domingo, março 16, 2008

Plano de urbanização reduz para metade construção de fogos

Segundo a Agência Lusa, O plano de urbanização de Oliveira de Azeméis, que sobe à Assembleia Municipal na próxima segunda-feira, prevê “uma redução substancial” na construção de fogos, anunciou fonte da autarquia.
“O que se pretende é a criação de regras para uma maior harmonização da cidade”, afirmou o vereador responsável pelo sector do urbanismo da Câmara local, Ricardo Tavares.
“O plano admite a construção de nove mil fogos até ao ano de 2020, significando uma redução superior a 50 por cento face ao índice de construção do actual Plano Director Municipal (PDM)”, disse.
O plano de urbanização será analisado na próxima segunda-feira pelo órgão deliberativo, reunião à qual é chamada ainda a pronunciar-se a população.
“Trata-se de um documento estratégico importante pelo que todos devem ser chamados a pronunciar-se sobre a intervenção que se espera no futuro da cidade”, disse o presidente da Assembleia Municipal, Hermínio Loureiro.
“Espero a participação dos oliveirenses até porque penso ser tempo de se começar a pensar no alargamento do perímetro urbano porque há já freguesias ligadas à cidade”, frisou.
O plano - abrangendo as freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, S. Roque, Ul e Macinhata da Seixa - enquadra e propõe “uma diversidade de intervenções estratégicas e prioritárias”.
O documento técnico antevê a melhoria dos acessos na entrada da cidade e com o exterior, a qualificação e animação do centro e a melhoria das infra-estruturas públicas, como as redes de água e saneamento ou a construção de novos equipamentos, direccionados para a infância e a terceira idade.
A construção de uma via intermunicipal ao longo do rio Ul - ligando a cidade a Cucujães e a S. João da Madeira - é uma das rubricas apontadas no plano, que contempla ainda “o reforço das funções do parque La Salette e a sua articulação com o centro da cidade”.
Ora, se o objectivo é que a população seja parte integrante na discussão, os documentos já deveriam ter sido tornado públicos, o que até ao momento ainda não aconteceu, como se comprova pela visualização do site da CMOA.
Contudo, aqui fica o endereço onde podem obter toda a informação disponível sobre o tema.

23 comentários:

  1. MAIS UM VERDADEIRO ATENTADO URBANISTICO SE IRÁ CONCRETIZAR COM O AVAL DOS SENHORES DEPUTADOS MUNICIPAIS DO p.s.d.!

    É PENA QUE AS POPULAÇÕES DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS, ASSIM O QUEIRAM!

    VAMOS ESTAR ATENTOS AOS TERRENOS DOS NETAS, FERREIRAS PINTO, ANTÓNIO RODRIGUES,ETC.ETC.ETC... E ALGUNS POLITICOS E EX-POLITICOS DO P.S.D. E ATÉ ALGINS DO P.S.!

    ResponderEliminar
  2. O café flecha, é o local ideal para se saberem notícias que de outra forma seriam sigilosas.
    Apareçam por lá Sr. jornalistas, disfarçados e verão que não faltará matéria para publicação nos jornais.(sic)

    ResponderEliminar
  3. adianta-te muito estar atento... eles fazem-o na mesma... querem lá saber do que dizem pelas ruas... querem é manter a mama!
    Miséria de gente, miséria de terra!

    ResponderEliminar
  4. adianta-te muito estar atento... eles fazem-o na mesma... querem lá saber do que dizem pelas ruas... querem é manter a mama!
    Miséria de gente, miséria de terra!(Sic)

    Respito a sua opinião!
    Mas se não alertarmos os nossos concidadãos então é que é o fim

    Olha que a mama também tem fim!
    E cré que desta vez é a sério e não a brincar!
    Vê os exemplos como vão as coisas neste país!

    As pessoas já não acreditam nas instituições não acreditam nos políticos,não acreditam na justiça,começam a não acreditar na palavra dos homens...enfim!
    .....Vamos continuar a lutar para mudar estas coisas!

