quinta-feira, dezembro 20, 2007

Câmara quer Sociedade Anónima

Foi tornado público pela Câmara Municipal, a intenção de proceder à criação de uma Sociedade Anónima, mediante a participação de parceiros investidores a definir, para que essa mesma sociedade se substitua à Câmara Municipal na edificação dos novos Paços do Concelho, requalificação do edifício da antiga biblioteca, recuperação da casa Sequeira Monterroso - na zona pedonal, construção dos Estaleiros Municipais onde actualmente se encontra a Somical - no lugar de Bustelo, freguesia de S. Roque, Piscinas Municipais Cobertas em Cucujães bem como a edificação de dois loteamentos em Lações - terrenos dos antigos pré-fabricados e terrenos anexos ao Lar Pinto de Carvalho.
Ora, dada a relevância da matéria, a mesma deveria merecer uma discussão alargada, mas o procedimento vai ser idêntico ao utilizado para viabilizar o Shopping.
A ideia é apresentada numa semana, para ser votada em reunião de Câmara Municipal logo a seguir e na semana a seguir, aprovar a mesma em Assembleia Municipal, tudo numa época natalícia que em nada abona a favor da discussão séria que deve estar na base de decisões deste calibre.
A justificação dada aos jornalistas em tom de aviso à navegação - Não estamos a privatizar Oliveira de Azeméis - diz muito sobre o que estamos a falar.
Trata-se de uma fuga para a frente, colocando privados a investir em nome do Município, ficando o compromisso de pagamento de rendas pela utilização dos espaços durante pelo menos 25 anos.
Ora, assim sendo estamos perante um empréstimo encapotado, por forma a tentar iludir os oliveirenses a que não será alheio o editorial desta semana do Correio de Azeméis.
Vamos lá ver é se mais uma vez a pressa não é má conselheira - no assunto do shopping houve necessidade de repetir a Assembleia Municipal para corrigir a ilegalidade que tinham aprovado e no empréstimo de saneamento financeiro viram o Tribunal de Contas chumbar claramente os argumentos apresentados.

25 comentários:

  1. Será meus amigos que estamos a viver num concelho com uma população com foro psíquico normal?

    Será possível gastar-se mais do que que se produz?

    Será possível que um grupo de gente "anormal" hipoteque o futuro ao longo de 25 anos, além da dívida que detêm e irão manter (o que duvido) até ao fim do respectivo mandato?

    Será possível que uma oposição com presença numa Assembleia Municipal irá dar guarida a este autêntico atentado?

    Será que os deputados do P.S.D. irão ser um dia responsáveis po este autêntico desnorte,irresponsável,pouco claro, e desonesto perante o seu eleitorado?

    Não acredito que isto seja possível!

    Por favor senhores da oposição do P.S. P.P. C.D.U abandonem a sala da Assembleia Municipal em sinal de protesto nesta ocasião.

    Alertem a população do concelho sobre a situação através das rádios (se ainda for livre e possível),jornais,publicidade de porta a porta e-mails enfim...tudo o que esteja ao vosso alcance na denuncia deste atentado à inteligência (se ainda a têm).

    ESTE ACONTECIMENTO NÃO PODE SER VIABILIZADO!

    Um oliveirense.

    ResponderEliminar
  2. Leiam o que estes dois "anormais" escreveram!
    passo a transcrever:

    Eduardo Costa
    (proprietário do pasquim "O Correio de Azeméis"

    O doutor Alberto João Jardim deu um grande recado aos autarcas portugueses: dívida agravada é sinónimo de boa gestão!
    Sem papas na língua, como é sua tradição, ele está a dizer uma grande verdade: o povo quer obra, desporto, espectáculos, cultura e outras coisas que lhe dêem boas condições de vida.
    O povo quer lá saber se o montante que deve uma Câmara ou um Governo tem mais uns zeros à esquerda ou à direita!
    Sempre ouvi dizer que o Estado não vai à falência! A arte estará em conseguir que o Governo Central alargue os cordões à bolsa, ou não impeça os governantes de pedir emprestado!
    Dizem por aí que a Madeira está muito endividada. E que é ao Governo de Lisboa que tem o maior débito.
    Ora, quer-me parecer que já não será o doutor Alberto João a pagar! Mas, ele ficará na História pelas grandes obras que levantou.
    E certo, certinho é que já ninguém as vai deitar abaixo!
    Por isso, com todo o respeito, um recado me atrevo a dar aos senhores autarcas: -Arranjem lá maneira de fazer com que o Terreiro do Paço dê mais dinheiro, e dêem-nos o que precisamos para ter melhor qualidade de vida!

