sábado, novembro 10, 2007

Direito de Resposta

Caro Rui Nelson, eu também acho graça! Desde logo, acho graça aos discursos, que por incipientes que são, caiem em atentatórias lições de moral, as quais rejeito liminarmente, ou, na mais respeitosa das hipóteses, de sociologia politica inquinada.
Se analisarmos bem o que disse, vemos que não pretendi mais do que chamar à atenção ao exagero, e repito exagero, que alguns, incessantemente, comparam pejorativamente o nosso concelho com o vizinho, S. João da Madeira. Não me preocupo que comparem, e devem fazê-lo, mas que não o façam como único propósito de denegrir e enxovalhar o bom-nome do concelho e dos seus munícipes. E essa realidade, quer queiram quer não queiram, existe.
Ao contrário do que alguns pretenderam fazer passar, não tenho nada contra SJM, apenas não gosto e reservo-me o direito de não gostar e dizer que não gosto, por muito que isso incomode, a ti ou seja a quem for. Não acho que SJM seja um “bom exemplo”, nem a acho especial. Concordo que são realidades diferentes, e que se calhar por isso mesmo, indubitavelmente incomparáveis.
Não é de hoje que sustento as minhas afirmações nesta matéria, há gente em Oliveira que sabe que não me dou com este tipo de mentalidade, já o disse a gente das nossas relações, não porque estejam em causa razões de ordem politica, mas apenas deontológicas ou de principio. Mas com isso não quero dizer que não reconheça a realidade que me rodeia. Reconheço que há muito por fazer e que muito do que foi feito, terá sido menos bem estruturado. Aliás, ao contrário de alguns, sou muitas vezes dos poucos que critico directamente decisões tomadas pelo Município, pelo meu Partido. Veja-se o caso da ampliação da Proleite, do centro comercial junto ao Rainha, ou da Comissão de Festas de La Salette, isto para citar apenas alguns exemplos. E não vou deixar de ter um papel crítico sobre quem tem o poder de decidir ou de fazer oposição, batendo-me pelo progresso desta cidade. Para ela e por ela, estarei sempre disponível, e sempre acharei pouco aquilo que ela de mim precisar.
Eu ando por cá, trabalho, compro, corro, sorrio, durmo, danço, divirto-me, vivo a minha cidade, 7 dias e 7 noites, defendendo-a, estimando-a e elogiando-a por toda a parte, independentemente das cores do partido do poder, porque quando se gosta não se olha à cor, dando-lhe mais do que ela a mim, mas dádiva essa orgulhosa e desinteressadamente prestada. Nunca fugi às minhas responsabilidades, não me ausento por tempo indeterminado, não recuso tarefas ou missões, não estou impedido ou indisponível, em suma, não me socorro de exemplos como SJM para dizer mal da minha terra. Não sou daqueles que digo, quando estou no Algarve, em Lisboa, ou até em Estocolmo, que sou de S. João da Madeira. Se não é com manifestações de “amor” pela nossa terra, muito menos será com criticas baratas que se ajudará o desenvolvimento económico, social, e cultural dela mesma.
Por isso, não posso concordar que Oliveira de Azeméis anda “sem amor e sem paixão”: quem anda por cá, apercebe-se que o povo, na sua maioria, anda atento, que sabe avaliar, para o bem ou para o mal, reconhecendo qualidades e defeitos, com um papel crítico, mas construtivo, contudo, sempre com a genuinidade de um povo são, honesto e trabalhador, que ama a sua terra, e que apaixonadamente motiva gente nova, como eu, a amar também Oliveira de Azeméis. E tu foste um deles, daqueles que me motivou. E nessa maioria reside o grande apanágio Oliveirense: a bondade e a generosidade de sentimentos.
Agora, antes amar feio do que trair. E se isso é “Paixão Assolapada” não sei! Mas sei que para mim, o amor não é cego. É que para alguns a cegueira é tanta que nunca os vi a criticarem os seus, a olhar para o seu umbigo, e aqui refiro-me concretamente ao Partido Socialista de Oliveira de Azeméis. Coisa que eu sempre quis evitar fazer aqui no Fórum Azeméis, apesar de ser constantemente criticado, muitas vezes de forma desrespeitosa, principalmente quando as minhas opiniões são antagónicas às do PS. Apesar dos avisos e conselhos para deixar de colaborar com o Fórum, mantenho-me fiel ao compromisso assumido.
Sempre a considerar. Abraço cordial.
VIVA OLIVEIRA DE AZEMÉIS!

21 comentários:

  1. O que eu lamento nestes dois textos - de Pedro Marques e de Rui Nelson - é que não citem o que é melhor e pior em ambos os concelhos; antes de se dizer bem ou mal de um ou de outro.

