terça-feira, abril 18, 2006

Civismo precisa-se!!!

O Parque de La Salette foi vítima, como outros tantos locais por este país fora, de actos de vandalismo cometidos por pseudo cidadãos que não respeitam nada nem ninguém. Foram partidos candeeiros, destruida sinaléctica e as parte das indicações do recém inaugurado circuito de manutenção.
Atitudes lamentáveis mas que têm proliferado um pouco por todo o lado, como grafitis a destruir as pinturas de edifícios, candeeiros públicos danificados, sinais virados ao contrário, etc...
Actos condenáveis de quem não poupa aquilo que é construído e edificado com dinheiros públicos e que deveriam isso sim, pugnar pela sua manutenção em bom estado para bem da comunidade em que estão inseridos.

13 comentários:

  1. Finalmente algúém que faz alguma coisa no nosso parque.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente nada há a fazer quanto a isso, a não ser uma longa e esperançosa moratória que permita mudar mentalidades e posturas. Sé é que isso é possível! Actos de vandalismo lamentáveis...

    ResponderEliminar
  3. Meus amigos..., isto era mais que previsível... E imagino, como os homens e mulheres de bem desta terra se sentem triste com esta notícia. Não defendendo o óbvio, como seria uma besta-quadrada a bater com os cornos na sinalética do Parque, a verdade é que se deverá repensar a génese que norteia a liberdade de circulação e acesso ao parque. Ou se estabelece um primado de acesso condicionado, a partir de determinada hora, ao local e ao seu espaço envolvente, ou se recorre a segurança profissionalizada para zelar pelo património ai existente. Eu, sinceramente, escolheria a segunda. Hoje, Dia Internacional do Património, penso que uma palavra de apreço e de coragem há que ser dirigida à Administração da FLS, cujo trabalho é árduo e complexo, mas também estimulante. Estes exemplos não podem senão servir de alavanca para vencer os desafios, e dar ao Parque e aos Oliveirenses aqui que eles merecem: PAZ E BEM-ESTAR.

    ResponderEliminar
  4. Só faltava agora dizerem que foi a oposição que fez ou ordenou, a exemplo de alguns episódios de campanha!

    ResponderEliminar
  5. já agora, tirem uns segundos e aproveitem para saborear a beleza da fotografia que ilustra este post... é mesmo lindo!

    ResponderEliminar
  6. Apesar de ainda não ter observado os estragos de que se fala, se isso aconteceu, é de lamentar e, sem querer minimizar o relevo (negativo) dos actos praticados, penso que se trata de actos "isolados" que terão sido praticados por "gente" de poucos escrúpulos.

    Por isso, julgo que será injusto confundir a "árvore" com a "floresta" e, sendo lamentáveis, não considero que mereçam medidas ditas "excepcionais".

    Pergunta-se: Então com resolver problemas como este?

    1º As questões relacionadas com a falta de civismo resolvem-se com a "paciência" de quem espera que, com os conselhos, com o tempo e, sobretudo com os nossos bons exemplos, ocorram as mudanças a nível da educação que permitam a estes indivíduos "reconhecer" que as suas "práticas" estão erradas;

    2º Por outro lado, uma grande parte destes actos (não quero dizer que tenha sido este o caso), está relacionada com a irreverência juvenil e com os "excessos" que se praticam em algumas idades. Mudar isto, mais uma vez, passa por mudar mentes, particularmente dos adultos que "formam" estes jovens e que muitas vezes constituem os seus (maus) modelos.
    Por isso, sem excluir uma postura mais "musculada" de vigilância, julgo que, neste caso, não seria um investimento "rentável", uma vez que, como foi relatado, se trata de actos isolados;

    3º Finalmente, uma forma de dissuadir estes actos poderá passar pela aplicação de equipamentos "mais" resistentes e que possam "suportar" mais "facilmente" as adversidades inerentes à sua exposição ao "tempo" e ao "stresse" de eventuais actos de vandalismo.
    Em último caso (mas mesmo em último!), defendo o recurso a tecnologias mais sofisticadas (mas que já existem) associadas à gravação de imagens colhidas através de um sistema de vigilância por câmaras.
    Pode parecer excessivo, porém é uma prática "generalizada" em muitos locais públicos nas cidades europeias e também em alguns espaços públicos do nosso país.

    ResponderEliminar
  7. Este gajo é bom!

    ResponderEliminar
  8. Esta das câmaras só de uma mente brilhante!!! ...
    Os namorados a serem filmados, que interessante!!!...
    O "Big Brother" no seu melhor!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo, em que planeta vive?

    Para o bem e para o mal, essa tecnologia existe, a sua instalação em espaços públicos está legislada e, como referi, só em casos extremos e, naturalmente, a sua eficácia reside no efeito dissuasor.

    Quanto aos namorados, teriam a garantia de que, em caso de necessidade, poderiam vir a ter acesso à identificação dos habituais mirones.

    ResponderEliminar
  10. Oh santa ignorância!!!...

    ResponderEliminar
  11. Fazendo uso dessa mesma expressão, e sendo igualmente irónico, remeto-a à procedência...

    Quem assim fala, à falta de melhores qualidades, faz comentários vagos e anónimos que nada acrescentam a este Forum.

    ResponderEliminar
  12. Não quer que seja eu a ensinar-lhe, pois não?
    Estude, antes de fazer afirmações patetas.
    Já agora aconselho-o a ler Orson Wells. O que ontem para Orson Wells era ficção, hoje para os defensores dos direitos individuais é uma preocupação, para si é uma banalidade.
    A diferença diz tudo...

    ResponderEliminar
  13. Desculpe, não quero induzir em erro.
    Quando disse Orson Weells, queria Orwell. Mas já agora também pode ver "Citizen Kane" que é um bom filme.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.