A ambulância INEM dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis despistou-se, anteontem à tarde, quando seguia para uma emergência na freguesia de S. Roque
Ao que o Diário de Aveiro apurou, o condutor terá perdido o controle da viatura de emergência, que entrou em despiste a seguir a uma curva e capotou.
No local, o Diário de Aveiro pode verificar que a estrada evidenciava marcas de óleo, situação apontada como possível causa para o despiste.
Na ambulância INEM circulavam três bombeiros, que apresentavam alguns ferimentos, tendo sido assistidos no Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira. O ferido mais grave, o condutor da viatura, teve de ser sido submetido a uma intervenção cirúrgica, enquanto os restantes ocupantes da ambulância já tiveram alta.
A ambulância tinha passado por mim em Santo António e quando já ía a chegar á curva antes antes da zona do acidente, percebi logo que algo de estranho se tinha passado com a ambulância. Foi dos primeiros a tentar socorrer os bombeiros. Admirei a coragem de uma jovem bombeiro que de dentro e com os pés pressionou o pára-brisas para fora de forma a arranjar uma abertura para se escaparem de dentro da ambulância. A primeira a sair foi ela de seguida saiu o condutor que eu ainda ajudei porque verifiquei que ele tinha um ferimento muito grave num ouvido. Admirei também a perspicácia de um ainda muito jovem bombeiro a sair por uma das portas laterais da ambulância que ficou virada para cima uma vez que a viatura estava capotada lateralmente. Na minha opinião a principal causa do acidente terá sido o espírito destes bombeiros em querer socorrer alguém que estava em situação de imergência, claro que o piso molhado terá contribuído também para o acidente. Felizmente que não houve algo de muito mais grave a lamentar. Para estes jovens bombeiros manifesto a minha solidariedade e desejo que vocês nunca venham a ser vitimas da generosidade que vocês têm para os outros, chegando ao ponto de colocarem as vossas vidas em perigo. Ao Senhor Comandante dos Bombeiros caberá a responsabilidade da recuperação psicológica estes jovens bombeiros. Um Comandante é o maior amigo que se pode esperar num momento menos bom na vida de quem dá o que de melhor tem à comunidade. Um abraço...
ResponderEliminarNada tenho contra os Bombeiros mas, chamo aqui à atenção para o seguinte:
ResponderEliminarNo passado domingo, estava à conversa com um amigo meu, junto ao BCP, quando surge uma ambulância, a alta velocidade, cunduzida por um jovem que me pareceu um pouco exibicionista,pois com muito alarido ainda se distraía a olhar para quem assistia a tal correria.
Falo nisto porque estou recordado de umas vidas de jovens Bombeiros que foram "ceifadas",em Ferreiros,resultado,segundo consta, da inexperiência de quem conduzia a viatura sinistrada.
Alerto os responsáveis,Direcção e Comando,para prestarem mais atenção quando entregam as viaturas a jovens Bombeiros, atendendo que,embora com a melhor das vontades de servir, ainda não têm a maturidade para calcularem os riscos das suas conduções bastante acelaradas.
Vamos todos colaborar no sentido de pouparmos vidas, entregando a condução das viaturas a pessoas idóneas e responsáveis.
Bem hajam todos os nossos Bombeiros.