sexta-feira, outubro 05, 2007

Ainda existem boas notícias...

Transcrito do Jornal de Notícias on-line de 3 de Outubro de 2007
Autarquia inaugura ETAR biológica
Salomão Rodrigues
A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis inaugura, na tarde de hoje, a nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) do Pinhal de S. Lourenço, na freguesia de Palmaz. O equipamento, que custou mais de 200 mil euros, financiados na totalidade por uma entidade privada, vai ser entregue à Autarquia no âmbito de um processo de loteamento. Para além de receber os efluentes das futuras habitações, a ETAR está já a tratar os esgotos provenientes dos limpa-fossas das freguesias vizinhas.Quinze cisternasA nova estação de tratamento foi construída pela ACS investimentos para receber o saneamento de 55 habitações que farão parte do novo empreendimento, mas está dimensionada para tratar o dobro dos efluentes previstos. Motivo pelo qual está já a ser aproveitada para o tratamento dos esgotos que são recolhidos pelos limpa-fossas. São ali descarregados, diariamente, cerca de 15 cisternas com quatro mil litros, cada uma. A ETAR, designada como equipamento biológico, tem a particularidade de não recorrer a componentes químicos nem mecânicos. A "decomposição" do efluente é feita através de plantas denominadas "phragmites australis" que, para além de se alimentarem do efluente removendo-lhe os nutrientes, transportam descendentemente oxigénio ao substrato, não libertando quaisquer odores.

http://jn.sapo.pt/2007/10/03/porto/autarquia_inaugura_etar_biologica.html


13 comentários:

  1. O sinal positivo, em meu entender, refere-se apenas ao facto de a autarquia não permitido, como aconteceu no passado e ainda aconteça hoje, que se licenciem projectos imobiliários sem estarem garantias as condições para o encaminhamento das águas residuais.
    Que assim seja para todos os empreendimentos...

    ResponderEliminar
  2. Boa noticia. Parabens OAZ!

    ResponderEliminar
  3. A Confraria deve estar doida!
    É de desconfiar esse POSITIVISMO...

    ResponderEliminar
  4. Licenciamentos... Estamos muito bem servidos com o Sr Vereador Ricardo Taraves. é um homem que não deixa escapar nada e faz tudo da forma mais transparente possivel.

    ResponderEliminar
  5. Bem, Sr. Helder nao é bem encaminhamento...é mais tratamento, pois o encaminhamento é muito facil e barato de fazer, o tratamento é que não, não será assim!

    ResponderEliminar
  6. Estas estações usam-se mesmo só para pequenos aglomerados, loteamentos, etc. Faz-nos falta , pelo menos , mais 2 ETAR'S, para tratar só a sede de Município e circundantes ( Macinhata, Travanca, Pinheiro - parte - e Ul ), que deverá ter uma rede de emissários.
    Acho estranho passar esta Bio- Etar para o Município. Quem faz a exploração , manutenção e gestão das lamas? Se até as 2 existentes ( Associação de Municípios ), estão concessionadas a entidades extra-municipais...

    ResponderEliminar
  7. Alguém já ouviu os mesmos comentários que eu já ouvi sobre o trabalho de muitos jovens durante o verão?
    Eu tenho ouvido que muitos dos jovens que estiveram em actividades pagas pela Camara não fizeram "puto" e ainda por cima vangluriavam-se disso mesmo nos cafés.
    diziam coisas do género: "limpar as matas, nós, com estas roupinhas, vamos vamos! Vamos distribuir uns papeis nos cafés e está feito, 12 euros por dia já cá cantam!"
    Alguém fiscalizou estes jovens, como foram angariados e pagos?

    ResponderEliminar
  8. Meus caros é uma vergolha um hospital que iria perder urgência básica não só fica com a mesma como ROUBA Ginecologia ao nosso Hospital...

    Este Goberno, os seus Deputados que o alicerçam entre eles a Drª. Helena Terra não deveriam ser autorizados a vir a Oliveira de Azeméis...

    É inadmissivel ter esta senhora como deputada que representa os interesses do nosso concelho, ainda quer ser Presidente da Câmara, retrate-se senhora!


    Hospital São João da Madeira perde urgência médico-cirúrgica mas mantém urgência básica!


