quinta-feira, novembro 15, 2007

Anonimato: Liberdade & Responsabilidade

Caros bloguistas, em face do que está aqui relatado pelo Rui Cabral, devemos fazer uma reflexão sobre as condições de exercício da nossa liberdade através do nosso blog Forum Azeméis. Por mim, lanço novamente a discussão.
A minha posição pessoal é conhecida: escrevo e assino tudo o que digo e só digo o que posso assinar. Mas admito outras posições pessoais diferentes.
Tenho assumido uma posição clara de defesa do uso livre do blog, isto é, de que todos o podem visitar, ler e escrever. Claro está que isto inclui o anonimato. Naturalmente, qualquer visitante é advertido para a responsabilidade do que aqui diga, tal como cada um de nós é responsável por aquilo que diz ou faz noutro qualquer espaço (leia-se, espaço de comunicação).
Infelizmente, a partir de determinada altura foi necessário introduzir algumas regras para colocação de comentários sob o anonimato. Não concordei com essas limitações, mas admito que novas situações como esta possam vir a tornar exigível a introdução de restrições totais à participação anónima. Ainda acredito que os anónimos dão força e enriquecem a discussão. Mas também estou ciente de que não estarão cá para pagar o preço dos seus excessos.
E numa fase em que é fundamental fazer as pessoas participar e exercerem os seus direitos, custa-me aceitar tais restrições. Mas se o preço da liberdade for esse, então teremos todos de pensar seriamente nisso.
A liberdade de expressão é um direito fundamental e uma liberdade essencial numa sociedade democrática. E tenho as liberdades como absolutas. No entanto, não devem as mesmas servir para ferir ou restringir outras liberdades. Reconheço também que a forma de funcionamento de um blog permite uma utilização "sem limites"- o que é uma enorme vantagem mas também uma responsabilidade acrescida para quem dela quer continuar a usufruir.
Do que conheço, a lei não proíbe nem limita as situações de anonimato na blogosfera. Se tal acontecesse, então deveríamos conformar as regras do nosso blog ao seu cumprimento. Os blogs são por si limitados, infelizmente, porque a maioria das pessoas ainda não lhes podem aceder porque não estão ligadas ao mundo da internet.
Sendo assim, mantenho para já a minha posição, salvo melhor opinião, de que não devemos criar barreiras que limitem o exercício livre da participação de todos no blog, mas reforçando a ideia de que cabe a todos nós, que queremos preservar esta liberdade, de sabermos assumir com responsabilidade aquilo que cada um de nós aqui escreve e diz.

14 comentários:

  1. Estou inteiramente de acordo com o seu texto. A participação anónima não deve ser restringida, senão pergunto a onde está a liberdade? No entanto não nos podemos esquecer da responsabilidade que temos quando emitimos as nossas opiniões, é que liberdade não nos dá o direito de "atropelar" tudo e todos e andam por aqui "alguns melros" que a coberto da côr politica às vezes se esquecem disso. VIVA A LIBERDADE!!!

    ResponderEliminar
  2. Estou inteiramente de acordo com o seu texto. A participação anónima não deve ser restringida, senão pergunto a onde está a liberdade? No entanto não nos podemos esquecer da responsabilidade que temos quando emitimos as nossas opiniões, é que liberdade não nos dá o direito de "atropelar" tudo e todos e andam por aqui "alguns melros" que a coberto da côr politica às vezes se esquecem disso. VIVA A LIBERDADE

    Parabens pelo conteudo da sua mensagem!

    Viva a Liberdade!
    A democracia em Portugal está doente!
    Quem é o principal responsável???

    ResponderEliminar
  3. Gostava de saber a opinião do Dr. Pedro Marques sobre esta matéria!

    ResponderEliminar
  4. SENHOR RUI NELSON. NÃO O CONHEÇO,MAS DIGO-LHE QUE ESTÁ A FAZER UM BOM TRABALHO PARA OS ANONIMOS,LIBERDADE SIM MAS COM RESPEITO PELOS OUTROS. OS MEUS PARABENS. JOSE SOUSA LEITE ALMEIDA

    ResponderEliminar
  5. Pelos vistos vai haver mais processos crimes...por difamação!

    ResponderEliminar
  6. Ao sr. CSousa quero dizer que ainda bem que possa haver mais processos por "difamação" é que se calhar no fim da "guerra" vamos verificar que não é tanto assim!!! Já reparou que tantas situações foram aqui expostas, graças aos anónimos, pois caso contrário não teriamos conhecimento delas, e onde estão os processos? O sr. deve ser daqueles que anda um pouco distraído!!!

