quarta-feira, outubro 17, 2007

A propósito...

A propósito da história da água e de como metem água alguns serviços, recordava aqui a minha memória, dos finais dos anos 90, quando, com surpresa, após ter estado quase dois dias sem água em casa e de não ter conseguido sequer, nesse tempo, quem me atendesse o telefone no "piquete de emergência" (vulgo, o homem de serviço), para reclamar da situação, pude constatar da leitura do jornal, que o referido serviço acabava de receber um "prémio de qualidade do serviço", em celebração pública conjunta, com outros (raros) serviços do município que acabavam de ser alvo de requalificação funcional, procedimental e orgânica, no âmbito da modernização administrativa.
Mas, como contra factos não há argumentos, embora suspeitando da alegada "qualidade" do serviço, quis profundamente acreditar que a minha situação se ficara a dever a problema dos telefones (não tinha ideia de que estes fossem, à época, um serviço de qualidade certificada), ou de que o meu caso fosse uma residual ocorrência estatística insolúvel, certamente por culpa minha ainda não formada.
Constato assim, hoje, as minhas dúvidas de então, sabendo agora que a "qualidade" (certificada ou não) continua a mesma e que, aparentemente, o serviço até já desapareceu!
Resta a dúvida de saber, no meio desta história, onde estará pendurado, em que parede estará hoje alojado, prazenteiro, o tal prémio de excelência de serviço, tão laboriosamente ganho naqueles anos?

16 comentários:

  1. No geral quem tem de tratar de qualquer assunto na nosa camara sabe da dita qualidade de excelência tão apregoada pelo respectivo presidente. Quem não soubesse da nossa realidade e se deixasse levar pelos constantes titulos de excelência apregoados pelo sr. Presidente, seria levado a pensar que Oliveira de Azeméis era um exemplo para o resto do país, só que a relidade é bem diferente , ou seja exemplo somos, só que somos um mau exemplo!!!

    ResponderEliminar
  2. Ao autor do texto que comente o que anexo:
    Proponha ao dono do blogue que faça a pergunta na proxima assembleia municipal sobre o tema ...mas no nosso concelho.
    Obrigado.

    Aumentam os sinais de pobreza e miséria em Barcelos.


    Liliana Rodrigues

    A pobreza está a aumentar em Barcelos. A constatação é assumida por Constantino Lopes, responsável do Grupo de Acção Social Cristã (GASC) - entidade que ajuda nesta altura 150 famílias de todo o concelho. "Infelizmente temos notado, nos últimos tempos, que está a crescer o número de pessoas a necessitar de ajuda, sobretudo porque o número de desempregados aumentou e há uma dificuldade acrescida em arranjar trabalho", revelou, durante a campanha de recolha de alimentos realizada nos últimos dois dias.

    "No concelho, há sinais evidentes de pobreza e até miséria. Não é preciso ir longe para encontrar situações de muita carência", explicou.

    Nesta altura, só no que toca ao banco alimentar, o GASC está a fornecer mercearia, todos os meses, a 150 famílias. "É um número que nunca tínhamos atingido antes e, portanto, é sinal que as pessoas estão a passar dificuldades nas suas vidas", sublinha Constantino Lopes ciente de que os critérios exigidos restringem a ajuda fornecida. "A pessoas que ajudamos têm em comum, pelo menos, o rendimento mensal inferior a 100 euros per capita".

    A realidade, admite, está muitas vezes escondida por vergonha, mas admite que, hoje em dia, há mais gente a assumir as suas dificuldades, mesmo no que toca só à alimentação. Tendo em conta a situação de dependência de várias famílias do concelho para com o GASC, a instituição decidiu assinalar o Dia internacional para a Erradicação da Pobreza com uma campanha de recolha de alimentos.

    Anteontem, os alunos das escolas EB2/3 e secundárias foram sensibilizados a trazerem algum género alimentar; ao longo de todo o dia de ontem, a iniciativa decorreu no Largo da Porta Nova.

