sábado, maio 31, 2008

Traçado da A32 entre Porto e O.Azeméis poderá vir a ser alterado

Em Janeiro deste ano a Estradas de Portugal (EP) informou o LABOR sobre a possibilidade da concessionária da A32, a Auto-estradas do Douro Litoral consórcio da BRISA, “poder apresentar um traçado alternativo ou parcialmente fora do corredor aprovado”. A verificar-se esta situação, referia a EP que a nova proposta “teria de ser sujeita a nova consulta pública e avaliação ambiental”.

A fim de perceber qual será o traçado definitivo da A32 o LABOR interrogou a EP e a BRISA neste sentido. Segundo a BRISA que detém a maioria do consórcio Auto-estradas do Douro Litoral “serão estudadas novas soluções de traçado, designadamente fora do corredor aprovado em Novembro de 2006”.

Essas novas soluções “serão alvo de consulta pública e estarão previsivelmente disponíveis na Câmara Municipal de São João da Madeira”. O mesmo será dizer que o processo voltou à estaca zero, já que o traçado do lanço A32/IC2 - Oliveira de Azeméis/São Lourenço “será alvo de um novo procedimento de Avaliação de Impactes Ambientais”.

Ainda de acordo com a BRISA este novo procedimento será apresentado à Agência Portuguesa do Ambiente “em Junho/Julho de 2008”. De seguida, o novo estudo deve receber uma declaração, favorável ou não, do ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional. Só depois a obra deverá ser adjudicada, mas não existem prazo fixados.
(excertos do Jornal Labor)

Contudo, ao que parece, o prazo para início das obras se mantém em meados de 2009 para entrar em funcionamento em 2011 e que estamos perante uma alteração do traçado que, no que ao nosso concelho diz respeito, será uma solução intermédia entre o traçado A e o traçado B que eram propostos.

De qualquer forma, e se se cumprir com os timmings anunciados no jornal, o novo traçado será do conhecimento público em breve pelo que se seguirá nova conculta pública junto de todas as autarquias abrangidas.

36 comentários:

  1. Oh! Simões então não sabias disto?
    Ou fazes o jogo deles?

    ResponderEliminar
  2. O novo traçado da A32 deve vir a consulta pública como veio o traçado da IC2 Oliveira de Azemeis/Coimbra.
    Que governantes temos e que autarcas temos... E a oposição, não esuqecer porque andam caladinhos como uns...

    ResponderEliminar
  3. Caro sr Manuel,

    Infelizmente o que escreve não corresponde ao que se está a passar com todo este processo.
    O estudo de impacto ambiental já está concluído à muito tempo e não foi tornado público como deveria ser.
    Muito me entristece o modo como estamos a ser ignorados pelo governo e ainda mais pela nossa autarquia todos os vereadores.
    Infelizmente ninguém sabe de nada e nem mesmo a oposição se interessa em saber.
    Não consigo compreender como é que o governo à uns meses atrás anuncia publicamente a adjudicação desta auto-estrada e no nosso concelho ninguém parece ligar ou lhe dar importância.
    Uma obra desta dimensão é importante demais para estar a ser ignorada como está a ser.
    Caso queira saber mais informações pode pedir á sua colega de partido Srª Helena Terra, visto ela ter feito uma apresentação pública da mesma em Travanca á umas semanas atrás.
    Caso não consiga essas informações eu coloco aqui alguns elementos que tenho sobre o estudo de impacto ambiental já efectuado e concluído, reparem bem:
    Data de Início do Processo AIA: 12-11-2007
    Data de Início da Consulta Pública: ???????
    Data de Fim da Consulta Pública: ???????
    Data da Decisão: 26-04-2008
    Tipologia de Decisão: Encerramento do Processo
    Resumo Não-Técnico: Informação não diponível online ???? então onde podemos encontrar????
    Declaração de Impacte Ambiental: Informação não diponível online ????? então onde podemos encontrar?????
    Estes dados foram retirados de

    http://www2.apambiente.pt/IPAMB_DPP/...asp?idEIA=1318

    eu tenho em minha posse o traçado definitivo. Estes documentos deviam estar nas juntas de freguesia abrangidas e na câmara municipal para consulta pública.

