locais, recorrer a um plano de reequilíbrio financeiro e não a um empréstimo para saneamento financeiro, permitido pelo artigo 40 daquela lei.

21 comentários:

  1. RUA JÁ!

    DEMISSÃO EM BLOCO DOS ACTUAIS RESPONSÁVEIS POR ESTA VERGONHA!

    SOU DO PSD E SINTO-ME ENVERGONHADO!

    INCOMPETENTES!

    VIGARISTAS!

    CALOTEIROS!

    FARSOLAS!

    CÍNICOS!

    ResponderEliminar
  2. Esta decisão do Tribunal de Contas julgo que não vem surpreender muita gente, pois já era esperada. Depois de todos estes anos de autêntico "regabofe", de uma câmara gerida sem o minimo rigor, era evidente que tinha que dar no que deu, como o povo costuma dizer isto de fazer filhos nas mulheres dos outros não custa nada!!! Pelo que me foi dado a ler no texto julgo que estamos perante uma quase falência, cuja culpa não pode ser imputada a terceiros e perante isto é altura dos verdadeiros cérebros iluminados entrarem em acção!!! Preparem-se Oliveirenses para pagar a pesada factura que aí se avizinha, ou estarei enganado? Será que eles sabem o que é um plano de reequilibrio financeiro? Como é fácil enganar "os tolos" nesta terra, é só dar-lhes festas e bolos!!! Fico à espera sentado.

    ResponderEliminar
  3. Esta notícia era mais do que previsível e o Presidente da Câmara nem sequer poderá dizer que não foi aconselhado pelo PS.

    Na altura disponibilizá-mo-nos para ajudar, como se poderá constatar pela leitura da acta da reunião de câmara de 11 de Setembro de 2007 (http://www.cm-oaz.pt/up/
    UPLOAD-bin2_imagem_
    0177936001190715367-512.pdf)
    onde se poderá confirmar a nossa razão quanto às reservas que manifestámos na declaração de voto dos vereadores do PS e que constam do excerto que aqui deixo:

    "a situação económico-financeira do município de tal modo grave que são os próprios técnicos que afirmam no estudo: “reflectindo o Município uma situação de desequilíbrio financeiro estrutural”; esta constatação técnica de desequilíbrio financeiro estrutural obriga a que se cumpra o que determina o artigo 41º da Lei da Finanças Locais, não se aplicando o artigo 40º da mesma lei, como se invoca na proposta;
    face à situação de endividamento a que o município chegou, é mais sensato seguir as orientações constantes no artigo 41º, até porque as condições que estará sujeito o saneamento efectuado com base nesse artigo possibilitarão prazos mais dilatados para os empréstimos (prazos esses que, em situações de desequilíbrio mais grave, devem ter sido considerados pelo legislador como essenciais), pelo que, atendendo a que a divida a fornecedores ultrapassa em muito os 50% da receita do ano anterior, esta medida parece-nos a mais prudente; apresentámos uma proposta no sentido do ponto ser retirado para melhor análise e reelaboração, o que não foi aceite, pois entendemos como muito importante que, já nesta fase, fosse apresentado um relatório onde se apresentassem as medidas de contenção a tomar para inverter seriamente a gestão que levou a este desequilíbrio financeiro, assim como a definição clara sobre a utilização do empréstimo a contratar, ou seja, que critérios a utilizar no pagamento de dívidas (data de antiguidade dos saldos, valores reduzidos, fornecedores que debitam juros...);
    por outro lado, julgamos também haver necessidade de reavaliar o apuramento do valor exacto de financiamento a contrair, dado que os técnicos apuraram como montante em excesso para o equilíbrio financeiro o montante de 10,9 milhões de euros, porém noutro local do estudo referem a necessidade de 12 milhões de euros para reduzir a dívida a fornecedores e, por último, o valor sugerido é de 16 milhões de euros, pelo que será legítimo questioná-mo-nos sobre a real necessidade de proceder a um empréstimo nestes montantes."

    Pelo que a lei prevê e por aquilo que já se sabe, sem fazer futurologia, o recurso para o TC não passará de uma "fuga a frente" do principal responsável por esta situação (Ápio Assunção) que deveria ter melhores conselheiros e, ao invés de pensar em "salvar a pele" e resguardar o PSD (aguarda-se a habitual vitimização), deveria pensar mais no futuro do nosso município.

    Ficava-lhe bem a humildade de reconhecer o erro, começando desde já por alterar a proposta de empréstimo de modo a não atrasar ainda mais o processo, pois qualquer atraso poderá sair muito mais caro a todos os munícipes.

    ResponderEliminar
  4. Perante o que acabo de ler só me apetece dar os meus mais "sinceros parabens" a todos os "ilustres" que passaram e aos que ainda se encontram na câmara, pela gestão "extraordinária" que fizeram, pois conseguiram colocar-nos na miséria. Como me sinto orgulhoso!!! Podem contar com o meu voto nas próximas eleições!!! CAMBADA DE INCOMPETENTES!!!