    "Aderimos sempre. Estivemos cá a dar o nosso contributo para que as pessoas vivam e tenham um Mundo melhor", disse Clara Fontaínhas, professora do Jardim-de-infância da Avenida João Duarte, após ter ajudado os seus alunos a depositarem a comida nos contentores. "Eles entendem muito bem aquilo que estão a fazer. Não houve um que se estivesse esquecido de trazer algum bem alimentar", rematou.

    ResponderEliminar
  3. A qualidade da agua,5O pocento dos OLIVEIRENSES nao tem agua, mas na freguesia de LOUREIRO existe a anos um tubo de agua que vem da DOURO PAIVA a deitar para rio e contador sempre aregistar e a camara a pagar e a transferir para os municipes a factura e mais um crime.

    ResponderEliminar
  4. A NOSSA CAMARA E A IMAGEM DO DR APIO E DOS SEUS CORDEIRINHOS OS ENCARREGADOS DA CAMARA FAZEM O QUE QUEREM ESTAM CHEIOS DE QUALIDADE O DE OUREM ESTA SO ENCHER OS BOLCOS

    ResponderEliminar
  5. O de Ourém está a encher os bolsos, e quando não lhe agradar o lugar ou melhor, as chefias, já informou que regressará à sua terra natal. Também só está onde está, porque segundo consta, o pai faz parte da comissão política do PSD, ou fazia, e tem uma coutada de caça, para onde os ilustres desta terra oliveirense, incluindo Ápio, Belmiro Valente, Belarmino e outros que tais, eram convidados para caçar.
    Posto isto, claro que uma mão lava a outra, e vai daí, o de Ourém, tem o posto que tem na Câmara.
    Quanto à água e ao tubo que permanentemente está a fazer descarga, é verdade, e é junto à ponte, na zona de Tonce, e eu sei disso porque tenho um estabelecimento na freguesia, e as análises à água feitas pela empresa que me implantou o HACCP, indicaram que ela estaria imprópria para consumo.
    Fui entretanto aconselhado pela empresa a escrever uma carta dirigida à Câmara Municipal, para além de comunicar, ficar esclarecido quanto ao assunto, pois poderia vir a ter problemas.
    Recebi uma resposta de um tal engenheiro Fernandes, que contradiz os resultados feitos pelo laboratório a que a empresa recorre, mas, se a coisa der para o torto, vai servir para e como prova em tribunal.
    Para meu espanto, vim a saber que a descarga feita continuamente na zona da ponte, é feita porque o consumo na zona de Loureiro é tão pouco e a conduta tão longa (desde a zona de Cucujães) que quando a água chea às torneiras, já não oferece qualidade, pelo que assim, pelo menos água, não fica tanto tempo parada nos tubos, mas infelizmente ainda não resulta pelos vistos.
    Alguém ganhou muito dinheiro às custas dessa obra, que não serve quase ninguém, e que só deve dar prejuízo.
    Mas, é o que vamos tendo, e ainda por cima se gabam de terem não sei quantos gabinetes certificados com o carimbo da qualidade.

    ResponderEliminar
  6. Isto é que é gerir o bem publico! Não admira que apareceça uma divida, e depois faz-se um empréstimo para fazer face ás despesas! São os tecnicos que a cãmara tem, por isso é que eles são escorraçados do privado, não valem um chavo...

    ResponderEliminar
  7. "Para meu espanto, vim a saber que a descarga feita continuamente na zona da ponte, é feita porque o consumo na zona de Loureiro é tão pouco e a conduta tão longa (desde a zona de Cucujães) que quando a água chea às torneiras, já não oferece qualidade, pelo que assim, pelo menos água, não fica tanto tempo parada nos tubos, mas infelizmente ainda não resulta pelos vistos." (sic)

    Na próxima reunião de Câmara iremos questionar o Presidente acerca deste assunto.