    ResponderEliminar
  5. Mas quem é que disse que havia interesse na participação da população? Devem andar a brincar!!!Deve ser outra brincadeira como a "famosa" equipa "SOS"!!!

    ResponderEliminar
  6. Sei que não tem nada a ver com o post mas devido á falta de local próprio coloco aqui.
    Ouvi um rumor que a CMOAZ ou a FAMOA pagou á Associação de Pindelo pela participação no Carnaval de Pindelo em OAZ com um cheque "careca".
    Alguém sabe se este boato é verdadeiro?

    ResponderEliminar
  7. Povo Miserável!

    ResponderEliminar
  8. Ouvi um rumor que a CMOAZ ou a FAMOA pagou á Associação de Pindelo pela participação no Carnaval de Pindelo em OAZ com um cheque "careca".(SIC)

    Não tem muita importancia, a cmoa compra-lhes mais um carro alegorico e compensa-os. Porque não põem todas as associaçõe que participam no carnaval os seus carros à disposição da cmoa? parece que valem bom dinheiro.

    ResponderEliminar
  9. Ouvi um rumor que a CMOAZ ou a FAMOA pagou á Associação de Pindelo pela participação no Carnaval de Pindelo em OAZ com um cheque "careca".(sic)

    Esta será verdade Zé António?
    Não acredito que se chegue a isto!
    Mas sinceramente que não acredito que isto que li seja verdade!

    ResponderEliminar
  10. ESTA DIMINUIÇÃO DEVE-SE À CONSTRUÇÃO DE ARMAZÉNS E FABRICAS DENTRO DO CENTRO UNBANO DA CIDADE E DA FALTA DE INTERESE NA JUVENTUDE OLIVEIRENSE EM HABITAR EM O DE AZEMÉIS AO COMPRAR HABITAÇÕES NOS CONCELHOS VIZINHOS COMO S.J.MADEIRA E S.M.FEIRA ONDE EXISTE MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
    EU MESMO COMPREI APARTAMENTO EM O.AZEMEIS E JÁ ME ARREPENDI.
    AOS APARTAMENTOS QUE VEJO Á VENDA NEM NO ANO DE 2020 ESTARÃO VENDIDOS QUANTO FAZER MAIS APARTAMENTOS. OS BONS NEGOCIOS IMOBILIÁRIOS JÁ SE FORAM.

    ResponderEliminar
  11. MISÉRIA DE GENTINHA!!

    ResponderEliminar
  12. Queria fazer uma questão ao Helder.

    É verdade que o Presidente da Camara se comprometeu na Assembleia em preservar a Casa dos Monteiros?

    ResponderEliminar
  13. Só ignorantes é que podem fazer essa afirmação da redução de fogos em Oliveira de Azeméis e digo isto por alguns motivos (básicos) que afectam a edificabilidade em "área de cidade":

    1 - Nem todos os terrenos são servidos de infraestruturas;

    2 - Boa parte da área abrangida já está construida;

    3 - As construções existentes limitam a capacidade construtiva dos terrenos, ou seja, é agora mais complicado justificar "políticamente" (leia-se aprovação descricionária) um mamarracho ao lado de moradias de rés-do-chão e andar;

    4 - a topografia coloca os seus entraves;

    5 - A posse de boa parte dos terrenos com efectiva capacidade edificatória está nas mãos de proprietários mais interessados na especulação - que agoar se vira contra eles;

    6 - Excesso de oferta e baixa procura face aos preços praticados.

    Por tudo isto é que só uns palermas mais interessados no soundbyte e com obrigação de falar verdade é que falam nestas grandes conquistas.

    Devo dizer que já vi a proposta do Plano de Urbanização da Cidade e há lá coisas interessantíssimas. Mas vou aguardar para ver o calibre da Oposição, já que bem conheço o do Executivo Camarário, que ao fim de muitos anos tem o descaramento de nos oferecer esta "proposta" que agora coloca para discussão pública e, desta maneira, livrando-se de responsabilidades.

