terça-feira, agosto 22, 2006

A quem interessar...

Caros bloguistas:
Temos assistido a uma crescente animosidade nos comentários e intervenções neste blog. Sobretudo exarados a coberto do "anonimato", alguns dos nossos visitantes vão intervindo de forma desajustada e frequentemente insultuosa para com outros intervenientes, uns desconhecidos, outros ausentes, outros nem por isso. Sempre que essa intervenção ultrapassa os (largos) limites do respeito, urbanidade e cortesia, que pretendemos sejam mantidos, terão os mesmos de ser removidos. Não pode deixar de ser assim. Viva a crítica, abaixo o insulto.
Queremos e vamos preservar a integridade do blog, quer queiram quer não. O blog é feito pelos que nele participam. E não é culpa nossa se as opiniões aqui expressas são neste ou naquele sentido, dizem bem deste ou mal daquele. Desde que tal seja feito com respeito por todos.
Temos como contributors do blog gente muito diversa. Com ideias próximas mas também diferentes. Gente de direita e de esquerda. Gente de todos os clubes, certamente com e sem religião, gostos e paladares diversos. Uns são amigos, outros mal se conhecem. O que queremos ter em comum, é a nossa terra, as nossas gentes e o nosso orgulho em sermos.
Muitos outros foram convidados para escrever no blog. Alguns não quiseram, pois gostam de preservar o anonimato. O que é respeitável. Outros não quiseram, por muito que gostássemos de os ter a escrever no blog. Invocaram as melhores razões para tal. Mas rejeitaram.
Outros tiveram a enorme coragem de dar a cara e dizer, no exercício da sua cidadania plena, o que pensam e como pensam, aqui neste espaço tão aberto, democrático e onde acabam por estar tão expostos à crítica e à censura. Mas não abusemos disso. Tal como não insultamos os ausentes, saibamos tratar bem os presentes. Anónimos ou não.
Sabemos da experiência do passado, que há quem não queira este blog. Há quem não goste deste blog, ou não goste das pessoas que aqui (de forma identificada) escrevem. Há gente a quem o blog não interessa e que tudo fará para ser desvalorizado. Sabemos que este blog já foi censurado e até proibido (como se isso fosse possível, porque ineficaz). Quem não o faria? Há locais que é para trabalhar.
Vivemos bem com isso, mas não vamos alterar os nossos princípios e os nossos padrões de existência. E lembrem-se que esta é uma montra da terra que amamos. Vamos saber usar, com inteligência e bom senso, este espaço de democracia, de tolerância e respeito, que também é uma sala de visitas de Oliveira de Azeméis, no espaço virtual.
Bem haja a todos! Muitos e bons posts e comentários. Obrigado.

16 comentários:

  1. Julgo que me será permitido (é-o concerteza) subscrever o conteúdo deste post.
    São enunciados simples mas importantes - princípios éticos que deveriam reger a desejada participação cívica e de debate por parte de muitos cidadãos num espaço informal como este blogue.

    ResponderEliminar
  2. Muitos indivíduos tem uma enorme vontade de participar mas o meio não os ajuda a compreender o que e' a liberdade e a democracia participativa

    Segundo vários estudiosos “A educação esta interligada ao meio físico e ao espaço social envolvente”

    Se analisarmos o meio existente depreendemos que a sua maioria esta ausente de infra estruturas básicas , que muitos dos mais simples investimentos são iniciados e demoram anos, finalizando com ligações as tais infraestruturais básicas.
    Que visivelmente a ausência de infra estruturas básicas, de planeamento e mobilidade esta no fim da lista das prioridades.
    Que o planeamento se existe e' feito em beneficio de individuais em detrimento do colectivo que e' constantemente ignorado e ate enganado. (Um pequenino Exemplo – Casa do Monteiro)
    Que a gestão dos meios e recursos e' feita de “forma arriscada”, não garantindo assim um futuro promissor.

    Enfim, O melhor e' concentrarmos na melhoria do meio físico e social a beneficio da vida de muitas das almas penadas que deambulam por ai !

