segunda-feira, novembro 05, 2007

Fui, mas não quero voltar...

Santa paciência… S. João da Madeira isto, S. João da Madeira aquilo… S. João é que é bom, lá existe obra, lá isto, lá aquilo…
Desculpem-me lá, mas será que esta “vaca sagrada” tem assim verdadeiras qualidades que a distinguem das demais?!
Isto é tão preocupante, já que, desde que por aqui ando que não ouço outra conversa. Não, não é só aqui no Fórum Azeméis, é nas ruas, nas casas, em todo o lado tenho que gramar com está falta de bairrismo, esta mentalidade mesquinha, pequenina, tipicamente portuguesa do que o que está do outro lado é que é bom. Não tenho nada contra S. João da Madeira, mas contra alguns que por lá andam…
Eu, na passada semana, num lapso de memória, decidi pôr os pés em tão sagrada terra, facto que se Deus quiser não se irá repetir muitas vezes (das outras vezes que lá vou é em trabalho, e ai…), e percorrer parte dos seus coutados, apercebendo-me de quão bela era os seus montes e vales, ruas e praças… E Caríssimos, sinto-me enganado, fui enganado por alguns residentes de Oliveira de Azeméis (não lhe chamo Oliveirenses). Começo logo pelo meu Oftalmologista, que me enganou na graduação dos óculos, já que não vi nada de especial. Depois fui enganado por aqueles que dizem que lá há cultura, há actividades, há gente na rua a passear, há comércio… pois, lá isso há, mas isso também há na minha terra… Ah, dizem outros: “…vejam a obra que o homem anda a fazer na margem do rio, que bonito…”, pois lá fui eu ver a margem do rio, e ai tiro o meu chapéu, já se consegue ver o rio, e passar a pé por cima dele, mas vi também, junto ao rio, jardins em péssimo estado, más opções urbanísticas, com prédios de 6 andares junto a moradias (sim, em frente ao rio), fracas zonas de sombra e de lazer, insuficiente estacionamento, má estruturação paisagística… enfim, não vi nada de especial na mais estimada filha da “vaca sagrada”.
E depois pensei eu… Loureiro deve ser do tamanho de S. João da Madeira… hummm, acho que vou pedir a independência de Loureiro! É que com o dinheiro que S. João da Madeira recebe, em Loureiro City também se podia fazer um rio novo, quiçá, uma marina para barcos, e um aeroporto para aviões particulares. Ah, mas como eu não sou egoísta, vou dizer aos Oliveirenses das outras freguesias para fazerem o mesmo: Vamos todos pedir a independência das nossas freguesias e assim em vez de uma “vaca sagrada” teríamos 20 “vacas sagradas”
Mas pensei melhor e acho que não vou fazer isso, porque Oliveira de Azeméis perderia a sua identidade, a sua unicidade, o seu equilíbrio… “prefiro ser menos rico, mas manter todos os filhos, do que os ver partir”
E não me venham com a história da distância, de que há freguesias muito mais próximas de S. João da Madeira, pois eu vivo na margem do concelho, a cerca de 10 km do centro de Oliveira, e jamais direi mal da minha linda Cidade. Mesmo que o Sr. Presidente fosse doutro Partido Político, …
“Ah, e o Shopping, que categoria!!”… “O melhor centro comercial de Portugal, ou mesmo da Europa”… Poupem-me! Porque será que fizeram o Shopping naquele preciso lugar: porque fica perto de Oliveira de Azeméis, e os Sanjoanenses são poucos para o encherem… façam como eu: não ponham lá os pés e verão quem é que tem mais força!
E meus amigos, direi bem de S. João da Madeira, quando ouvir um Sanjoanense dizer bem de Oliveira de Azeméis.

49 comentários:

  1. Absolutamente fabuloso. Resumindo se diz tudo.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem...
    Subscrevo totalmente...

    O melhor texto que apareceu até agora no Fórum...

    Isto sim é defender Oliveira de Azeméis...

    ResponderEliminar
  3. Sr. Pedro Marques sempre ouvi dizer que não há maior cego do que aquele que não quer ver. Sou Oliveirense de nascimento e embora tenha passado grande parte da minha vida a trabalhar em S. João da Madeira nunca reneguei as minhas origens e sempre tive, e tenho, orgulho em ser Oliveirense. Nunca andei de campainha a fazer publicidade ao que S. João da Madeira tinha, ou tem de melhor que nós, no entanto não posso deixar de ficar triste por verificar que uma localidade que nos meus tempos de escola era quase uma aldeia, hoje é uma cidade que nos ultrapassou em quase tudo. Para terminar só lhe quero dizer que a S. João da Madeira que retrata não deve ser a mesma que eu conheço, como é óbvio nem tudo é perfeito, mas daí ao texto que escreveu vai alguma diferença.

