sexta-feira, junho 02, 2006

A ver passar navios...

O concelho vizinho de Estarreja é um dos três possíveis para a instalação da fábrica da IKEA em Portugal e que criará centenas de postos de trabalho directo. Mais uma vez, a falta de Zonas Industriais no nosso concelho não permite que sonhemos com este tipo de investimentos. Enfim!!!

28 comentários:

  1. Mas o problema de Oliveira de Azeméis é o sector industrial? Eu, acho que não. É por isso que sou muito céptico relativamente a esta geração de políticos afectos ao PS.

    ResponderEliminar
  2. Então não temos zonas industriais?Começa a não haver imaginação neste site, para arranjar temas de denegrir o executivo municipal. Então segundo li no diário económico, vão ser criados 200 postos de trabalho directos com a instalação de intermarche e feira nova em Oliveira de Azemeis. Ninguém leu esta noticia?Querem cópia? Está na hora de crescermos um pouco na forma como abordamos as questões.Se relativamente à forma como são abordados certas temática e aos comentários que originam, o efeito é catastrofico para quem pretende com isto um dia chegar a um lugar de decisão. Vou lançar um desafio..passar tudo oque se escreve neste site num anuário, que tal?

    ResponderEliminar
  3. Á malta do café Império: olhem que a divergência de ideias não nos deve tornar cépticos. Quando 2/3 da capacidade produtiva, da dinâmica económica e do emprego provém da indústria, a indústria torna-se uma questão fulcral. É o que acontece no nosso concelho.
    Já imaginou o que pode acontecer neste concelho de algumas indústrias desaparecerem? Não preciso de lhe dar exemplos...
    Caro Matias, você alinha na teoria da conspiração? É que Estarreja até já tem Intermarché...
    Mas não é isso o mais relevante. O importante é definirmos e sabermos para onde vamos e como vamos. E aí é que a coisa "encolhe"...

    ResponderEliminar
  4. Caro Matias,

    Não compare o que não é comparável. Quando se fala que não existem zonas industriais preparadas para o efeito é uma realidade que repito quantas vezes for necessário. Aliás, tanto é uma realidade que a CMOA tem em elaboração, já lá vão meia duzia de anos, os planos de pormenor para uma série de zonas industriais. Não se pode é confundir isto com a instalação de espaços comerciais do género dos que afirma e aos quais apenas deve competir a CMOA, numa perspectiva de planeamento do concelho, encaminhar estes investimentos para os locais adequados.
    No que diz respeito à criação de postos de trabalho, tenho muitas dúvidas que o saldo venha a ser tão positivo, pois trata-se de um investimento que por norma leva ao encerramento de estabelecimentos de comercio tradicional. Mas são os custos deste modelo de desenvolvimento.

    ResponderEliminar
  5. O que me preocupa é que o Partido Socialista esteja contra o desenvolvimento. Votou contra o Feira Nova, votou contra a Dias Verdes, votou contra a Lactogal, votou contra o Kartódromo e isto só para falar nas maiores. Se estes quatro projectos fossem inviabilizados com a votação do PS - felizmente não têm a força suficiente - quantos empregos estariam a ser deitados pela janela fora? Quantos empregos indirectos estariam a ser prejudicados?
    Até apetece perguntar: se o IKEA quisesse instalar-se em Oliveira de Azeméis como votaria o PS?

    ResponderEliminar
  6. Será que os bloguistas dos restantes 302 concelhos do país preteridos pelo IKEA vão produzir um comentário igual ao Helder Simões?

