sexta-feira, setembro 12, 2008

Início do Novo Ano Escolar

Entre o dia 10 e 15 do corrente, todas as nossas crianças iniciam o novo ano lectivo.

Nesse sentido, abre-se aqui um espaço para auscultar a opinião de todos sobre este tema, desde as condições físicas e materiais dos nossos estabelecimentos de ensino à motivação, ou falta dela, dos professores para enfrentarem mais um ano lectivo, quando é público e notório que as novas regras a que o corpo docente tem sido sujeito não têm sido muito bem acolhidas pela classe.

Aguardam-se opiniões!!!

26 comentários:

  1. Carta aberta de um pai preocupado

    Tenho 34 anos e uma filha que pela primeira vez vai para a escola primária.
    No dia de apresentação dos professores da escola aos pais fui com a minha filha e tinha muitas espectativas, tanto eu como ela. Preparei a mesma para o grande dia que era e da importancia que tinha.
    Infelizmente vim da escola com muitas preocupações e uma angustia enorme.
    Todos os funcionários, Docentes e não docentes são do melhor que se pode encontar, as instalações são as mesmas que eu tive á 30 anos atráz, não são o melhor mas minimamente aceitáveis.
    Devem estar a perguntar, então de onde vem a angústia que referi? Pois bem, passo a mostrar com o caso da escola do Curval e como a Camara Municipal falta ao respeito e não tem a minima competencia e interesse pela educação e pelas crianças.
    - horário escolar das 9h ás 15h30m
    - horário de OTL das 8h00 ás 9h e das 17h30 ás 18h30
    Sim, estão a ler bem. O OTL apenas inicia duas horas depois das aulas terminar.
    Haverá nesse horário as famosas aulas de Inglês, expressão corporal, educação fisica, etc..
    Problema resolvido então! Não é bem assim. É que estas aulas não ocupam as 2 horas todos os dias, portanto a escola não se responsabiliza pelas crianças nos periodos sem aulas.
    Perguntam então que fazem as crianças entre as 15h30 e as 17h30 quando não têm aulas e o OTL (em localização diferente) ainda não começou?
    Não sei...
    Não sei que fazer, tenho algumas alternativas:
    1) contrato uma empresa privada para ir buscar a minha filha ás 15h30m todos os dias e garantir que está em segurança
    2) Eu ou a minha esposa vem para o desemprego, mais um a receber um subsidio, e tenho assim possibilidade de tomar conta da minha filha
    3) Retiro-a desta escola e levo-a para o concelho vizinho

    Não consigo entender como se brinca assim com as crianças e a sua educação.
    Não consigo perceber como se é tão incompetente.
    Não consigo entender como é que a minha filha pode ter um "Magalhães", mas não tem onde ficar a partir das 15h30m da tarde até os pais sairem do emprego.
    Não consigo entender como a minha filha joga futebol num piso sintético mas tem aulas fora do recinto escolar numa casa particular, obviamente a pagar-se renda da mesma.

    Muitas outras questões e preocupações existem e na minha recente experiencia neste mundo da educação dos filhos o que não me agrada muito.

    Atentamente
    Luis Pereira

    ResponderEliminar
  2. E aulas em contentores, isso é socialismo...

    ResponderEliminar
  3. Muitas outras questões e preocupações existem e na minha recente experiencia neste mundo da educação dos filhos o que não me agrada muito.

    Atentamente
    Luis Pereira (sic)

    Endendo que esta pergunta devia ser colocada ao homem mais incompetente sobre a terra!

    Valter Lemos o rei dos oportunistas e de seus lacaios locais curval)...eles sabem quem são!

    ResponderEliminar
  4. Endendo que esta pergunta devia ser colocada ao homem mais incompetente sobre a terra!

    Valter Lemos o rei dos oportunistas e de seus lacaios locais curval)...eles sabem quem são!
    Anonimo (SIC)

    Quem são? Gostava de ajudar a mudar o estado das coisas, mas preciso de ajuda e de conhecer os factos, problemas e os focos dos mesmos. coloquem os nomes não sejam cobardes.

    ResponderEliminar
  5. Quem são? Gostava de ajudar a mudar o estado das coisas, mas preciso de ajuda e de conhecer os factos, problemas e os focos dos mesmos. coloquem os nomes não sejam cobardes.