    ResponderEliminar
  4. Este senhor é um verdadeiro espectáculo, começa por dizer que, desde que por aqui anda que não ouve outra conversa e não é só no Fórum, é nas ruas, nas casas, em todo o lado e eu pergunto será que todas essas pessoas são tolinhas? Será que reconhecer algumas verdades é sinónimo de falta de bairrismo, ou mentalidade mesquinha? Julgo que o bairrismo "bacoco" que tenta demonstrar no seu texto está mais que ultrapassado, e também que S. João da madeira lhe deveria merecer mais respeito, pois durante muitos anos foi, e ainda o é, um pólo de trabalho para muitos Oliveirenses, ou será que isto para si não conta!!!

    ResponderEliminar
  5. Por favor não comente o que não sabe!
    Por favor!
    As pessoas deixam de acreditar em si!(se já não o fizeram)
    Então entende o sr. que urbanisticamente falando S.João da Madeira comparada com a minha cidade de Oliveira de Azeméis...não tem qualidade!
    Só de si!
    ...conheceu S.João há 20 anos atrás?
    Não vale a pena termos uma conversa a a este respeito!
    Sabe as suas comparações fez-me comparar a cidade o viu nascer de há 20 anos atrás e a do presente!
    Rempense o que escreveu!

    ResponderEliminar
  6. Bem eu como sanjoanense lamento que o sr. Pedro Marques tenha e defenda tal posição, ainda para mais quando as principais "distancias" entre os dois municipios sao favoraveis a OAZ.

    Vou fazer algumas observaçoes, vou falar bem da sua terra e um repto ao sr Pedro e a todos os leitores do forum.

    SJM esta longe de ser um exemplo de perfeição bem longe disso, mas vão implementando projectos que poderao vingar e dai surtir resultados positivos para nós e para voces e esse merito voces tem que nos atribuir.

    Nem todos os projectos tem resultados imediatos. É preciso dar tempo ao tempo

    O centro comercial esta construido vai la quem quer, false-se agora da contrução de um retail park de dimensao similar, a ver vamos.

    O parque da cidade vai demorar pelo menos uns 20 anos até se poder considerar estabilizado. O parque la salette foi criado no inicio de 1900

    O Centro Empresarial e Tecnologico esta a ser construido mas só o futuro dira se dali vao sair projectos vencedores. Alguns desses projectos poderao ser criados por oliveirenses e acabar por ser implementados em OAZ

    O Projecto da Casa das artes do espectaculo vai começar agora a ser implementado nas Antigas instalações do cinema imperador. Mas sera que depois vao existir forças vivas suficientes para lhe dar actividade.

    OAZ é um dos municipios com maior actividade industrial neste pais, um dos que contruibui mais para as exportaçoes.
    Nos intitulamo-nos como capital do calçado mas OAZ produz mais pares de sapatos.
    OAZ dada a sua dimensao geografica e populacional consegue fazer valer, no meio politico, melhor os seus pontos de vista e objectivos do que SJM.

    Em SJM dada a sua dimensao esta quase tudo estruturado e mais ou menos previsto, em OAZ dada a sua dimensao o processo é mais dificil de implementar pois os custos sao enormes.

    Agora a parte complicada a do repto, "vendam" o vosso municipio a SJM.

    Ficaram chocados... nao ha razoes para isso a ideia é reunir meia duzia de razoes que levariam um sanjoanense a OAZ, chapem-nas aqui no forum e para tornar isto ainda mais interessante façam-no com o intuito de as chaparem num outdoor em SJM.

    Eu como sanjoanense escrevo... venham ca na epoca natalicia nem que seja para ver a iluminação de natal e a alegria na cara das crianças.

    Para os meus respeitados conterraneos os meus comprimentos e tentem ver algo de positivo em tudo, nem seja o que nao fazer devido os erros dos outros.

    E agora o repto

    ResponderEliminar
  7. não lhe chamo Oliveirenses....

