segunda-feira, novembro 26, 2007

Contra os aceleras...

Todos os domingos, pouco depois das 22h, o ritual é o mesmo: centenas de jovens e dezenas de veículos concentram-se em Oliveira de Azeméis para assistirem a corridas de velocidade e apostarem nos vencedores. Este domingo não foi excepção. Mais de mil jovens juntaram-se para assistir às corridas, mas desta vez a Brigada de Trânsito estava lá para apreender os carros e identificar os «aceleras».
«A investigação decorre desde Março deste ano. Todos os fins-de-semana há encontros. O número de jovens assistentes varia, mas este domingo chegou aos mil», adiantou ao PortugalDiário o major Afonso, da Brigada de Trânsito da GNR. «Os jovens encontram-se na zona de Oliveira de Azeméis e depois seguem para a A1ou para a A29», explicou.
Na operação deste domingo a BT detectou várias infracções ao código da estrada, apreendeu dois veículos e deu cumprimento a 11 mandados de detenção. «Há indícios de que os veículos apreendidos e os condutores são responsáveis por condução perigosa e por vários acidentes, nomeadamente, na zona de Estarreja», adiantou a mesma fonte.
O oficial da GNR explicou que os veículos apreendidos estavam referenciados por conduzirem sem luzes à noite, por efectuarem ultrapassagens pela direita e por provocar acidentes. «Já houve casos em que dois destes veículos colocam-se lado a lado de um terceiro condutor que acaba por se assustar e ter um acidente», especificou.
Os 13 jovens que foram constituídos arguidos são todos do sexo masculino, tem idades na casa dos vinte anos e um deles é menor. A Brigada de Trânsito tem ainda identificados vários outros veículos que não foram apreendidos este domingo.
Fonte: Portugal Diário

23 comentários:

  1. Aqui fica uma prova para todos os que diziam que a GNR não fazia nada...

    Afinal já trabalhavam nisto desde Março...

    É caso pra dizer que a GNR não dorme...

    ResponderEliminar
  2. O mais curioso de tudo isto, são os comentários dos familiares que estão no Diario de Aveiro de hoje e que transcrevo:

    "Cláudia Nunes, namorada do proprietário do Honda, garantiu ao Diário de Aveiro que não sabiam porque tinham apreendido o carro. «Talvez por motivos estúpidos. Isto é uma injustiça», avançava a jovem, enquanto ao lado o seu pai, Mário Nunes, estava bem mais exaltado: «Isto é uma vergonha. Está tudo mal. Isto abuso de autoridade. Vão ter de pagar por isto, porque isto não é como pensam…».
    Também inconformado estava Domingos Casqueira, proprietário do Seat Leon, residente em Pardilhó e vizinho do outro jovem do Honda. Foi em tom ameaçador que afirmou: «Isto não vai ficar assim, porque eles nem sabem com quem se estão a meter…»."

    http://www.diarioaveiro.pt/main.php?srvacr=pages_13&mode=public&template=frontoffice&layout=layout&id_page=2919

    ResponderEliminar
  3. Eles não têm culpa!
    Culpa tem que lhes dá os carros para as mãos!

    ResponderEliminar
  4. Helder começo por dizer que não é inteiramente verdade o que escreve, pois os jovens que se reunem na zona do pavilhão, tanto quanto eu sei, não o fazem para disputar corridas nesse local. Não quero que fiquem a pensar que com o meu comentário estou do lado dos apelidados suicidas que constantemente colocam a sua vida e a dos outros em perigo. Segundo a noticia que li estamos a falar em mais de mil jovens, e não só, que estavam presentes. A quase totalidade dessas pessoas estavam lá porque gostam de carros e eu aproveito para perguntar qual é a média de assistentes que temos nos jogos disputados na nossa cidade, não seria de criar um local para que essas pessoas podessem estar sem criar problemas? Por outro lado, não nos podemos esquecer que na maior parte das vezes este problema não foi abordado da melhor maneira pelas forças de segurança, pois geralmente criam grandes espectáculos e entram na provocação o que não ajuda nada a resolver este problema, julgo que esta situação tem de ter uma abordagem diferente, caso contrário vamos continuar no jogo do gato e do rato, o que não leva a lado nenhum. Não nos podemos esquecer que estamos em 3º no ranking da UE onde mais aumentou o número de crimes violentos e de roubos, e eu pergunto o que se tem feito quanto a isto? Muito pouco, porque o risco é maior e dá muito mais trabalho. É muito mais fácil e dá mais "gozo" dar uma de "cowboy" num meio inofensivo do que dar caça aos criminosos, e volto a dizer que ao escrever isto não estou a isentar de culpas os ditos corredores.

