segunda-feira, agosto 20, 2007

Colisão de três carros provoca oito feridos

Oito feridos, quatro dos quais em estado grave, é o resultado de um acidente de viação ocorrido, na tarde de ontem, no Itinerário Complementar (IC) 2, ao quilómetro 262, na freguesia de Macinhata da Seixa, Oliveira de Azeméis. Entre os feridos graves encontram-se duas crianças.
O acidente terá sido provocado por uma ultrapassagem de um condutor que se colocou em fuga . Os acidentes no IC2 sucedem-se a grande ritmo, mas os responsáveis pela Estradas de Portugal (EP) não se mostram convencidos da perigosidade daquele percurso. Segundo testemunhas do acidente, registado pelas 15.30 horas, terá ocorrido depois de um condutor, que seguia no sentido norte/sul, ter efectuado uma ultrapassagem que o obrigou a deslocar-se para a faixa contrária. Ao ser confrontado com o veículo em contramão, um outro condutor, que seguia no sentido sul/norte, acabou por se despistar e embater em duas viaturas.
Do choque resultaram oito feridos, entre os quais as duas crianças naturais de Loureiro, que seguiam na mesma viatura.Um helicóptero do INEM foi destacado para o local, mas quando este lá chegou já os feridos tinham sido conduzidos em ambulância para o Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira. O carro do condutor que se colocou em fuga foi identificada pelas autoridades.
O troço do IC2 entre S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis tem registado, desde o início do ano, um número recorde de acidentes. Nos primeiros meses de 2007, morreram três pessoas, tantas as que morrerem em todo o ano passado e várias dezenas ficaram feridas. Estes factos levaram vários autarcas a pedir intervenção da EP. A vice-presidente do grupo parlamentar do PS, Helena Terra, chegou mesmo a solicitar ao responsável pela EP do Centro, Joaquim Rosa, que considerasse a possibilidade de se colocar um separador central na via, como uma das medidas para diminuir a sinistralidade. Mas, na resposta, Joaquim Rosa não se mostrou receptivo a esta intervenção, considerando que os acidentes têm a ver com actuação dos condutores e não com a estrada.
In Jornal de Notícias, 20 de Agosto de 2007

13 comentários:

  1. Joaquim Rosa não se mostrou receptivo a esta intervenção, considerando que os acidentes têm a ver com actuação dos condutores e não com a estrada.(citação)

    Este sr. Engº quando lhe falam em Oliveira de Azeméis é a mesma coisa que lhe falar no diabo,porquê!

    Ele se fosse um bom director vinha ver com os prórios olhos a "boa merda" que têm feito com o arranjo do I.C. 2.

    Então e...a influencia do Presidente da Assembleia Geral da U.D.O.???

    ResponderEliminar
  2. O que é preciso dizer a esse sr. Eng. é que por causa da actuação de (alguns) condutores, muitos inocentes morrem nesta estrada.
    No antigo IP5, embora o traçado não ajudasse, a grande maioria dos acidentes tinha a intervanção directa dos condutores, como é, de resto, normal. Mas desde que lá colocaram (nas zonas mais críticas) os separadores (na sua maioria simples reflectores plásticos - vulgo "pinos") que inviabilizavam as ultrapassagens aos mais incautos (irresponsáveis), nunca mais houve acidentes nessas zonas e as mortes reduziram-se drasticamente nessa "ex-estada da morte).
    Será preciso morrer alguém importante para esse sr. eng. acordar? Ou ser posto na rua?
    As obras no IC2, além de serem feitas em agumas zonas sem qualquer tipo de cuidado com as regras básicas de segurança rodoviária (sinalização apropriada por exemplo), pouco ou nada vem acrescentar à segurança da mesma!

    ResponderEliminar
  3. Do que se diz na notícia, parece que, mais uma vez, a culpa foi do condutor.
    Haja bom senso e rigor. Não há milagres para a má condução, a falta de civismo e a condução agressiva e potencialmente assassina de muitos condutores.
    Á excepção de os retirar da estrada e do volante e voltar a pô-los a tirar a carta de condução.
    Aí aprendiam...

    Já agora, tem graça que seja a deputada da maioria (Helena Terra) a preocupar-se com o assunto, quando a Câmara e o PSD (que tem um deputado) não fazem nada para ajudar e, pelo menos, alertar para o assunto. Fica aqui um bom exemplo de responsabilidade ... e de falta dela!

    ResponderEliminar
  4. ficamos a saber que existe deputada da maioria e que está a fazer algo por OAZ...

    espanto!

    vai ser dificil convencer o tal boy, engº (?)...penso que não, eles falam psguês.

    se for necessário o hermínio chama o ministro a Oliveira como o da saúde.

    a CMOA faz uma recepção o ministro dá os parabéns ao Ápio e a triste confraria fica amuada descarregando o seu mal estar aqui no site durante semanas, tipo o tema do shoping, vem esse vai a recurso de secretaria no campo já foi derrotado mas pelos vistos faltava a virgula...

