sexta-feira, outubro 12, 2007

6.221.026,88 €

É este o número exacto do valor que o empréstimo de 16 milhões de euros para consolidação parcial do passivo vai custar aos oliveirenses nos próximos doze anos.
Como já foi diversas vezes abordado, a amortização do capital vai ter início apenas dentro de três anos, mas o valor de juros que o Município vai ter que pagar à Caixa Geral de Depósitos, vencedora do novo concurso, é de 6.221.026,88 €.
Mais uma factura que vamos pagar, com a assinatura deste executivo...
Se existem situações em que o recurso ao crédito pode ser visto como um caminho para o investimento, nomeadamente através dos empréstimos para fazer face ás comparticipações para obras comparticipadas por fundos comunitários, este não é o caso.
A única vantagem, está relacionada com a possibilidade de a autarquia proceder ao pagamento degrande parte da dívida a fornecedores e com isso aliviar a tesouraria de muitas e pequenas empresas peo que se espera que existam critérios claros e objectivos nos pagamentos a efectuar.

14 comentários:

  1. Deus te ouça!!!. Como já não há milagres o esquema vai manter-se, ou seja prioridade sempre para os mesmos, ou será que estou enganado? Espero que sim!!!

    ResponderEliminar
  2. Li a entrevista do "leader" da oposição na vereação na autarquia oliveirense....e sinceramente nem queria acreditar!
    Sinceramente, Dr. Manuel Alberto! Mais uma vez constatei que o sr. não domina (nem quer dominar) alguns dos temas que abordou na sua entrevista!
    Dialogue, com profissionais credíveis ligados à sua organização (especializados nos termas abordados) constatará por certo que falou de mais sobre temas que não domina!
    Um leader da oposição não deve falhar!
    (ou tentar falhar o menos possível)

    Lamento-o por si!


    Luis Manuel

    ResponderEliminar
  3. Será a contrapartida que o Paulo Vieira e outros recebem quando encaminham um munícipe para um determinado técnico que tem o escritório mesmo antes da ponte sobre a variante, quem vai para o parque de La-salete ?
    Será aquilo que os fiscais das obras, principalmente o Silva, recebe para não ser tão acutilante ?

    Se for isso, então há corrupção na CMOA, a não ser que se considerem ofertas.(sic)

    Helder Simões na próxima reunião da Assembleia Municipal vou assistir à apresentação da Proposta sobre a abertura de um inquérito ao conteudo do texto acima citado.
    Cumprimentos.

    Luis

    ResponderEliminar
  4. Contra a população falo, mas nenhum banco deveria emprestar mais dinheiro à Camara.

    Que aprenam a gerir o que têm que é o que todos nós fazemos.

    E já se desperdiçou muito dinheiro.
    Chega de continuarmos a hipotecar o nosso futuro.

    ResponderEliminar
  5. Mais um empréstimo que é necessário, pelo que se tem lido dos jornais! O problema é se vai ser bem utilizado!
    Mas duvido...., senão não se tinha chegado a ests situação!

    Ze Mul

    ResponderEliminar
  6. Caro Luis Manuel,
    Agradeço a atenção que dedicou à entrevista (ainda bem que a mesma o provocou em si reflexão) e, ao expressar aqui a sua opinião quanto à minha actividade política, estou-lhe também grato pois permite-me dizer o que penso.

    Quanto ao facto de eu não "dominar", nem "querer dominar" alguns dos temas, gostaria de dizer que não tenho qualquer pejo em admitir que não sou o detentor da "verdade absoluta" e reconhecer que falho. Por norma, empenho-me em estudar os assuntos que têm a ver com a gestão autárquica (que é um "mundo") e nunca descorei ouvir os meus camaradas de partido (dos mais humildes aos tais "profissionais credíveis"). Porém, quando refere que falei de mais sobre temas que não domino, esclareça quais são os temas para que eu me possa informar melhor e corrigir.

    De facto, quem acompanha de perto a gestão da autarquia não tem que ser especialista em todas as matérias e e até pode não ser especialista em nenhuma delas. Claro que, por exemplo, não sou especialista em finanças públicas. Mas será necessário sê-lo para emitir uma opinião sobre o descalabro a que fomos conduzidos? Os números não enganam. São duros? Foram feitas opções erradas?... Não foi por falta de avisos do partido que represento e eu nunca os silenciei.

    Quem me conhece, sabe que eu não escolhi participar activamente na política para me "dobrar" a interesses e não preciso dela para me promover. A satisfação que tenho é ajudar Oliveira de Azeméis a sair deste "beco-sem-saída" a que o PSD nos conduziu.

    Sei que sou incómodo, sei que o PS está a incomodar quem estava (bem) instalado, mas apesar das críticas (ou por causa delas) acredito que se está a fazer o melhor trabalho político que a oposição fez algum dia.

    Mérito de quem? Do colectivo que neste momento lidera a estratégia do PS, o que surpreende e irrita profundamente quem milita na "posição".

    Finalmente, meu caro Luis, julgo que não tenho o privilégio de o conhecer pessoalmente, por isso, se tem tanto conhecimento acerca de mim, gostaria de ter o prazer de conversar comigo para que eu o possa conhecer melhor.

    Sabe, é que eu valorizo as opiniões que emitem sobre mim em função dos contextos, mas sobretudo da legitimidade de quem as emite e, não o conhecendo, não lha reconheço.

