Não critico por puro prazer nem tenho outras intenções além do sincero desejo de que as coisas sigam o rumo correcto e os autarcas vejam o seu esforço e dedicação reconhecidos. Gostaria de poder equilibrar elogios e críticas mas, infelizmente, o que vejo e sinto na rua não o permite.
A maior parte das minhas críticas reproduz conversas com gente banal, alheia a interesses partidários. Outras resultam das minhas próprias observações. A muitos desgosta ver o território de (...) com evidentes sinais de laxismo e abandono, mas nem todos podem dizê-lo alto e sem receio. Porque da câmara dependem, directa ou indirectamente, mais de 500 famílias (representando mais de 1/5 do eleitorado que por isso nunca se abstém). Sempre procurei que os meus textos sejam fundamentados e, na medida do possível, ilustro-os com exemplos.
Qualquer autarca que pretenda atribuir carácter ofensivo à crítica construtiva e não difamatória está na função errada. Porque vive perto dos eleitores, pode escutá-los e recolher importantes pistas que o ajudam a formar opinião sobre a justeza das críticas. Ao invés de se armar em vítima, devia encarar uma apreciação desfavorável como aviso ou sinal de que o ambiente tende a ser-lhe adverso e a reeleição pode estar em risco.Suponho que qualquer autarca presume fazer, diariamente, o melhor pela comunidade. Mas, por vezes, há boas razões para duvidar. Se desconhece ou se recusa esclarecer legítimas dúvidas, sobretudo quando nada de palpável para a comunidade resulta desse labor, não só o esforço é inútil e inglório como depressa as dúvidas viram certezas para a maioria.Um autarca incapaz de compreender essa realidade, vivendo isolado numa torre de marfim e tomando como sinceros quatro elogios de cinco colaboradores ou correligionários, tardiamente descobrirá ter sido iludido. Sei de casos concretos em que as "vítimas" só se aperceberam do erro quando os resultados nas urnas lhes foram desfavoráveis.A crítica é o que há de mais banal em política e cabe ao(s) visado(s) persuadir, convencer e obter a aprovação de quem pensa ou observa as coisas de forma diferente.A crítica só incomoda quem dorme de consciência pouco tranquila. [...]
Obs: Este texto é da autoria de um blogger, de um concelho bem distante do nosso, mas que em grande parte se poderia aplicar ao nosso concelho e por esse facto resolvi publicá-lo aqui.
muito lúcido o autor. afinal os problemas e resultados dos blogs não se resumem a este concelho
ResponderEliminarmais um triste post...
ResponderEliminarse o concelho tem cerca de 40000 votantes se 500 familias prefaz 1500 pessoas em média, então onde estão os outros...
aqui está a nossa oposição!
Tristeza de PSD
ResponderEliminarMarques Mendes é um político muito original, depois de ter sido forçado a demitir-se para se voltar a candidatar à liderança do PSD escreve aos militantes assegurando que se candidata «para para pôr fim ao desgoverno socialista, para dar um novo rumo a Portugal. Quero governar em 2009, mas preciso do seu apoio» [Portugal Diário]. Não se candidatou porque demitiu em consequência da gestão desastrosa da CML, candidata-se para salvar o país fazendo-lhe o que fez à autarquia da capital.
Para se poder apresentar aos militantes do PSD como o salvador da Pátria o líder demissionário do PSD até inventou uma grande coisa, a escolha do novo líder através de directas.
Como seria de esperar, Luís Filipe Menezes não podia permitir que Marques Mendes se apropriasse da ideia da escolha com recurso a directas, algo tão importante para o PSD como a Teoria da Relatividade para a Física. Vai daí e responde, respondendo ao SMS de Marques Mendes, com outro SMS, acusando-o de se apropriar da ideia das directas.
Temos, portanto, dois candidatos a candidato a primeiro-ministro de Portugal discutindo uma coisa muito importante, saber quem teve a ideia das directas. Estão com azar, quem propões a escolha do líder do PSD recorrendo a directas até foi um santanista, Foi Rui Gomes da Silva que as propôs no congresso realizado em 1996 no Coliseu dos Recreios.
Que se saiba, Marques Mendes opôs-se às directas no congresso de Viseu com um argumento curioso, o risco de uma distrital poder escolher o líder do PSD [RTP]. Parece que esse perigo já não existe pois quem vai escolher o próximo líder são os mais de 30% de militantes do PSD-Madeira que, como se sabe, devem obediência canina ao “grande líder” Alberto João, que já deu o seu apoio a Marques Mendes.
Conclusão, Marques Mendes não só transforma uma demissão oportunista numa batalha contra Sócrates como ainda por cima se apropria de projectos alheios, os mesmos projectos a que se opôs no passado. Portugal e até o PSD merecem melhor.
PS: Como é possível que Marques Mendes minta fazendo afirmações que não resistem a uma busca elementar no Google?
Agora se percebe porque é que os nossos autarcas muncicipais reagem tão mal ás criticas, porque, que eles estvam na função errada há já muito tinhamos percebido.
ResponderEliminareste anónimo das 8:08 pm é um iletrado de 1ª. então não percebe que o texto não é do helder mas sim uma transcrição de outro blog de outro concelho.
ResponderEliminarPasme-se: alguém em Oliveira de Azeméis paga quotas de militantes do PSD por grosso.
ResponderEliminarQuem será?