    ResponderEliminar
  4. E o que lhe apraz dizer desta situação, Helder?

    ResponderEliminar
  5. ummmmm...cheira-me a PS! interesses, compadrios, ditadura, mafia...

    ResponderEliminar
  6. Em relação a esta hipótese noticiada pelo jornal Labor, desconhecia totalmente a mesma até à passada quinta-feira, mas devemos aguardar para ver qual o novo traçado proposto e quais os motivos que levam a este pedido de alteração.
    Quanto ao traçado para sul, devo dizer que pesquisei na internet e encontrei algumas plantas sobre o referido traçado, mas até hoje, tinha a convicção de que o estudo de impacto ambiental ainda não estava concluído e que não tinha sido colocado para discussão pública pelo que a informação aqui prestada é preocupante se, efectivamente estiver correcta.
    Posso testemunhar que, aquando do estudo de impacto ambiental da A32 O. Azeméis / Porto, tudo decorreu dentro da maior normalidade: os processos foram facultados a todas as autarquias abrangidas pelos traçados, existiram reuniões de apresentação entre os projectistas e autores dos estudos de impacto ambiental com os autarcas, os cidadãos foram chamados a pronunciar-se e muitos deles corresponderam com críticas e sugestões na defesa dos seus legítimos interesses, uns atendidos e outros não, pelo que espero que assim se proceda em todas as obras.

    ResponderEliminar
  7. Então para o Helder parece-lhe normal ter-se definido um corredor que reuniu os consensos possíveis e passado uns 2 anos, vem a empresa concessionária fazer tábua rasa disso.

    Acha isto normal, Helder?
    Gosta deste gozo das Estradas de Portugal?
    Gosta do silêncio da Autarquia?
    Das Juntas de Freguesia?
    Da Oposição?

    Eu acho normal que achem normal.

    ResponderEliminar
  8. S. João da Madeira manda, os outros calam-se.

    ResponderEliminar
  9. "Acha isto normal, Helder?
    Gosta deste gozo das Estradas de Portugal?
    Gosta do silêncio da Autarquia?
    Das Juntas de Freguesia?
    Da Oposição?" Sic

    Caro anónimo, o seu comentário parece-me sobranceiro, pois formalmente nenhuma dessas entidades foi chamada a pronunciar-se (pelo menos que eu saiba).

    Por isso, embora possa ter a sua opinião sobre o papel da oposição, não lhe reconheço legitimidade e não lhe fica bem que o faça sob anonimato (tem medo da oposição, ou da posição?).

    As entidades que refere ainda não puderam pronunciar-se sobre a matéria, por isso não devem ser criticadas por aquilo que desconhecem, nem deveriam conhecer, pois não são "polícias" e estas matérias têm que ser discutidas publicamente.

    Caso tenha acompanhado a discussão aquando da escolha dos traçados, certamente pode observar que a oposição não deixou por mãos alheias as suas opiniões sobre os estudos de IA e sobre os traçados.

    Já agora, quanto ao traçado Sul da A32, há aspectos estranhos nas referências que se fazem no site do Agência Portuguesa do Ambiente e, formalmente (ou informalmente) nunca nos foi apresentado qualquer documento para analisar na CMOA

    Por isso, como já referi em comentário anterior, estamos a procurar saber o que se está a passar.

    Já agora, se sabe mais do que disse até agora, não "esconda a mão", avance com a informação.

    ResponderEliminar
  10. eu tenho em minha posse o traçado definitivo. Estes documentos deviam estar nas juntas de freguesia abrangidas e na câmara municipal para consulta pública.(sic)

    o que os alguns senhores presidentes das junta querem é apenas "penacho e favores do tavares"and campany...é só ler os pasquins locais e ver quem tem razão o resto são cantigas!!!!

    ResponderEliminar
  11. Ex.mo Senhor Professor Manuel Alberto,

    Não me respondeu às questões - que também não lhe eram dirigidas.
    Mas respondeu-me a outras.
    E acabou por me dar uma lição.

