domingo, junho 24, 2007

Memórias do Café Arcádia (1)

Quando se perdem as referências é porque já não há presente nem futuro….

Anos sessenta do século passado.
Atrás do Balcão, o sr. Rui Araújo, atirando uma ‘bocas’ ao mesmo tempo que aviava uns cafés e cevadas (e também uns copitos no ‘reservado’, porque não ?).
Velha glória do futebol português, Rui Araújo, fora jogador do Sporting e da Selecção Nacional. Foi o futebol quem o trouxe até Oliveira de Azeméis, como treinador da União Desportiva Oliveirense (mais tarde de outros clubes das redondezas também).
Sócio do Café Arcádia com os irmãos Bastos, primeiro. Único proprietário, logo depois.
No ângulo direito para quem entrava no Café Arcádia, entre duas largas portadas envidraçadas, a sacrossanta mesa do dominó, intocável e inocupável entre a uma e as duas da tarde, pelo menos, salvo por um determinado grupo.
Ali tinham assento reservado para as diárias partidas de dominó o Padre Salgueiro, o sr. Figueiredo dos Seguros, o sr. Ilídio Almeida, e alguns (poucos mais), completando-se, a quadra de jogadores muitas das vezes com o sr. Prior do Pinheiro (a quem muitos, sabendo-o por ali presente, arrojavam-se a pedir-lhe um empenho que tanto podia ser para livrar da tropa, para arranjar um emprego, para um ‘jeitinho’ na carta de condução e, oh supremo despautério, para livrar da tropa. Eram os - duros - anos sessenta. Uma guerra em várias frentes africanas já chamavam pelos jovens deste país. Goa, Damão e Diu já tinham ficado desprendidas do Império Português.
……………………………………………………………………………………………………..

Uma das primeiras imagens que guardo do Café Arcádia, finais dos anos cinquenta, é a da constante presença de um senhor, já com alguns cabelos brancos, sentado, sempre que o tempo permitia, no exterior do café, sob as arcadas. Falava de uma forma estranha, para mim.
Sentava-me no seu colo e dizia lá para dentro: “ Rui ! dá ribuçado pró minino “.

Alguns anos anos mais tarde fiquei a saber que o senhor que me dava rebuçados se chamava Peics, era húngaro, jogara futebol, provavelmente de origem judia,, provavelmente fugido da barbárie nazi e que encontrou em Portugal o seu porto de abrigo, fazendo seu mister treinar equipas de futebol, UDO incluído.

12 comentários:

  1. Obrigado Carlos pela qualidade do teu artigo!

    Foi uma enorme alegria e ao mesmo tempo tristeza que revivi e excelente "quadro" que descreves-te dessa época.

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Oliveira de Azeméis está a morrer... principalmente devido às mentalidades tacanhas e visão miudinha de algumas pessoas desta terra... Aqui, há certos senhores a quem se permite tudo, sem nunca se interrogar... num espirito de "eu posso, quero, e mando..." Nós, sejamos bons ou maus, continuamos a compactuar com este estado de coisas... Oliveira da Azeméis precisa urgentemente de um "GOLPE DE ESTADO", principalmente contra pessoas como NETAS, LOUREIROS, TAVARES, ÁPIOS, TERRAS, ROSAS E JORGES, que aos poucos têm minado a imagem e as estruturas do concelho. Ainda é possivel inverter o percurso da decadência... o povo ainda vai a tempo de salvar Azeméis, basta de mentalidades pacifistas, conformistas e retrogadas.
    O Povo é quem mais ordena! Rua aos TURBO-TACHISTAS!

    ResponderEliminar
  3. JORGES, que aos poucos têm minado a imagem e as estruturas do concelho. Ainda é possivel inverter o percurso da decadência... o povo ainda vai a tempo de salvar Azeméis, basta de mentalidades pacifistas, conformistas e retrogadas.
    O Povo é quem mais ordena! Rua aos TURBO-TACHISTAS!