    10:06 AM

    Sabes muito bem quem são!
    .... e em relação aos cobardes são todos aqueles que fazem o que tu fazes e de tu que és capaz!

    ResponderEliminar
  6. Sabes muito bem quem são!
    .... e em relação aos cobardes são todos aqueles que fazem o que tu fazes e que tu não és capaz és capaz! Citacôn

    Que boa verdade esta!

    Julgas pelos teus escritos, que não existem seres que já te conhecem?

    Queres um conheço?

    Pessoas como tu acabam sempre mal!

    Lê, estuda e sê um bom profissional.
    Não sejas incendiário para isso já nos basta o lurdes e teu amigo 1º.

    Ganha juizo, que já tens idade para isso!

    ResponderEliminar
  7. A freguesia de Cucujães, a maior em população do concelho, viu fechar mais uma escola este ano. Pois as crianças desta freguesia de OAZ vão quase todas para SJMadeira, onde os pais têm mais sossego que na sua propria terra. Sossego porque? Porque lá, ao contrario do nosso concelho, ha ATL gratuito para todas as crianças, refeitório para todos, ginástica, informatica, natação, apoio escolar. Em Cucujães as escolas sao as mesmas do tempo do Salazar, sem condiçoes e onde ainda chove lá dentro.

    ResponderEliminar
  8. Quero corrigir e pedir desculpa por algumas notas que escrevi e estão incorrectas. Estão incorrectas por falta de informação ou pela informação ter sido mal dada.
    Na escola onde a minha filha está a frequentar as AEC's vão ocupar o horário após escola (15h30 ás 17h30), isto se os pais decidirem colocar os filhos nas AEC's.
    Continua sem resolver o problema dos períodos de férias pois o ATL não fica com as crianças.
    Continua sem explicação o custo do OTL, 1 hora por dia, das 17h30 ás 18h30, custa 25 euros mês.
    Continua sem explicação, porque é que são os pais e funcionários a pagar material de apoio, papel, toner, etc...
    Continua sem explicar porque é que se paga uma renda numa vivenda para ter o OTL e aulas, sem as condições minimas e não se fazem obras na escola.
    Muitas questões continuam sem explicação, sem resolução e pior, com uma total falta de interesse pelos responsáveis onde incluo o Agrupamento escolar, a Camara Municipal e em ultimo o Governo.

    ResponderEliminar
  9. Vão votar neles outra vez...

    ResponderEliminar
  10. Pois... e depois do que se lê aqui... vem o Vereador do PS dizer aqui no forum que a Educação no nosso Municipio até nem está muito mal!

    ResponderEliminar
  11. "Pois... e depois do que se lê aqui... vem o Vereador do PS dizer aqui no forum que a Educação no nosso Municipio até nem está muito mal!"

    que engraçado... e querem ver que por tá mal a culpa é dele?

    ResponderEliminar
  12. Ao das 11.54 AM

    A culpa nao é dele, como é obvio. Mas ao aplaudir a politica de Educaçao de OAZ está a ser no minimo ridiculo, ou entao nao conhece mesmo o que se passa nas nossas escolas primarias e pres (pois sao estas as da competencia da Câmara)

    ResponderEliminar
  13. Luís se puder ajudar nesse caso, a associação de pais da sua escola que tente resolver essa situação que é simples assim eles queiram.. se não contactem a Assoc. Pais EB1/JI de Oliveira de Azemeis nº 1(Feira dos 11) que eles ajudarão de certeza.
    Problema maior foi criado nesta mesma escola (Feira dos11) penso que pela Câmara que no dia da apresentação resolveu colocar andaimes para a pintura da mesma pondo em causa a segurança dos alunos. Estes estão sem aulas desde aí e só iniciarão quando o edifício estiver pintado. Será que é preciso chamar os "media" para o processo ser acelerado ou irão por mais trabalhadores a pintar, já que andam lá dois (2) que dizem que é preciso três semanas para acabar o dito trabalho. Não esquecer que este trabalho estava programado para ser feito desde que cabaram as aulas. Muitos outros problemas existirão concerteza, mas este é o mais urgente a ser resolvido. É abrir o Correio de Azemeis desta semana e ver como vai bem o nosso ensino, não é Sr. Albino Martins? Apareça é agora para resolver os problemas e não depois para a fotografia...