    ResponderEliminar
  7. Rui Nelson Dinis, olhe que eu também não morro de amores pelo PSD ou pela Câmara Municipal.
    Só acho é que esta "malta" que representa o PS - onde não o incluo, que fique bem claro - sabe pouco da poda.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo das 4:11, você está muito mal informado. Nem o PS é contra o desenvolvimento (que eu saiba), nem as coisas se passaram assim. Mas também é verdade que as coisas estão como estão, porque a nossa CM é a que é. O PS nunca teve oportunidade de mostrar como faria. Mas espero e desejo que trate as coisas de forma muito diferente.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo das 4:11, você está muito mal informado. Nem o PS é contra o desenvolvimento (que eu saiba), nem as coisas se passaram assim. Mas também é verdade que as coisas estão como estão, porque a nossa CM é a que é. O PS nunca teve oportunidade de mostrar como faria. Mas espero e desejo que trate as coisas de forma muito diferente.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo das 4:32, faltam-lhe alguns concelhos nas suas contas. Está desactualizado, pois há mais do que 303 concelhos em Portugal.

    ResponderEliminar
  11. A propósito do Kartódromo, li estupefacto que o Presidente da Junta de Freguesia do Pinheiro da Bemposta rejeitou a ideia de que houvesse prejuízos para o ambiente com a instalção do projecto, "até porque não mora lá gente por perto".
    Ora aqui está uma nova mundividência para os problemas ambientais no planeta. E esta héin?!

    ResponderEliminar
  12. BURRICE!
    100% favorábel a criação de emprego em OAZ, por uma ZI de grande dimensão já!
    Não deixem a juventude fugir para outros concelhos...

    ResponderEliminar
  13. Rui Nelson Dinis não lhe disse que haviam 303 concelhos. Falei em 302 concelhos pela seguinte razão:
    Três concelhos são os escolhidos para a possível implantação da IKEA, logo não são contabilizados como concelhos preteridos, que são aos que eu me refiro.
    Além dos três escolhidos acresce o de OAZ, que é o que está em discussão e como tal não é contabilizo.
    Três escolhidos mais OAZ, ficam a faltar os restantes. Sabe quantos são os restantes? Não são 302, como por lapso referi. Para completar o seu reparo, já que não nos deu o prazer de partilharmos os seus conhecimentos (ou a falta deles), refiro que os restantes são 304.
    Sobre a questão das 4:32, não quer especular qualquer coisa?

    ResponderEliminar
  14. $$$$$ que confusão. Ó Rui Nelson Dinis apareça por cá, pois disse que pagava a rodada.

    ResponderEliminar
  15. Tem gajas no café império?

    ResponderEliminar
  16. ao anónimo da 9:51...

    Se perder 5 minutos (ou até menos...) num motor de busca como o Goggle, acerca de "gajas" em cafés ou em outro local qualquer, vai-se surpreender com a quantidade de "sitios" sem andar aqui café por café!
    De nada!...

    ResponderEliminar
  17. Isto sim é um CABAZ !!!

    Pelo nº de comentários está bem demonstrado que o Ordenamento do Território é uma questão fundamental.

    Depois de ler os comentários ficou demonstrado que existe quem considere o emprego uma questão fundamental e que nada têm a ver com o ordenamento. Está situação faz lembrar Bragança, pois a criação emprego na prostituição fez criar outros empregos, sendo um óptimo exemplo de crescimento de emprego e qualidade de vida, pena foi as gajas terem ido para Espanha, “somos uns infelizes”.

    Já o ordenamento e mobilidade obriga a conhecimento, determinação, empenhamento, planeamento e competência.
    Exemplo: Albergaria-A-Velha aumentou a zona industrial quando se ligou a IP5 e algumas indústrias em expansão de Oliveira prontamente se mudaram.
    Já agora alguém conhece INDUSTRIAS dos concelhos vizinhos que estão mudar para cá ?

    - Quanto aos bólides topo de gama NOVOS os "bons chulos sempre os tiveram"

    ResponderEliminar
  18. Caro leuchetend, parte do que diz é verdadeiro, mas será que é tudo assim tão mau? Industrias? nada; Largo do Gémini? que tem? para já, nada; Pedonização? que tem de especial? È tudo verdade. Mas quando fala nas festas...nos Ciclos da Primavera, meu amigo, felizmente nessa área é reconhecido algum avanço relativamente aos concelhos que refere e não só. E não é só pelos Oliveirenses.