Tenho de manifestar estupefacção por uma conversa de café que ouvi há dias em que três presidentes de junta do psd maldiziam e achincalhavam o presidente da câmara e a câmara no geral. Um deles dizia que não se tinha candidatado para aquilo, para a falta de dinheiro mas principalmente de palavra do presidente. Diziam que o fosso tá de tal forma que já é impossível sair dele. Logicamente que falavam de situações concretas das freguesias deles mas escuso-me a transcrever até porque o que me ficou na memória foi a forma mordaz como falavam.
ResponderEliminarPasme-se: alguém em Oliveira de Azeméis paga quotas de militantes do PSD por grosso.
ResponderEliminarQuem será?
(Citação).
Saibam que essa é a prática corrente desde há muitos anos.
É a democracia.
Não seria de todo pertinente ter aqui um acesso à azfm?
ResponderEliminarTenho de manifestar estupefacção por uma conversa de café que ouvi há dias em que três presidentes de junta do psd maldiziam e achincalhavam o presidente da câmara e a câmara no geral.(citação)
ResponderEliminarEsta gente é tão baixa,ignorante para não lhes chamar outra coisa! Nunca têm coragem de olhos nos olhos e coragem para lhe dizer!
Acreditem quem fala assim do "fraco presidente" é muito,nuito,muito pior do que ele!
Raça de malvados!
Diga-nos caro anónimo quem é esta gente para lhe podermos voltar as costas!
.....Depois vão para as assembleias Municipais "baluja-lo"!
Cambada de oportunistas e de ....fora as mães ciutadinhas que não têm culpa!
É desta gente que a democracia não necessita!
Embora o 1º também seja assim que o diga o M,Soares!
Pasme-se: alguém em Oliveira de Azeméis paga quotas de militantes do PSD por grosso.
ResponderEliminarQuem será?
(Citação).
Saibam que essa é a prática corrente desde há muitos anos.
É a democracia.(citação)
Desculpe!
já agora, e como diz o nosso povo...."ponha o nome aos bois" (SEM OFENÇA AO BENEMÉRITO)
Tenho de manifestar estupefacção por uma conversa de café que ouvi há dias em que três presidentes de junta do psd maldiziam e achincalhavam o presidente da câmara e a câmara no geral.(citação)
ResponderEliminarPOR FAVOR DIGA-NOS QUEM É ESTA GENTE?
POR FAVOR DIGA-NOS QUEM É ESTA GENTE?
POR FAVOR DIGA-NOS QUEM É ESTA GENTE?
POR FAVOR DIGA-NOS QUEM É ESTA GENTE?
Para se poder apresentar aos militantes do PSD como o salvador da Pátria o líder demissionário do PSD até inventou uma grande coisa, a escolha do novo líder através de directas.(Citação)
ResponderEliminarSão com estes leaders fracos que este país não avança!
Vejam na nossa santa terrinha...o tavares,o pires...o zito... os presidentes das juntas de pindelo,palmaz,ul,cesar,cucujães por exemplo!!!
Enfim!
Por favor.
Deixem a política e dediquem-se à...pesca de preferencia na Ria!!!
Cesarense
Um deles devia ser o de Carregosa. Não?
ResponderEliminarAo anónimo das 9.18, eu não sou o bufo mas posso afirmar aqui que tenho dúvidas que os coitados dos presidentes do ps consigam dizer mais mal todos juntos que um tal do psd onde mora um dos comendadores.
ResponderEliminarpois... e nas assembleias dizem que sim a tudo!
ResponderEliminaré só treta... diz que disse, esta gente anda a ver muitas novelas e depois vem para aqui inventar histórias.
ResponderEliminarSe fossem reais, se fossem verdadeiras eles colocavam os nomes, até porque om o anonimato que mal pode acontecer?
Com nomes tinha mais graça ou não tinha?
Aldrabões...
dos presidentes do ps consigam dizer mais mal todos juntos que um tal do psd onde mora um dos comendadores.(citação)
ResponderEliminarDeste "cara"já nada me admirava!
Como pode um homem COMO ÁPIO ASSUNÇÃO DAR CREDIBILIDADE A UM "ESTAFERMO" COMO ESTA ESPÉCIE DE homenzito!
Cesarense
Com nomes tinha mais graça ou não tinha?
ResponderEliminarAldrabões... (citação)
Colque os nomes deles!!!
Por causa desta espécie que escreveu o que acima cito!
hihihihi
ResponderEliminarE os nomes não aparecem, porque será?
São todos farinha do mesmo saco, uma mão lava a outra.
hihihihi
vejo tanta maldade com a juventude pois tenho 60 anos já tenho politica que chegue, é bom que venham novos politicos como Helder pires e outros tantos pois os velhos já nada fazem.A.J
ResponderEliminarFiquei entristecido pelo que li nos jornais e vi na televisão, este governo anda a tapar os olhos ao Zé Povinho,um ministrodiz que até ao ano 2010 as escolas tem um computador para cada 2 alunos, as escolas tem salas? não sei o que digo.O dsemprego a baixar épreciso ter lata para mentir tanto, quntas pessoas nestes ultimos anos emigraram50,100,mil? como pode um governante vender tanta banha da cobra aos Portugueses, antigamente era nos mercados e feiras ,mas agora é au ´País todo`` ainda conseguem estar no governo. A.S.
ResponderEliminarvejo tanta maldade com a juventude pois tenho 60 anos já tenho politica que chegue, é bom que venham novos politicos como Helder pires e outros tantos pois os velhos já nada fazem.(citação)
ResponderEliminarMELHOR SORTE NOS DE DEUS!
Pires,zito,tavares, montes e compª,NUNCA MAIS!