    Será que este senhor ainda não ganhou juizo????
    Será que é inteligente e meditou no que escreveu?
    Leiam os artigos deste cavalheiro e analizem a sua qualidade!
    Com tanta falta de profissionais para a pesca, porque não se dedica ele à mesma????

    ISTO É UMA VERGONHA É UM AUTENTICO ATENTADO Á INTELIGÊNCIA DO POVO DO CONCELHO, HONESTO,TRABALHADOR E QUE "AINDA" GOSTA DELE!!

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo Helder, hoje decidi fazer uma intervenção do fundo do coração, para que se perceba que nem toda a gente concorda com a sua ideia de que tudo vai mal, tudo esta mal feito, e que é preciso discutir, aprofundar, voltar aprofundar, e se possível atrasar.

    Em democracia vence as eleições o partido que tem mais votos, no entanto podem existir duas soluções maiorias absolutas, ou maiorias relativas. Ou seja: os eleitores votam mediante um projecto, umas pessoas, sobre continuidade ou por muitas razões até por descontentamento sobre as alternativas que se propõem.

    Vejamos temos o Sr. Apio Assunção com uma maioria absoluta, temos A. Municipal com maioria absoluta ou seja o Povo assim o decidiu.

    Noutro cenário temos um Governo suportado por uma maioria Absoluta na A. República.

    Porque faço esta comparação? Apenas porque a forma de fazer politica e a mesma. Ou vai me dizer que o seu governo não faz exactamente a mesma coisa, não decide sem discutir? Não decide sem sequer ouvir sugestões dos outros partidos(oposição)? Ou será que o facto de o nosso Primeiro Ministro ser conhecido por ser arrogante, por vezes ate com decisões radicais onde nem lhe interessa as criticas, onde tenta a todo custo limitar as manifestações contra as suas politicas.
    Isto não lhe faz lembrar outros tempos?

    Sinto cada vez mais que o PS de Oliveira de Azeméis anda a sabor do vento, ou seja do Mondego para baixo defende uma linha, do Mondego para cima defende outra.
    Até lhe dou um exemplo muito concreto.
    Não vi a sua deputada questionar, duvidar ou até sugerir uma posição diferente por parte do seu Governo quando este decidiu aumentar todos os impostos que existem no nosso País. Mas sabe o que eu vi? A sua bancada defender numa A. Municipal que a CM baixasse o IRS, que o seu governo decidiu atribuir tal decisão ás autarquias, num gesto de pura demagogia. Responsabilizar os autarcas para que estes possam tomar tal decisão.
    Não pense que andam todos a dormir e que o PS é que anda a trabalhar porque o trabalho vai se fazendo e na altura certa isso será comprovado.

    Tudo isto para lhe dizer o quê?

    Só e apenas que quem gere os assuntos e os timings nao é o PS, aliás aquilo que o PS quer é muito tempo, para atrasar, para duvidar de tudo e de todos, para descredibilizar, enfim para aplicar a sua dita estratégia .

    Um pequeno áparte, normalmente diz se que a violência é argumentação dos ignorantes. Eu digo visto este mundo da blogosfera ser recente, que a ofensa é argumentação dos ignorantes. Acho lamentável as acusações, algumas pessoais que aqui se fazem, outras pura ignorância que não são devidamente esclarecidas.

    E para terminar quero apenas dizer que o PSD tem em tudo legitimidade para tomar estas decisões.

    Foi para isso que os eleitores votaram neles.

