quarta-feira, agosto 23, 2006

A União

Aceitei integrar a lista (única) aos órgãos dirigentes da União Desportiva Oliveirense, como Presidente da Assembleia Geral, para o mandato que agora se inicia. Quero cumprir a promessa, aqui feita no nosso blog, de que me iria referir a esta situação. Não que o tenha de fazer, mas porque prometi e não quero mal-entendidos.
As razões são simples. A situação directiva da UDO era a conhecida, com o epílogo de entrega das chaves do Clube na Câmara Municipal. Depois de várias assembleias, não apareceram candidaturas e arrastavam-se desentendimentos entre as potenciais soluções. O que era num dia deixou de o ser no dia seguinte. De repente, todos desapareceram.
Fui atleta da UDO na minha juventude. Suei a camisola e esfarrapei o corpo pelo Clube. Não sinto apenas o clube do alto do camarote ou dos palpites nas esquinas da cidade. Sigo com regularidade a vida e as actividades do clube, não me tendo envolvido nele em todo este tempo. Nesta matéria, estou descomprometido com desavenças, birras e zangas. A ausência de memória também é um bom primeiro passo para construir a história.
A situação do clube nestes últimos tempos tornou-se insuportável, também para mim. A decisão de aceitar foi um passo para contribuir para criar uma nova esperança no Clube. Foi o cumprimento de um dever.
É também um sinal de grande respeito por todos aqueles que mais recentemente trabalharam em prol do Clube. Esse esforço não pode cair na rua.
Quem me conhece sabe que nunca permitiria que um dos símbolos mais afirmativos da vida da nossa terra e da nossa gente, com mais de 80 anos de vida, história e estórias, alegrias e tristezas, de sofrimento e dor, de júbilo e conquistas, fosse tudo agora reduzido ao depósito das chaves do Clube entregues por mão amiga na praça do município.
Não sou cavaleiro andante. Crio amigos mas não invento inimigos. Não procuro lugares nem persigo cargos. Estou farto de politiquices e não faço fretes a ninguém. Mas quem me conhece sabe que sou pessoa capaz de fazer compromissos. Que não divido o mundo entre lobos e cordeiros, pastores e carneiros e que dou o que posso de mim pelo bem de quem todos queremos ser.
É uma fatalidade para alguns, mas é assim que sou. Ninguém é generoso se não for também um pouco ingénuo. E nestas coisas da generosidade, nada se proclama nem propala: pratica-se.
A situação da UDO é suficientemente difícil para que alguém se possa rir. É das mais insustentáveis da história do Clube. Quem nos dera que o clube não precisasse hoje deste desepero e da generosidade das pessoas que decidiram pegar nos seus destinos. Desejo a todos muita sorte. E a loja dos milagres estará certamente fechada.
Mas é agora que todos os de boa-vontade serão precisos. E não quando as vacas andam gordas e vistosas. Cá estamos para ver.
Que ninguém brejeiramente tire daqui outras conclusões nem faça outras leituras. O meu compromisso é com os sócios e os oliveirenses. E a minha cumplicidade é com o meu Clube: a União.
Viva a União Desportiva Oliveirense!

8 comentários:

  1. Parabéns pela disponibilidade em ajudar a União e pela qualidade deste texto em que dás a conhecer as razões pelas quais te envolveste.
    Um Abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Rui Nelson Dinis.
    Não sei ainda muito bem onde se vai meter, mas pronto... vale a atitude.
    Espero que faça o mesmo no Partido Socialista. Sempre gostei de si. Quando tenho conversas sobre política, nomeadamente sobre o Partido Socialista, sempre disse que o melhor socialista anda escondido das luzes da ribalta desde que perdeu umas tristes eleições para a concelhia.
    Toda a gente sabe do seu valor e muitos têm empatia por si. Prova mais do que concreta é este convite para a assembleia geral. Convidaram mais algum "rosa"?
    Só os socialistas é que não percebem que você é o homem certo para a presidência.
    Sei que na actual conjutura (Helena Terra a presidente) é dificil ir a votos.
    Mas das duas uma: ou Helena Terra o convida para candidato, ou então por muito que lhe custe, peço-lhe, que se candidate à liderança. Você não será mais um presidente da concelhia socialista de Oliveira de Azeméis. Será "o" presidente.

    Reflita e depois diga qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo, agradeço (não sei a quem) as palavras generosas. Como imagina, não irei responder por esta via.
    O que não quer dizer que desvalorize o que diz, porque acredito seja autêntico naquilo que afirma.
    Ainda assim, agradeço-lhe a oportunidade para dizer duas coisas.
    A primeira é a de que não perdi umas tristes eleições. vamos chamar os nomes às coisas: fui "sacaneado" por um conjunto de pessoas que, de forma fraudulenta, fizeram com que eu perdesse por 3 votos, quando a minha lista ganhou as eleições para os restantes órgãos. Respeitei, no entanto, os resultados.
    Mas não fui eu que perdi. Foi o PS, a democracia e a credibilidade do sistema que perderam. Eu fiz a minha parte.
    Sobre isto, o PS nunca assumiu responsabilidades. Nem nenhum dos seus dirigentes, foram vários até hoje, assumiu as consequências de tal situação. E ninguém consegue aprender, se não souber identificar os próprios erros.
    A segunda coisa, bem mais importante, é que não estou interessado no PS, não quero nada do PS e, sobretudo, sinto que o PS não precisa de mim. Ainda bem.
    Saudações bloguistas.

    ResponderEliminar
  4. Oliveirense basquetebol, in Record:

    O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Ápio Assunção, reuniu-se ontem com os irmãos Castro para tentar viabilizar a continuidade do basquetebol profissional da Oliveirense. Foi uma reunião longa e ao que Record apurou a solução parece já estar encontrada.

    A Castro Brothers apresenta hoje uma proposta concreta, cuja contrapartida ao investimento passa pela organização de vários eventos desportivos e culturais no concelho. A edilidade garante o apoio do projecto que contará também com algumas parcerias do tecido empresarial.

    Não se discutiram números, mas sabe-se que a Oliveirense vai apresentar o orçamento mínimo para poder participar na Liga Profissional. A questão agora prende-se com a aprovação do presidente da colectividade, Eduardo Costa, que se encontra de férias no estrangeiro, mas que já deu um parecer favorável à formação da parceria

    ResponderEliminar
  5. A questão? Qual questão? Mas este Presidente da colectividade vai agora ousar contradizer a vontade e decisão do Presidente da Câmara?
    Não nos façam rir.

    ResponderEliminar
  6. estou de acordo! o eduardo é dono do ca que é a voz da CMOA, fazem parte do mesmo, comem do mesmo e lutam pelo mesmo: a panela!

    ResponderEliminar
  7. anónimo das 12.55:

    Ora aí está!!! e tem pelo menos 2 empregados na cmoaz, o a. martins e o p. oliveira. tá tudo dito!!!

    ResponderEliminar
  8. caro rui nelson, intrigado fiquei com as suas ultimas declarações pois se não quer nada com o ps e o ps não quer nada consigo, o que faz´estar nos órgãos do ps... é sinal de que ou o ps o quis e eu acho bem que sim e que o rui nelson tambem quis o ps o que também acho bem... nao faria sentido que um valioso contributo como o seu possa ser desaproveitado em prol desta terra e que o ps que tem alguns quadros mas não tantos assim que se possa dar ao luxo de não contar consigo.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.