domingo, novembro 11, 2007

P(rivativo)

Era uma vez, uma entidade empresarial multi-facetada, com sede na cidade de Oliveira de Azeméis. Um dia, a referida entidade terá requerido à entidade gestora do espaço e ordenamento de trânsito (v.g., a Câmara Municipal), um lugar privativo (P) de estacionamento para si própria.
Até aqui nada de estranho. A entidade gestora, leia-se, a CM, lá terá autorizado, à semelhança do que acontece com muitos outros lugares de estacionamento privativos (P's) que proliferam, como cogumelos de Outono, pelas ruas da cidade. Começou um aqui, outro ali e mais um acolá (ameaçando-se que em breve toda a cidade possa vir a estar convertida num amplo parque dedicado, tantos são os P's privativos).
Privilégios à parte, que não se contestam, pois em muitos casos parecem amplamente justificados, eis senão quando, se percebe que a entidade gestora (CM) consignou o P requerido à referida entidade, mas... numa rua ao lado da rua onde - com uma vasta plantação de lugares de estacionamento à sua frente - se situam as instalações da entidade requerente.
A coisa não me parecia bem. Foi então que me foi referido que, afinal, era mesmo para ser assim, pois era na rua ao lado, em frente ao lugar de estacionamento, que se situava a residência familiar do requerente.
Coisas da nossa cidade...

18 comentários:

  1. só uma cidade como esta concede P a um advogado junto de um teatro, e a poucos metros de uma conservatoria e notario... assim não vamos lá. Clara publicidade.

    ResponderEliminar
  2. Gostava de saber quem se trata?
    Para apresentar uma reclamação a que me julgo com direito.
    Obrigado!

    A.M.

    ResponderEliminar
  3. Dr. Rui Nelson, p.f. pona nomes nisso, ponha lá.
    Enquanto isso, reconhecido o fracasso do único praque estacionamento (Gémini) e do relativo fracasso da regulação dos estacionamentos explorados pela Soares da Costa, eis que esta pressionada a Aitarquia para que, entre outras medidas, impeça a utilização do Paruq e de estacionamento da CMOA depois das 17,30 horas e aos fins de semana para assim poder "mamar" mais uns milhares de euros mensais. O problema é que fundamentalmente esta medida já assegurada pela CMOA está a afectar essencialmente os alunos do Polo Universitário de Aveiro e do Centro de Língua. Estamos a falar por tanto, de trabalhadores estudantes.
    Coisas da nossa cidade!

    ResponderEliminar
  4. O problema é que fundamentalmente esta medida já assegurada pela CMOA está a afectar essencialmente os alunos do Polo Universitário de Aveiro e do Centro de Língua. Estamos a falar por tanto, de trabalhadores estudantes.
    Coisas da nossa cidade!(citação)

    2:03 PM

    Eles estão-se a borrifar para os alunosa da U.A.
    O que eles querem é o taxo!
    Um dia vão pagar por tudo isto.

    ResponderEliminar
  5. Se eu soubesse os nomes dessas pessoas apresentava reclamação por escrito.

    E se eu fosse de um partido politico, entao punha a boca no trombone, com nomes

    ResponderEliminar
  6. deve estar a falar do lugar PRIVATIVO do consultório do dentista Belmiro que tem o lugar reservado em frente a casa e nao onde tem a clinica. a nao ser que hajam mais

    ResponderEliminar
  7. Se ele estiver (falta saber se está e também não sei de quem se trata) a pagar os cerca de 1500€ por ano por esse previlégio, não vejo mal nisso, o problema, segundo parece, é que estará a usar do direito que tem para ter o tal lugar junto ao estabelecimento, doutra forma.
    Perguntem ao caloteiro do gestor do trânsito (Sr. Dr. Eng., controlador da GNR Jorge Ferreira, que ele esclarece (se o apanharem no gabinete, mas o mais certo é apanhá-lo nos tascos).

    ResponderEliminar
  8. deve estar a falar do lugar PRIVATIVO do consultório do dentista Belmiro que tem o lugar reservado em frente a casa e nao onde tem a clinica. a nao ser que hajam mais(citação)

    O sr. dr. Tavares não iria permitir tamanha
    injustiça!
    Como pessoa séria que é não iria permotir uma coida destas!

    ..?

    ResponderEliminar
  9. Perguntem ao caloteiro do gestor do trânsito (Sr. Dr. Eng., controlador da GNR Jorge Ferreira, que ele esclarece (se o apanharem no gabinete, mas o mais certo é apanhá-lo nos tascos).

    ...além de ser muito forte o verdadeiro o que lí.... o unico culpado é o chefe que o dirige, o vareador para já não falar na figura triste do presidente!


    Lois

    ResponderEliminar
  10. Sobre a concessão de um lugar de estacionamento a um advogado.