    ResponderEliminar
  7. Caro Rui,
    Muito pertinente este teu post.
    Numa sociedade como a nossa em que a "saudável convivência democrática" ainda não é prática tão natural como respirar ("partidarites" à parte, pois julgo que é uma questão que depende fundamentalmente das pessoas), tenho que concordar contigo quando defendes que essa poderá ser a melhor forma de "defender" o direito à liberdade de opinião.

    Porém, isso constitui um perigoso "pau-de-dois-bicos". Por um lado poderá servir para denunciar aquilo que ninguém ousaria fazer com a "cara descoberta" (quantos e quantos casos de polícia foram/são desencadeados dessa forma), mas por outro lado pode ser usado para denegrir a imagem ou destruir carreiras de cidadãos (empresas) sem que os visados possam defender-se e os autores dos crimes possam ser punidos.

    Ora esta questão é tanto mais pertinente quanto a "blogosfera" é cada vez mais usada para troca de informação e conhecimento, podendo ser também usada pelos tais "anónimos" mal intencionados.

    Como não existem "anonimómetros" (medidores das boas/más intenções dos anónimos), resta o bom senso de quem gere esses espaços.

    Por isso, apesar de perferir os comentários identificados, admito os comentários anónimos e concordo com uma sensata supervisão do Fórum.

    ResponderEliminar
  8. Como não existem "anonimómetros" (medidores das boas/más intenções dos anónimos), resta o bom senso de quem gere esses espaços.

    Por isso, apesar de perferir os comentários identificados, admito os comentários anónimos e concordo com uma sensata supervisão do Fórum.(sic)

    Manel Alberto, concordo e felicito-te pelo conteudo do teu texto, fundamentalmente por estes dois ultimos paragrafos.
    Um abraço.

    M.

    ResponderEliminar
  9. Caro Manuel Alberto, estou ompletamente de acordo. A questão é sabermos como é que se realiza uma "sensata supervisão do Forum"... Teremos todos que ir pensando nisto, por forma a garantir um exercício completamente livre, mas também responsável, desta nossa cidadania. Cabe a todos e a cada um de nós defender a integridade deste meio de comunicação e expressão.

    Espero que situações destas, eventualmente abusivas, intencionais ou não, não limitem nem restrinjam uma das poucas formas em que se pode concretizar a liberdade de expressão e opinião nos dias de hoje.

    Infelizmente, a profissionalização da informação e a manipulação da comunicação nos dias de hoje, em que a larga maioria do espaço comunicativo é operado por agências de comunicação (que por vezes representam várias partes da sociedade...), com o aparente controlo proprietário dos meios de comunicação social tradicionais (imprensa, rádio e TV), fazem com que, verdadeiramente, a liberdade de opinião e expressão sejam apenas acessíveis a uma minoria dos cidadãos. A esmagadora maioria limita-se a ler, ver e ouvir e nunca terá acesso efectivo a exercer com liberdade esse seu direito, ao longo de décadas ou de toda uma vida. Esta é a dura realidade.

    Ora, a liberdade de expressão e opinião não devem, a meu ver, ficar-se por sermos destinatários da informação e opinião dos outros, mas termos todos -ou os que o quisermos- condições efectivas de acesso ao exercício dessas liberdades. E a web, a internet e a blogosfera, são meios priveligiados para que tal aconteça. A ver vamos, com atenção.

    ResponderEliminar
  10. Caro amigo Helder e colegas bloguistas:

    Sem o anonimato este forum pura e simplesmente não existia!
    As maiores reacções que provocaram até hoje os maiores interesses, surgiram de informações colocadas aqui sob anonimato!

    E depois há que considerar o seguinte:
    Este blog não tem por hábito atentar contra a "intimidade e privacidade" das pessoas. Do género "fulana anda com este, sai com aquele, fulano vai almoçar com aquela e dá boleia à outra".
    O que aqui se comenta são informações, factos e suspeitas (quase sempre fundadas!) relativas às responsabilidades públicas de cada um. E aqui não há dúvida: se é público é do nosso interesse!

    Por isso, se acabarem com a possibilidade do comentário anónimo, ficam com um blog para debate interno do PS, porque dos "outros" mais ninguém cá aparece (até pelo medo das represálias - vejam o que aconteceu ao MOTA).

    Independentemente das tendências nacionais actuais, aqui na terrinha a cultura democrática da maioria ainda é ínfima. Como tal, blogs como este só respiram se permitirem o anonimato.

