sexta-feira, agosto 17, 2007

Sem título!

Quebrei uns minutos das minhas férias para Vos falar.
O Ano 2007 marcará irremediavelmente a história das festas da cidade de Oliveira de Azeméis.
Foi com enorme tristeza que recebi a notícia de vitimou fatalmente a pequena Micaela, na “Festa de La Salette”. Considero que não é o momento de procurar culpados, mas de chorar a perda e rezar pelos seus familiares, que sofrem uma dor inigualável.
Oliveira de Azeméis está de luto.
Contudo, não posso deixar de manifestar a minha indignação por alguns factos. Acautelem-se aqueles que pensam que não digo o que penso por razões partidárias ou afins (não sou desses):
O QUE VI NO PARQUE É MONSTRUOSAMENTE VERGONHOSO!
Falta de organização, falta de rigor na atribuição de espaços e pior ainda, muita falta de qualidade.
Os divertimentos ai existentes mais pareciam saídos de um acampamento de ciganos (não desprezando), patenteando muita falta de zelo, equipamentos obsoletos e em péssimo estado de conservação.
Nem uma, repito nem uma daquelas “barracas” deveria estar nas ruas que circundam o parque, e muitas delas, nunca deveriam ter autorização para serem instaladas num raio de 1000 Km de Oliveira de Azeméis.
As Festas de La Salette não são uma qualquer festa de freguesia, nos confins de Arrechousa, mas mais parecia. Independentemente de se tratar de uma festa popular, mundana, pode-se fazer muito melhor, mesmo muito melhor.
O programa de festas é fraco, desequilibrado e antiquado, originando a curto prazo o recesso da juventude às festas.
Pôr no mesmo programa “Roberto Leal” e outro cantor “pimba” é muita falta de visão.
Para não falar nas restantes escolhas.
Com um orçamento daqueles, podia-se e devia-se fazer muito melhor!
Vai-nos valendo a vertente religiosa para manter a tradição e a Beleza das festividades.
Mas até a capela se encontrava fechada cedo demais, quando abria! A capela deveria estar aberta até ao último instante: não esqueçamos que se trata de uma festa religiosa.
Não conheço nenhum membro da Comissão de Festas, e certamente fizeram o seu melhor para que tudo corresse bem, mas às vezes não basta estar presente, estar disponível para ajudar, dando o litro por uma causa. E muitas vezes, não basta ter dinheiro, é preciso saber geri-lo convenientemente.
As fatalidades evitam-se, previnem-se… porque elas acontecem onde menos se espera e deseja. Mesmo sem haver culpados!!
Continuação das férias... possíveis!

31 comentários:

  1. Os meus parabéns pelo seu texto, no entanto, como já se deve ter apercebido é o genero de festa que o povo gosta, ou o fazem gostar. É PENA!!!

    ResponderEliminar
  2. "os poderosos podem matar uma, duas até trés rosas, mas nunca deterão a Primavera!"

    Esta é para o Tavares (chefe do P.S.D.local) Apio, Hermínio e restante grupo!

    ResponderEliminar
  3. O QUE VI NO PARQUE É MONSTRUOSAMENTE VERGONHOSO!

    Finalmente encontrei um "comparsa" que concorda comigo!

    Parabens pela qualidade do texto, pela lucidez e seriedade com que o aborda;
    M.

    ResponderEliminar
  4. Os pais da menina que morreu, ao que tudo indica, electrocutada numa pista de carrinhos de choque, em Oliveira de Azeméis, vão receber apoio dos psicólogos do Gabinete de Apoio à Vítima da PSP de S. João da Madeira. Os dois técnicos, voluntários, vão interromper as férias para acompanhar a família, que se encontra muito abalada.
    Vera Amorim e José Carlos Cardoso, que acompanharam a situação pela Imprensa, obtiveram autorização do comando da Esquadra da PSP, para acompanhar os pais nesta situação. Ontem, o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, telefonou à mãe de Micaela, para lhe disponibilizar uma psicóloga da autarquia, mas a oferta já chegou tarde.
    Correio da Manhã

    lamentável que a CMOA tenha reagido tão tarde.

    ResponderEliminar
  5. Este senhor que quebrou as suas férias mais valia ficar quetinho, afinal com o seu artigo nada trouxe de novo.
    Conclusão: o povo ocorreu em força aos espectáculos "pimba" mais uma vez esses burros oliveirenses não seguem a minoria que tem uma forma de estar intelectual; a morte da pequenina só pode ser culpa da CMOA está visto, isso de cumprirem a lei não chega, tem de haver um bode espiatório e a CMOA fica sempre bem...