    ResponderEliminar
  19. Caro leuchtend, compreendo o alcance da sua reflexão, masm entendo que pelo facto de não haver saneamento, abastecimento de àgua, planeamento e ordanmento eficaz, nada terá a vêr com a existencia de alguma actividade cultural. Há mesmo que entenda que a cultura é base do desenvolvimento dos povos. Não será pelos investimentos efectuados nas "festas" que o concelho está como está.
    Agora se falarmos, do excesso de pessoal, das obras mal admnistradas, do custo dos trabalhos a mais, do dinheiro"investido" no desporto, nas fundações, etc. etc,...

    ResponderEliminar
  20. continuam a bater no ceguinho...

    já aqui muita coisa foi escrita, quer sobre as actividades culturais quer sobre o largo do Gemini.

    Para mim, acho que é uma vergonha saber dos espectáculos pelas noticias da semana seguinte, e que dizem que espectaculo tão bonito "com menos de 100 pessoas na sala", ou que "devido à reduzida assistencia os actores actuaram na plateia junto ao publico"... ao menos o pessoal da organização estava lá? sim, porque esses teriam bilhetes de borla... e sempre dava mais plateia...

    Quanto ao largo do Gemini... desenganem-se, ou espero eu estar enganado, mas quem é que quer tomar um café no meio da rua ou do estacionamento? Quais serão os paizinhos que levarão os filhos a passear naquele espaço, para depois os abandonarem por terem de ir ao andar de cima para comprar água? Sinceramente...

    E mais, será que a CMOAZ está a poupar na conta da electricidade? o holofote do largo está apagado porque? para nao se ver os presentes dos caezinhos? sim, porque aquilo à noite mais parece uma sanita gigante que outra coisa, tal a quantidade de cachorros que por lá defecam...

    Bem, contente deve estar a gerência do Gemini, pois não deve temer a concorrência, e à noite sempre passam por lá mais umas pessoas...!

    ResponderEliminar
  21. Caro Anónimo, também não são 304...

    ResponderEliminar
  22. Rui Nelson Diniz, quem é que lhe falou em 304? Aconselho-o a ler com atenção o texto, para não tirar conclusões erradas.

    ResponderEliminar
  23. Já agora, sabe quantos concelhos são?

    ResponderEliminar
  24. Já que o senhor não gosta de ler os textos com atenção, sugiro-lhe o seguinte exercício para os seus tempos livres:
    Existem 4521 freguesias. Faça a correspondencia de cada uma das freguesias ao respectivo concelho e obterá o número de concelhos existentes.
    Se conseguir passar no teste, prometo que depois lhe ensino mais coiss. Combinado?

    ResponderEliminar
  25. Você agora perdeu-se completamente...

    ResponderEliminar
  26. Então diga lá a razão de tão grande tragédia ... Não sabe, pois não? Não há tragédia nenhuma. Digo-lhe apenas que a ordem dos algarismos não está correcta. Por isso, leia 4251 freguesias e não 4521 freguesias. Faz muito bem em não se deixar enganar. Então e o exercício proposto, não é feito? Vá lá, aplique-se...

    ResponderEliminar
  27. RND, acrescente ao número anterior mais 8 freguesias. Caso não termine rápidamente o exercício proposto, antes das próximas autárquicas ainda vai ter que mais algumas freguesias.

    ResponderEliminar
  28. o problema de oliveira de azemeis é mt grande. além da cmoa estar viciada a mts anos o partido da oposição (ps) tb nada faz para melhorar, antes pelo contrario pois so querem é contrariar em tudo mts vezes ate em prejuizo da cidade. e tudo isto leva a que cidades como sao joao da madeira, santa maria da feira e agora também vale de cambra estejam mt mas mesmo mt a frente do nosso concelho. nao me admira nada que os joves fujam todos para os concelhos vizinhos, pq la têm tudo desde emprego, habitação, grandes centros comerciais e diversao nocturna que é mt importante para a juventude, coisa que aqui em oaz parece pecado haver diversão nocturna...

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.