domingo, maio 17, 2009

Arquivo Municipal inaugurado

Finalmente, após anos em obras e de estar concluído há largos meses, foi inaugurado o Arquivo Municipal. Uma excelente recuperação de um edifício histórico para Oliveira de Azeméis e que, ao ser equipado com o Arquivo Municipal, pode preservar grande parte da nossa história.

Uma visita ao espaço, ainda quase sem espólio, mas que já deu para ver alguns documentos interessantes.

Destaco a recuperação do tríptico oferecido pelos concelhos do distrito de Aveiro, na década de 50, a Albino dos Reis. Uma peça lindíssima que se encontra recuperada e em exposição neste espaço.

4 comentários:

  1. Jose Carlos Silva19/05/09, 22:19

    Com todo o respeito que tenho por aqueles que contribuirão para a sua construção acho que se perdeu uma grande oportunidade de construir ali o Centro Cultural de Oliveira de Azeméis. É preciso mais audácia para modernizar a fundo e com maior dimensão. De uma vez por todas devemos de deixar de ter processos de obras particulares no arquivo municipal a ocupar espaço que seria útil para outras coisas. É bom que comecemos a partilhar as responsabilidades com os munícipes. Tenho 47 e sete anos e ainda tenho o meu cartão de vacinas. Cada vez que vou ao centro de saúde levo-o comigo. Porquê que um processo de obras quando obtêm um despacho final do Vereador competente não é devolvido ao munícipe? Fica no arquivo a fazer o quê? Porque que não confiamos nos munícipes e entregamos-lhe o seu processo de obras? O requerente assina um termo de responsabilidade em como se compromete a guarda-lo e a apresenta-lo sempre que a câmara entenda necessário consultar. No município fica o registo de todo o desenvolvimento do processo no sistema. A isto chama-se uma grande modernização. Acredito que é isso que todos queremos.

    ResponderEliminar
  2. Srº José Carlos, fiquei com uma dúvida, para si o arquivo só serve para guardar os processos das obras particulares?

    ResponderEliminar
  3. Ah! Mas o Zé Carlos afinal é um grande estratega...Força Zé! É pena não teres estado na equipa ápia ...

    ResponderEliminar
  4. Sr. José Carlos, lá vai mais uma ajudinha....
    Não se escreve "ajudarão",mas sim AJUDARAM.

    De nada

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.