sexta-feira, novembro 30, 2007

Associação de Solidariedade Social de Loureiro foi a votos

"António Rodrigues dos Reis sucede a António Pinho
“A minha missão terminou aqui”. Depois de 16 anos de “muitas lutas, canseiras, aborrecimentos com alguma traição à mistura”, é chegada a hora de passar o testemunho.
António Pinho ‘entrega’ a António Rodrigues dos Reis uma Associação de Solidariedade Social de Loureiro (ASSL) "económica e financeiramente autónoma". Foi com esse objectivo que "procurei sempre administrá-la com o meu saber, com a minha experiência profissional e, sobretudo, com muito amor" durante estes últimos 16 anos.
Depois de "muitas lutas, canseiras, aborrecimentos com alguma traição à mistura" e apesar da interpelação de alguns no sentido de permanecer na direcção por mais um mandato, é chegada a hora de passar o testemunho. António Pinho parte da ASSL "com saudade", mas com "a consciência tranquila" e convicto das capacidades de quem o vai suceder.
Na noite da passada sexta-feira, a Lista A, a de António Rodrigues dos Reis, foi posta à votação, tendo sido eleita unanimemente, por voto secreto, pelos 27 sócios que compareceram à reunião da assembleia-geral (AG). Será o recém-eleito presidente da direcção e os restantes elementos desta nova equipa de trabalho que pugnarão pela construção de um lar de terceira idade (ver caixa), que se juntará às valências já existentes (creche, infantário, centro de dia e apoio domiciliário).
Aliás, depois de eleito, António Rodrigues dos Reis, que também é líder da Junta de Freguesia local, comprometeu-se a "tentar zelar por esta Associação", que neste momento conta com 44 associados.
Já António Pinho, na hora da despedida, falou da nova obra (com mais de 1752 m2), que a ASSL quer edificar, mas também deu a conhecer o que se fez ao longo destes oito anos de funcionamento. Referiu-se à construção de um parque infantil com uma área de 260 m2, aquisição de sete viaturas, adaptação do edifício às novas normas de Higiene e Segurança no Trabalho, iluminação com holofotes da parte exterior das instalações, criação de um site na Internet, etc. Tudo isto alcançado, graças ao apoio de "todos os que sempre depositaram confiança nos meus actos". Daí que quer estes, quer as 27 funcionárias e a voluntária que trabalham na ASSL tenham tido direito a uma palavra de reconhecimento.
O sentimento dos que foram reconhecidos é recíproco. E tanto é que na mesma sessão António Rodrigues dos Reis propôs um voto de louvor a António Pinho. Proposta que teve a anuência de toda a AG, em particular da Mesa: "Este é um voto muito mais do que merecido".
Com vista ao lar de terceira idade, com capacidade para 31 camas e que terá rés-do-chão e primeiro andar, a Associação de Solidariedade Social de Loureiro candidatou-se à 2ª Fase do PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), mas não foi bem sucedida. Na passada sexta-feira, António Pinho informou a assembleia-geral que a candidatura não havia sido aprovada, visto que no que diz respeito a lares de idosos o concelho de Oliveira de Azeméis já tem uma de cobertura de 60%.
Desta vez, o governo decidiu contemplar os municípios com uma cobertura inferior à oliveirense, bem como as crianças e os portadores de deficiência: "Inclinou-se também para a construção de creches e lares residenciais para deficientes".
Na oportunidade, o responsável ainda chamou a atenção para a danificação da parede da sala onde se encontravam: "Terá que ser alvo de obras". O mau estado ficou a dever-se às várias colagens que se foram fazendo por altura das festas temáticas como, por exemplo, a de Natal, esclareceu."
Notícia de Gisélia Nunes - A VOZ DE AZEMÉIS

8 comentários:

  1. Parabéns a quem sai e também para quem entra. A tarefa não é nada fácil, pela dimensão da "obra".
    É pena que neste país, os governantes, tantos os locais como os nacionais, tendam a previligiar a incompetência, o desgoverno, em vez que apoiar e acarinhar quem governa estas instituições como da sua casa se tratasse. Vai daí, não há apoios para ninguém. Se tem dinheiro que se governe.

    ResponderEliminar
  2. "Por isso, se acabarem com a possibilidade do comentário anónimo, ficam com um blog para debate interno do PS, porque dos "outros" mais ninguém cá aparece (até pelo medo das represálias - vejam o que aconteceu ao MOTA)."

    Ao MOTA não aconteceu nada, nem teria de acontecer. Deixou um projecto (que entendeu abraçar) por iniciativa sua (erradamente, diga-se). Foi e tem sido alvo de represálias...mutos de nós sabêmo-lo, mas tem sabido manter a sua postura. De resto saberá muito mais do que se pensa. Daí que...

    ResponderEliminar
  3. Agora, vão entrar umas caras novas para o STAF da Associação, porque mudaram-se as botas a lamber.
    Afinal, o novo homem forte, vai "tentar zelar por esta Associação", o que significa que se o não fizer, não estará comprometido.
    Obras deste tipo são de louvar, mas é pena que não aparece sangue novo para dinamizar a coisa, infelizmente, são sempre os mesmos a serem e a fazerem com que ocupem "tachos" que à primeira vista são desprovidos de interesses.
    Já agora, quanto é que a Associação paga de energia eléctrica á CEL ?
    Onde fica o contador ?
    Por isso é que existem muitos holofotes a iluminar o edifício.
    Alguém tem visto por lá os cobradores da luz ?
    Mudam as moscas, mas a m.....da é sempre a mesma.

    ResponderEliminar
  4. SRº DO PARTIDO SOCIALISTA NAO DORMAM O P S D JA COMEÇA A TOMAR CONTA DE TODAS AS ASSOCIAÇOES ESTA SE A CHEGAR AS ELEIÇOES ISTO E QUE E PODER

    ResponderEliminar
  5. Pois... o PSD ganha porque sao os do PSD que estao a frente de quase todas as associaoes e clubes do concelho. O PS so aparecs pra fotografia... tenho pena pois sou socialista mas para a CM de Oliv. Azemsis nunca voto PS,

    ResponderEliminar
  6. Digam-me uma coisa.
    O novo presidente desta associação é o presidente da Junta de Loureiro?
    Ouvi dizer que ele inviabilizou a instalação de uma nova instituição bancária na Freguesia. Será verdade?
    Não me admira, pois como chefe da Caixa Agrícula de O. Az. e filiais, não quer concorrência, mas isto só se vê em Loureiro, porque as outras Freguesias têm outros bancos instalados.
    Já agora, onde é o estaleiro e parque de viaturas, e depósito de combustível da Junta de Freguesia?
    Ou será que quando forem outros a vencerem as eleições terão que ficar a pagar renda ao Julinho Castro?

    Responda quem souber, o pôvo agradece.

    ResponderEliminar
  7. O PS so aparecs pra fotografia... tenho pena pois sou socialista mas para a CM de Oliv. Azemsis nunca voto PS,

    7:34 PM (sic)

    Ah! grande Xuxa!!
    Assim gosto desta gente!
    E não sou socilista!
    Vi"b"a o P.s. de O.de Azeméis!
    Biba!

    ResponderEliminar
  8. Pois é! Com que então os do PSD têm as chaves de quasi todas as instituições do concelho! Claro, porque enquanto os do PSD trabalham e fazem algo por elas, os do PS só falam, falam, falam,falam, mas não fazem nada! Por que esperam? Que as bananas lhe caiam nas mãos? Eles andam sempre de mãos fechadas para não darem nada a ninguém!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.