    ResponderEliminar
  12. Em relação a esta hipótese noticiada pelo jornal Labor, desconhecia totalmente a mesma até à passada quinta-feira, mas devemos aguardar para ver qual o novo traçado proposto e quais os motivos que levam a este pedido de alteração.(sic)

    Como querem ser poder se nestas pequenas "coisas" Falham!

    Fico admirado como é que o Dr.Manuel Alberto alinha nestas coisas!

    Então o "labor" já dava a notícia a quase 5 meses... e vocês como candidatos a candidatos a politicos
    nada sabiam?
    ...ou faziam o jogo deles?
    Que se copie tá bem?!?!
    Mas "coisa" de muita qualidade e não o rasquido de quem nos desgoverna!

    Mais uma vez o meu lamento!

    ResponderEliminar
  13. Por isso, embora possa ter a sua opinião sobre o papel da oposição, não lhe reconheço legitimidade e não lhe fica bem que o faça sob anonimato (tem medo da oposição, ou da posição?).(sic)

    Não lhe fica nada bem Dr. Alberto esta atitude com que responde será que quer amanhã ser poder.

    Relativamente à posição ...muito teria que lhe dizer...

    Como não o conheço, não desfruto nem PRETENDO ter amizades com políticos ou candidatos a NADA não compreendi o que pretendia dizer. Já agora, faça-o também claramente.

    Além disso como posso compreender uma personagem que se senta a uma mesa com pessoas que tão mal o tratam - Correio de Azeméis, Voz de Azeméis e os outros pasquins.
    Repense a sua posição e a forma como intervém.
    O povo não é "burro", pese o facto de já começar a duvidar.

    Relativamente ao anonimato não lhe respondo hoje. Mas em data à minha escolha.

    Parafraseando o P.S.L....vou andar por aí... e ainda vou e ouvir ver muita coisa.

    Até breve.

    ResponderEliminar
  14. Então isto é assim, aprova-se um traçado a nível estatal e depois aparece uma empresa concessionária a propôr outro traçado... Já ninguém manda em nada e cada um faz o que lhe apetece... Chamem o LNEC!

    ResponderEliminar
  15. Caros anónimos,

    Como devem calcular, tal como o fazem, para mim seria muito fácil comentar os vossos comentário sob anonimato. Porém não o faço porque não tenho medo e entendo (sempre entendi) que nada tenho a perder em assumir frontalmente as minhas posições.

    Quem me conhece sabe que sou assim por convicção e, embora respeite as opiniões dos outros e até entenda as suas razões (que são diferentes umas das outras, a maioria das vezes), relativizo-as quando são expressas sob o anonimato.

    Por isso, sem pretender defender-me, recuso aceitar lições de opiniões anónimas que na maior parte dos casos pretendem somente diminuir as posição de quem persistentemente tem contribuido sem calculismos para o combate político na oposição local.

    Em relação aos jornais do concelho, respeito-os a todos (sem excepção) e recuso também a ideia de que "me sento à mesa" com este ou aquele, pois sei que todos terão bons (e também alguns menos bons) profissionais.
    Por outro lado, nunca recebi favores ou outras "benesses" por emitir as minhas opiniões neste ou aquele órgão de comunicação.

    Quanto ao meu valor como político, não me preocupa se ou tenho ou não valor (o valor de cada um é variável e não depende da sua vontade, mas do que os outros acham que ele vale) pois nos projectos (políticos, ou não) as mais valias não residem num indivíduo ou dois, mas num colectivo que partilha ideais semelhantes.

    Finalmente, no que diz respeito à alteração do traçado, acho que o bom senso irá prevalecer, mas vou esperar que os estudos nos sejam dados a conhecer para me poder pronunciar.