    "Deveriam ter dito isso em tempo!" dirão certamente no futuro.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  14. O nosso Presidente, depois de confrontado por mim, com duas plantas, uma em que era assinalada a Casa dos Monteiros como edifício a preservar e outra em que a mesma casa tinha "simplesmente desaparecido", foi questionado perante qual a verdadeira planta? Primeiro respondeu que ia averriguar com os técnicos, mas depois do Prof. Jorge Carvalho ter assumido que para ele, o edifício seria de preservar o Presidente da Câmara foi obrigado a assumir, perante toda a Assembleia, e em resposta ao Prof. Leonel, que o edifício seria para preservar. Esperemos que assim seja.

    ResponderEliminar
  15. "Casa dos Monteiros", Helder?
    Isso?
    Olhe melhor...
    Não se deixe distrair por pormenorzecos.
    Peça ajuda a quem sabe.

    ResponderEliminar
  16. Primeiro respondeu que ia averriguar com os técnicos, mas depois do Prof. Jorge Carvalho ter assumido que para ele, o edifício seria de preservar o Presidente da Câmara foi obrigado a assumir, perante toda a Assembleia, (sic)

    Os dois cidadãos visados merecem respeito por parte dos oliveirenses?
    Deixem-me rir!

    Por favor oliveirenses estes homenzitos não merecem o nosso respeito!

    ResponderEliminar
  17. Pobreza de gente... onde pára a polícia?!

    ResponderEliminar
  18. AOS APARTAMENTOS QUE VEJO Á VENDA NEM NO ANO DE 2020 ESTARÃO VENDIDOS QUANTO FAZER MAIS APARTAMENTOS. OS BONS NEGOCIOS IMOBILIÁRIOS JÁ SE FORAM.(sic)

    Não se vendem porque ninguem actredita na qualidade de vida em Oliveira de Azeméis!

    Quem acreddita em Apio Claudio?(O Ministro)
    Quem acredita no Tavares?
    quem acredita n o Rosas?
    Quem acredita no Rosas?

    Quem?
    Digam-me caros amigos e amigas?

    OPORTUNISTAS E BANDIDAGEM!

    Desabafo!

    ResponderEliminar
  19. O café flecha, é o local ideal para se saberem notícias que de outra forma seriam sigilosas.
    Apareçam por lá Sr. jornalistas, disfarçados e verão que não faltará matéria para publicação nos jornais.(sic)


    Então já lá foram tomar um cafezinho...pago pelo Ápio?

    ResponderEliminar
  20. Primeiro respondeu que ia averriguar com os técnicos, mas depois do Prof. Jorge Carvalho ter assumido que para ele, o edifício seria de preservar o Presidente da Câmara foi obrigado a assumir, perante toda a Assembleia, (sic)


    Este cavalheiro "Ministro da Igreja" é o maior mentiroso do nosso concelho!
    Este homenzito não terá remorsos um dia quamdo pegar no "Corpo de Cristo"?

    ResponderEliminar
  21. Pobreza de gente... onde pára a polícia?!(sic)

    Na banda portuense "Os trabalhadores do comércio"
    Estes devem saber!

    ResponderEliminar
  22. "Casa dos Monteiros", Helder?
    Isso?
    Olhe melhor...
    Não se deixe distrair por pormenorzecos.
    Peça ajuda a quem sabe.(sic)

    Ele tem pessoas ilustres e técnicos de gabarito que o informam, e o escxlaressem sériamente!

    Assim tá bem Helder!
    Tú é que manobras bem|

    (mais uma para o lixo)

    ResponderEliminar
  23. O nosso Presidente...(ESCRITOS DO SR. HELDER SIMÕES)
    Só se for dele!
    Meu é que não é!
    Se o fosse vendia-o barato e ainda levava o Tavares como brinde!

    Como vêm não ataco ninguem, nem sou Indelicado.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.