Quase trinta anos depois de adquirida pela Câmara Municipal, o edifício conhecido como Casa das Escadas Redondas, contruído em finais do séc. XIX, abriu hoje pela primeira vez ao público.
O espaço ainda não acolhe o Arquivo Municipal, mas tem patente ao público uma pequena exposição sobre o historial do edifício.
Na exposição ficamos a conhecer melhor pormenores sobre a construção do edifício e os seus primeiros proprietários, a aquisição da casa por parte de Júlio Mateiro, a aquisição do imóvel pela Câmara de Oliveira de Azeméis, em 1979, a instalação provisória da CERCIAZ.
Este edifício foi ainda objecto de estudo para vir a albergar um posto da PSP em 1987 por despacho do Ministro da Administração Interna, Eurico de Melo mas que não teve sequência prática. Foi ainda pensado para alí se instalar o novo Centro de Saúde e a Escola Superior de Enfermagem.
Nada vingou, pelo que a decisão final acabou por ser a instalação do arquivo municipal.
Pena é que, o portão original, não faça parte do conjunto arquitectónico agora recuperado.
Pena é que, o portão original, não faça parte do conjunto arquitectónico agora recuperado.(sic)
ResponderEliminarDepois do elogio encaputado à gestão do Dr. Ápio Assunção (o pior Presidente da Autarquia Oliveirense nestes últimos 60 anos)
Tambem gostaria de saber onde "se encontra" ou "reside" o bonito portão.
Será necessário pedir muito, aos deputados municipais ou pedir ao deputado do P.C.P.que investigue, onde pára essa bonita peça em ferro forjado?
Só gostava de saber quantos funcionários Públicos é que vão entrar com a desculpa do Arquivo Municipal?
ResponderEliminarTinha que faltar qualquer coisa...
ResponderEliminarQuanto a entrada de novos funcionários para o arquivo, já não são precisos mais. Já lá estão na camara á pelo menos um ano perto de uma dezena á espera de trabalho!
ResponderEliminarFinalmente! Já metia nojo! 20 anos ao abandono. Mais vale tarde que nunca mas também não se exagere. Ao que sei o portão foi roubado. Investigue-se. Quem rouba um portão não o pode esconder certo? Se fosse ouro...
ResponderEliminarJá relativamente à entrada de novos funcionários pergunto: então se é um equipamento novo de grande dimensão e se o objectivo é oferecer um melhor serviço não se justificará empregar mais algumas pessoas? Dar emprego se é necessário é crime? P.S. Falta saber se é necessário ou não.
o portao e perguntar ao microbio .
ResponderEliminarAo que sei o portão foi roubado. (SIC)
ResponderEliminarNÃO HAVERÁ RESPONSÁVEIS?
o portao e perguntar ao microbio .
ResponderEliminar6:14 PM
Os outros roubam e o micróbio é que paga as favas!
Fala zé micróbio!
Defende a tua honra se ainda a tiveres!!!!!
o portão não é do tempo do zé microbio, pois á 20anos andava ele a manobrar a motonibladora,ainda não tinha chegado a encarregado. É preciso ser doente mental para estar sempre a falar do mesmo. S L
ResponderEliminar