domingo, janeiro 06, 2008

Notas Soltas

Biblioteca Municipal

Ainda não tive oportunidade de visitar este importante equipamento. Espero fazê-lo na primeira oportunidade. Todavia, não posso deixar de registar pela positiva a sua disponibilização aos oliveirenses. O desdobrável colocado nas caixas de correio, propaganda aparte, é apelativo.

Novas Placas Toponímicas

As ruas, praças e becos passaram a ter afixadas novas placas toponímicas, azul bem visível. Só não percebi porque razão uns nomes são legendados e outros não. Políticos e beneméritos são, parece-me, a larga maioria dos patronos dos arruamentos oliveirenses

Buracos

É uma sina. Esventram-se ruas por mor de trabalhos certamente necessários. Mas a sua conveniente reposição tarda. Veja-se a ‘cratera’ junto à Escola Feira dos Onze

Montras em execução

Numa grande parte das montras de lojas comerciais da cidade podem ver-se dísticos com a expressão ‘montra em execução’.
Não percebo. Santa ignorância a minha.
Por razões profissionais, passo em muitas cidades e vilas do norte de Portugal e não encontro tal mensagem noutras paragens.

10 comentários:

  1. Mais uma vez pertinentes as situações apresentadas.
    A Biblioteca, é realmente um bom equipamento (ainda que não à altura de outros aqui bem perto de nós, mas...)e é verdade que pompa e circunstância não tem faltado para o promover. A vêr vamos até quando.
    As Placas de toponímia, eram uma falta há muito notada na cidade e áreas limítrofes, pena a falta de critério na legendagem e terem substituído as placas em azulejos por aquelas chapas.
    Os buracos são uma sina desta cidade. Onde é que eles não estão.
    Já "as montras em execução" dizemme que tem a vêr com a fiscalização e a obrigatoriedade de ter todos os artigos etiquetados com os respectivos preços, o que não acontecerá quando é colocada essa indicação.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Citando: "Já "as montras em execução" dizemme que tem a vêr com a fiscalização e a obrigatoriedade de ter todos os artigos etiquetados com os respectivos preços, o que não acontecerá quando é colocada essa indicação."

    Mas segundo parece, não encontrei agora esta informação, mas já a li em qualquer lado, esta situação “MONTRA EM EXECUÇÃO" terá de ser temporária, penso que meia hora e não permanente como os nossos comerciantes "inteligentemente" usam, para não mostrarem os seus preços. Mas eles lá sabem o que querem esconder…

    ResponderEliminar
  3. Amigo Carlos como de costume sempre com "achegas" pertinentes. Aproveito para me referir aos buracos que é nossa sina, e não é por falta de pessoal e às placas não só pela falta de legendagem, como pelo ridiculo de algumas que chamam de ruas a becos em terra e nos quais quase que não passa um carro.

    ResponderEliminar
  4. A moderação de comentários foi activada. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue.

    Assim tá em!
    E é socilista imaginem senão o fosse!

    ResponderEliminar
  5. É verdade, cada vez mais proliferam os buracos cá no burgo.E quanto a buracos, não ficamos só pelas estradas. O maior de todos eles é o das finanças do nosso município. Li a grande (falo do tamanho e mais nada)entrevista do senhor presidente da Câmara a um dos nossos jornais e apercebi-me de mais um "buraco". Trata-se da total falta de conhecimento por parte de tal senhor de todos os outros buracos e também da Lei das Finaças Locais. Estive nas 3 últimas assembleias municipais, por algumas horas e fui lá porque ouvia falar da atitude da oposição e quiz eu próprio tomar conhecimento para poder opinar.Opiniões politico-partidárias à parte, há uma coisa que é notória, é grande diferença de preparação técnico politica dos elementos mais visiveis da oposição e a nossa câmara. Além disso, nota-se também que a oposição prepara os assuntos que estão a ser tratados e a câmara nunca consegue ripostar à altura. Também aqui se nota um enorme "buraco" entre duas gerações ou gestações de políticos (porque não é só uma questão de idade). A da maioria que emerge de uma solução de continuidade onde a sucessão se fáz sempre por critérios de proximidade e conveniência, mas sem renovação na forma, nos métodos ou no estilo e a da oposição que hoje se nota que tem lastro, sangue novo e determinado e gente com uma nova formação política. Sou um adepto da social democracia, mas não vejo comparação possivel hoje, ao avaliar personalidades, entre a maioria gasta e "bolorenta" e a oposição firme e desempoeirada.
    Este é mais um dos "buracos" que tem que se resolver.

    A.C.

    ResponderEliminar
  6. Essa das montras tb é nova para mim e so vejo em OAZ

    ResponderEliminar
  7. Ao anónimo das 2:47 PM não sei o que lhe diga a não ser que fiquei fascinado ao ler o seu texto, pois a ser verdade o que escreveu, e não estou a duvidar, vem dar uma grande "machadada" nos "AZÉMOLAS" que por aqui gravitam. Se calhar em vez de estarem constantemente a dizerem disparates, para defenderem o que não tem defesa, melhor seria que seguissem o exemplo deste anónimo.

    ResponderEliminar
  8. Caros amigos,tô ver que só sabem dizer mal!
    Decerto não leram a grande entrevista do Presidente Ápio, no pasquim "Correio de Azeméis"! O homem está deveras apaixonado pela autarquia, exactamente pelos muitos e enormes buracos que foi abrindo, com muito sacrifício (diga-se).
    Por conseguinte,nada de dizer mal de quem tanto tem trabalhado em prol da exploração de petróleo cá no burgo! Tá Bem?! Combinado?!
    Zédapá

    ResponderEliminar
  9. Decerto não leram a grande entrevista do Presidente Ápio, no pasquim "Correio de Azeméis"! O homem está deveras apaixonado pela autarquia,(sic)

    Ele deve estar apaixonado é por outra coisa e não pela autarquia!
    Ele devia era dedicar-se à pesca e
    à caça com a espingarda que o amigo lhe ofereceu!

    Tenha vergonha Cláudido e volte para a sua freguesia donde nunca devias ter saido e TRAIDO O COMENDADOR ANGELO AZEVEDO - Homem digno da nossa terra que jamais encontrou colaboradores com qualidade que o ajudasse na senda do progresso do seu concelho!

    ResponderEliminar
  10. Montras em execução-evitam a tabela de preços ,os comerciantes estão muito ocupados a atender os muitos clientes, logo não há tendo de colocar os preços.
    Os artigos da montra estão vendidos-evitam que os comerciantes desfaçam as montras.

    Estas tecnicas são também muito usadas em Espinho.

    Quando a buracos a CMOAZ devia manter um mapa actualizado de buracos- não é dificil toda a cidade está transformada num enorme buraco

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.