    Quanto às denúncias, és tu Helder que várias vezes já ameaçaste mandar investigar! Quantas já mandaste investigar até hoje?!

    Põe aqui a lista!

    Todos sabemos que este blog é, por defeito, um local de "bota abaixo" do poder, logo do PSD. Acaba-se sempre por dizer mal da Câmara (muitas vezes sem esta ter nada a haver com a assunto).

    Devíamos aproveitar para discutirmos ideias para o futuro, servindo a crítica como caminho para chegar ao destino. Criticar por criticar não valerá a pena!

    Bem hajam todos os bloguistas deste fórum. Um bem haja muito especial para o Pedro Marques, que sendo simpatizante do partido que está no poder, não se inibe de escarrapachar aqui as suas ideias! E deve custar-lhe caro por vezes!

    ResponderEliminar
  11. Ao Senhor Presidente do Congresso, quero dizer que, no que a mim diz respeito, este não é um blog do "bota-abaixo" à Câmara Municipal, a esta ou a qualquer outra, nem pugna por qualquer outra ideia que não seja a de pretender constituir um espaço de debate sobre Oliveira de Azeméis, sobre este espaço de comunidade, de território, de actividades, de cultura e emoções, mas sobretudo de pessoas, terra esta que tem uma particular inserção no coração de um território de transição entre litoral e interior e o norte e sul, no interland do distrito de Aveiro- que por acaso é a nossa terra, de quem gostamos e que gostávamos de ver ser melhor. E já não é pedir pouco.
    Se não há muito para dizer bem da CM, essa é outra história. E cabe aos seus responsáveis fazerem por dizermos bem da sua acção e não o contrário. Se me garantir que a actuação deles melhora, de forma mais ou menos pavloviana, se os louvarmos antecipadamente, serei o primeiro a mimá-los com ternura, elogios e bajulação. Mas não me parece que resulte.
    E, caro Presidente do Congresso, o indesmentível sucesso deste blog é prova de que este espaço do FORUM faz sentido e que nos ajuda a todos a viver a nossa identidade e a nossa terra. As nossas e sobretudo o conteúdo das vossas opiniões são lidos, relidos e analisados, por muito boa gente. Vá-se lá saber porquê!
    Da mesma forma, para este blog foram já convidadas muitas outras pessoas, de vários partidos e opiniões políticas e pessoais, que sistematicamente se recusaram a escrever (aqui, de forma pública e assinada), incluindo actuais e antigos dirigentes políticos da chamada maioria política do concelho. Louvado seja o Pedro Marques. Infelizmente, declinaram sempre fazê-lo.
    Olhe, vamos andando, amando e continuando a divertirmo-nos com a vida e com este nosso FORUM. Bem-haja.

    ResponderEliminar
  12. Caro Rui Nelson!

    Espero não ter que perceber no seu comentário ao meu post algum desacordo que vá para além de não aceitar que este blogue acaba, mais tarde ou mais cedo, por bater à porta da Câmara!

    Em tudo o resto acabou por confimar tudo o que eu disse!
    É de facto de pessoas como vocês que dão a cara neste blogue, e como disse alguns a ter que pagar isso bem pago, que esta terra precisa! É de pessoas como vocês que ao levantar "as lebres", e não estando sempre de acordo (nem precisam) fazem com que neste espaço se discuta e se debata os assuntos a que todos nos dizem respeito!

    E caro Rui Nelson, sem isto, não haveria este blogue!

    Pode ser que um dia destes, não muito distante, alguns como eu, decidam também dar a cara pela cidade que também nós amamos!

    Bem hajam, mais uma vez!

    ResponderEliminar
  13. Dr. Rui Nelson,concordo com o seu texto plenamente.
    Quanto ao comentário do Dr. Manuel Alberto,acho-o um puco desadequado,pois já muita pouca gente acredita no Pai Natal.O anonimato é que tem alimentado este Blogue e denunciando situações que, de outra forma, não seriam do conhecimento público.Talvez, o Dr. M.Alberto,pudesse e devesse dar maior atenção ao que por aqui se escreve.
    SOMOS TODOS ADULTOS

    ResponderEliminar
  14. E caro Rui Nelson, sem isto, não haveria este blogue!

    Pode ser que um dia destes, não muito distante, alguns como eu, decidam também dar a cara pela cidade que também nós amamos!

    Bem hajam, mais uma vez!(sic)

    Espero que o dr. Rui não se esqueça das nossas estrads....como se esqueceu o pretencioso loureiro...

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.