    ResponderEliminar
  16. FREGUESIA DE PINDELO. TODOS ESSES ANÓNIMOS NÃO SABEM O QUE SE ESTÁ A PASSAR, NÃO DEVEMOS ESCREVER ANTES DE SABER, POIS SÓ TEVEMOS CONHECIMENTO NO DIA 20 DE MAIO JÁ COM OS ENGS NO TERRENO TUDO ISTO É MÁ FÉ DA A.E.D.L. BRISA MAS TUDO FAREMOS QUE NÃO VÁ AVANTE A DITA ALTERNATIVA

    ResponderEliminar
  17. Sr Manuel Alberto já consegui dados sobre o traçado da nova IC2?

    ResponderEliminar
  18. Por isso, sem pretender defender-me, recuso aceitar lições de opiniões anónimas que na maior parte dos casos pretendem somente diminuir as posição de quem persistentemente tem contribuido sem calculismos para o combate político na oposição local.(Citação)

    Louvo-o por se identificar!
    Mas, por certo também aceita que o partido onde milita (se for militante inscrito)é o principal razão da falra de liberdade que se vive neste país!
    Analise o que o patife do do Lello diz sobre o seu camarada Manuel Alegre que impunemente o critica utilizando mentiras e calúnias.
    Quando isto acontece num partido no poder(entre deputados!

    Entende o sr. vareador (sem pelouro) que estão reunidas as condições paraque o cidadão livremente possa trocar opiniões livre e democráticamente sem receios!

    Onde estava o Lello para falar assim tão livremente antes do 25 de Abril?

    Estas são as razões, (e a falta de JUSTIÇA deste país) que obriga o povo a escrever debaixo do anónimato!

    Termino como comecei:

    Louvo-o por se identificar!
    (por enquanto)

    ResponderEliminar
  19. Sr Manuel Alberto já consegui dados sobre o traçado da nova IC2?

    QUEM LHOS FORNECEU?

    ResponderEliminar
  20. Por erro escrevi:
    "Sr Manuel Alberto já consegui dados sobre o traçado da nova IC2?"
    Quando queria escrever:
    Sr Manuel Alberto já conseguiu dados sobre o traçado da nova IC2?

    ResponderEliminar
  21. Por erro escrevi:
    "Sr Manuel Alberto já consegui dados sobre o traçado da nova IC2?"
    Quando queria escrever:
    Sr Manuel Alberto já conseguiu dados sobre o traçado da nova IC2?

    Assim, gosto de partilhar mesmo anónimamente, este forum!

    Reconhecer os erros, é uma grande virtude,acredite amigo!

    ResponderEliminar
  22. Presidente da Camara diz:
    “Nós vamos reagir até à última sobre isto, porque tem um impacto nas freguesias de Oliveira de Azeméis e também algumas de Vale de Cambra que é inadmissível, por exemplo atravessa-nos uma zona industrial, pondo em causa algumas empresas, vai destruir algum aglomerado populacional principalmente em Pindelo. Não podemos deixar passar isto em claro"
    E o que vai fazer sobre a IC2 que vai cortar Pinheiro da Bemposta a meio e atravessar a meio a zona escolar?

    ResponderEliminar
  23. Presidente da Camara diz:
    ...Dizendo-se em situação de “desespero”, o presidente da Junta explicou que o novo corredor vai “atravessar a freguesia”, pondo “em causa” a zona industrial de Nogueira do Cravo/Pindelo, duas habitações, a área verde da localidade – em concreto “uma Quinta” e a Mata do Côvo – e uma zona que definiu como área de expansão futura de Pindelo...
    E o que diz sobre a futura IC2 atravessar no Pinheiro da Bemposta uma zona verde e uma reserva agricola?

    ResponderEliminar
  24. Presidente da Camara diz:
    ...Como motivo para os propósitos da BRISA, foram lançadas acusações, por parte de José António Santos, de uma visão meramente “economicista”, ligada à vontade de poupar nos custos da obra, uma vez que a manutenção do traçado já aprovado implicará custos maiores – há que “romper” por uma área montanhosa.