    Não o julgava assim tão mal formado e incorreto!
    O li o seu artigo e sinceramente não gostei!(assim como não gostou da cidade vizinha de S.João da Madeira)
    Além de muito, muito fraco peca pela "ligeireza doentia" como o faz!
    Sinceramente, que não compreendo que um jovem com formação académica (nível superior) aborde um tema com a ligeireza e da forma indelicada, maldosa e falsa como o fez!
    Estou incrédulo com o que acabei de ler.
    Não sou Sanjoanense!
    Indigno-me ao ler as "desonestidades intelectuais" como fez.
    O cidadão oliveirense (anónimo) não o leva a sério, acredite!
    Os oliveirtenses felizmente ainda têm olhos para ver o que o sr. não viu!
    Acredite, que o bom povo de S.João da Madeira não lhe irá "guardar rancor" nem lhe vai levar a mal o que escreveu!
    Por ventura lê os semanários de São joão da Madeira?
    Compare a critica construtiva que qualquer um deles faz ao poder instituido!
    Os nossos "pasquins" V.A. e C.A. (ao serviço do poder) são os principais responsáveis por não abordarem sériamente detreminados assuntos que seriam o principal motor da discusão e do confronto de ideias.
    TODA gente vê a realidade sobre o desenvolvimento sério do concelho vizinho, menos os burros,os fracos,e os doentes mentais.
    Não estou a "soldo" do Castro Almeida nem de ninguém (nunca o estive)para analizar a falsidade do conteudo do seu escrito!
    Sabe? tenho pena se si!
    Sinceramente, ainda não acredito no que li!!!!

    Zé Linhares

    ResponderEliminar
  8. Muito bem...
    Subscrevo totalmente...

    O melhor texto que apareceu até agora no Fórum...

    Isto sim é defender Oliveira de Azeméis...

    2:31 PM

    Mais um benfiquista doente que nunca foi a S.João da Madeira!

    Viva a incompetêrncia o compadrio doentio!

    ResponderEliminar
  9. Para terminar só lhe quero dizer que a S. João da Madeira que retrata não deve ser a mesma que eu conheço, como é óbvio nem tudo é perfeito, mas daí ao texto que escreveu vai alguma diferença.

    5:51 PM

    Parabens anónimo pela seriedade com que abordou o tema!
    Parabens!

    ResponderEliminar
  10. Bom, eu classifico o teor destes textos como uma mera elocubração de estilo nacional-benfiquista, que sustenta que somos os maiores apesar da nossa mediocridade e de já não se ganhar títulos em qualidade e quantidade como antigamente.
    O texto é infantil porque pretende recorrer à tática do contraditório puro e simples para se fazer notar, à falta de melhores argumentos, que só podem surgir para uma mente atenta e honestamente interessada.
    E que melhor argumento para desmontar tão peregrina tese senão o ver pelos próprios olhos. Elementar. Básico. Evidente.
    Um texto tão mendaz como este insulta tanto pela ligeireza do estilo como pela facilidade com que se pode constatar a evidência da sua falsidade.
    Triste.

    Um dia mau, aposto. Acontece.

    Respeitosamente,

    Tono.

    ResponderEliminar
  11. É vergonhoso ter que ser um recente Oliveirense a falar assim, em vez dos nascidos e criados aqui.

    ResponderEliminar
  12. Sou Oliveirense.
    Por favor não me envergonhem mais perante os Sanjoanenses. Já não bastas os anos de atrso recuperados ( e bem) pelos nossos vizinho quanto mais agora tentar tapar o Sol com a Peneira e quase insulta-los!?
    Mudar...Mudar, é o que é preciso para retomar a posição que outrora tivemos.
    Basta de demagogia.

    ResponderEliminar
  13. Caro Pedro,
    Entendo o exagero, mas não subscrevo em absoluto as opiniões. Não nos causa mal nenhum S. João da Madeira fazer valer os seus trunfos e valorizar a sua terra.

    Trata-se de um concelho que é muito bairrista e que sabe potenciar as suas especificidades as quais, em grande parte, resultam da relação entre a população residente, a população flutuante (quem lá trabalha e quem visita a cidade) e a área de superfície.

    Em suma, S. João poderá ser um bom exemplo para nós que, aí concordo, não temos valorizado suficientemente as nossas potencialilidades: grande dimensão, mais população e maior potencialidade de crescimento.