    ResponderEliminar
  6. É o já habitual. Com tantas técnicas não houve ninguém, nem destes, nem responsável que atempadamente percebesse da importância da intervenção e apoio ao nível dos psicólogos. Felizmente vão ter o apoio de técnicos de S. J. Madeira.

    ResponderEliminar
  7. a opiniao de cada um fica com cada qual, se v.exa acha que as festas foram uma vergonha e nao dignificam o concelho , espero ve-lo no proximo ano a dar a sua colaboraçao.agora espero que este comentario nao sirva para fins politicos como parece que v.exa esta a fazer . só por isso fico-me com estas palavras, por agora. numa coisa dou-lhe razao foi lamentavel a morte de uma criança. tambem sou de acordo que os divertimentos ja estao velhos e sem assunto nenhum, mas nao me parece que seja esta ou qualquer outra comissao de festas que tenham que zelar pelas estruturas e bens de outros.para finalizar gostava de saber se v.exa participou ou pensa participar alguma vez na organizaçao das festas ,nem que seja com ideias? ou se pura e simplesmente se esconde no anonimato cobarde e critica porque nao sabe fazer mais nada ou se da a cara e colabora e contribui com as suas ideias?

    ResponderEliminar
  8. O que o Zé povinho quer é troilaró. As festas foram sempre organizadas por pessoas voluntariosas, mas com poucos conhecimentos e sobretudo sensibilidade e visão para ir mais além. Quando assim não foi (veja-se a edição de 2005) foi o exagero e aquilo que se conhece.
    Certo é que o povo come aquilo que lhe dão, e como o que sempre lhe deram foi "folclore" e bandas de música para além de uns pimbas... assim é que está bem.

    ResponderEliminar
  9. Juntar Roberto Leal com outro cantor " pimba "...
    Faz-me lebbrar o elenco do executivo camarário com 2 excepções: Prof. Albino e Drª Gracinda ( esta fazendo das tripas coração ).

    ResponderEliminar
  10. Prof. Albino e Drª Gracinda (esta fazendo das tripas coração)

    Não acredito!
    ou então são masoquistas!
    Vejam se o Tavares e a Tininha não gostam?

    ResponderEliminar
  11. É necessário procurar e integrar pessoas na comissão das Festas de La-Salette que procurem alterar um pouco o marasmo em que caíram e isso não significa maior gasto de dinheiro (se bem que ainda não se saibam as contas, nem de 2006 nem de 2007). Mas enquanto se verificar a "politização" da comissão e os seus membros forem como que escolhidos a dedo.......

    ResponderEliminar
  12. Este blog descamba sempre para o pior, para o agredir furtivo e fácil dos soldados da Confraria dos paus nas rodas (vulgo PS), é um criticar por criticar...
    Um tubarão lança o mote de uma forma insuspeita do estilo coitadinhos...e logo os peõs pegam na mecha e pegam fogo.
    Afinal o PS nunca geriu a CMOA, não tem que dar ideias e propostas isso é só para os outros, estão cá para criticar e fica sempre bem dar porrada na CMOA.
    Não há ninguém que veja que esta forma de estar é mais do mesmo, o total povão que é burro torna-se esperto e mais uma vez no dia das eleições coloca a cruzinha no PSD.
    Afinal é fácil criticar, ter uma DEPUTADA que só ocupa a cadeira da AR para dizer SIM sr. Sócrates, não é capaz de apresentar algo por OAZ em parceria com o Hermínio e a CMOA...os tais pimbas BURROS vão continuar a votar PSD porque a oposição não apresenta propostas, não tem iniciativas...
    Que tristeza ter de levar com o PSD mais 30 anos pporque os sábios não utilizam correctamente a sua inteligência.

    ResponderEliminar
  13. Caro Pedro Marques...
    É raro, mas às vezes concordo inteiramente com o que escreve. Este é um desses momentos.
    Penso que a questão dos equipamentos obsoletos é pertinente. E muito!!! Será que quem explora esses equipamentos, alguma vez, nos últimos 20 anos, melhorou/modernizou alguma coisa? Não. Está à vista de todos que estes equipamentos são os mesmos de há 15 ou 20 anos! Será que a comissão de festas não pode escolher outros divertimentos mais "modernos" - logo mais seguros... mais atrativos? Pode e deve! Também não me parece que os proprietários destes equipamentos teham algum contrato de exclusividade para que possam ser "residentes", ano após ano, nestas festas!...
    Quanto à "pimbalhada", embora não seja adepto, reconheço que é disto que o povo gosta! E é esse povo que acorre, em massa, ao parque durante festas. O exemplo de 2005 foi bem lembrado em como não se deve descurar este tipo de aspectos, para não se correr o risco de ter umas festas muito modernas e jovens... pra depois estar às moscas. Penso que sería de equacionar um modelo intermédio. Nem "pimba" dia e noite, nem "tecno" noite e dia! Há espaço para todos.
    Tal como refere, tmabém no meu entender, podía-se e devía-se fazer melhor! Para não se correr o risco de qualquer dia estas festas se confundirem com uma qualquer festinha de bairro.