    ResponderEliminar
  14. PELOS VISTOS A CAMARA CRIOU UMA EQUIPA PARA TRABALHAR NAS ESCOLAS MAS AS PROFESSORAS QUEIXAM SE QUE OS FUNCIONARIOS VAO PARA O LOCAL TRABALHO DISCUTIR E BEBADOS E A IMAGEM DO NOSSO PRESIDENTE .

    ResponderEliminar
  15. "Pois... e depois do que se lê aqui... vem o Vereador do PS dizer aqui no forum que a Educação no nosso Municipio até nem está muito mal!"

    que engraçado... e querem ver que por tá mal a culpa é dele?" sic

    Meus caros,

    Julgo que só por má fé é que se pode criticar a opinião que uma vez emiti acerca do assunto. Eu nunca afirmei que não havia problemas a nível da educação no nosso concelho. O que eu disse é que, apesar de tudo, ainda não é dos sectores mais desastrosos (compare-se com os problemas a nível do saneamento básico, rede de água, gestão financeira...).

    Bem sei que a educação é um dos "pilares" básicos da sociedade e no nosso município há ainda muito a fazer. Aliás, quem acompanhou as jornadas que o PS concelhio levou a efeito durante o mês de Maio percebeu isso perfeitamente.

    Na ocasião tivemos a oportunidade de visitar várias escolas do pré-escolar e 1º ciclo e de efectuar um levantamento dos principais problemas a esse nível no nosso concelho.

    No final dessas jornadas, houve um forum na JF de Nogueira do Cravo onde foram debatidos esses problemas e apresentadas as conclusões.

    É pena que estas "vozes" tão críticas do papel da oposição tivessem faltado a dar os seus contributos.

    Eu sei, é mais fácil "atirar as pedras e esconder a mão"...

    ResponderEliminar
  16. Dr. manuel alberto:

    Ao afirmar mais uma vez "O que eu disse é que, apesar de tudo, ainda não é dos sectores mais desastrosos (compare-se com os problemas a nível do saneamento básico, rede de água, gestão financeira...)...

    ... ao afirmar isto, não pode conhecer a realidade educativa do concelho!! Ou então, e peço desculpa pela sinceridade, não tem conhecimentos suficientes para avaliar o estado da Educação na Primaria e Pré.

    Se não há saneamento básico e rede de água na maioria do concelho, tambem nao ha Jardins de Infância publicos para a maioria das crianças; Tambem nao ha cantinas em 90% das escolas - e eu nao estou a contar com os alunos que comem na propria sala de aula ou aqueles que vão comer aos lares de idosos pq nao têm cantina na sua escola. Nem quero falar nas crianças que comem comida que chega em contentores, porque nao ha cozinhas nas escolas de oliveira de azemeis.

    Gestão financeira: se a camara está na banca rota, tambem está na area da Educação ao não pagar há meses às Juntas de Freguesia o valor dos salarios das auxiliares de acção educativa. Dos professores das AEC, se no ano passado obrigava-os a passar a recibo verde, este ano fez um contrato onde há professores a receber 8 Euros por hora!!! Eu estou a falar de professores licenciados, e nao de empregadas de limpeza!!!

    A educação está tão mal que em Cucujães fechou este ano mais uma Escola Primária por falta de alunos, pois estes são levados para SJMadeira pelos proprios pais (eu incluida). A educação está desastrosa ao ponto de uma escola da cidade de oaz ainda estar fechada (li neste forum), as crianças continuam em casa, porque a Camara começou a pintá-la no momento que deviam ter começado as aulas!!!

    Por isto e muito mais, o Dr. manuel alberto ao dizer, mais uma vez, que a Educação não é dos sectores mais desastrosos, eu nem quero acreditar que isso vem de um professor e, mais grave, do lider da oposição da Câmara. Com avaliações destas, como é que podemos ter uma educação ao nivel, pelos menos, dos concelhos vizinhos de SJM, feira, e outros?

    ResponderEliminar
  17. As escolas primarias e pres são de competencia da Câmara há mais de 20 anos. Por isso, a desculpa que o Prf Albino dá de que "herdamos do Estado escolas muito velhas" não cóla!