    De facto, embrenhados nos nossos problemas e no relativo atraso que ainda temos, vamos centrando as nossas atenções nos aspectos menos positivos e sendo hiper-críticos quanto ao que nos rodeia por cá.

    Devemos ignorar os nossos problemas e "dizer mal" dos vizinhos?

    Claro que não. Sobretudo, devemos aprender com o melhor que vão fazendo e, claro está, procurar evitar os erros que (também) cometem.

    ResponderEliminar
  14. Inferiorizados são aqueles que só sabem dizer bem do vizinho para serem ouvidos. Pedro, muito bemdito, mostras mais uma vez coragem e amor por Oliveira.

    ResponderEliminar
  15. S. joão da madeira tem mesmo muitos socios em Oliveira de Azemeis, pelos vistos, ainda vao tomar de assalto a CMOA... cuidado... eles andam por cá.

    ResponderEliminar
  16. Ve-se bem por aqui quem é que passa a vida em SJM, a dizer mal de OAZ.
    Azemeisa

    ResponderEliminar
  17. Oh Marques, olha que vais pelo mesmo caminho dos outros... esta gente escurraça os bons cá da terra... é por isso que estamos falidos, os bons não querem nada com isto e tu vais-te cansar!

    ResponderEliminar
  18. Só um pequeno comentário...já se lembraram que SJM tem apenas uma freguesia para gerir???

    ResponderEliminar
  19. Apesar de tudo, eu também prefiro OAZ a SJM... Em SJM é tudo muito junto e apertado... eu gosto da natureza e lá já há pouca. agora, de facto, falta muita competencia e imaginação por estas bandas...

    ResponderEliminar
  20. Oh Manuel Alberto Pereira, também és do que faz compras em S. João e passeia o bobby?

    ResponderEliminar
  21. Não acredito no que acabo de ler, isto é de um bairrismo primário para não dizer doentio. Prefiro pensar que este texto foi escrito num momento menos feliz do seu autor, pessoa que não conheço, mas que me leva a pensar, pelo que li, que faz parte do grupo do qual para ser Oliveirense se tem de abdicar de opinião própia e depois o resultado é aquele que todos nós sabemos. Quanto ao tom jocoso como se refere ao shopping se calhar até estou de acordo quanto aos Sanjoanenses serem poucos para o encherem, mas a verdade é que têm uma mais valia, mérito de quem se encontra à frente da câmara, ao contrário de nós que temos muito espaço e habitantes e não conseguimos captar essas, ou outras, mais valias para a nossa cidade. Quando se refere ao menos rico, também não posso deixar de estar de acordo consigo, só que julgo que não se está a referir ao nosso concelho, pois não me parece que sejamos ricos e quando uma familia não tem pão para dar aos filhos entre os deixar morrer à fome e os entregar a quem tem possibilidades para os poder sustentar, o melhor, por muito que nos custe, é a segunda opção, isto claro qundo se põe à frente de tudo o bem estar dos filhos. Há dias!!! Fico a aguardar um texto melhor conseguido, pois julgo que tem capacidade para isso.

    ResponderEliminar
  22. oliveira de azemeís tem "coisas" boas e "coisas" menos menos boas.No entanto acho que os oliveirenses "tem a mania" que em Oliveira não há nada de bom e São João da Madeira tem tudo.Enquanto houver oliveirenses que deixam de comprar o que precisam em OAZ e vão para fora do concelho fazer isso é natural que se comece a ver o pulsar da cidade a diminuir.É preciso mais alguma paciencia e associar a esta paciência muito bairrismo.Pode ser que as coisas mudem.

    ResponderEliminar
  23. Gostei do comentário do anónimo das 8.09 e já agora não me parece que S. João da Madeira (câmara) atribua o "bolo chapa" de cem mil euros para a iluminação de Natal ou de outro qualquer festejo!!!

    ResponderEliminar
  24. Tono gostei do seu comentário é a melhor resposta para alguns pseudo-Oliveirenses que por aqui passam e que fazem questão de continuar a ignorar a realidade.

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde.

    Encontrei hoje este blog por mero acaso e fiquei pasmado... É absolutamente inacreditável aquilo que li.
    Obviamente que um blog é público e felizmente ainda vivemos num estado democrático, e como tal, cada um pode e deve expressar a sua opinião. No entanto, este texto parece-me de um bairrismo tão bacoco, que não consegui deixar de responder.

