sábado, agosto 19, 2006

Dívidas à Segurança Social: Será justo?

Depois de publicada a lista negra com alguns dos maiores devedores ao Fisco, eis que agora foi publicada uma lista com alguns dos maiores devedores à Segurança Social. Confesso que considero a medida justa desde que sejam também publicadas as listas de dívidas do Estado e outras entidades públicas por forma a que se possa aferir com exactidão se estamos perante casos flagrantes de fugo aos impostos ou de mera impossibilidade de cumprir com as nossas obrigações pelo facto de outros não cumprirem connosco.
Se já assim pensava, depois de ler os jornais de ontem, a minha tese ficou ainda mais vincada por ter constatado um caso no nosso concelho que me parece ser a amostra evidente de tais factos.
A empresa Cabral & Filhos surge na dita lista negra como devendo à Segurança Social entre 1 milhão e 2,5 milhões de euros. Uma busca rápida nos documentos de prestação de contas da Câmara Municipal mostrou-me que em finais de 2005, a edilidade devia a esta empresa, sensivelmente 1,5 milhões de euros (1.423.673,43 €).
Certamente, e tratando-se de uma empresa de obras públicas, terá muitos outros créditos em muitas outras entidades públicas, pelo que se afigura injusto que conste dessa listagem.
Uma sugestão - a possibilidade de entregar ao Estado, para pagamento dos impostos, os créditos provenientes das dívidas das autarquias locais!

6 comentários:

  1. O Fisco agora não dorme e já penhorou e arrecadou todos esses creditos das Autarquias e outros aos quais pode por a mão. Isso também acontece com as empresas, antes de divulgar as listas sacou o que pode coercivamente, ou seja não quer saber se os clientes dos seus devedores têm massa ou não, desde que estejam vencidos, têm de ser entregues ao Fisco. Por isso os valores das listas são aqueles que estão diminuidos desses creditos entretanto pagos directamente ao Fisco.

    ResponderEliminar
  2. Essa era boa ó Helder!
    Ficavamas empresas limpas de dívidas e a Câmaras a dever (ainda mais) ao Estado. Não seria melhor que as Câmaras só fizessem adjudicações mediante garantia bancária?? Ou como explicar que apesar das imensas dívdas das autarquias a certas empresas estas ainda continuam e efectuar mais serviços?? Há aqui qq coisa que não bate certo. Será que tem a ver com os custos contabilisticos que certas obras apresentam???

    ResponderEliminar
  3. O tratamento que a Câmara Municipal de Oliveira de Azemeis dá á empresa Cabral & Filhos, e outras, é totalmente vergonhoso!!! Não só não lhes paga como ainda propõe que os valores de obras sejam inferiores aos orçamentados. Contratam por 100 e depois só querem pagar 50!!! Vergonhoso!!!

    ResponderEliminar
  4. a C&F não fez, não faz, nem fará nada por Oliveira de Azeméis, vive e viverá a custa do psd's que lhe dão cobertura e lhe arranjam as empreitadas...é um lego do sistema!

    ResponderEliminar
  5. só a mim é que não têm pena de mim, quero ser zito, líder da LCF, ou devedor do fisco, quero ser a mama lena que nada faz...por favor!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.