    “Se a obra foi adjudicada pela parte B, sabemos que aquilo tem alguns viadutos e penso que aqui há uma questão unicamente economicista por parte do concessionário de fazer este estudo, que é um corredor onde a despesa será muito menor. Eu pergunto, se o concessionário está a fugir a estas despesas para onde vão os milhões que vão sobrar. Para quem? Para onde? Leva-me a dizer isto, o desespero que eu sinto neste momento e que aqui transmito também o desespero de muitas pessoas de Pindelo que todos os dias me fazem chegar as suas reclamações.”...
    Que diz então sobre a nova IC2 que passando pela alternativa mais a nascente teria menos impacto mas os custos seriam maiores? Aqui já não se preocupa com a escolha mais "barata" mas mais prejudicial para o concelho?

    ResponderEliminar
  25. "Estas são as razões, (e a falta de JUSTIÇA deste país) que obriga o povo a escrever debaixo do anónimato!
    Termino como comecei:
    Louvo-o por se identificar!
    (por enquanto)
    7:26 PM"

    Compreendo as observações, mas não concordo com elas. Aliás, julgo que a base do caciquismo e a força dos indivíduos que não têm escrúpulos reside exactamente no facto da maioria das pessoas pensar dessa forma.

    Quanto ao comportamento de José Lello, considero que se excedeu e discordo que se possa fazer este tipo de ataques a Manuel Alegre, ou a outro qualquer militante. Porém, também não me agrada a forma como Manuel Alegre manifesta as suas opiniões relativamente ao PS, do qual faz parte e considero que tem um papel importante, particularmente pela visão de sociedade diferente que possui, mas que não mereceu a maioria dos votos quando se candidatou a Secretário Geral (é a questão da legitimidade do voto das maiorias...).

    Claro está que Manuel Alegre não deve ser proibido de manifestar as suas opiniões, mas pode (e quanto a mim deverá) fazê-lo nas reuniões da Comissão Política Nacional de que (julgo) faz parte e não tem participado.

    Sou funcionário público e tenho participado em várias reuniões (políticas e não só) onde não sinto qualquer inibição em falar. Porém, concordo que a maioria das pessoas se auto-inibe e evita manifestar opiniões contrárias a quem está no poder, havendo mesmo quem (hipocritamente) só diga aquilo que os do "outro lado" pretendem ouvir.

    Finalmente, no que diz respeito ao traçado da A32 Sul, tive acesso a alguns estudos relativos aos traçados possíveis, mas segundo "fontes oficiosas" ainda não foram efectuados (ou pelo menos ainda não foram aprovados) os devidos EIA, os quais legalmente deverão merecer consulta e discussão pública e só depois serão aprovados.

    Vou estar atento

    ResponderEliminar
  26. Presidente da Camara diz:
    ...Dizendo-se em situação de “desespero”, o presidente da Junta explicou que o novo corredor vai “atravessar a freguesia”, pondo “em causa” a zona industrial de Nogueira.....................


    Mas quem é o (a) simplório (a) que ainda acredita em Ápio Assunção?

    Todos os comendadores SEM EXCEPÇÃO!
    Mas, porque será?
    Porque será?
    Será!?

    (...mas não acredito nesta cândida ino.......)


    Viva o Tavares!
    V iva o Dr. Hermínio que está em todas na Suiça!
    Viva o povo português|

    E...eu.?
    E...eu?
    Vai trabalhar malandro!

    ResponderEliminar
  27. "Finalmente, no que diz respeito ao traçado da A32 Sul, tive acesso a alguns estudos relativos aos traçados possíveis, mas segundo "fontes oficiosas" ainda não foram efectuados (ou pelo menos ainda não foram aprovados) os devidos EIA, os quais legalmente deverão merecer consulta e discussão pública e só depois serão aprovados.
    Vou estar atento"