    ResponderEliminar
  3. Só conheço uma forma de aprofundar a democracia - é através do aumento da participação civica dos cidadãos na vida da comunidade. É na diversidade de opiniões que se constroi a identidade social de uma comunidade.
    Água mole em pedra dura tanto bate até que fura! O tempo de uns a mandar a seu belo prazer e os outros a acatar ou a alhear-se já acabou (pelo menos na maior parte do território nacional!). Ainda bem que já aqui foi lembrado que respeito e respeitinho são coisas muito diferentes, mas é bom que se lembre também que respeito e temor reverencial são coisas ainda mais diferentes, mas que muitas vezes aparecem confundidos, porque assim convém!
    Eu, tenho sido o alvo preferencial do desrespeito dos comentadores anónimos neste espaço - é claro que eu sei o porquê e eles também! Tal como em tempos, num outro espaço da "blogosfera oliveirense" também fui eu o alvo preferido dos seus criadores. Então, como hoje, estou convicta que esperavam de mim, os ditos, que eu passasse a adoptar o mesmo tom. Não o farei, hoje como então não o fiz. Tenho, além de tudo o mais, a responsabilidade de "não deixar ficar mal" todos aqueles que participaram no meu processo educativo. Depois, sempre ouvi dizer que os actos ficam com quem os pratica e as palavras dizem tudo da educação de quem as profere e, se é certo que "atirar pedras ao vizinho" é mau, pior que isso é fazê-lo escondendo a mão!
    Sendo este um espaço criado para que todos os oliveirenses opinem sobre o estado do mesmo é isso que farei e fá-lo-ei pelo orgulho e pela responsabilidade que o facto de ser oliveirense de gema, alma e coração me conferem. Opinarei em consciência o que penso e não o que alguém pensou por mim ou quer que eu pense, importando-me apenas e só com a forma como a minha consciência vive com as opiniões que emito e não me importando, nem um pouco, com a forma como convivem com a minha opinião aqueles que têm uma diferente da minha!
    A minha actividade civica e politica, na minha terra, faço-a por convicção; baseada em princípios dos quais não abdico e nenhuma maledicência pessoal, nenhum insulto, nem a maior das "baixarias" com as quais me resolvam brindar me vão fazer convencer de que é bom o "status quo" que vivemos nesta terra, tal como me não vão demover de a tentar melhorar.

    ResponderEliminar
  4. Rui Nelson, mais uma vez...

    Bravo!

