sexta-feira, julho 07, 2006

Prioridades...

Ai está o Verão… e o período de férias. Está praia, como muitas outras, de Norte a Sul do País, se encherão de veraneantes nacionais e estrangeiros. Momentos vivemos de reflexão sobre a nossa identidade, fruto da anormal prestação da Selecção Portuguesa de Futebol, no Campeonato do Mundo. Interrogamo-nos se somos capazes de estar no quarteto dos melhores do mundo futebolístico, porque continuamos na cauda do mundo evoluído na conjuntura económico-social?! Como é possível um país como o nosso, que apenas tem cerca de 123 000 participantes de futebol, comparados com o 6 000 000 da Alemanha, quando temos um PIB 13,5 vezes inferior aos restantes países, quando temos apenas 10% das exportações da Itália e da França e 4% da Alemanha, e quando apenas um português consta a TOP 500 dos homens mais ricos do mundo, lutar por um titulo mundial, arrogar-se a ser o melhor do mundo??!
Nós não somos muito diferentes dos Italianos, dos Alemães, ou dos franceses. Somos é mais simpáticos, aliás, a meu ver simpáticos demais. De forma muito simplista, nos temos a mania de nos fazermos de bons meninos perante a Europa, o país que detesta incomodar, e que tem a mania de fazer aquilo que não lhe compete. Isso já não cola…
Aliás, quem esteve na Alemanha, agora no Mundial, facilmente se apercebia que o respeito pelos Lusitanos era bem maior do que outrora. E não foi por sermos simpáticos, mas sim porque somos mais competentes.
Naquilo que devemos ser diferentes, que devemos ser efectivamente os melhores da Europa, damos constantemente tiros nos pés – o Turismo. Por isso, agora neste verão, temos que tentar ser melhor, procurar ser simpático mas eficiente. E para isso basta ser um pouco mais Alemão, misturado com um pouco de Italiano e um pouco menos francês.

2 comentários:

  1. Excelente contibuto! O Pedro toca exactamente nalguns dos "nós" que continuam a estrangular o nosso desenvolvimento.

    Pois é, Apesar dos índices de "notoriedade" que temos no futebol - será o retorno do (colossal) investimento que, desde há muito, se tem feito neste desporto de massas?... -, continuamos "pobres" na maioria dos indicadores de desenvolvimento económico e social.

    Claro que melhorámos muito nos últimos 30 anos, claro que já integramos o grupo dos países ditos "ricos"... Mas, se estamos bem quando comparados com os países em vias de desenvolvimento, a verdade é que os outros "ricos" também não param e, a este ritmo, continuaremos na "cauda" da Europa.

    Como melhorar?

    Continuar a apostar na qualidade, na educação e na inovação.

    Pode demorar, mas não há outra forma.

    ResponderEliminar
  2. MARQUES MENDES REAPARECEU ... NA ... ALEMANHA

    A visitar a selecção no hotel e para dar ares de delegação pós-governamental fez-se acompanhar do ex-secretário de estado do Desporto, um tal Hermínio Martinho. Marques Mendes não tem a noção do ridículo e para se sentir credível como líder de um partido da oposição faz-se acompanhar do ex-secretário de estado.

    noticia retirado de um dos melhoores blogs portugueses:
    http://www.jumento.blogdrive.com

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.