terça-feira, outubro 02, 2007

Parabéns!

As minhas referências, na vida desportiva, são poucas, apesar de já trabalhar para o futebol, há quase uma década. De todas elas destaco duas: a primeira, ADRIANO PINTO, que nos deixou recentemente, mas que deixou a sua marca no Desporto Nacional, em particular como Presidente da Associação de Futebol do Porto. Dos livros que li, dos cursos que tirei sobre o desporto, sobre o futebol, nunca poderia tirar tantos ensinamentos como aqueles que advinham dos conselhos e vivências do Mestre.
A segunda, desde os tempos em que defendeu com unhas e dentes a presença de Tiago Monteiro na Fórmula 1, que admiro a sua forma de estar no Desporto, na Política e na vida.
Nesse tempo, ainda não tinha a honra de conhecer pessoalmente, HERMÍNIO LOUREIRO, hoje, uma figura incontornável de Oliveira de Azeméis e de Portugal. Quer se goste ou não, não podemos deixar de admirar a sua postura equilibrada, pacificadora e apaixonante forma de estar na vida pública, onde, com lisura e descrição tem demonstrado sentido de responsabilidade e enorme capacidade de trabalho.
Oliveira de Azeméis orgulha-se deste seu conterrâneo que, por onde passa, faz questão de afirmar as suas origens. Mas a sua projecção vai muito para além dos limites concelhios, demonstrando suficiente sagacidade para cativar todos os que vivem o fenómeno desportivo em particular.
Hoje, ao completar um ano como Presidente da Direcção da LPFP, deixa inertes aqueles que alegavam como um descalabro a sua eleição, demonstrando com eficiência e profissionalismo, de que, com vontade e espírito de sacrifício é possível lutar por um ideal de progresso e modernização do futebol português.
É com esta capacidade de saber estar, com a honestidade da sua personalidade que o futebol estava a precisar. Contudo, a tarefa é árdua e as barreiras do sistema são um travão a novas mentalidades e tendências reformistas. Veja-se por ex. o Presidente do Marítimo, Carlos Pereira, pessoa, aliás, pela qual pessoalmente nutro forte estima, vir a lume, dar o dito pelo não dito, de um dia para o outro, sentindo necessidade, em manifesto e reconhecido respeito pelo Presidente da Direcção da LPFP, repor as anteriores afirmações, coisa que jamais se viu com a anterior direcção. O futebol português e a vida política precisam de pessoas assim, com carácter, respeito pelo próximo e honestidade. Hermínio Loureiro começa a demonstrar a clareza que outros nunca tiveram, ao afirmar que a Direcção da LIGA terá que se profissionalizar, e no caso, admitir dedicar-se em exclusivo ao progresso do futebol profissional português.
Pena que, a ser assim, Oliveira de Azeméis e a Política ficam a perder…
Parabéns por este ano ter credibilizado o futebol, o desporto e os Oliveirenses.

12 comentários:

  1. Não devemos estar a falar da mesma pessoa!!! No desporto é ver o que se está a passar na Liga, na politica fica ao critério de cada um pensar o que quizer, mas não me parece que seja muito positivo, quanto a Oliveira de Azeméis gostava que alguém viesse dizer o que, tão ilustre pessoa, fez de importante para a mesma. Tantos elogios parece-me que tráz´"água no bico" !!!

    ResponderEliminar
  2. É natural que tenha admitido alinhar no profissionalismo da Liga, pois começa a verificar que o ceu está a ficar negro à sua volta, daí estar já a preparar-se para se dedicar, em exclusivo, à Liga. Quanto a Oliveira de Azeméis e a politica ficar a perder, enfim é uma opinião, não sei se haverá muitas mais!!!