    O pior cego é aquele que não quer ver! Ambas as cidades têm aspectos positivos e negativos, no entanto, olho para a minha cidade (OAZ), e aparte a rua que chega a Sto. António e a "avenida" que liga o largo do Gemini à Nacional 1, a cidade não cresceu... não desenvolveu...
    Em suma, parou no tempo. Tenho (quase) 30 anos e esta cidade sempre foi assim!! O que é inacreditável e inaceitável.

    Até à bem pouco tempo atrás, se não fosse a iniciativa privada, que nos "deu" a piscina coberta da Cerciaz, o Clube de Ténis de Azeméis, a biblioteca da Gulbenkian e a sobrevivência das equipas desportivas, o que tínhamos de novo?!
    Como é possível estarmos tanto tempo sem piscina municipal, sem biblioteca, sem centro coordenador de transportes, com o largo do Gemini ainda(!!) em construção, e acima de tudo... SEM SANEAMENTO BÁSICO?!?!?

    Meus caros, antes de se olhar para fora, temos a obrigação de olhar humildemente para o nosso umbigo.
    Como dizia o outro, "para quem não tem asas, tens umas piadas engraçadas!".


    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  26. Alguns comentadores sugerem que os Sanjoaneneses efectuam todas as suas compras na sua cidade. Já fizeram algum inquérito? Acreditam mesmo nisso?

    ResponderEliminar
  27. Certamente que se a critica do Autor fosse aos de SJM, e ele fosse Sanjoanense, era comido vivo, como é de OAZ é criticado pelos proprios Oliveirenses. Essa é a diferença do tal bairrismo! Os SJM sabem defenderem-se uns aos outros, os OAZ aniquilam-se a eles mesmos, mesmo quando defendem o melhor para OAZ

    ResponderEliminar
  28. Caro Pedro Marques:

    Passei os olhos pela sua opinião e pasmei; passei os olhos uma segunda vez e pensava que estava a ver mal e que consultavamos o mesmo oftalmologista; contudo, lembrei-me que não uso óculos e consequentemente o que estava a ver era mesmo verdade.
    A sua opinião é preocupante e estava decidido a ignora-la, mas ignorar seria altmanete irresponsável, do tamanho da irracionalidade da sua mensagem.

    A sua mensagem é irresponsável porque nela vem contida chavões e preconceitos que causam desenganos e inflamam ódios:
    1.º - A cidade de São João da Madeira está mais desenvolvida porque é um concelho mais pequeno que Oliveira de Azeméis. A Feira quantas freguesias tem? E olhe que está mais desenvolvida que OAZ.

    2.º - Ser oliveirense e bairrista, para si, é dizer bem do que é nosso e mal do que está ao nosso lado. Pois para mim ser oliveirense é cultivar uma identidade uma história e honrá-la, fazer desenvolver a minha terra com ideias e em tudo aquilo que for chamado e puder fazer, ajudar.

    3.º - Ser oliveirense não é dizer bem dos outros apenas quando os outros dizem bem de nós e dizer mal quando os outros fazem o mesmo. Penso que isso é infantil. Ser adulto é reconhecer e interiorizar as verdades.

    4.º - São João da Madeira não é perfeito. Claro! Tem muito por fazer. Muitos erros cometidos (rotundas, por exemplo) que vão sendo corrigidos e tem muita coisa menos boa a acontecer, como nas gestões de todas as cidades. Agora, na minha opinião, comparando Oliveira de Azeméis com S. João da Madeira, OAZ tem muito mais por fazer; ai tem, tem... mas tem muita coisa feita: uma história construida à volta da qual a cidade se pode e deve reeerguer (veja-se, o mercado`a moda antiga e a forma como dinamiza todas as nossas freguesias e as pessoas que traz à nossa cidade).

    Caro Pedro Marques, deixo-lhe um conselho: mude de oftalmologista, existem muitos em OAZ, mas se estiver farto dos buracos e das estradas do centro urbano, no 8.a Avenida também tem; os acessos até lá são melhores e a partir dessa nova visita pode ser que veja SJM e OAZ melhor e a vida e os oliveirenses com outros olhos.

    Abraços deste oliveirense.

    ResponderEliminar
  29. bairrismos à parte e separadas as devidas diferenças dos dois concelhos, OAZ tem algumas razões para se envergonhar.

    Com o poder político que temos enfim...mas também como diz o outro: um povo tem o governo que merece!

