quarta-feira, maio 14, 2008

Reflexão...

Decidi regressar por uns breves instantes à Vossa companhia. Sei que para muitos nem sou bem-vindo, mas para outros talvez seja. Neste momento em que o mundo desportivo está mais pobre, com o desaparecimento de um dos maiores símbolos do desporto oliveirense dos últimos tempos, ajusta-se momentos de pura reflexão e de introspecção sobre o nosso ser, as nossas idiossincrasias, enquanto homens e mulheres, enquanto seres humanos, frágeis e mortais.
Albert Einstein disse “Deus fez-nos perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos”.
É nestes momentos, em que nos sentimos impotentes às injustiças, que percebemos, com mais clareza, que sucesso é aquilo que fazemos pelos outros e não por nós mesmos. Que afinal não nos podemos queixar, que afinal nem tudo é tão negro como achávamos. E que no dia seguinte, levantar a cabeça e encarar a vida de frente é o único caminho digno, porque estar vivo é sem dúvida uma grande dádiva.
Foi isto que me veio à cabeça, quando ontem participava num debate aguerrido, numa rádio de Barcelos, sobre as concorridas eleições do Óquei Clube de Barcelos. Que na vida não vale tudo, que a crítica pessoal e barata, para além de não ser digna não é necessária, que acima das pessoas estão os clubes, as instituições e que por muito que nos falte argumentos, nunca devemos basear a nossa estratégia em violação clara dos princípios de respeito e honestidade.
Isto é o que acho que se tem passado nos últimos tempos, na política oliveirense, e sinceramente, começa a ser mau demais ouvir tanta insanidade, tanta incongruência e tanta falta de honestidade intelectual.
Um abraço, até um dia destes…