    A comparação é fundamental para andarmos para a frente e querermos sempre mais.

    O mal de muitas pessoas e opinion makers de OAZ - e esta conclusao retiro-a depois de ler durante algum tempo os textos deste blog - é que em OAZ as pessoas nao sabem olhar á volta, comparar e querer fazer melhor. Preferem fechar os olhos e apenas criticar por criticar.

    ResponderEliminar
  2. O Pedro Marques definitivamente insulta a inteligência das pessoas.
    Então só porque eu penso - e com razões demonstráveis e objectivas - que Oliveira de Azeméis está francamente mau isso já faz de mim um militante ou simpatizante PS?
    Essa é boa!

    Sabe, Pedro Marques, graças às suas pérolas já o conhecemos melhor e também o que de si contar.

    Se há coisa que me aborrece são "spinners" de má qualidade.

    Respeitosamente,

    Tono

    PS: Estou a ver que a CMOA terá em breve mais um novo avençado.

    ResponderEliminar
  3. Caro Pedro Marques, se me permite começo por dizer que não o conheço pessoalmente, logo qualquer posição que assuma será certamente pelo que leio das suas palavras.
    E a avaliação que faço, leva me a crer que de facto é uma pessoa sensata e com uma verdadeirda paixão e orgulho de ser Oliveirense.
    Procuro participar na sociedade de forma construtiva e no entanto, como em tudo muitas vezes criticada.
    Concordo plenamente quando se discute a essência de uma qualquer questão, o problema é que quando a discussão aquece há um conjunto de factores que leva a uma avalição mais pessoal da personalidade da pessoa e perde-se o conteúdo da discussão.
    A meu ver penso que esteve muito bem, de facto escreve um texto muito apaixonado com o qual me identifico, reconhecendo que São João da Madeira tem o seu valor tal como Oliveira de Azeméis no entanto com realidades bastante diferentes e em matérias estruturais incomparáveis.
    Tenho orgulho em ser Oliveirense, participo e concordo com a generalidade das opções tomadas pela Câmara Municipal, reconheço que possam existir várias matérias para o qual são precisas discussões mais profundas para encontrar uma solução melhor, só não concordo quando por razões conhecidas essa discussão passa para um ataque pessoal em prol de um qualquer objectivo.
    Por isso se me permite como um apaixonado oliveirense que é, gostava de o felicitar pela sua seriedade, pela paixão que demonstra e pela sua coragem de assumir as suas convicções e ideias com um único objectivo,
    A verdadeira razão de ser, colaborar com aquelas que são as suas ideias em prol do desenvolvimento do nosso concelho.

    Oliveirenses assim são precisos.

    ResponderEliminar
  4. É que para alguns a cegueira é tanta que nunca os vi a criticarem os seus, a olhar para o seu umbigo, e aqui refiro-me concretamente ao Partido Socialista de Oliveira de Azeméis.(SIC)

    Como é que um tipo destes tem a coragem e o despelante de escrever este parágrafo... e esquecer o que de pior tem sido a governação do P.S.D. em Oliveira de Azeméis!
    Um favor dedique-se à sua profissão!

    ResponderEliminar
  5. Dr. Pedro pelos vistos há neste blog quem escreva pelo menos tão bem como o Dr.Rui, e agora até esperava ver este texto na voz de azemeis..Será possível?? Para manter a linha editorial do blog, este texto deveria ir para a Voz como aconteceu com o texto do Dr.Rui, pois não vejo nas linhas que escreveu, menor verdade, menor visão e menor coragem do que o texto que foi enviado para a Voz de Azemeis!
    Bem haja! Que a lucidez não pareça mal a quem por defeito só diz mal!

    PArabéns!

    ResponderEliminar
  6. Pedro Marques tenta explicar o texto menos conseguido, senão infeliz, que escreveu no anterior publicado. Não consegue, pronto!
    Lemos os dois textos, o que disse e principalmente, como o disse, no anterior texto. Como diríam os Gato Fedorento... Fraquinho! Muito fraquinho!
    Mais... A questão que levanta sobre o partido socialista, não estará a faltar dizer que o PSD faz exactamente o mesmo, com a agravante de ser Poder e responder pela obra ou falta dela?...

    ResponderEliminar
  7. Muito Bem!Frontal, directo mas cordial...um exemplo!

    ResponderEliminar
  8. Por favor deixe Oliveira de Azeméis!
    Já cá temos muitos como o sr. e alguns deles podiamos exporta-los para Matosinhos...
    Não se intitule oliveirense!
    Um Oliveirense tem olhos na cara para ver a realidade e a VERDADE!