    ResponderEliminar
  30. Devemos ignorar os nossos problemas e "dizer mal" dos vizinhos?

    Claro que não. Sobretudo, devemos aprender com o melhor que vão fazendo e, claro está, procurar evitar os erros que (também) cometem.(sic)

    Porra!
    Finalmente que começas a ganhar juizo!
    Devias ter sido mais contundente com estes "marmanjos"!
    Olha que eles se te pudessem comer (cuidadinho com as más intrepretações) já o tinham feito!

    ResponderEliminar
  31. Pois, vou fazer um exercicio de comparação:

    Urbanismo citadino: Penso que SJM está pior, tem predios com mais mau gosto;

    Parques: O parque de la-salette é superior ao de SJM.

    Piscinas: SJM tem piscinas municipais cobertas ha mais de 20 anos, OAZ ainda esta a espera da sua.

    Cultura> SJM esta de longe melhor servida de espectaculos e eventos. De OAZ so se conhece o Mercado a Moda Antiga. Pena so acontecer uma vez por ano.

    Educacao> Sou de OAZ mas os meus filhos andam nas escolas de SJM. Em SJM as Primarias tem ATL, Cantinas, tudo de borla e com qualidade. A Camara paga a natacao as criancas das escolas. Em OAZ nao ha cantinas nas primarias de Cucujaes, pelo menos, e as escolas sao as mesmas onde os meus avos andaram.

    Comercio> O comercio tradicional de OAZ e velho e abandonado. Nao da gosto comprar na cidade, ao contrario de SJM onde as ruas tem vida e movimento. Encontram/se as grandes marcas e o bom comercio a retalho.

    Biblioteca> Tenho 42 anos e qdo andava no ciclo ja frequentava a Biblioteca de SJM. OAZ ainda esta a espera da sua.

    Jornais> os jornais de SJM sao mais criticos com a Camara e faz a Camara mexer/se. Em OAZ os dois jornais sao mesmo jornais de poder e nao permitem que se crie opiniao e comparacao

    ResponderEliminar
  32. É importante que se sublinhe um aspecto focado neste texto: com o que São João da Madeira recebe é possível fazer muito, inclusive demolir obras passadas na Praça simplesmente porque não se tem mais nada que fazer ao dinheiro. Não me canso de dizer que se São João tem mais potencial económico e se desenvolve mais rapidamente do que Oliveira de Azeméis ou outro concelho qualquer é por ser uma freguesia única, que, por acaso, até é a mais pequena da Europa. Assim é difícil evoluir? Não me parece! Por isso, defendo a independência de Cucujães para que lá também se crie grandes obras (como o tal posto da GNR prometido para 2009!?)...

    Resumindo, sobrescrevo este post e continuo a defender que Cucujães é o melhor orgulho

    ResponderEliminar
  33. Caro pedro marques!
    Se o seu objetivo era descobrir até que ponto os Oliveirenses são bairristas, defensores do seu estábulo ... enganou-se.
    Aqui ninguém defende a terrinha porque contra factos não há argumentos ... em São João da Madeira nem se coloca a questão ... do ser melhor ou pior .. do ter ou não ter em relação ao vizinho ... sabe porquê? porque essa é a atitude de quem não tem iniciativa e inovação para construir o quer que seja ... por isso passa vida a cobiçar o do alheio.
    O segredo está em MARCAR PELA DIFERENÇA. E olhe lá ... diga-me ... nota-se bem a diferença, não nota?

    O segredo meu amigo!!! não se esqueça ... MARCAR PELA DIFERENÇA.

    ResponderEliminar
  34. Aqui é que se vê que há muita gente que nem merecia ser visto como Oliveirense. A esses até agradecemos que se desloquem para SJM!
    Nem a serem molestados por SJM está gente se sente... e quem não se sente não é filho de boa gente. Por isso Oliveira de Azeméis é visto como uma cidade de exagerados brandos costumes... Falta mesmo gente de braços firmes por aqui. Povo Miserável. Parabéns ao autor pela coragem.

    ResponderEliminar
  35. À "ave rara" da 1.55 só lhe quero dizer que se deve tratar com urgência, pois faz parte de uma raça em vias de extinção!!!

    ResponderEliminar
  36. Já verifiquei e analizei o que pretendia com o conteudo do seu texto!
    Você é esperto!
    digo esperto!
    Com a sua desfaçatez conseguiu o que pretendia!
    Para um homem inteligente esperava mais de si.
    Lamento-o, por hoje!