    Sr Manuel,
    Algo de muito estranho se passa com a informação que existe sobre o traçado da nova IC2 entre Oliveira de Azemeis e Coimbra.
    Gostava que comentasse, ou levasse mesmoa discussão a uma Assmbleia Municipal os seguintes pontos:
    - Em primeiro lugar gostaria de referir que não se trata da A32 mas sim de uma auto-estrada diferente, apenas tem em comum o ponto de encontro eltre elas em Oliveira de Azemeis. A a32 e a nova IC2 são concessões diferentes e não podem ter a mesma designação.
    - Os primeiros estudos para a nova IC2 tinham como objectivo um prolongamento da variante existente mais para sul. O objectivo era desviar o transito do centro do Pinheiro d aBemposta, Branca, etc.
    Uma variante é isso mesmo que faz como podemos constactar na actual variante existente.
    Todo este projecto e respectivo objectivo foi entretanto alterado sem consulta das populações e resrepctivas camaras, pelo menos que tenhamos tido conhecimento. De uma variante passou a ser considerada uma autoestrada.
    Como é fácil de perceber uma auto-estrada, paga e com um nó de acesso em Travanca e outro no sobreiro não vai retitar o transito dos centros das populações.
    Uma variante é diferente de uma auto-estrada e os seus objectivos são diferentes, mais uma vez fomos enganados. Parece-me.
    - Os traçados existentes nos primeiros estudos eram 3, um que foi logo eliminado que cortava o Pinheiro da Bemposta de Norte a Sul exactamente onde passa a actual N1. Um segundo que passava sempre a Nascente da N1 e um terceiro que passava a Poente da Branca e passa depois no Pinehiro da Bemposta para Nascente.
    A informação que tenho e que consta dos mapas e do resumo do EIA é de que o traçado escolhido é o terceiro que referi.
    O que é preciso que a população saiba e a nossa camara se pronuncie é se concorda, e porque foi escolhido este traçado e não o outro.
    - O senhor refere "segundo fontes oficiosas ainda não foram efectuados (ou pelo menos ainda não foram aprovados) os devidos EIA".
    Esta informação parece-me muito estranha. Como explica a informação colocada no website da EIA sobre este traçado?
    - Sugeria-lhe que contacta-se a camara municipal de Albergaria-a-velha onde já se sabe o traçado, os estudos e onde é público toda esta informação.

    Estou atento.

    ResponderEliminar
  28. "Esta informação parece-me muito estranha. Como explica a informação colocada no website da EIA sobre este traçado?
    - Sugeria-lhe que contacta-se a camara municipal de Albergaria-a-velha onde já se sabe o traçado, os estudos e onde é público toda esta informação." SIC

    De facto a informação consta do site da Agência Portuguesa do Ambiente, mas poderá não estar correcta (ainda segundo fontes "oficiosas"), porém vou procurar ainda mais informações, designadamente na Câmara Municipal de Alb. e agradeço a insistência, pois é importante estarmos todos atentos.

    Finalmente, acredite que iremos pugnar para que sejam cumpridos todos os preceitos legais relativamente aos procedimentos a ter em conta neste processo de construção da A32.

    ResponderEliminar
  29. Ao anónimo das 8.17
    É mesmo uma estolidez,estólido e outras coisas mais e sem conhecimento.
    .

    ResponderEliminar
  30. É lamentável o que se está a passar com esta questão do traçado da A32. Estar a partidarizar este assunto e apontar responsabilidades a A ou B, quando todos são responsáveis. Só temos políticos medíocres quer no concelho quer a nível governamental.
    Eu como cidadão da freguesia de Pindelo, terra que mais vai sentir o impacto caso este novo traçado vá avante, nada sei em concreto e não sou esclarecido convenientemente do ponto de situação pelos nossos políticos. Julgo que estaria mais que na hora de esclarecer os habitantes da freguesia, de os chamar ao “Terreiro do Passo” e discutir formas de luta para combater os tubarões que querem literalmente “rasgar” a freguesia a meio e dividir a população.
    Infelizmente os interesses financeiros sobrepõem-se aos interesses das populações.
    Acordem políticos medíocres, nós pagamo-vos vencimentos chorudos para fazerem alguma coisa e defenderem os interesses do concelho e não para continuarem a dormir, vendo a banda passar.

    ResponderEliminar
  31. mas não concordo com elas. Aliás, julgo que a base do caciquismo e a força dos indivíduos que não têm escrúpulos reside exactamente no facto da maioria das pessoas pensar dessa forma.(citação)

    Não sou cacique nem pretendo sê-lo!
    O tempo irá julgar a minha opinião!
    Relativamente a si sr. professor pensava sinceramente que fosse mais lúcido politicamente.
    Na política ou se está de alma e coração ou então não.

