domingo, novembro 26, 2006

Nota sobre a mobilidade na cidade

O relato efectuado pelos jornais locais (Voz de Azeméis e Correio de Azeméis) das afirmações e comentários produzidos por Ricardo Tavares, vereador da Câmara Municipal na sequência de uma visita com elementos da JSD local (sob o tema da mobilidade) é absolutamente espantoso.

Como é possível que um responsável político - diria duplamente responsável (como vereador e como presidente da concelhia local do PSD) - teça considerações e críticas como se não tivesse nada a ver com os assuntos alvo da sua apreciação (directamente ou por solidariedade institucional ou partidária) ?

Já estamos habituados - faz parte da maneira de estar e de actuar de alguns senhores – à produção de frases sensacionais mas despidas de conteúdo, ocas, para que a comunicação social amplifique.

Vir um responsável político-partidário dominante no meio, como é Ricardo Tavares, para a praça pública colocar em causa alguns aspectos da recente remodelação e criação de zonas pedonais na pomposamente chamada zona histórica da cidade soa a algo de ridículo. Então os srs. projectistas mandaram executar a seu bel-prazer ou o que lhes deu na real gana ? Ninguém, na edilidade, aprovou e deu luz verde ? Se o cidadão Ricardo Tavares não concorda ou tem reparos a fazer é uma coisa. Se o vereador Ricardo Tavares (e os jornais apresentam-no nessa qualidade) não concorda e faz publicidade dessa posição é outra.
O que poderá levar a outras interpretações. Por exemplo, não ter uma postura solidária com os demais vereadores da sua família política que subscreveram o projecto. Ou será que é para ir avisando que não tem a ver com algumas decisões e, no futuro, o eleitorado não lhe poderá apontar ‘carreirismo’ ou ‘ cegueira’ ? Poderá sempre argumentar que não esteve sempre de acordo (apesar de votar a favor…).

Pelo relatado nos jornais, também os semáforos da cidade foram alvo de atenção e comentário. O responsável da JSD local até terá dado pela falta de besouros nos semáforos. Espantoso. Deu pela falta dos besouros. Mas não terá dado pela ausência de alguns semáforos, com lâmpadas fundidas há cerca de um ano! Veja-se o caso dos semáforos para peões junto à Farmácia Falcão. Fundidos há um ano ! Os mails enviados para o GAM não seguem para os respectivos serviços ?
E que diz o sr. Vereador do Trânsito à falta de manutenção dos semáforos ? Se os serviços dependentes de si são incompetentes é porque o seu responsável pactua. Não venha dizer que os funcionários são incompetentes.

O sr. Vereador não circula a pé na cidade ? Está tão preocupado em produzir soundbuytes acerca da mobilidade (ou falta dela) na cidade, tão sensível – ainda bem – aos reais problemas dos deficientes, porque não actua energicamente para que os buracos ‘crateras’ desapareçam das ruas da cidade (e não apenas em redor da Praça José da Costa) ?

Melhor andaria o sr. Vereador se tratasse de uma coisa básica que é manutenção dos semáforos. O sr. Vereador, como homem de leis, deveria saber que – seja o diabo cego, surdo e mudo – caso aconteça, por exemplo, o atropelamento de um cidadão numa dessas passadeiras com os semáforos fundidos, não deixará de ser moralmente responsável.

Ou será que os óculos escuros com que o sr. Vereador se deixou retratar para os jornais distorcem a realidade e passa tudo a cor de laranja, única, universal e absoluta?
De que vale uma bandeira verde da causa da mobilidade à porta da Câmara se essa mesma Câmara não resolve situações básicas?

5 comentários:

  1. que saudades das crónicas pertinentes do carlos cunha que apenas conheço de escrita mas com o qual concordo quase sempre.
    sobre mobilidade na cidade, estamos conversados pois a mesma não passe de ficção. só falta que o presidente da camara digna que somos um concelho pujante que até possuiu hora de ponta como as grandes metrópoles mas ta claro que ele não sente isso pois anda sempre de motorista e nas horas de maior aperto nem sente o trânsito pois está enfiado no gabinete.
    Mas olhando as propostas que já vieram a lume, tirando a rotunda em santo antónio que eliminaria os semáforos e a ligação quem desce da renault para a rotunda que dá acesso ao IC2, coisas simples de fazer e que apenas numa terra atrasada como esta ficam penduradas anos e saem da cartola como grandes ideias, o resto são meras divagações de um senhor que quer mostrar serviço, aliás todos os últimos responsáveis com o pelouro do trânsito e obras particulares, nunca lá estiveram mais do que quatro anos - cuidado sr. tavares que a si acontecer-lhe-á o mesmo que ao Santos Godinho e ao Alvaro Costa, entre outros!

    ResponderEliminar
  2. Esqueçam Senhores, o Ricardo Tavares não manda nada na CMOA... ele bem quer poder decidir seja o que for, mas cortam-lhe logo as intenções...
    O que ele já deu provas é de incompetente e trapaceiro...
    Mas, o problema é esse e não saber o que se passa no concelho... talvez precise de alguém que lhe explique e lhe faça o trabalho de campo... para ele dar aquele ar de ocupado...

    ResponderEliminar
  3. Eu continuo na minha... é um advogado otário disfarçado de vereador das obras!!!

    Muito me ri a ler o jornal! :) Quando se pensa que uma pessoa não nos pode surpreender mais, elas aparecem nestas figuras nos jornais... valha-nos uma revolução.

    Srs do PS, não perdoem estas benesses do PSD!!! Desanquem neles até não poderem mais, por favor. Façam-nos baixar ao nível que eles merecem, e espalhem estas poucas vergonhas as vezes que forem precisas.

    A população precisa de saber destas coisas!!!!

    ResponderEliminar
  4. Então, se tá mal feito ele que mande arranjar! Não é para isso que ele lá está?

    Ou então tenho de concordar com o Carlos Cunha, foi só um motivo para mandar umas bocas nos jornais.
    Mas antes de atirar pedras, não se deveria olhar para os nossos telhados???

    ResponderEliminar
  5. Uma pessoa até fica perplexa com o que lê, quer no post quer nos comentários. realmente o az não pode evoluir quando os seus próprios habitantes, tem pensamentos deste género!

    Meus senhores, o senhor Apío é como nós, de carne e osso,não é Deus,não consegue fazer ,milagres, principalmente, quando os seus discipluos são ignorantes, e incapazes de perceber as dificuldades da vida. nem sempre há possilibilidades de resolver todos os problemas, e o nosso caro e estimado presidente, resolve primeiro os problemas mais urgentes, e só depois os que são mesnos.

    o que a grande JSD fez, foi algo que mais menhuma juventude fez. fez algo que nem o próprio ps se dignou a fazer.

    minha gente, para falar das coisas sem saber mais vale não falar.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.