    ResponderEliminar
  37. Ao das 11.03 AM

    Concordo com tudo o que disse. Penso igual

    ResponderEliminar
  38. Bem... eu sou do concelho de OAZ mas trabalho em SJM. Acreditem numa coisa: Ninguem em SJM fala em OAZ! Ninguem! Em OAZ passam o tempo a olhar pro vizinho, com inveja, em vez de se preocuparem em crescer e a construir algo melhor. A maioria das pessoas de SJM não vem há anos a OAZ, porque simplemente não tem nada que vir fazer a OAZ, nada que os cative, nada que os leve até a OAZ. Em OAZ não ha eventos diferentes, não ha comercio diferente, não ha zonas de lazer diferentes... nem há cinema mais, isso sim era algo que marcava a diferença mas foi muito mal gerido e mal acarinhado pelo poder de OAZ.

    Ora, o mesmo se passa com as pessoas de Arouca, de Vale Cambra, de Estarreja... o que poderá fazer com que as pessoas dessas cidades saiam da sua terra para vir para OAZ?

    Sr. Pedro Marques, e outros oliveirenses: em vez de dizerem mal por dizer, escrevam antes o que OAZ tem de diferente e o que poderá fazer melhor.

    ResponderEliminar
  39. Diferente!?
    Mas o que há de diferente nesta cidade e neste concelho?
    Ai, há. Umas jornadas de Contratação Pública onde meia duzia de "excelentes" se bajulam e nós pagamos. É essa a diferença entre OAZ e SJM. Lá, investem a sério, sim. Nas piscinas, no comércio, na cultura. Não brincam ao faz de conta.

    ResponderEliminar
  40. Com comentarios destes já nem se sabe quem é de OAZ e quem é de SJM. Tipico. Como disse o autor não tenho nada com SJM mas com os que andam por lá a dizer mal de ca.

    ResponderEliminar
  41. Disse tudo! LÁ FAZ-SE OBRA! AQUI FAZ-SE DE CONTA!... BOA!

    ResponderEliminar
  42. Ao das 10.41:

    Acho piada aos que concordam com o texto... seria preferivel escreverem o que em OAZ é melhor (mais desenvolvido, mais diferente...) do que em SJM e na Feira.

    ResponderEliminar
  43. 100% a favor do autor!
    Porra só os PSzinhos vulgo os monges da Confraria dos Paus nas Rodas é que são contra este post...

    ResponderEliminar
  44. Ao anti SJM só lhe quero dizer que o comentário que fez só pode ser de alguem que se anda a orientar com o "esquema"!!!

    ResponderEliminar
  45. ao "anti sjm"...

    O problema do Pedro Marques é do foro oftalmológico. Ele próprio equaciona isso!
    Já o seu, penso que já não terá remédio!... Ou é pura cegueira... ou pura estupidez! As pálas, quando usadas durante longos períodos de tempo, causam destas coisas!

    ResponderEliminar
  46. O problema do Pedro Marques é do foro oftalmológico. Ele próprio equaciona isso!
    Já o seu, penso que já não terá remédio!... Ou é pura cegueira... ou pura estupidez! As pálas, quando usadas durante longos períodos de tempo, causam destas coisas!(citação)

    Concordo.É pura CEGUEIRA!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  47. Meu caro senhor se é a perfeição que procura, vai morrer descontente.
    Nao ha dúvidas de que S.João da Madeira é uma cidade muito mais desenvolvida do que Oliveira de Azeméis, na grande maioria dos aspectos, se nao mesmo em todos.