    ResponderEliminar
  5. Ao anónimo das 2:19 só lhe quero dar os parabens pela solução apresentada. Pelos vistos não tem filhos!!!

    ResponderEliminar
  6. Já devia ter sido à mais tempo. Poucas vergonhas, concentrações ilegais e actividades criminosas, BASTA.
    Esses indivíduos que praticam o street racing, corridas ilegais são todos uns fora da lei.
    Eu resido aqui em Oliveira de Azeméis e sei bem o que se passa no parque de estacionamento do Pavilhão Doutor Salvador Machado ao domingo à noite. Por motivos pessoais, costumo passar pela Avenida Ferreira de Castro frente ao Pavilhão e ultimamente até evitava passar por lá ao domingo à noite, tal era a vergonha que por lá andava e não queria ser confundido com tal escumalha. Desde as corridas na Avenida Dona Maria I que era urgente a intervenção das autoridades policiais, no sentido de prevenir e punir tais condutas ilegais e perigosas.
    E mais, 99% dessas pessoas que se deslocavam a O.Az. ao domingo à noite, são de fora, nem sequer pertencem ao Concelho, e não vêm contribuir em nada de bom p´ra Oliveira de Azeméis, pelo contrário apenas vêm congestionar e poluir a nossa cidade. Tenham juizo, sim, porque quem lá vai assistir também é cumplice nessa concentração ilegal e criminosa.
    Espero sinceramente, que no próximo domingo, Oliveira de Azeméis possa regressar à normalidade, e ser notícia não pelos piores factos.
    Tenho dito.

    ResponderEliminar
  7. Ao anonimo das 6.08 deve ter filhos mas deve-lhe dar bons conselhos aos filhos, pois tenho um comum com 27 anos e só agora comprou carro e tem carta desde os 18 anos,já esta mais maduro.

    ResponderEliminar
  8. O anónimo das 4:47 provavelmente opinou sem saber a realidade do problema, não conduz ou então enfiou o barrete… é que alguns desses suicidas já provocaram alguns acidentes tendo inclusivamente um deles, devido a um despiste, provocado a morte de um cidadão que tal como nós seguia cuidadosamente na sua mão na recta do Santos Cavaco em S. Mª da Feira há poucos anos. Tipos destes não deveriam ter licença para conduzir mas sim andar de bicicleta…

    ResponderEliminar
  9. A todos os comentários já colocados:

    1º Marco Santos: A GNR de onde? Pelo que li no Correio de Azeméis, nada fala da GNR de Oliveira de Azeméis. Terá sido lapso?

    2º msilva: A esses familiares que falam ao D.Aveiro, pouco ou nada há a dizer...

    3º Anónimo das 2:19h: Quem tem culpa não é quem lhes dá os carros para as mãos, porque muitos desses carros são adquiridos pelos próprios jovens que já trabalham e ganham. O problema está na educação (ou falta dela) que receberam dos pais.

    4º anónimo das 4:47: Nada há a dizer dos espectadores meu caro. A GNR e a BT apenas se focaram nas viaturas e nos respectivos condutores. De qualquer forma, concordo consigo quando escreve que este tipo de acções da GNR são mais "vistosas" e menos perigosas do que patrulhar "devidamente" as estradas e zelar pela segurança das pessoas e bens!