    ...mas estavamos a falar do trabalho abundante da deputada...ora listem lá o que propoz, ai é verdadade eles aqui nada propõem só divagam e criticam...

    ps meu querido ps continuem a estender a alcatifa vermelha ao Ápio...

    ...que fizemos nós de mal para termos uma oposição tão fraca?

    ResponderEliminar
  5. Ao "mais 30 anos não!..."

    Se está tão incorfomado com o desenrolar da oposição, apareça! NAs Assembleias Municipais por exemplo!
    Já lá pôs os pés alguma vez para avaliar a prestação da oposição? São públicas e cada vez mais concorridas pelo mesmo! Sabía? Isso por si só demonstra que são animadas as discussões!
    Quem não sabe do que fala, mais vale estar calado!
    Ou prefere referir o que fez o sr. para inverter o que o incomoda nos últimos 30 anos?
    Em relação ao que refere sobre o "nosso" "deputado" Hermínio Loureiro, mais uma vez está mal informado sobre o que relamente se passou!
    Sobre o que faz a deputada Helena Terra, só precisa de ir ao Site da AR e ver com os seus próprios olhos! Aproveite e veja o que fez/faz o outro "deputado" cá do burgo!
    (Se calhar a esse respeito mais vale ir ao site da Liga de Futebol!)...

    ... que fizemos nós de mal pra ter de ler estes comentários tão fraquinhos!...

    ResponderEliminar
  6. Faleceu esta madrugada uma das ocupantes de um carro, mãe de duas crianças.
    Os sonhos, por vezes, embatem na dura realidade da morte, que é o vazio total. Tudo o que é construído com tanto esforço desmorona-se apenas num segundo. É tempo de reflexão, de descer ao que somos, ao que de facto interessa nesta vida.

    ResponderEliminar
  7. Aos anónimos que ficaram tão surpreendidos pela dr Helena Terra ter questionado o responsavel pelas EP do Centro, quero apenas esclarecer que muito antes a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis já o tinha feito, e a resposta da altura foi exactamente a mesma. Não quero com isto dar a ideia que não se deve falar no assunto, porque é urgente o debate sobre este troço e mais urgente uma intervenção rápida. isto só para que não existam comentários que apenas demonstram falta de informação.

    Duas Notas: 1º - Lamento que o Sr Helder Simões tão atento e informado que é, não tenha esclarecido estes anónimos. Foram declarações públicas por parte da CM.

    2ª A sr deputada, dr Helena Terra é que poderia dar uma ajuda através da influência que pode ter, ou não junto do Governo que apoia, ou até mesmo nas EP de alguém conhecido, que possa ajudar o Município a resolver este problema, ao qual não tem responsabilidade visto ser tutela das Estradas de Portugal e certamente anseia por uma rápida intervenção.

    ResponderEliminar
  8. meu amigo, é pena que o jornalista que fez a notícia que transcrevi também ande pouco informado e não se recorde da interpelação da cmoa.

    ResponderEliminar
  9. O comentador disse:

    Ó camarada esta foi mesmo para a cabeça da dr Helena Terra,pois o ex, pode dar uma ajuda pois até faz parte da E.P. VAMOS A ISSO DR. HELENA TERRA.


    ESTOU A TENTO.

    ResponderEliminar
  10. Pois, mas apesar de o jornalista se ter esquecido dessa referência não significa que o amigo hélder não possa esclarecer todos aqueles que a partida desconhecem essa informação. Ou só gosta de ser preciso para questões que lhe interessam? Ou pretende que o seu blog seja completo e informa todos sobre o que realmente se passou, ou então vicia as opiniões omitindo pormenores que para mim são relevantes.

    ResponderEliminar
  11. sr comentador mas tem dúvidas que o Helder vicia!?!

    Claro afinal ele pertence a Confraria do mal dizer, nada propor e nada fazer...

    cronfraria esa liderada pela DEPUTADA que pelos vistos tem uma lista de muita coisa invisivel...

    Herminio dá um safanão neste marasmo trás cá um Ministro para ele ver em loco este problema!

    ResponderEliminar
  12. ao "não vai passar"

    Ainda não reparaste que o hermínio tá-se a c... pra esta banda? Tá mais preocupado com futebois meu! Acorda!!!

    ResponderEliminar
  13. Paz á Cristina e força para o Ismael e família.Lamento é que esta situação acontece todos os dias e porquê??ou são as estradas ou os condutores menos cautelosos ou isto ou aquilo..o certo é que acontece.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.