domingo, abril 09, 2006

Água nas torneiras... um bem escasso!!!

Se mora no concelho de Oliveira de Azeméis e faz parte do leque que possui abastecimento de água ao domicílio sabe que, se se atrasar uns três meses no pagamento da conta da água, o mais provável é que lhe venham cortar o abastecimento. Para não ter esse dissabor há que liquidar as contas a tempo e horas como bom cidadão que é? Mas se lhe disserem que o dinheiro que faz chegar ao Município não é imediatamente encaminhado para o fornecedor da água ao nosso concelho, neste caso, à empresa Águas de Douro e Paiva!!! Pois é, não sei como é que está a situação exacta aos dias de hoje, mas não faz muito tempo que a autarquia recebia dos munícipes e tinham em dívida seis meses de consumos de água ao forncedor!!!

16 comentários:

  1. pois pois, e se cortarem a agua à CMOA posso processar a mesma por usar indevidamente o meu dinheiro??

    ResponderEliminar
  2. Sem ironias, deixo a pergunta:

    Por que motivo deveria ter a empresa Águas do Douro e Paiva um "tratamento" diferente das muitas dezenas de fornecedores ao município?...

    ResponderEliminar
  3. a resposta: porque são os munícipes que pagam a agua atempadamente e as verbas são "desviadas" para outras situações.

    ResponderEliminar
  4. Tendo em conta a minha experiência de quatro anos no executivo camarário, e sem concordar com o facto, considero que esse é somente um dos pequenos "males" de que padece a gestão camarária.

    A nível da "gestão" das águas, quando todos sentimos o "peso" dos atrasos a nível da distribuição de água no concelho, classifico de maior gravidade o facto de termos um contrato com a empresa de Águas do Douro e Paiva que nos obriga a pagar um caudal mínimo que, por insuficiência de ligações, actualmente não consumimos.

    Isto é, pagamos milhares de litros de água que não temos capacidade de consumir, apesar de haver ainda uma percentagem significativa de habitações a consumir água imprópria para consumo.

    No actual mandato, os vereadores do PS já apresentaram propostas no sentido de se ultrapassar esta situação. Estamos à espera...

    ResponderEliminar
  5. Caudal minimo não gasto???

    Mas isso é fácil de resolver!

    É fazer mais uma fonte no jardim ou na Praça da Cidade, enche-la de bicas e po-las a jorrar pelo esgoto abaixo, ( sim pelo esgoto, na cidade deve haver saneamento, penso eu de que...) a exemplo de outras que tal! :)

    ResponderEliminar
  6. será que o sr. Manuel Alberto nos pode dar a conhecer as propostas de que fala?

    ResponderEliminar
  7. Então e a conservação de rede não tem custos? As condutas rebentadas não originam despesas?
    Para não falar nas pessoas que neste momento lhes foi cortada a água por terem violado os contadores.Hoje mesmo assisti num estabelecimento de restauração ao corte de fornecimento de água, por consumo ilegal, ou seja, desde que abriu que consumia ilegalmente água, os serviços da Câmara detectaram e o proprietário, que incorreu numa quantidade de ilegalidades ainda insultou os funcionários! E caros amigos, no nosso concelho devem existir umas centenas nesta situação!

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. E o herminio? sempre vai ser presidente da liga ou nao? ng responde aos comentarios do referido post!

    ResponderEliminar
  12. meu caro... a pergunta sobre a situação de herminio loureiro deve ser colocada ao próprio ou aos associados da Liga de Clubes..

    ResponderEliminar
  13. comentários acima mencionados foram removidos por conterem publicidade e/ou usarem linguagem obscena

    ResponderEliminar
  14. Relativamente a uma pergunta do anónimo, abaixo transcrevo o teor de um requerimento entregue pelos vereadores do Partido Socialista a 20 de Dezembro de 2005:


    Exmo Senhor
    Presidente da Câmara
    Municipal de Oliveira de Azeméis


    Assunto: Taxa de ligação á rede pública de abastecimento de água

    Apesar do alargamento da rede de água e das sucessivas reduções da taxa de ligação, continua a ser difícil sensibilizar e motivar a população a requerer a ligação à rede pública de água em alguns pontos do Concelho.
    Dado que alguns dos aspectos referidos como um obstáculo para se proceder à ligação são a falta de sensibilização da população e o desconhecimento da qualidade de água que se consome (nos casos em que as habitações possuem poços ou furos), bem como os custos das taxas de ligação, propomos que:
    a)em cooperação com a Delegação de Saúde, seja desencadeada uma campanha de sensibilização com vista a facilitar a recolha de amostras de água de modo a que a população conheça a qualidade de água que consome a partir dos poços e furos que possui;
    b)seja estudada a hipótese de, nos casos em que os agregados familiares não possuam rendimentos elevados, as taxas de ligação poderem ser pagas de forma faseada durante um ano.

    Com os nossos melhores cumprimentos,

    Esta exposição é só um exemplo de muitas outras intervenções que os Vereadores do Partido Socialista têm feito sobre um assunto que, como é obvio, deve preocupar todos os Oliveirenses.

    Considero que, quando para além do dinheiro que estamos a desperdiçar, está em risco a saúde (e isso não sai caro só a quem corre os riscos, mas a todos nós que temos que pagar os seus tratamentos), tem de haver respostas excepcionais que, sinceramente, não senti ainda!

    ResponderEliminar
  15. sr helder simoes: Eu podia peguntar ao herminio, mas foi o senhor que escreveu um texto no dia 1 de abril aqui no forum acerca disso e com o titulo: herminio loureiro vai ser presidente da liga de clubes. Sublinhe-se o vai.
    Entao se o senhor escreve assim, para que é que eu vou perguntar aos socios? vai ou nao vai? é mentira de 1 de abril ou nao é?

    ResponderEliminar
  16. meu caro anónimo... quanto ao facto de ser uma mentira de 1 de abril, isso já foi assumido logo no dia seguinte... se for ler os comentários a esse post constata isso mesmo... Poderá um dia ser realidade, mas a data em que foi escrito não passava de mera suposição..

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.