    ResponderEliminar
  7. Calma "Amigos". Hão-de vir aím uma inaugurações (com o atrso de anos, mas...) e o povo vai esquercer tudo. Até que vai ficar mais 10 ou 20 anos apenas a pagar dívidas.
    Ao menos que a vitória do Dr. Filipe Menezes e do Ribau Esteves sirva para alguma coisa.

    Um P.S.D.

    ResponderEliminar
  8. Dr. Manuel Alberto:
    Li a sua resposta!
    Não lhe vou responder tão longamente como seria o meu desejo apenas uma pequena nota:
    Um "leadear" como sr.(pelo menos é o 1º de uma lista que foi apresentada e sufragada eleitoralmente)devia ter um reduzido numero de pessoas com qualidade cientifica que o apoie "nestas coisas"!

    Não queira ser como o seu "colega autarca" ápio assunção ter um vários assessores (sem nenhuma qualidade e talvez pagos a peso de ouro)e os resultados são estes!
    Além de ter um vereador (seu colega) economista que tem conduzido o nosso concelho situações como aquelas que tanto critica...mas os vai acompanhando nas inaugurações como caminhos,jantaradas,etc.etc.(não é mentira?

    Para terminar (já me alonguei demais) não sou militante/simpatizante do P.S.D., P.P.ou P.C.P e muito menos ex- envergonhado de partidos de extrema esquerda!
    Foi,sou e continuarei a ser um homem livre e com direito (até a um dia) a pensar pela minha cabeça!
    Cumprimentos
    Luis Manuel

    ResponderEliminar
  9. Caro Luis Manuel, quando refere:

    "Não queira ser como o seu "colega autarca" ápio assunção ter um vários assessores (sem nenhuma qualidade e talvez pagos a peso de ouro)e os resultados são estes!
    Além de ter um vereador (seu colega) economista que tem conduzido o nosso concelho situações como aquelas que tanto critica...mas os vai acompanhando nas inaugurações como caminhos,jantaradas,etc.etc.(não é mentira?"

    Deve ser mais claro pois ninguém o entende. Está a falar da Drª Madalena Gomes? Se está, posso esclarecer que está muito mal informado. A Drª Madalena actualmente é vereadora da oposição sem qualquer pelouro atribuído. Porém, no mandato de 1993 a 1997, apesar de ter sido vereadora pelo PS na oposição (o PSD não tinha a maioria absoluta), aceitou o convite do então Presidente Angelo Azevedo para, tendo a anuência do PS, ser vereadora (a meio tempo) com o pelouro das finanças municipais, tendo na altura defendido um plano de "emergência" para sanear as contas do município (que, tal como agora, não tinha credibilidade junto dos fornecedores).
    Em 1997, quando deixou a Câmara, o passivo da autarquia era de 3.500.000 (cerca de 700 mil contos) e a credibilidade junto dos fornecedores fora restabelecida (quem o diz são muitos dos fornecedores que dizem ter saudades da sua eficiência).

    Só para ter uma ideia da evolução "catastrófica" do município desde então até agora, fique a saber que hoje a dívida é cerca de 53.000.000 (cerca de 10 milhões e 600 mil contos), segundo a conta de gerência de 2006.

    Das acusações de participar em inaugurações e de estar em almoços, também eu o faço (com muitos custo pessoais) e muitas vezes somos criticados por não participar em muitas das "encenações" que a maioria monta para os jornais. Não reconheço valor a críticas a esse nível (vindas de um ou outro lado), quer se goste ou não, iremos a todas as iniciativas (inaugurações ou almoços e jantares) que entendamos importantes.

    Por outro lado, quando diz "não sou militante/simpatizante do P.S.D., P.P.ou P.C.P e muito menos ex- envergonhado de partidos de extrema esquerda!
    Foi,sou e continuarei a ser um homem livre e com direito (até a um dia) a pensar pela minha cabeça!"

    Quero também dizer-lhe que ser de um ou outro partido não pode tirar ou dar ligitimidade acrescida para emitir opiniões sobre a política local. Mas, acredite que, salientando uma vez mais que não o conheço, não lhe reconheço autoridade para lançar este tipo de "acusações", pelo menos enquanto forem afirmações evazivas e com intenção de denegrir a actuação de autarcas que, podendo ser criticados, o devem ser com argumentos claros e consistentes.

    ResponderEliminar
  10. não lhe reconheço autoridade para lançar este tipo de "acusações", pelo menos enquanto forem afirmações evazivas e com intenção de denegrir a actuação de autarcas que, podendo ser criticados, o devem ser com argumentos claros e consistentes.(sic)

    Por uma questão de principio e talvez de educação democrática não lhe respondo!
    Oportunamente fa-lo-ei em local próprio.
    Não vai longe,creia!
    (não lhe digo mais nada é melhor!)
    O tempo dar-me-á razão!
    Então até a um dia!

    Luis Manuel

    ResponderEliminar
  11. Deve ser mais claro pois ninguém o entende. Está a falar da Drª Madalena Gomes?
    Quem falou na veradora?
    Ganha juizo!
    Viva o P.S.
    Viva o P.S.

    ResponderEliminar
  12. Começo a notar que andas nervoso Manel!
    Acalma rapaz!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Nunca estive tão calmo...

    ResponderEliminar
  14. Nunca estive tão calmo...
    8sic)

    Parece que não!
    Fazes-me lembrar o 1º!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.