    (tenho que o conhecer pessoalmente)


    Luis

    ResponderEliminar
  9. Opiniões à parte, continuo a dizer que é destes que Azeméis precisa.

    Algo começa a mexer.
    O assunto é sério e esta evidenciação das diferenças de desenvolvimento entre Oliveira e os outros, esta diferença profunda, resulta dum mau governo e de más opções (não todas) por parte de quem tem dirigido o município nos ultimos anos.

    Por exemplo: alguém convenceria S.João da MAdeira a instalar uma fábrica de queijos no CORAÇÃO DA CIDADE ?!

    É só um exemplo do desnorte...

    Apareçam mais como vocês e digam oque têm para dizer, nem que seja exagerado. É o exagero que provoca a reacção, a resposta, o comentário e destes se constoem as opiniões.

    E como já tenho dito, "eles" lêem!! Ah pois lêem!!

    ResponderEliminar
  10. Caro Pedro Marques.
    Com este segundo texto percebo melhor a sua intenção e vis~~ao de O. Azeme´si comparativamente com SJM e vice-versa. No entanto, permiat-me...não conheceu Oliveira de Azeméis á 30 anos, pois não? e SJM? Pois é. è que por esses anos, dizia-se, OAZ ia á frente tvz outros tantos. E hoje?
    Tenho dito.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. PS: Estou a ver que a CMOA terá em breve mais um novo avençado.

    12:47 PM(sic)


    Já não me admirava nada!!
    O que andam estes deputados a fazer???
    (claro está os Municipais)

    ResponderEliminar
  12. Tenho orgulho em ser Oliveirense, participo e concordo com a generalidade das opções tomadas pela Câmara Municipal,(sic)

    ...e pelos perto de 60..milhões de dívida???
    Também concorda???

    ResponderEliminar
  13. O P.S.D. na defesa de mais um "estrangeiro" como o tem feito sempre...e com boas recordações e progresso...(nos bolsos)!!!!
    É mentira?

    ResponderEliminar
  14. ............gostava de o felicitar pela sua seriedade, pela paixão que demonstra e pela sua coragem de assumir as suas convicções e ideias com um único objectivo....

    Qual é o objectivo????
    O tacho!
    Um dia dir-me-ão quem tem razão!
    Infelizmente não temos uma oposição....que dè luta democrática a sério (não como o do governo-isso nem pensar)
    Nem com o deputado comunista tivemos sorte!
    Já viram o que temos elegido?

    Vem "huguito" cá te esperamos!

    ResponderEliminar
  15. falta gente desta qualidade na politica de oliveira de azeméis. Sim senhor.

    ResponderEliminar
  16. São João da Madeira tem os seus pontos fortes tal como Oliveira de Azemeis os tem. E no que toca a pontos fracos passa-se o mesmo. Mas que SJM é endeusado por 'toda a gente'é bem verdade. Sou Oliveirense mas passo grande parte dos meus dias em SJM ( visto que estudo lá ) . O pretensionismo Sanjoanense para com os Oliveirense é já, um ponto fraco dos mesmos.

    ResponderEliminar
  17. Ah! grande Carlos Sousa tu deves comer e não pouco!!
    Para o que defendes do indefensável!!!
    Queres um conselho ????
    Ganha juizo!

    ResponderEliminar
  18. É bem verdade se Oliveira de Azeméis está mal deve a fraca OPOSIÇÃO ps que temos...
    Liderada por uma deputada que nada faz por nós em Lisboa é um mau exemplo para uma alternativa credivel. Depois os peõs que deliram aqui pelo fórum são um desastre, sem ideias derrotistas, sem propostas...
    como alguém disse é uma Confraria de Paus nas rodas!

    ResponderEliminar
  19. É bem verdade se Oliveira de Azeméis está mal deve a fraca OPOSIÇÃO ps que temos...

    Diz-me com clareza o que fez como membro do governo o famigerado Dr. Loureiro durante 3 anos no governo e como deputado pela sua terra?

    N A D A! (é MENTIRA?)

    Não defendo a Drª Terra e muito menos o actual P.S!
    Ela não precisa da minha defesa e muito menos do meu voto!
    Disso podes ter a certeza!


    L.M.

    ResponderEliminar
  20. Não ligue às mentes mesquinhas e pobres que por aqui passem. Dr. continue a lutar pelo que acredita, e Deus queira que Oliveira de Azeméis continue nos seus horizontes. Prefiro-o a si do que a muitos que nasceram cá.

    ResponderEliminar
  21. Claudia Ribeiro o pretensionismo que refere não é maior, nem menor, do que aquele que nós tinhamos quando estavamos na "mó de cima"!!!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.