    Não pretendendo alimentar polémicas muito menos polémicas infundadas, venho, em defesa da honra, informar o Sr. ou a Sra. anómimo(a) que em primeiro lugar deve assumir o que diz, fazendo constar o seu nome ao comentário. Em segundo lugar verifica-se que a mesma pessoa anda muito mal informada, porquanto desde logo o advogado a quem foi concedido estacionamento, a pagar 900,00€ anuais, junto á Conservatória e próximo de um teatro, sou eu, JOSÉ FILIPE FERREIRA. Portanto quem entender fazer reclamação, como outro comentário também sugere, já o poderá fazer. Acresce dizer para quem fez os comentários e comentou sobre o que não sabia, o lugar de estacionamento nada tem de publicitário (nem o Autor tem necessidade disso), nem foi escolhido estrategicamente junto á Conservatória, antes é o local onde o advogado tem o seu escritório. OU será que tendo o seu escritório naquele local, para não ofender os srs. "comentaristas", o advogado iria pedir um lugar noutra Rua distante do escritório?
    Exercer cidadania através da expressão da opinião, é salutar, mas comentar por comentar, criticar por criticar, e desconhecendo os factos sobre os quais critica, santa paciência...

    José Filipe Ferreira

    ResponderEliminar
  11. José Filipe Ferreira.......


    Não sabia que lias estes textos!

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  12. Caro Dr. Filipe Ferreira, não agradeço os seus esclarecimentos, porquanto não me coube a mim fazer-lhes qualquer referência. Mas devo dizer qualquer coisa.
    Assim, não contesto os critérios que presidem ao estabelecimento de lugares reservados de estacionamento.
    Tenho a minha própria opinião sobre isso, que não colide com a necessidade absoluta de ordenar e racionalizar o estacionamento dentro da cidade- estou plenamente a favor.
    Também como deve ter lido do meu post, não se refere o mesmo à sua situação em concreto ou a outras equiparáveis. Tem que ver com uma outra questão, que é relativa à utilização de um fundamento para a "aquisição de um direito privativo e exclusivo", pago ou não, de ocupação permanente e dedicada de um espaço de acesso público (desde que pago por cada utilização). É diferente. E foi aqui , a meu ver, que se abusou e se confundiram as coisas. De forma torpe.
    E mesmo a aceitar-se a atribuição de tal possibilidade, paga ou não, deve tal faculdade, sob pena de não constituir um direito mas tão-só um privilégio, ser publicamente assumida bem como as condições de acesso a todos os interessados e utilizadores.
    Quem me garante que não existam outros interessados em obter a adjudicação de um lugar de estacionamento, nominal e exclusivo, nas mesmas condições?
    Ora, não terá sido o caso. E mal. Contudo, agradecemos o seu esclarecimento (o anónimo que o divulgou estará agora elucidado), não sendo nós responsáveis pelas informações aqui veiculadas, que não sejam as nossas- como sabe.

    ResponderEliminar
  13. Isto é Azeméis, palavras para quê!!!

    ResponderEliminar
  14. José Filipe Ferreira também não o julgava por estas bandas.

    Mas olhe fico contente que por cá ande a ler estes tristes comentários ... pode ser que assim compreenda que há quem pense em si como uma candidato INDEPENDENTE à CMOA.

    Avance ... olhe que tem mais apoiantes do que aqueles que imagina ...

    Quando o vejo na rua muitas veses dou comigo a pensar ... ali está um homem que era capaz de surpeender ...

    Homem da terra
    Esforçado
    Subiu a custo
    Boa aparência ... bem parecido
    Sem retórica
    Conquistava os votos
    ....

    Avance ...
    Avance ...
    Avance ...

    Ó do Ps vejam lá se metem este comentário no ar ... ou então não me digam que é despropositado para o assunto em debate !!!

    cumprimentos ao Dr. José Filipe Ferreira

    ResponderEliminar
  15. Mais uma vez digo que OAZ merecia um forum em condições, com topicos definidos, membros registados, e moderação. O que aqui se faz e escreve é penoso para OAZ, é calunioso para algumas pessoas e é vergonhoso para quem dirige e escreve.

    ResponderEliminar
  16. Mais uma vez digo que OAZ merecia um forum em condições, com topicos definidos, membros registados, e moderação. O que aqui se faz e escreve é penoso para OAZ, é calunioso para algumas pessoas e é vergonhoso para quem dirige e escreve.(sic)

    Porque não se identifica?
    Tem receio das represálias não é verdade?
    É esta a sua democracia que se vive no momento em Portugal!
    Quem é honesto,trabalhador, cumpridor,amante da sua terra e n o seu país é completamente cilindrado pela inveja e incompetência!
    O mundo está bom para os bens falantes,oportunistas,tracaleiros,"chulos",políticos de toda a espécie (até a um dia)ladrões e mafiosos.
    O homemem ou mulher honrado,trabalhador e sério está feito!
    Foi isto que infelizmente Abril nos trouxe!

    Lamento-o por aqueles que ainda creditam num futuro melhor para os seus filhos e netos!

    A.M.

    ResponderEliminar
  17. Ao anónimo das 12:17 só lhe quero dizer que ou me engano muito ou deve ser daqueles que começa a ficar nervoso com a publicação do muito que está errado no nosso concelho. O que OAZ merecia, e merece, é de pessoas mais honestas e empenhadas para orientar a sua governação.

    ResponderEliminar
  18. Rui Nelso, porque tens medco de por nomes aos bois?
    Tens medo de represálias? Quem sabe não é? Um dia podes precisar de um tacho, assim vai se atirando pedras para o ar e espera-se que faça muito barulho mas nunca caiam.
    Dê nomes aos bois sff.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.