    Aproveito para desejar a todos um Santo e Feliz Natal

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo,

    Não duvido que a maioria tenha legitimidade para assim o fazer, mas então que papel fica reservado às oposições! Assistir impávido e sereno a uma série de actos de gestão que entende serem negativos para o concelho?
    A cada um o seu papel: a uns governar e na medida do possivel explicar o porquê dessas decisões. À minoria cabe o papel de alertar para os caminhos que estão a ser trilhados e dessa forma convencer o eleitorado que existem alternativas. E deixe-me que lhe diga que por cá existem muitas alternativas a este modelo de gestão que depois de muitos avisos, foi CHUMBADO pelo Tribunal de Contas.
    Era bom que os responsáveis políticos locais analisassem bem o que diz o Tribunal, e certamente não o afirmou com motivações politico-partidárias...

    ResponderEliminar
  5. E agora, Ápio, como vais descalçar a bota?? É muito simples, vende o PLAZA!!!(sic)

    Menino era ele para isso!
    Tinham ainda direito à nova Oliveira que "plantaram" na frente dos Paços do concelho!
    Quem seria o desgraçado que ficou saem a massa da oliveira?
    Eu não foi temho a certeza!
    Teria sido uma oferta de Natal dos comendadores aos Drs.Ápio,loureiro e tavares?

    ResponderEliminar
  6. Que pena o comentador das 7.05 não se ter identificado. Talvez até lhe desse os parabéns. Assim... cheira-me a esturro.

    ResponderEliminar
  7. TODOS ENGANADOS

    Aproveito o título retirado de um blog de que é titular um ilustre cidadão Oliveirenses para deixar algumas reflexões alusivas ao sentimento do povo Oliveirense.

    Engados: por acreditar que teríamos mais àgua e Saneamento;
    Enganados: por acrditar na criação de novas zonas industriais;
    Enganados: por acreditar na inauguração do Largo Gémini em 2003/2004;
    Enganados; por acreditar na abertura atempada do Arquivo Municipal;
    Enganados: por acreditar numa cidade mais moderna e mais desenvolvida;
    Enganados: por acreditar na criação de uma Fundação que sobrevivesse com dinheiros privados e de Mecenas;
    Enganados: por suportar os elevados custos das obras ainda por inaugurar;
    Enganados: por acreditar na construção do polo Universitário;
    Engandos: por acreditar na construção -URGENTE- do troço que travessa a quinta da cachana;
    Enganados: que não estamos penhorados até à medula;
    Enganados: por acreditarmos que não estamos a ser enganados.

    ResponderEliminar
  8. Caro amigo, eu não pus em causa o papel da oposição bem pelo contrário penso até que é importante, é o pleno exercicio da democracia e pluralidade, não se deve é queixar de uma forma quase de vitimização quando o seu partido no Governo faz igual.
    Para mim isso não passa de demagogia.
    Quanto à decisão do Tribunal de Contas respeito-a não estou nem sei fazer uma avaliação técnica do documento por não possuir nem o documento nem formação.
    Aguarda-se o recurso.
    Aguarda-se um caso "especial" (Lisboa), e acho que a situação não está esclarecida,por isso prefiro aguardar pelo final da história porque tenho a sensação que ainda vai dar muito que falar.
    E então depois pronunciar-me sobre o assunto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Por onde andará o Pedro Marques...?! Não lhe ocorre dizer nada??

    ResponderEliminar
  10. ...e ENGANADOS que temos uma oposição construtiva!
    Vejam lá se fosse a Confraria a derigir a CMOA?!?
    ...se nem oposição sabem ser!
    O PS é oco, com Deputada taxista, com governo da mesma cor...e só roubam poder a Oliveira de Azeméis...

    ResponderEliminar
  11. Não me espanta nada o que foi escrito pelo sr. Eduardo Costa, nem pelo dr. Jardim, pois já estou habituado a tais comentários, o problema é que enquanto esses srs. e outros identicos se vão governando à custa dos "parolos" o "Zé Pagode" vai pagando a "factura". Sempre ouvi dizer que este mundo era dos "espertos", no entanto vivia na esperança de que isto um dia teria fim, mas já começo a não acreditar!!! COITADO DO POVO QUE ASSIM VIVE!!! UM BOM NATAL PARA TODOS.