    Eh! pá nem acredito no que li!!!!
    Até que enfim que começam a "pensar"(com o devido respeito) cá na nossa terrinha!
    Ao autor os meus sinceros parabens!!!
    Vê sr. Helder como são as coisas????

    Isto desta vez vai!!!

    ResponderEliminar
  4. O Arcádia ainda vai "parar" às mãos do filho do Dr.Valdemiro.....
    Ele paga(pega)tudo!!!!!!!!Sem licença de utilização,claro!...
    "NÃO TENHAM PENA DE MIM QUE EU GOSTO DE VIVER ASSIM"

    Tóbarbas

    ResponderEliminar
  5. O Arcádia ainda vai "parar" às mãos do filho do Dr.Valdemiro.....
    Ele paga(pega)tudo!!!!!!!!Sem licença de utilização,claro!...
    "NÃO TENHAM PENA DE MIM QUE EU GOSTO DE VIVER ASSIM"

    Com o Tavares e seu "adjunto"
    Ápio tudo é possível!!!!
    Muito gostava de saber o que recebem em troca os "comendadores"
    ao apoiarem esta gente???

    ResponderEliminar
  6. Ao ler o teu texto senti um nó na garganta… e uma teimosa lágrima a querer escorrer.
    Sei que sentiste o mesmo.
    Obrigado Carlos Cunha.
    Vemo-nos por aí.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo disse...
    JORGES, que aos poucos têm minado a imagem e as estruturas do concelho. Ainda é possivel inverter o percurso da decadência... o povo ainda vai a tempo de salvar Azeméis, basta de mentalidades pacifistas, conformistas e retrogadas.
    O Povo é quem mais ordena! Rua aos TURBO-TACHISTAS!


    Eu nao diria melhor.
    às x da a ideia que as pessoas de oaz - politicos de todas as cores incluidos - nunca saem de oaz e nunca comparam a nossa terra com as vizinhas.

    ResponderEliminar
  8. Ora, depois deste comentários aqui está um bom slogan:

    Tens mais de 18 anos e menos de 30, e queres um bar ou cafe para escolher alista-te no poder, e eles dão-te a escolher, pelo menos de 4 sem doer! E como dizia o, outro Gondomar!!!

    Ze mul

    ResponderEliminar
  9. Alguém me faz o favor de explicar o que a Margarida Velhas foi fazer a Bruxelas... o que é que ela anda a fazer durante o dia... e como ela, o Paulo Oliveira, o incompetente do Ricardo Tavares, e todos aqueles que passam a vida nos cafezinhos durante o dia?!
    o Porteiro!

    ResponderEliminar
  10. Alguém me faz o favor de explicar o que a Margarida Velhas foi fazer a Bruxelas... o que é que ela anda a fazer durante o dia... e como ela, o Paulo Oliveira, o incompetente do Ricardo Tavares, e todos aqueles que passam a vida nos cafezinhos durante o dia?!(citação)

    Manda esta para a P.J. Helder!!!

    ResponderEliminar
  11. "O Arcádia ainda vai "parar" às mãos do filho do Dr.Valdemiro.....
    Ele paga(pega)tudo!!!!!!!!Sem licença de utilização,claro!..."(citação)

    Já agora e a propósito seria bom que os srs. Autarcas esclarecessem se o proprietário da agência de viagens"PJA"(filho do Dr.Valdemiro),paga alguma licença do reclame luminoso que está colocado no espaço de domínio público.É que muitos comerciantes foram obrigados a retirar os seus, da sua propriedade,por não comportarem os gastos com as licenças Camarárias!
    Mas para estes senhores(?)é tudo à Lagarder!... Compreendam....são amigos......

    ResponderEliminar
  12. Anónimo das 8:37,desculpe lá mas, ainda não percebi o que tem a ver o seu comentário com o artigo do Sr.Carlos Cunha?!? Ficamos todos baralhados! Direi, muito mais baralhados do que, efectivamente, as Azémulas governantes cá do burgo nos têm posto!Cuidado com a saúde pública...Azeméis é vida e também ambiente!....
    Tonofrio

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.