    ResponderEliminar
  5. Não me surpreende.
    Quando ouvi falar no tal empréstimo, fiquei logo com dúvidas se esse seria o caminho certo para a CMOA. Tal como dito na notícia, o reequilibrio é a melhor solução.
    A questão é a coragem para o fazer? o que cortar, a onde cortar,quem cortar, que alternativas existem...e as consequências políticas... com as eleições à porta.

    Mesmo assim fico triste, principalmente por seremos um exemplo negativo.

    ResponderEliminar
  6. A credibilidade desta gente está expressa no editorial do jornal A voz de Azeméis de hoje.
    Parabens Anibal!
    Relativamente ao empréstimo....que o pague o economista que eles lá têm!
    Mas que credibilidade tem um homem destes numa empresa????????
    Estou estupefacto com o que lí hoje nos jornais diários!
    Ainda gastam em foguetes......!!!!
    para receber o principal responsável pelo monstro!!!!
    Depois o burro sou eu????

    ResponderEliminar
  7. Só tenho uma palavra: um HORROR!!

    ResponderEliminar
  8. Ficava-lhe bem a humildade de reconhecer o erro, começando desde já por alterar a proposta de empréstimo de modo a não atrasar ainda mais o processo, pois qualquer atraso poderá sair muito mais caro a todos os munícipes.(sic)

    Manel
    O tipo que referencias do teu texto é o fulano mais,mais hipócrita e mentiroso que me lembro como presidente da C.M. do nosso concelho vendia os pais se fosse preciso...e o julgamento ainda não começou!!!!
    É um homenzito,indigno de se lhe dirigir a palavra.
    Acredita no que escrevo!

    ..... e o gordo....essse é o maior falhado na vida!
    Manel aceita este conselho?
    Manda-os.....às favas!
    A democracia para esta gente são os comendadores...o resto é paisagem rural!
    Um teu amigo!

    ResponderEliminar
  9. RUA JÁ!

    DEMISSÃO EM BLOCO DOS ACTUAIS RESPONSÁVEIS POR ESTA VERGONHA!

    SOU DO PSD E SINTO-ME ENVERGONHADO!

    INCOMPETENTES!

    VIGARISTAS!

    CALOTEIROS!

    FARSOLAS!

    CÍNICOS!

    12:11 PM

    Parabens ao seu autor!!!!!

    ResponderEliminar
  10. A credibilidade desta gente está expressa no editorial do jornal A voz de Azeméis de hoje.
    Parabens Anibal!
    Relativamente ao empréstimo....que o pague o economista que eles lá têm!
    Mas que credibilidade tem um homem destes numa empresa???????? (Citação)

    É de lamentar a situação criada (bem) pelo Tribnal de Contas, sobretudo porque acima de tudo penaliza umas centenas de fornecedores que vão (alguns) assegurando a sobrevivência da câmara. Apesar disso ainda vai havendo graveto para umas jantaradas à sombra de uma confer~encia de imprensa, para foguetes, etc.
    A situação chegou aqui por via da falta de competência de quem governa o município e dos técnicos que muitas vezes, para não afrontar e arriscar o seu "tacho" dizem amen. Outras vezes são estes mesmos que com a sua falta de competência induzem os políticos em situações a que podiam ser poupados. Mas como diz o ditado: Cada um tem o que merece.

    Do economista não tenhamos pena! Vai safar-se à frente de numa qualquer Sociedade Anónima.

    ResponderEliminar
  11. Neste caso concreto, é que se vê o demagogo que é HERMINIO LOUREIRO. Ele demonstrou mais uma vez a sua incapacidade de se preocupar com os Oliveirenses, defendendo o dito emprestimo com unhas e dentes, em prol de fins puramente partidários. Este senhor, em nenhuma circunstância defendeu o Municipio, já que vai sempre a reboque dos interesses mesquinhos do PSD e dos seus puxa-sacos. Devemos criticar a CMOA, mas não podemos deixar de atribuir responsabilidades sérias a quem devia ter um papel fiscalizador nesta matéria: ESTE SENHOR DEVERIA SABER (e sabia) QUE ESTE EMPRESTIMO NÃO RESOLVE E QUE ERA ILEGAL, MAS MESMO ASSIM DEIXOU PASSAR A PROPOSTA: CONTINUO A DIZER QUE ESTE SENHOR É UMA FARSA E NUNCA QUIS SABER DOS OLIVEIRENSES PARA NADA QUE NÃO SEJA A SUA ASCENÇÃO POLITICA E AFINS.
    Os culpados são facilmente identificados: os oliveirenses que votam nesta escumalha.