    ResponderEliminar
  12. Será possível gastar-se mais do que que se produz? (SIC)
    Bem sei que estamos em época de Natal, de Paz e Amor. Mas nem por isso nos deixam de surpreender. A Cãmara, diz e se não dissesse, nós sabemos, que está em dificuldades. Os fornedores esperam e desesperam, as obras...são o que se vê, os funcionários queixamd e não ter clips, papel, elásticos, postist's e sabe-se la mais o quê, queixam-se de trabalhar fora de horas e que não lhe querem pagar. Então como é que a nossa câmara se dá ao luxo de enviar cartões de boaas-festas a todo o cão e gato, aos 3 e 4 para as mesmas entidades e associações? Quanto nos custoa isto? É que não é so o preço do postal, é o postal, o envelope e o selo. Mas pior, hoje recebemos também um postal de Boas Festas da Biblioteca. Ah pois, verdadinha. Um postal e envelope da biblioteca, qual Emtidade. Já estamos a vêr cada serviço da câmara a possuir e enviar cada um o seu postalinho e o Zé que pague.
    Tanta presunção. Um desfile de vaidade a que ninguém põe mãos.

    ResponderEliminar
  13. Que pena o comentador das 7.05 não se ter identificado. Talvez até lhe desse os parabéns. Assim... cheira-me a esturro.

    9:36 PM (sic)

    Podes ficar descansado o que escrevi são os meus reais sentimentos!
    Relativamente ao "esturro" podes ficar descansado...não faço o papel de agente infiltrado,não sou militante ou simpatizante de grupos políticos nem "laio" deste tipo de gente!

    ResponderEliminar
  14. Por onde andará o Pedro Marques...?! Não lhe ocorre dizer nada??

    2:19 AM
    O que será feito deste tipo???

    Terá visitado ultimamente a cidade de São joão da Madeira????

    Aproveite e faça uma visitinha...naão vale ir ao 8ª avenida...para não se assustar!
    Que visite a cidade e faça um comentário sobre as diferenças!
    Que seja honesto e quando puder que comente as diferenças entre os dois concelhos (sedes) Não seja"Ernesto" nem B....e pelos "b"!!!
    (com o devido repeito por todos os Ernestos e "B" sérios/honestos deste país)

    Luis de Castro

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. "Relativamente ao "esturro" podes ficar descansado...não faço o papel de agente infiltrado,não sou militante ou simpatizante de grupos políticos nem "laio" deste tipo de gente!"

    Deste tipo de gente? Mas o que é isto? A gente de que fala tem alguma doença contagiosa ou isso é só dor de cotovelo?

    Nota: Removi o comentário anterior pois não tinha colocado aspas na citação.

    ResponderEliminar
  17. A teoria do Eduardo Costa é a mesma do editorial anterior quando se indignou com a presença dos fiscais das finanças numa empresa de moldes em Oliveira de Azeméis.
    É a teoria de quem se habituou a viver de ajudas e subsidios do Estado e nem sempre de forma legal - como aliás já foi em sede própria provado e condenado.
    É a teoria dos que pensam não no futuro mas no imediato como é apanágio do políticos sem visão mas populistas. A factura a pagar será sempre dos que vierem a seguir. É a teoria dos que nada produzindo vivem como nababos.
    O que teria acontecido se as finanças tivessem ido à empresa do dito cujo? Se calhar tinhamos mais um emigrante no Brasil.

    ResponderEliminar
  18. Deste tipo de gente? Mas o que é isto?
    A gente de que fala tem alguma doença contagiosa ou isso é só dor de cotovelo?(sic)

    OH! Luzes Cabral tinha-te por mais inteligente!
    Por vezes surpreendes-me pela negativa!
    Enfias-te o barrete???

    Eh! pá e eu que te tinha por um homem inteligente!
    Como nos enganamos!!!

    Com que então fazes parte deste grupo de gente como os Tavares,Hermínios,Ápios,Socrates,Durão Barroso,Santanas Lopes,Pinas Mouras,Tavares Moreira, Eduardos Costas (olha que tens lá tambem alguns - que nem para comer servem!!!)...queres mais ou ficamos por aqui??????
    Relativamente à dôr do cotovelo não te respondo!