    ResponderEliminar
  18. Há coisas que não dá para entender se não vejam. Hoje há Cursos de Educação e Formaçâo a funcionar em quase todas as escolas do 3º ciclo do concelho, tudo bem, mas com falta de equipamentos para dar esses respectivoa cursos. Já agora cito o Curso de Educação e Formaçao de Serralheiro Mecânico, será que alguma escola deste concelho, terá o equipamento para a referida área como a Escola Secundária Soares de Bastos (ex. Escola Industrial). Devemos andar a brincar ao ensino e a brincar com o dinheiro dos portueses. Quem souber que responda.

    ResponderEliminar
  19. O equipamento q falas da Secundaria Soares bastos esteve parado anos e anos, vindo da falecida Escola Industrial e Comercial. Quando pegaram nele, já estava obsoleto

    ResponderEliminar
  20. Muitas questões continuam sem explicação, sem resolução e pior, com uma total falta de interesse pelos responsáveis onde incluo o Agrupamento escolar, a Camara Municipal e em ultimo o Governo.


    Só não acerto no totoloto!

    ResponderEliminar
  21. As escolas primarias e pres são de competencia da Câmara há mais de 20 anos. Por isso, a desculpa que o Prf Albino dá de que "herdamos do Estado escolas muito velhas" não cóla!

    1:36 PM (sic)

    Este é mais um...

    Quem o conhecia antes de ser eleito pelo P.S.D. e agora=?
    É como ver a diferença um copo de tinto e outro de branco! (do fraco)

    Como estão os tempos!

    A mim bem como a muitos eleitores nunca mais nos enganas!

    ResponderEliminar
  22. "(...) Com avaliações destas, como é que podemos ter uma educação ao nivel, pelos menos, dos concelhos vizinhos de SJM, feira, e outros?"

    Caro anónimo(a)
    Não me compete a mim avaliar o meu trabalho político, mas creia que nunca deixo de ouvir, intervir e reivindicar as melhores condições para as nossas crianças.Mas, independentemente da minha opinião sobre o estado da educação no nosso concelho, não entendo o sentido da conclusão de que o estado da educação está directamente relacionado com esta minha "visão" dos problemas.

    Não se confunda o essencial com o acessório. O estado das escolas e a ausência de respostas não são de hoje e nada têm a ver com a acção da oposição. Antes pelo contrário, são o resultado directo da gestão pouco cuidada e despesista do PSD ao longo de todos os mandatos (em particular destes últimos) que, tendo conduzidos aos resultados conhecidos, impediu que hoje pudessemos dispôr de fôlego financeiro para dar respostas semelhantes às que o município de S. João da Madeira pode dar a todos quantos procuram este concelho para viver.

    Quanto à ausência de condições nas escolas, devemos estar todos atentos a essas necessidades (e temo-lo feito), mas independetemente da nossa atenção e preocupação, devem ser os pais a comunicá-las à CMOA e, se quiserem, aos elementos da oposição (vereadores ou deputados municipais) para que intervenham nos órgãos próprios.

    ResponderEliminar
  23. Por isto e muito mais, o Dr. manuel alberto ao dizer, mais uma vez, que a Educação não é dos sectores mais desastrosos, eu nem quero acreditar que isso vem de um professor e, mais grave, do lider da oposição da Câmara. Com avaliações destas, como é que podemos ter uma educação ao nivel, pelos menos, dos concelhos vizinhos de SJM, feira, e outros?

    Tou lixado contigo Manel...então estas coisas dizem-se?

    Ou estás de partida?

    Já se fala à boca cheia que a tua camarada de partido e vareadora...... já "come" dos nossos impostos mil e tal euros é verdade? ou andas ainda a investigar?

    ResponderEliminar
  24. Já se fala à boca cheia que a tua camarada de partido e vareadora...... já "come" dos nossos impostos mil e tal euros é verdade? ou andas ainda a investigar? (sic)

    Afinal, Manel isto é verdade ou não?

    Exigo uma explicação como teu amigo!

    ResponderEliminar
  25. O equipamento q falas da Secundaria Soares bastos esteve parado anos e anos, vindo da falecida Escola Industrial e Comercial. Quando pegaram nele, já estava obsoleto (sic)

    Não fale daquilo que não sabe!
    Tenha vergonha e visite a escola como cidadão ou ex-aluno depois...faça uma critica!
    O C.E. convida-o!

    ResponderEliminar
  26. Ao das 10.05: Eu tambem li isso nos jornais ha anos Isidro.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.