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Pedro, compreeendo a tua análise mas permito-me discordar dela.
    No futebol, as diferenças em relação ao ex presidente são muitas, mas diferente dessa personagem também não seria difícil.
    Quanto a outras medidas, parecem-me mais soundbytes do que medidas concretas que mudem o futebol portugues.
    Depois, a atitude a nível nacional é uma e por cá é outra completamente diferente.
    Noutro dia, li uma entrevista em que afirmou que no futebol a transparência tem que ser total, as pessoas têm que conhecer as contas, etc...
    Por cá, enquanto presidente da Assembleia Municipal promoveu uma comissão de acompanhamento do Mundial de Hoquei em Patins e 4 anos depois ninguém conhece as contas que ainda estamos a pagar e depois de requerer esses documentos nunca recebi resposta.
    Gostava também de ouvir a opinião daqueles que apregoaram a sua saída do Parlamento como sinal de responsabilidade. Uma ano depois continua a misturar as duas funções e se tem cumprido com as tarefas na Liga, na Assembleia agora pertence ao grupo dos que se limitam a assinar a folha.
    Mas se no ano passado disse que o abandono da AR não estaria para breve, tenho para comigo que nos inícios de 2008 tal decisão será tomada.
    O Presidente da Liga tem um mérito - o de nos mostrar que está contra o sistema mas acaba de alinhar com os interesses instalados - veja-se o caso Scolari em que imediatamente veio dizer que a atitude do seleccionador era lamentável notícia que passou em todos s jornais como sendo o Presidente da Liga a criticar Scolari, algo que lhe interessava pois era a ideia que os adeptos do futebol tinham e como tal ele estaria ao nível deles, mas dias depois acaba por alinhar com Gilberto Madaíl na defesa do seleccionador. Ou seja, posições ambíguas em que é especialista.
    Mas tudo isto não invalida que concorde com o Pedro Marques quando diz que é neste momento a maior referência individual do concelho.

    ResponderEliminar
  4. Acrescento ainda que o Sr. Hermínio é excelente a posicionar-se no tabuleiro político ou não tivesse sido ele um dos primeiros a ir ao Hotel Sheraton felicitar o Dr. Luis Filipe Menezes pela vitória, depois da incompreensível animosidade da concelhia do PSD contra Menezes era necessário amenizar a situação política e nada melhor que estar na linha da frente dos parabéns!

    ResponderEliminar
  5. É verdade que é a pessoa com maior destaque no concelho, no momento. Mas isso não invalida que seja, como qualquer político, pessoa para dois pesos e duas medidas, e essas, meus amigos, devem merecer-nos pouca consideração.

    ResponderEliminar
  6. Como o mundo em que vivemos, cada vez mais parece um circo, julgo estarmos a falar de um "palhaço" do dito circo. Nada de confundir com o circo espectáculo que me merece muito respeito.

    ResponderEliminar
  7. HAHAHAHAHAHAHAHAHA
    Obrigado, já não me divertia á muito tempo a ler um texto deste blogue...

    ResponderEliminar
  8. Claro que tinha de ser dos primeiros a felicitar o Dr. Luís Filipe Menezes, não é aí que está o novo poder? E quer esta "gentalha" ter credibilidade!!! Sempre a gravitar à volta dos possiveis tachos, como dizia um amigo meu POLITICOS!!!

    ResponderEliminar
  9. Pedro...
    Estou... "blabbergasted".

    Fosga-se, ontem lêem-se linhas bem apanhadas e ideias bem estuturadas de alguém que tem vida e alguma coragem. E hoje?

    "Não podemos deixar de admirar a sua postura equilibrada, pacificadora e apaixonante forma de estar na vida pública"...

    Espantoso. Isto é uma carta (aberta!) de amor, e de tão apaixonado verbo que literalmente nos obriga a partilhar dessa adoração. Isso é perverso. O amor e a paixão não se declaram nem se partilham: exerce-se em segredo, recatadamente e sempre vigiando a cobiça alheia.

    Estou a ver que a vala vai ter que ser um bocadinho mais funda.

    Respeitosamente,

    Tono

    ResponderEliminar
  10. "é neste momento a maior referência individual do concelho."
    Nesta Santa terrinha as referências ou são futebol / política ou shoppings.
    Ppfff.

    ResponderEliminar
  11. este senhor e responsavel pela divida 3oo.ooo euros obras do pavilhao u d o do mundial hoquei patins que esta em contecioso

    ResponderEliminar
  12. HAHAHAHAHAHAHAHAHA
    Obrigado, já não me divertia á muito tempo a ler um texto deste blogue...

    4:52 PM

    Você não tem necessidade de ler isto!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.