    ResponderEliminar
  14. Tal como refere, também no meu entender, podía-se e devía-se fazer melhor! Para não se correr o risco de qualquer dia estas festas se confundirem com uma qualquer festinha de bairro. (citação).

    Mas já se confundem!

    ResponderEliminar
  15. Menos um Yaris.
    Faleceu, infelizmente, a artesã que de regresso de uma feira em Aveiro numa viatura da cmoa sofreu um acidente. Foi a enterrar na quinta-feira passada na freguesia de onde era natural, Vila de Cucujães.
    Paz à sua alma.

    ResponderEliminar
  16. Se em 2005 na sequencia do acidente ocorrido em Palmaz com o bombeiros foi cancelado o fogo de artifício porque não o fizeram com o acidente da jovem Micaela? Também pelo mesmo motivo foi cancelado o concerto com o grupo "Tocanas", com o compromisso de que seria marcado para outra data. Já lá vão dois anos. Se receberam o cachet a que tinham direito não poderiam ter integrado o programa desta ano? Pois é...

    ResponderEliminar
  17. A Câmara não tem, como é obvio, culpa nesta situação. Justiça seja feita. A legislação nacional é omissa quanto à fiscalidade. Então ai culpe-se o Governo, os deputados na AR e o Presidente da Republica.

    Quanto ao apoio, aí sim, nota-se que a Câmara de OAZ é uma Câmara administrativa, de trabalho de gabinete e de secretária. Não têm trabalho de campo, nao actuam.

    É preciso ver que os dois psicologos q se disponibilizaram são voluntários da PSP de SJMadeira mas ate moram em OAZemeis!!!!!! Sei que um deles ja se ofereceu em tempos para trabalhar a borla na CM Oazemeis como voluntario (ele tb esta de borla na PSP de SJMadeira) mas a CM nem resposta deu.

    ResponderEliminar
  18. Mas enquanto se verificar a "politização" da comissão e os seus membros forem como que escolhidos a dedo.......

    É MENTIRA ESTA AFIRMAÇÃO?

    ResponderEliminar
  19. ATENÇÃO MALTA!

    O TAVARES,ZITO E O PIRES VÃO CRIAR UM BLOGUE DO p.s.d.!

    TERÁ COMO DIRECTOR:
    EDUARDO COSTA;
    SUB-DIEDCTOR:
    HERMINIO LOUREIRO;
    CHEFE DE REDAÇÃO:
    APIO ASSUNÇÃO;
    REDATOR CHEFE:
    PAULO OLIVEIRA;
    "AJUDANTE" DO REDATOR:
    DR.MELO (O FAZEDOR DE DISCURSOS)
    TÉCNICO DE MAQUETAGEM:
    eNGº-HUMBERTO
    ...MAS QUE GRANDE EQUIPA!!(CITAÇÃO)

    AFINAL QUANDO APARECE!!!
    ESTAMOS Á ESPERA DOS ESCRITOS DO PIRES DO ZITO E DO TAVARES!

    ResponderEliminar
  20. A sério?!!

    Não me digam que se vai chamar de novo AZÉMOLA !!!!

    Poing!!!

    ResponderEliminar
  21. Conselho de Fundadores
    Ápio Cláudio do Carmo Assunção (Presidente do Conselho de Fundadores)
    Maria de Lurdes Silva (Vice Presidente)
    António Leite Pinheiro de Magalhães (Secretário)
    Dulcídio Almeida Pinho Costa (Vogal)
    António da Silva Rodrigues (Vogal)
    Manuel Albino Casimiro de Almeida (Vogal)
    António Pinto Moreira (Vogal)
    Paulo Jorge da Silva Fernandes (Vogal)

    Conselho de Administração
    Hermínio José Sobral de Loureiro Gonçalves (Presidente)
    António Manuel da Costa Alves Rosa (Vogal)
    Bernardo Amaro Moreira Simões (Vogal)

    Conselho Fiscal
    Álvaro Augusto da Cunha Figueiredo (Presidente)
    Carlos Filomeno Barata (Vogal)
    Marcial Vaz Santiago (Secretario)

    Que coisa mais esquesita!!!!
    Quem escolheu e elegeu estas personagens?