    ResponderEliminar
  12. E agora? Agora nada acontece. O lavrador continua a lançar a semente à terra e a colher depois o seu fruto, o operário continua a picar o ponto à entrada da fábrica, o estudante entre as borgas e os livros, o padre a celebrar a Eucaristia, o comerciante a tentar vender o seu produto, o construtor a assentar tijolo, os professores a ensinar e por aí adiante. É obvio que não se vai passar nada. Vemos é o lançamento de novos projectos como os novos paços do município. Os políticos locais do PSD ao longo destes trinta e tal anos sabem que a maioria deste povo gosta deles e está pouco ralada para o défice das autarquias. O povo quer é um emprego para o filho, para o sobrinho, para a vizinha. O povo quer é construir 3 andares onde só pode construir 2, quer pedir e ser-lhe concedido. Que se lixe a cultura, o urbanismo, as zonas industriais modernas, o ambiente...`Infelizmente é a dura realidade e é obvio que existem muitas e boas excepções a este quadro negro mas a letargia geral, o conformismo e “chico-espertismo” português tem levado a melhor.
    E agora? Agora é andar para a frente e quem vier atrás que feche a porta ou a janela. Entram uns e saem outros e todos os dias nasce o sol da mesma maneira. Pena, tenho eu de algumas empresas que passam muitas dificuldades por não receberem atempadamente desta “gente” política.
    E agora? Eu que também faço parte da oposição vou continuar a tentar demonstrar aos votantes que assim não vamos lá pois tentar sensibilizar o PSD local já não resulta. É como falarmos para uma pedra.

    ResponderEliminar
  13. Do economista não tenhamos pena! Vai safar-se à frente de numa qualquer Sociedade Anónima.

    Mas só se for dos Comendadores mas mesmo assim ponho as minhas sinceras dúvidas!

    Só gostava que o sr. Helder publica-se o editorial de Anibal Araujo no jornal A voz de azeméis!

    ResponderEliminar
  14. É obvio que não se vai passar nada. Vemos é o lançamento de novos projectos como os novos paços do município (sic)

    Por favor abandonem a sala quando esta grupo de gentalha abordar este assunto senhores do P.S.!
    Mais um sacana que vai comprar oliveira de azeméis ao preço da uva mijona!
    Que o diga os cavalheiros que compraram os ex-armazens da C.Municipal!!!!

    Os favores das campanhas pagam-se!
    O que será feito de um partdido que se intitula P.P.?

    Nem assim!
    É preciso ser muito, muito burro!

    ResponderEliminar
  15. Neste caso concreto, é que se vê o demagogo que é HERMINIO LOUREIRO. Ele demonstrou mais uma vez a sua incapacidade de se preocupar com os Oliveirenses, defendendo o dito emprestimo com unhas e dentes, em prol de fins puramente partidários (sic)

    Este é mais um bem falante desta terra e país à beira Mar plantado!
    Um dia também será julgado pelo povo!

    O que será feito do eleito do partido comunista?????

    Ainda é deputado Municipal este senhor?
    O elemento do P.P. é para esquecer!
    É o que temos amigos!

    é apenas o Manuel Alberto a remar contra a maré...é mais um que o P.S. vai abater um dia!

    ResponderEliminar
  16. DEMISSÃO EM BLOCO DOS ACTUAIS RESPONSÁVEIS POR ESTA VERGONHA! ps e psd

    SOU DO PSD E SINTO-ME ENVERGONHADO!passa a votar no partido da PIDE dos AMIGOS, da DITADURA, dos TACHISTAS (temos uma a TERRA!)...

    INCOMPETENTES! pois...é geral vê o ps local

    VIGARISTAS! GERAL!

    CALOTEIROS!

    FARSOLAS! CMOA; CMlisboa...

    CÍNICOS!CORJA, vê o que pszinhos fazem aqui no burgo!...

    ResponderEliminar
  17. Não percebo porque estão tão admirados com estes "senhores", é só lembrar o que se passou nas últimas eleições do PSD e o que aconteceu na inauguração da nova casa do referido partido na nossa cidade!!! Imagino o gozo do novo "patrão" com os "bobos" aos saltinhos de "escova e lata da graxa"!!!

    ResponderEliminar
  18. Que se lixe a cultura, o urbanismo, as zonas industriais modernas, o ambiente...`Infelizmente é a dura realidade e é obvio que existem muitas e boas excepções a este quadro negro mas a letargia geral, o conformismo e “chico-espertismo” português tem levado a melhor.(sic)

    É o que temos Luzes Cabral!
    Quando se vê um Presidente da Republica defender o que defende!
    Estamos feitos!
    É pena que seja assim,mas acredita que ainda vale a pena lutar!
    Um abraço.

    M.

    ResponderEliminar
  19. Cuidado Manuel Alberto com as parcerias publico/privadas!
    Cuidado com os presentes carregados de veneno!
    Eles são falsos!
    Amanhã julgar-te-emos se avalizares (em) o que eles desejam!
    Já se viu alguem individado a fazer o que estes farsantes querem fazer a coberto da democracia??

    M.

    ResponderEliminar
  20. Parece que falhou a última esperança de arranjar "dinheiros (logo obra)" para as próximas eleições autárquicas...

    Se eu fosse empreiteiro, não deixava inaugurar fosse o que fosse...

    Tenho vergonha de ver o nome de Azeméis nestas andanças.

    Tão cedo, não voltam a vêr o meu voto...

    ResponderEliminar
  21. Tão cedo, não voltam a vêr o meu voto...(sic)

    12:28 AM

    Muita cantiga tem o galo!!
    Com quem falo todos me dizem isso mas depois!
    P.S.D.com maioria avassaladora!
    Quem será o mais honesto?

    Manel da Costa

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.