    Que quer seguir os maus exemplos era preferível fazer como o major valentão ...microondas,plasmas,D.V.D. Mp.4, pen drives, enfim uma infinidade de prendas não esquecendo nunca o cabazito e o cartão da sr. deputada!

    Veremos um dia muito em breve quem terá razão!

    Não despreze os seus potenciais eleitores, com respostas desnecessárias e por vezes..."indelicados!

    Analise as posições dos seus verdadeiros adversáios se lhe dão "troco" às suas criticas neste local?

    Não!

    E, porquê?
    Os mafiosos agem sempre assim!

    Opinião séria e honesta da minha parte!

    Não lhe bato nas costas para lhe ser agradável!
    (embora nunca tenha conversado consigo, nem nuca me ter sido apresentado)

    Sou,talvez um pouquinho como o sr.professor, mas talvez um pouco mais "polido" nas resposta!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  32. "Não sou cacique nem pretendo sê-lo!
    O tempo irá julgar a minha opinião!
    Relativamente a si sr. professor pensava sinceramente que fosse mais lúcido politicamente.
    Na política ou se está de alma e coração ou então não."
    ...
    "Não despreze os seus potenciais eleitores, com respostas desnecessárias e por vezes..."indelicados!" SIC

    Caro anónimo,

    Antes de mais julgo que há aqui um mal entendido. Não disse que era cacique, mas sim que as posturas de não assumir frontalmente as nossas opiniões, até certo ponto, favorecem o exercício do caciquismo por parte de indivíduos que procuram "esmagar" a opinião dos outros através da violência e da imposição das suas opiniões que, se não forem contestadas frontalmente, abrem caminho para que os outros julguem que concordamos com elas.

    Quanto à minha lucidez política, procuro aclará-la permanentemente assumindo as minhas falhas de forma mais frontal possível e não sou iludido com mais ou menos "pancadinhas nas costas", pois sei que os "bons" não estão de um lado e os "maus" do outro. Há-os em todos os partidos e fora deles.

    Porém, ninguém me pode acusar de hipócrita no que diz respeito à coerência na defesa das posições que julgo melhores para o nosso concelho e faço-o dentro e fora do partido a que pertenço.

    Não faço parte de um partido para "abanar com a cabeça" ou para "levantar o dedo" e, caso se sinta "desprezado" como potencial eleitor, acredite que não é o meu propósito hostilizá-lo e, como refere que não me conhece (assim como eu não o conheço) é provável que eu esteja a fazer um juízo errado acerca das suas posições, mas também é possível que não me faça entender completamente.

    Finalmente, presumindo que conhecerá alguém nos possa apresentar, desafio-o a dar-se a conhecer, pois gostaria de poder partilhar consigo algumas opiniões e, quem sabe, esclarecê-lo (e, quem sabe, esclarecer-me) acerca de aspectos da política local.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  33. Srº Manuel alberto já consegui alguns dados sobre a IC2? Já conversou com os seus "colegas" de albergaria a Velha?

    ResponderEliminar
  34. Finalmente, presumindo que conhecerá alguém nos possa apresentar, desafio-o a dar-se a conhecer, pois gostaria de poder partilhar consigo algumas opiniões e, quem sabe, esclarecê-lo (e, quem sabe, esclarecer-me) acerca de aspectos da política local.

    Cumprimentos


    Durante o período eleitoral (se lá chegarmos) acredite que me aprentar-me ei com todo o prazer.
    Registe..

    ResponderEliminar
  35. Só os Senhores importantes têem acesso ao traçado previsto da A-32? Porquê? Ou comem todos ou haja moralidade!

    ResponderEliminar
  36. idadão aportuguês que vivo na zona entre Porto e Oliveira de Azeméis, procuro em todo o lado o traçado da A-32 nesta zona e... nada , não existe na net, não há possibilidades de a mostrar aos interessados? Gostava de ver esse traçadocomoo c

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.