    Teria sido o Marques Mendes ou o Socrates que é da mesma família?

    São por estas coisas que Oliveira de Azeméis não passa da "cepa torta"!

    Nenhum elemento da famigerada comissão de festas faz parte deste grupo porquê?

    Trabalho?
    Isso é para os burros!
    Ganhem juizo rapaziada!
    Estamos em Agosto de 2007 e não em 24 de Abril de 19974!

    Eles que trabalhem que tem bom corpo e dinheiro para festas e romarias!

    ResponderEliminar
  22. Muito bom este texto. Parabéns pelo seu sentido critico em defesa de Oliveira de Azemeis.

    Pedro Neves / Aveiro

    ResponderEliminar
  23. "AS PESSOAS TÊM FALTA DE IMAGINAÇÃO, REPETEM AQUILO QUE LHES DIZEM"
    De:João dos Santos(Filósofo)

    Será por isso que estamos neste marasmo?!?

    ResponderEliminar
  24. AS PESSOAS TÊM FALTA DE IMAGINAÇÃO, REPETEM AQUILO QUE LHES DIZEM"
    De:João dos Santos(Filósofo)

    Será por isso que estamos neste marasmo?!?

    Tens toda a razão!

    ResponderEliminar
  25. Conselho de Administração
    Hermínio José Sobral de Loureiro Gonçalves (Presidente)
    António Manuel da Costa Alves Rosa (Vogal)


    Bernardo Amaro Moreira Simões (Vogal)Ex-Ps??????

    Não quero acreditar no que li!
    É mentira não é?

    Será mais um Drª Helena Terra?

    O zé povinho tem que saber com quem conta!!!!

    É mentira não é?

    ResponderEliminar
  26. sim, leu bem e qual o problema de pessoas do ps contribuirem para o colectivo, como o fez da dr. madalena quando ninguem do psd quis assumir gratuitamente a gestao da UAC quando faltavam dois dias para terminar o prazo. o sr amaro simões também se tem dedicado a fundação e aconselho-o a ler uma das ultimas ediçoes da voz de azemeis, mais concretamente a entrevista ao insuspeito sr. cesar guedes onde ele assume que o unico que se empenha no parque é o sr. simoes.

    ResponderEliminar
  27. Qual o meu espanto quando ,sobre este assunto,li no jornal correio de azemeis a comparação triste de "tal como em 2005 as festas ficam marcadas por uma fatalidade".
    Meus senhores quando quiserem falar sejam objectivos.
    Tal quanto me recordo e recordo-me bem das festas de ha 2 anos a tragedia que aconteceu com os bombeiros voluntarios nao teve qualquer relação directa ou indirecta com a organização das festas já este é obvio que é da responsabilidade de quem autorizou que tais divertimentos sem o minimo de segurança permaneçam integradas no Parque.
    Nestas alturas tenho vergonha de ser oliveirense e pergunto a mim mesmo o porque da passividade daqueles que tem o poder de apontar o que de errado e correcto se faz nesta cidade e por ela.

    ResponderEliminar
  28. Partilhamos da mesma opinião em relação à qualidade das Festas de La-Salette.
    De ano para ano a qualidade e diversidade das barracas é pior, sendo que, com a quantidade de barracas de artigos africanos que lá se encontravam este ano, no próximo as festas poderão ser chamadas de Festas de Marraqueche...

    Relativamente ao programa, o único verdadeiramente profissional que esteve presente foi o Roberto Leal, goste-se ou não do seu estilo. Apresentou uma boa banda e um bom grupo em palco. Tudo o resto, foi gozar com o povinho oliveirense.
    O pior... a noite do mais alerta! Lindo, lindo de chorar por mais...

    Relativamente à Comissão de Festas de La-Salette, não compreendo porque é que esta não faz parte do organismo principal que é a Fundação La-salette e por outro, porque tem necessidade de andar a pedir dinheiro de porta em porta para as festas, se a CMOA dá tanto dinheiro à Fundação.

    ResponderEliminar
  29. o unico que se empenha no parque é o sr. simoes.

    Gostei de saber,acredite!
    Mas de Santos...está o ceu cheio!

    ResponderEliminar
  30. Pedro, demonstras mais uma vez coragem e caracter, mas assim eles encostam-te... começam a ter medo da tua qualidade!

    ResponderEliminar
  31. Já repararam que se fez silêncio quanto a este caso, de repente? Já repararam que a Comunição Social deixou de escrever, nomeadamente, o que se sabe sobre o inquérito e as investigações em curso? O que se anda a tentar esconder??

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.