    ResponderEliminar
  8. Palavras para quê? São os artistas que cá temos e que a "maioria" quiz que tivessemos e por isso temos todos que gramar com eles. Há eleições daqui a dois anos, pf, abram os olhos, já chega disto... 25 de Abril sempre e disto nunca mais!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. A qualidade da agua,5O pocento dos OLIVEIRENSES nao tem agua, mas na freguesia de LOUREIRO existe a anos um tubo de agua que vem da DOURO PAIVA a deitar para rio e contador sempre aregistar e a camara a pagar e a transferir para os municipes a factura e mais um crime.(sic)

    Sinceramente!
    Deixemo-nos de brincadeiras...."isto" é verdade?
    Por favor confirmem-me esta notícia!

    ResponderEliminar
  10. Prof. Manuel Alberto...

    tivemos respostas na reunião?

    ResponderEliminar
  11. O de Ourém está a encher os bolsos, e quando não lhe agradar o lugar ou melhor, as chefias, já informou que regressará à sua terra natal. Também só está onde está, porque segundo consta, o pai faz parte da comissão política do PSD, ou fazia, e tem uma coutada de caça, para onde os ilustres desta terra oliveirense, incluindo Ápio, Belmiro Valente, Belarmino e outros que tais, eram convidados para caçar.

    Então oposição o que fazes tu?
    Sei que isto é verdade!
    Denunciem isto,caramba!

    ResponderEliminar
  12. Prof. Manuel Alberto...

    tivemos respostas na reunião?

    12:41 PM

    Respostas para quê!
    Nem aqui aproveitam para colocarem questões e informações aquem os elegeu!

    Mas o comunista é pior...calado como um rato!
    Não faz ondas!
    Está com eles!
    Vou escrever ao P.C.P. a denunciar este deputado,,,malandreco!

    ResponderEliminar
  13. manuel alberto pereira disse...


    Na próxima reunião de Câmara iremos questionar o Presidente acerca deste assunto.


    Qual quê, tem perfil de político, mas deve ter-se esquecido de fazer a pergunta, e esperava que a promessa ficasse por isso, uma vez que surgiriam mais temas, este ficaria cada vez mais esquecido e prontos.

    O verdadeiro político, promete sabendo que não quer cumprir, à espera que o assunto fique esquecido.

    Grande Manuel Alberto, tu é que a sabes toda, mas na hora da verdade, vais tomar café e almoçar com o pseudo-inimigo.

    ResponderEliminar
  14. Ao triste anónimo das 7:25:
    Coitadito!
    Estas muito mal informado...
    e triste ver e ler aqui so invençoes dessas cabecitas desocu´padas..coutadas?tristes ressabiados.
    Vao trabalhar todos.Isso e que era útil. estes oliveirenses tem uma formação muito baixa...não diginicam a vossa cidade e so inventam historias sobre quem trabalha.
    Ainda quero ver se publicam isto!

    ResponderEliminar
  15. (...Vao trabalhar todos.Isso e que era útil. estes oliveirenses tem uma formação muito baixa...não diginicam a vossa cidade e so inventam historias sobre quem trabalha.
    Ainda quero ver se publicam isto!

    6:41 PM...)

    Deixaste de ser anónimo, porque te denunciaste com este comentário, Toninho de Ourém.
    Vai mas é trabalhar tu, que só andas a fazer de conta que trabalhas, e a demonstrares poder sobre aqueles coitados que trabalham nos estaleiros.
    Queria ver essa tua arrogância a ser semeada e espalhada nos edifícios principais da Câmara, não vingavas e acho que depressa regressavas a Ourém, mas antes passavas por Fátima, para rezares a agradecer o tempo de vacas gordas que tiveste por cá.

    Vai trabalhar...

    ResponderEliminar
  16. Toninho, estou triste, nem resposta mereci.
    Desisto.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.