terça-feira, junho 13, 2006

Uma Boa Notícia

Parte da notícia aqui transcrita saiu no passado Sábado no jornal Público, pág. 58 (local) e merece ser aqui divulgada. Numa altura em se fala tanto em energias renováveis e que a escalada do petróleo está para durar nada melhor que sinais como estes de modernidade. Afinal nem só de PROJECTORES e FALTA DE ZONAS INDUSTRIAIS CONDIGNAS são feitas as notícias de Oliveira de Azeméis. Ainda bem!

“Prestar esclarecimentos sobre a melhor forma de poupar energia e água, aconselhar o cidadão e as empresas sobre as opções mais benéficas em matérias energéticas, promover cursos para jovens que poderão ajudar os industriais a decidir melhor o caminho. A loja da eco-eficiência já abriu as portas no edifício comercial Rainha, na cidade de Oliveira de Azeméis. É A PRIMEIRA ESTRUTURA DO GÉNERO A ABRIR NO PAÍS e pretende, além de aconselhar, promover o debate sobre questões que dizem respeito à sustentabilidade dos recursos energéticos disponíveis, bem como sobre os cuidados ambientais a ter em casa e nas empresas. A necessidade de dar uma ajuda às empresas para uma gestão eco-eficiente, que melhore os índices de produtividade e os níveis de competitividade, foi o ponto de partida para a abertura da estrutura. (…) Este projecto foi liderado pelo Conselho Empresarial do Entre Douro e Vouga (EDV) – constituído por representantes autárquicos dos concelhos de Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca – e pela agência (EDV) Energia.”

7 comentários:

  1. Pois, EDV, sei, já li.
    E acho muito bem claro! mas lamentavelmente, os mentores, pais, mães e padrastos deste projecto deviam olhar também para o ambiente.É que grande parte destes impulsionadores da EDV são os maiores poluidores do(s) nosso(s) concelho(s. É ve-los alegremente a despejar para a rede de saneamento resíduos químicos não biodegradáveis impunemente. E não precisam de ir muito longe. Basta verem o que se passa na ZI de Oliveira/Santiago de Ribaul. É ver as C.M. despejar as fossas para os cursos de água, o saneamento a correr para a via pública enfim....
    Projectos como os da EDV são sempre de impacto na comunicação mas de pouco impacto na população. Talvez se deixassem de olhar tanto para o umbigo!

    ResponderEliminar
  2. Então o senhor vê estas coisas e não diz às autoridades? Pelos vistos é tão bom como quem faz essas coisas, podemos mesmo dizer que em vez de anonimo o senhor é um residuo não biodegradável, e portanto, não devia estar aqui, mas sim nas tais ditas linhas de água. Ganhe vergonha e coragem e denuncie o que sabe, senão o seu comentário não passa de um excremento!

    ResponderEliminar
  3. Matias, o sr. além de anónimo deve também sofrer de parvoíce em estado avançado.
    Então vou denunciar a quem? a que autoridades? à C.M.? à brigada do ambiente da GNR?
    É que isso já foi feito não só por mim mas por muitos cidadãos.
    Vc. sabe para onde são despejados o saneamento da maior parte da cidade de Oliveira de Azeméis?
    Vc sabe para onde são lançados os resíduos Químicos das empresas da ZI? Eu até não sou fiscal da CM nem me compete fazer essa verificação, mas basta dar uma voltinha a pé pela ZI e verificar "in loco". Mas se os seu conhecimentos o impedirem de verificar, aconselho-o a ir ver com os seus olhos por baixo da ponte pedestre na estrada para Vale de Cambra, ali na entrada para Macinhata da Seixa, como é feito o saneamento da sua cidade.
    Com sorte ainda poderá ver-se a si próprio na merda que diz. Será por encomenda?
    Vergonha é o municipio fechar os olhos à merda que os "compadres" vão fazendo e ás obras que deveriam ser feitas, e continuam por fazer. Mas é típico! O que é feito debaixo do solo não costuma dar votos. Não se vê! enfim é a visão de futuro dos nosso políticos, seus cães de fila, e dos seus clientes.
    Já beijou hoje a mão ao seu padrinho?

    ResponderEliminar
  4. Calar? mas quem é que se calou? pergunte ao sr presidente e ao seu vice se por acaso não são conhecedores das situações. É claro que são! até à Junta de Freguesia - que não sei se alguma vez tomou uma posição acerca disso. E então, tb não é dever dos funcionários municipais fazer chegar a quem de direito as anomalias, os problemas do concelho? Onde anda a carta de ética e de deveres profissionais desses ditos cujos? ah, já sei: não é do departamento deles!
    Denunciar? sabe a resposta de um GNR qd lhe perguntei se não era obrigatório o uso de uma coberta nos camiões que transportam terra para os aterros das novas vias de circulação da cidade?
    - Sabe obrigatório é, mas não podemos fazer nada ...sabe aquilo são obras da câmara.... e bla bla bla.
    Do que aqui tenho lido até poderia pensar que seria um problema político. Pois o PS nunca teve oportunidade de mostrar o que vale...enfim! Na verdade o problema é outro: caciquismo, menoridade política - de gente baixinha - e clientelismo. E venha ele de onde vier. porque nos negócios que rodeiam a actividade política a cor e de pouca importância!

    ResponderEliminar
  5. Em relãçao a opiniao anterior, concordo. Os jornais de oaz não confrontam nada, nao fazem sequer bopm jornalismo, mas sim meras actas. Alguns dos mentores deste site deviam tambem escrever nos jornais, como cronistas ou cartas do leitor, pois acabam por mais lidos que a net.
    Ainda ha tempso li que a cisterna da Junta de Freguesia de Maciera de Sarnes foi apanhada pela Policia a despejar fossas numa mata de SJMadeira!!!

    ResponderEliminar
  6. a merda deveria ser descarregada no meio do fórum de sjm, detesto essa terra é uma cambada de chulos que pogridem á custa das terras vizinhas que por terem psd's a frente delas nada fazem para estagenar estes estado de vampirismo.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.