    ResponderEliminar
  10. Ao anónimo das 9:51 quero-lhe dizer que pelo conteúdo do seu texto não deve passar no referido local no seu perfeito juizo, pois o que relata não corresponde minimamente ao que costumo presenciar, tente passar numa altura em que se encontre melhor e talvez fique com outra opinião!!!

    ResponderEliminar
  11. Não sei o que os 18 ou 27 anos têm a ver com o assunto, para quem anda na estrada é só verificar as asneiras praticadas e muitas delas são de pessoas que já têm idade para ter mais juízo, é caso para dizer "quem tem as mãos limpas que atire a primeira pedra".

    ResponderEliminar
  12. Ao anónimo das 12:45 lamento que não tenha lido a minha opinião com o minimo de atenção, pois se o tivesse feito verificava que em lado nenhum eu isentava de responsabilidades os ditos "corredores". Aproveito para lembrar que, na minha opinião, se está a fazer um drama, pois se verificarmos as mortes ocorridas nas nossas estradas as provocadas pelos ditos "corredores" é uma gota no oceano e com isto volto a dizer, para que não tenham duvidas, que estas pessoas devem ter o castigo merecido, mas por favor não nos vamos armar em falsos moralistas. Já agora, e para terminar, quero dizer-lhe que para além de conduzir há 35 anos e saber a realidade do problema, acho que os ditos suicidas nem de bicicleta deveriam andar!!!

    ResponderEliminar
  13. PSP para Oliveira de Azeméis já!

    Movimento contra a DEPUTADA que na faz por esta Terra.

    ResponderEliminar
  14. Tropa com a malta que lhe faria bem!!!
    E, se possível alguns pais!

    MANUEL DA SILVA SANTOS

    ResponderEliminar
  15. Sr. Manuel da Silva Santos gostava que explicasse o que é que a tropa tem a ver com isto, o senhor deve estar a brincar, basta olhar à nossa volta e verificar a escola de virtudes e o seu efeito em quem por lá passou, ou então eram quase todos maus alunos!!!

    ResponderEliminar
  16. À Confraria do Shoping - A deputada não precisa de fazer nada, porque já foi feito tudo pelos outros deputados, antes de falarem ponham os óculos!!!

    ResponderEliminar
  17. Ao anónimo das 9:51 recomendo-lhe que não emita a sua opinião quando estiver diante de algum espelho. Quanto a Oliveira de Azeméis ser noticia pelos piores factos já estamos habituados e até por factos bem piores!!!

    ResponderEliminar
  18. G.N.R DE OLIVEIRA SAO OS PALHAÇOS AUTENTICOS ANDAM A CAÇA DAS MULTAS E VER NAS RUAS PRINCIPAIS DE OLIVEIRA ATE SE ESCONDEM PARA APANHAR AS PESSOAS A ENTRAREM PARA AS VIATURAS.

    ResponderEliminar
  19. P´ra quem ainda não percebeu o propósito de um blog e respectivos comentários, fica aqui um esclarecimento. Os comentários destinam-se à mensagem inicial publicada na página principal do blog.
    Aos mentecaptos que comentam comentários: sem comentários!
    Tenho dito!

    ResponderEliminar
  20. Um horror!! Era chiquissimo deslocar-me para a zona do pavilhão para ver os carros em altérrima velocidade! E agora? P que faço ao domingo à noite? QUERO IMEDIATAMENTE OS CARROS DE VOLTA! SENÃO EU CHORO HORRORES!

    ResponderEliminar
  21. A minha mensagem nao apareceu logo, diz que tenho que esperar! Terei de esperar muito tempo? Valera a pena sentar-me?

    ResponderEliminar
  22. Ao mentecapto das 9:31 "quando for grande, quero ser como tu"!!!

    ResponderEliminar
  23. Eles "andem" aí, são mais que as mães e voltaram...

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.