    Lamento a tua falta de "polimento" e fundamentalmente de inteligência!

    Nota do autor:
    São estas as razões porque o P.S. não será governo tão cedo na minha terra!

    ResponderEliminar
  19. "Eh! pá e eu que te tinha por um homem inteligente!
    Como nos enganamos!!!"

    Afinal temos um suprasumo de inteligência em Loureiro, um visionário, alguém que tem qualidades para resgatar Loureiro das mãos do poder local. Mas não te oiço, nem te vejo por cá. Por que será?

    Haja bom senso, "polimento", boa educação, respeito. E quando escreveres novamente tem em atenção os erros: não é "enfias-te", mas "enfiaste".

    ResponderEliminar
  20. Ao anónimo das 8:12:

    Eu também o tinha por mais inteligente. Então o senhor ainda não sabia que eu não era assim tão inteligente?

    Nota do Rui Luzes Cabral:
    São estas as razões porque o PS ainda não foi governo na nossa terra. Com votantes assim...

    Um Abraço fraterno e já agora desejo-lhe um bom Natal e um próspero ano de 2008.

    ResponderEliminar
  21. Um Abraço fraterno e já agora desejo-lhe um bom Natal e um próspero ano de 2008.

    Retribuo os votos de boas festas extensivos à sua familia!
    (não guardo ressentimentos a ninguem mesmo aqueles que por vezes são indelicados ou menos correctos!)

    Um melhor 2008!



    )

    ResponderEliminar
  22. São estas as razões porque o PS ainda não foi governo na nossa terra. Com votantes assim...(sic)

    Hitler,Mussolini.Estaline,Salazar e Franco tinham fanáticos assim!
    Porquê????

    Com que então o P.S. está bem e recomenda-se,não é verdade???
    Temos visto!
    Ao longo destes 30 anos,para mal dos nossos pecados a postura de alguns eleitos do P.S.!!
    (até jogam com os dois pés...ou é mentira???)

    Repito!!
    Para mal dos nossos pecados!

    ResponderEliminar
  23. Com que então os empregados da CM estão à espera que lhes paguem as horas extraordinárias, Como é possivel? Não sabia que com tantos funcionários e com tão pouca produtividade ainda reclamam horas extraordinárias!!! QUE GRANDE LATA!!!

    ResponderEliminar
  24. Um pequeno áparte, normalmente diz se que a violência é argumentação dos ignorantes. Eu digo visto este mundo da blogosfera ser recente, que a ofensa é argumentação dos ignorantes. Acho lamentável as acusações, algumas pessoais que aqui se fazem, outras pura ignorância que não são devidamente esclarecidas.(sic)

    Então é tudo mentira do que se afirma sobre o actual passivo da nossa Câmara Municipal?
    Então é mentira o total descalabro urbanistico e industrial (e sem futuro à vista) no nosso concelho?
    Então é mentira que o presidente da C.M. é arguido num caso que decorre no Tribunal de Oliveira de Azeméis?
    Então é mentira da merozidade de decisões fundamentais para a qualidade de vida dos Oliveirenses?
    Então é mentira que já se preparam sociedades mistas, para gerir obras publicas,loteamentos (imagine-se!) etc, por um futuro "politico de meia tigela" do actual executivo camarário?
    Então é mentira que criou em tempos uma fundação (F.L.S.) que até ao momento tem sido "sustentada" quase exlusivamente pelos dinheiros de todos nós.Contudo o que passa cá para fora é que são os "comendadores"que a sustentam?

    muito mais havia para inumerar...por hoje fico por aqui.

    Votos de um Bom Ano de 2008 para todas as mulheres e homens honestos da minha terra.

    ResponderEliminar
  25. E para terminar quero apenas dizer que o PSD tem em tudo legitimidade para tomar estas decisões.

    Foi para isso que os eleitores votaram neles.(sic)

    Por muito que me custe escrever....e aceitar.
    É honesto e verdadeiro o que escreveu o atrá citado.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.