    Desde o dia 1 de Outubro, o serviço de Urgência do Hospital Distrital de S. João da Madeira (HDSJM) já não tem as valências médico-cirúrgicas de Ortopedia e Cirurgia Geral, mas mantém-se em funcionamento a urgência básica, aberta 24 horas por dia. Os doentes que necessitem de cirurgia urgente são assim transferidos para o Hospital S. Sebastião, enquanto os restantes continuam a ser atendidos em S. João da Madeira. O presidente da autarquia refere, no entanto, que o futuro da Urgência ainda está em negociação com o Ministério da Saúde.

    Ginecologia já
    em S. João da Madeira

    A par das alterações verificadas ao nível do serviço de Urgência, também no dia 1 de Outubro, o HDSJM passou a integrar as especialidades de Ginecologia do Hospital de Oliveira de Azeméis, com base num protocolo estabelecido com esta unidade hospitalar.
    S. João da Madeira recebe assim a área cirúrgica, consulta externa, exames de diagnóstico e terapêutica de Ginecologia, sendo que o Hospital de S. Miguel (Oliveira de Azeméis) manterá, contudo, consulta externa da especialidade.
    No seu comunicado, a ARSN diz que, com a integração da Ginecologia, “a população do concelho de S. João da Madeira terá uma melhoria significativa na acessibilidade a esta importante especialidade e o Hospital terá uma oferta de serviços mais alargada e com repercussão para as utentes que o procuram”.

    ...isto é GOZAR na nossa cara!

    ABAIXO A DEPUTADA H.Terra, ABAIXO OS TACHOS...

    ResponderEliminar
  9. Financiado na totalidade por uma entidade privada!!! E a autarquia foi lá inaugurar? Que grande lata!!!

    ResponderEliminar
  10. Quando não se domina um tema tão delicado como O ABORDADO OS ELOGIOS...FICAM PARA QUEM SABE!
    Mais uma vez (por favor sr. Helder) escreva sobre questões que domine BEM!
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  11. Financiado na totalidade por uma entidade privada!!! E a autarquia foi lá inaugurar? Que grande lata!!!(sic)

    Parabens!
    é preciso ter mesmo lata como afirma!
    Mas este povo (alguns) merece ser engado!
    Quanto mais enganado, melhor e mais feliz se sente!
    E ainda existem boas notícias! 8como diz o "dono"

    Tenho pena!

    ResponderEliminar
  12. Mas afinal o que é isto ?

    Temos duas, ouviram, duas ETAR`S na área do município.
    Só é pena que uma delas sirva os interesses de S. João da Madeira e a outra os interesses de Vale de Cambra, estando uma localizada em Santiago de Riba Ul e a outra em Ossela.
    Mas afinal o que é isto ?
    Até mete dó ver os rios (Caima e Ul) após a zona do colector de descarga dos efluentes que provêm das ditas ETAR`S, mais parecem fossas a céu aberto, e então quando chove, deve de haver (e há) um sistema tipo bypass, em português, ligação directa, e naquelas alturas as ETAR`S nada estão a fazer, a não ser fazer de conta que fazem.
    Tanto investimento, quando aqueles cabeças de burro, com o devido respeito pela raça dos burros, podiam e deviam pensar em construir uma ETAR na zona dos "dois rios" em Ul, abaixo da igreja de Ul, que teria cotas para serem para lá encaminhadas todas as condutas das poucas redes de águas residuais em funcionamento que são direcionadas sem qualquer tratamento para os ditos rios, e serviam quase a toda a totalidade do município, exluindo pelos meus básicos cálculos, sómente parte de Loureiro, São Martinho da Gândara e um pouco do Pinheiro da Bemposta, Ossela e Palmaz.

    É sabido que Ossela poderia usar a existente na freguesia, ou então, teriam construído essa mais a jusante do ponto onde actualmente se encontra e servia Palmaz também, mas era preciso gastar mais uns metros de tubo, e .....

    Bem, isto vai cair em saco roto, mas pelo menos, a nós que estamos atentos a estes problemas, vais fazer-nos pensar no desperdício dos investimentos feitos e sub-aproveitados.

    Mas sim senhor, temos duas, sim, duas ETAR`S no municÁpio.

    ResponderEliminar
  13. Quando não se domina um tema tão delicado como O ABORDADO, OS ELOGIOS...FICAM PARA QUEM SABE!
    Mais uma vez (por favor sr. Helder) escreva sobre questões que domine BEM!
    Obrigado!(sic)

    Concordo plenamente!
    Quem deve dominar bem estes temas é o "pessoal" do Ambiente d Autarquia Oliveirense!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.