    ResponderEliminar
  5. dr helena
    não se acomode nem ligue aos insultos. prossiga com o seu trabalho pois é disso que o concelho precisa. os problemas do concelho derivam da péssima gestão por parte dos consecutivos anos laranja, mas também se devem em parte a uma oposição que tem sido ineficaz - o ps esteve mal muitos anos, o pp é inconsequente e o pcp não tem expressão neste concelho operário como seria de esperar. Contudo, agora o pcp já incomoda um pouco a câmara e até o ps que tem de defender o governo como no caso da maternidade, mas acima de tudo o ps tem feito uma oposição como até agora nunca se tinha visto! esperemos que continue assim e que não lhe barrem o caminho internamente pois exteriormente são cada vez menos os alinhados com o poder e isso é que incomoda aqueles que podem perder o lugar ou os jotinhas que aspiram um dia a ser como outros tantos que "sobrevivem" a custa do erário público.
    Nem sempre partilho das suas ideias, mas louvo-lhe a persistência e era bom que outros a acompanhassem nessa cruzada pois este concelho precisa de mudar de cor para abanar com as estruturas e os vícios que muitos anos de poder inevitalvelmente provocam - seja nesta câmara, seja noutra qualquer. Eu só não me identifico por saber que nesta câmara existem retalizações para quem pensa diferente e sei, por contacto e experiência própria, que os vereadores até podem querer mudar algo, mas a pirâmide hierárquica que vigora está invertida, pois alguns funcionários mandam mais que os supostos patrões e não existe coragem para os afrontar pois os supostos patrões têm telhados de vidro. É preciso que as coisas mudem e que os oliveirenses de todas as freguesias percebam que a continuar assim não vamos longe como concelho e corremos o risco da fragmentação ao vermos os concelhos vizinhos a progredirem cada vez mais e a originar a que os pinheirenses se comecem a identificar cada vez mais com os de albergaria, os de loureiro a fazerem vida em estarreja, os osselenses cada vez mais virados para vale de cambra, de carregosa a identificarem-se com arouca e os cucujanenses como eu, os de são roque, macieira e de nogueira do cravo a aceitarem o repto para saltarem para são joão da madeira. No passado, as afinidades culturais com a sede do concelho até poderiam sobressair em detrimento da qualidade de vida, as pessoas não se importavam e defendiam o indefensável só por mero bairrismo. As novas gerações já assim não pensam e basta ver que são cada vez mais os jovens oliveirenses que não regressam a sua terra natal depois de concluídos os cursos universitários e muitos mais aqueles que regressando à zona recusam a morar num concelho que pouco tem para lhes oferecer e como tal adquirem residência em santa maria da feira e são joão da madeira - era interessante analisar esse número, devem ser centenas senão milhares.
    um bem haja a todos os ontributors e a todos os comentadores educados deste espaço.
    só uma última nota para aqueles que criticam o facto deste espaço servir como espécie de contra-poder e de mostrar as mazelas desta terra. A esses, podem constatar o outro lado em www.cm-oaz.pt, mas talvez se sintam frustrados por aí pouco ou nada encontrarem. Não compete a este espaço fazer a apologia do trabalho do executivo camarário, mas sim mostrar outra visão dos acontecimentos. alguém está a espera de ver no site do município criticas a sua propria actuação ou louvores ao trabalho da oposição qualquer que ela seja - se isso acontecer algum dia, aí sim, proponho aos bloggers que façam o mesmo

    ResponderEliminar
  6. dra helena terra: acompanho o forum ha muito tempo. E a senhora não é nem de longe nem de perto a pessoa mais acusada e criticada por estes lados. Por favor leia os comentarios que fizeram e fazem ao herminio loureiro.

    E sera por alguma coisa nao???

    Cuidado copm as mentiras e as impostorices.

    ResponderEliminar
  7. Pois, mas ao contrário do Hermínio, a Helena Terra tem coragem para dar a cara e dizer o que pensa. Quem vai à guerra dá e leva.
    Não vive nem se esconde atrás de assessores de imprensa, de empresas de comunicação e imagem...

    ResponderEliminar
  8. Os COMUNAS derrotistas vieram todos a terreiro apoiar a pançuda!
    Listem pf o que fizeram, fazem ou vão fazer por OAZ?

    ResponderEliminar
  9. Já dos laranjas é facil dizer o que fizeram por oliveira, fizeram com que seja o mais atrasado de todos os concelhos vizinhos. Escolheste bem o nome meu! és mesmo pior que a peste!

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Este "terra rua" tem uma fixação física na silhueta da Helena Terra.

    ResponderEliminar
  12. o helder acabou de remover mais uma verdade sobre a leninha...

    ResponderEliminar
  13. Ao censurado...
    Ou melhor, peste negra.

    Já reparou que faz parte de uma minoria de pessoas vulgares que só vem cá enxovalhar e maldizer?
    Alguma vez pensou que não consegue irritar os seus alvos com esses comentários idiotas que só demonstram a sua mais primária cobardia?
    Ou o melhor que sabe é isto que escreve? Estes tristes comentários de quem muito revoltado deve viver com a vida! Tanta Azia!...

    ResponderEliminar
  14. "peste negra" nada tem haver com "o censurado" no entanto pelos vistos ambos lutamos por um concelho live de comunas e demagogos que nada fazem por esta terra só a enterram, vejam o que está a fazer a lena na AR por esta terra

    ResponderEliminar
  15. no comentário anterior jaz um demagogo, abaixo a santa ignorancia...

    ResponderEliminar
  16. Ó censurado... és um patego jeitoso!... Falhado!...

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.