    ResponderEliminar
  48. Não posso deixar de ficar incrédulo com o artigo do senhor Pedro Marques, uma crítica completamente caluniosa e aparentando falta de conhecimento. Vejo que um dos problemas que tem com S. João da Madeira é com o seu tamanho (julgo que o posso afirmar, quando defende, como diz, a "independência" de Loureiro tendo em conta o seu tamanho considerável). Ora, a própria cidade que defende, Oliveira de Azeméis, é uma freguesia com 7,27km2 de área, e é, para cúmulo dos espantos, menor que a mínúscula S. João da Madeira (8,11km2)! Como é possível, utilizando o seu argumento, a sua cidade sequer ousar ser a sede de concelho quando há freguesias como Loureiro com 17,20km2? Ou, já agora, com uma freguesia como a Vila de Cucujães que foi, até muito recentemente, mais povoada que a própria sede de concelho? Fala de S. João da Madeira de uma forma déspota, como se esta devesse o seu desenvolvimento e a sua emancipação municipal ao acaso, a algo caído do céu, quando é precisamente o oposto! Tudo o que S. João da Madeira tem hoje, quase sem excepção, conseguiu-o com um esforço notório! Digo notório porque, apesar de ser de longe o maior centro urbano da região, é concedido um muito maior protagonismo político aos concelhos vizinhos, principalmente ao da Feira (é verdadeiramente escandalosa a forma como os investimentos e privilégios públicos, como o hospital ou as sedes regionais de vários serviços públivos vão lá todas parar, sem discussão - isto sim são coisas caídas do céu! - quando a cidade da Feira tem metade dos habitantes de S. João da Madeira). Actualmente S. João da Madeira, na sua pequenez, como com tanto prazer gosta de referir, tem quase um terço dos habitantes do colosso que é o concelho de Oliveira de Azeméis! Mesmo assim, não deixou de ser eleito o 3º concelho com melhor qualidade de vida (estudo da UBI) e de estar presente na lista final de 11 concelhos num estudo semelhante realizado pelo jornal Sol (o que contrasta um pouco com os seus argumentos do urbanismo mal pensado, parques decrépitos, etc...). Se S. João da Madeira tem só uma freguesia não é por falta de vontade. Desde há muito tempo que a cidade mostra interesse em juntar-se a freguesias vizinhas dos concelhos de Oliveira de Azeméis e de Santa Maria da Feira. Freguesias essas em que os seus habitantes trabalham maioritariamente em S. João da Madeira, colocam os filhos a estudar nas escolas de S. João da Madeira, mas que, por puro egoísmo, as suas sedes de concelho (Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis) não abdicam delas! Imagine-se o que era ser conferida a S. João da Madeira (com plena justiça) a malha urbana sob a qual tem influência (55 mil habitantes - isto contando só com as freguesias que fazem fronteira com a cidade)! "Realmente é melhor continuar assim, e ainda lhes atiro à cara que tudo o que têm é caído do céu", atrevo-me, se me permite, a ler o seu pensamento. Isto sim, é verdadeiramente escandaloso. É por esta razão que a "marina" ou o "novo rio" ou mesmo o "aeroporto particular", por muito ridículo que sejam, se fossem para ser construídos nesta região, não seriam certamente em S. João da Madeira! Provavelmente até nem seriam em Oliveira de Azeméis, mas sim em Santa Maria da Feira (que parece ter os tios e enteados todos nos locais certos para que tudo vá lá parar). O alvo desta sua crítica, caro Pedro Marques, quando muito, poderia ser Santa Maria da Feira. Essa sim, monopoliza as atenções todas para si, quando não passava até à bem pouco tempo de uma vilazita rural (e ainda hoje não foge muito disso), com uma história considerável é certo, mas que deve grande parte do seu desenvolvimento actual à proximidade do Porto e pelo "poder" de (lá está, caído do céu) ser sede de um concelho desmesurada e grotescamente grande para aquilo que vale, por si só. S. João da Madeira não deve o seu desenvolvimento a nenhum factor externo "caído do céu", pelo menos desta forma tão notória, portanto, concordemos - se há aqui alguma "vaca sagrada" essa não é S. João da Madeira, é outra que eu já referi.

    ResponderEliminar
  49. Há diferenças! Em S. João da Madeira quando são feitas intervenções na via pública, não abandonam aquele espaço sem primeiro a repavimentarem em condições de se poder circular em segurança. Em Oliveira de Azeméis todos sabemos o que acontece, é uma eternidade para se repor aquilo que se estragou. Se quiser saber mais sobre este assunto, basta ir á câmara e tentar saber qual o número de pessoas que reclamam indemnizações para concertarem as suas viaturas que são constantemente danificadas nas vias deste concelho. São legítimos os desabafos dos oliveirenses em relação aos incómodos que esta câmara vem impondo aos transeuntes através de constantes mudanças de trânsito e de sinalizações inoportunas que torna Oliveira de Azeméis uma cidade caricata. Passar em Santo António, até dá dó! Portanto, é natural que faça comparações entre Oliveira e S. João. As diferenças estão á vista! Por causa do bairrismo é que estes senhores estão á frente da câmara á tempo demais. Pobre cidade a minha!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.