sábado, maio 03, 2008

OLIVEIRA DE AZEMÉIS PRECISA DE ALTERNÂNCIA

Desde o 25 de Abril que o poder autárquico, na Câmara Municipal, em Oliveira de Azeméis, tem pertencido ao PSD. Com as nuances próprias das várias personalidades que têm presidido aos destinos do nosso concelho, a forma de fazer política, a forma de relacionamento institucional e a forma de interagir com a comunidade têm-se mantido intactas, tal como se têm mantido intactas as relações com a “máquina operativa” do próprio município.

Com grande frequência, se vem ouvindo comentários a propósito do nosso município que, de tantas vezes repetidos, se tornaram lugares comuns.
É vulgar ouvir-se dizer que Oliveira de Azeméis é uma “terra de meia dúzia”, sempre os mesmos. Isto é o que acontece quando o poder e as forças políticas que o orientam se perpetuam, acabando por se “afunilar” as relações societárias e de interacção entre quem detém o poder e os seus destinatários porque, uns e outros, são quase sempre os mesmos.

Em muitas circunstâncias e desde há muito tempo, também se vem ouvindo que Oliveira de Azeméis perdeu massa critica, talvez porque o relacionamento institucional com o poder central e com as estruturas de poder intermédio é o mesmo, há mais de trinta anos, no mesmo tom, no mesmo estilo e da mesma forma. Se revisitarmos os últimos executivos municipais, os presidentes que se têm sucedido são sempre (com pouquíssimas excepções) naturais herdeiros das presidências anteriores apresentando-se a eleições com listas “supostamente” renovadas e com gente que não só, pouco renova, como não inova.
Depois disto, parece natural que a forma de interagir com a comunidade tenha sempre os mesmos protagonistas. Contra estes não tenho nada e a comunidade também não pode ter. Além do mais, porque é sempre aos mesmos que o poder recorre e, portanto, todos nós lhe devemos muito. Todavia, é necessário inovar e alargar o leque de “escolha” de “parceiros” disponíveis na comunidade que possam interagir com o poder.

É inultrapassável o facto de que a Câmara Municipal é um dos maiores empregadores do nosso concelho. Temos uma “máquina operativa” que os nossos concidadãos consideram muito pesada e pouco produtiva, não invalidando, como é óbvio, que é também dotada de muitos bons membros, alguns excelentes técnicos e muita gente de boa vontade. Mas também esta “máquina” é afectada pela “cristalização” de procedimentos e/ou expedientes que só a perpetuação no poder facilita e potencia. É urgente agilizar a nossa “máquina operativa” para bem dos oliveirenses em geral e dos funcionários que a compõem, em particular.

Oliveira de Azeméis precisa de um “abanão”, de uma forte “sacudidela”: isto é aquilo que com frequência se vai ouvindo na rua.

Até porque, Oliveira de Azeméis é um dos dezanove municípios do distrito de Aveiro e destes, dezassete, já passaram por processos de alternância – o que quer dizer que, desde o 25 de Abril até hoje, já foram governados, pelo menos, por duas forças políticas diferentes. Apenas Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, nunca conheceram a alternância democrática. Apesar de tudo, Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira são realidades muito distintas e noutra circunstância, poderemos reflectir sobre as múltiplas causas destas diferenças.

Não há nenhuma teoria de ciência política que não defenda que a alternância, além de ser o grande alimento da democracia é um dos maiores motores do desenvolvimento.

Oliveira de Azeméis tem o diagnóstico feito, há muito. Não há soluções milagrosas, mas uma coisa é certa, se perdermos a próxima oportunidade de alternância de poder, que só o acto eleitoral autárquico proporciona, resignar-nos-emos a ser apenas o que somos hoje, a ter apenas o que temos hoje e a assistir ao desenvolvimento dos outros para quem há décadas atrás até já fomos uma referência.

Tanto para a Câmara Municipal, assim como para as freguesias que ainda não tiveram a ousadia de conhecer a alternância, restar-lhes-á outras palavras classificativas da situação política. Eu volto a escolher a palavra CONFORMISMO.

17 comentários:

  1. Bom, concordo que a alternancia é possivel e desejável. MAS, o PS não tem mostrado ser capaz de ser alternativa, pois não tem aprresentado propostas capazes. Por ex ao nivel da Educação e Cultura, onde OAZ está muito mal, até já vi o lider da oposição, Prof. Manuel Alberto, a tecer elogios! Assim, não podem querer ser alternativa.

    ResponderEliminar
  2. Eu até concordo. A via para isso é que não me parece a mais correcta instalando um clima de guerrilha por vezes até ao nível pessoal. O poder autárquico é diferente do governamental. Aqui temos e devemos de ser todos pelo mesmo. Se existem diferenças de opinião elas devem ser esgrimidas até um consenso. Se o psd está no poder em oaz e o ps no país se os 2 se entendessem oaz estaria melhor. Só no tempo que ganhariam em vez de se perderem em guerras mesquinhas com cosntantes conferências de imprensa já daria para porem a vossa criatividade a funcionar. Se todos querem o melhor para Oliveira por favor não façam das assembleias uma guerra. Pelo contrário, deêm uma lição de democracia elevado a outros municípios do país. O trânsito está mal? Determinada rua está mal? A minha opinião é esta. Não acham que seria melhor? Não gosto deste grupo na festa de la salette, tenho um contacto com o grupo y por este preço? Que vos parece? E por aí adiante... Eles não sabem nem sonham...

    ResponderEliminar
  3. mas a oposição não presta!
    chama de "burros" os eleitores...
    não apresenta ideias...só destroi!
    veja-se o que a responsábel do PS local está a fazer na AR pelo concelho: NADA!
    o governo está a destruir as diversas valências deste concelho e o PS local alheia-se, veja-se os artigos que são colocados aqui no blog...nada referem sobre o assalto visto por estes senhores, a população não anda a dormir é ladrão que rouba e quem deixa roubar e nada diz...

    resumindo: o PS não é alternativa é um vazio total: INFELIZMENTE!

    ResponderEliminar
  4. "Se todos querem o melhor para Oliveira por favor não façam das assembleias uma guerra. Pelo contrário, deêm uma lição de democracia elevado a outros municípios do país."

    Desculpe-me mas este comentário revela uma ENORME ingenuidade. Porque parte do pressuposto que quem detem o poder quer efectivamente exercê-lo em benefício da comunidade. Nada mais FALSO: é para puro e simples benefício pessoal, quer seja da carteira, influência ou ego.

    Deixem de pensar que eles se não fazem assim ou a sado é porque, "coitados, não sabem" ou então são mal aconselhados.
    CHEGA de ingenuidades!

    Já agora aproveito para aqui registar o meu repúdio pela tomada de posição absolutamente abjecta do CDS local em apoio a Ápio Assunção, após este ter sido ilibado. Vergonhoso e mostra bem o que pretende essa gente.
    "O Oscar é boa gente..."
    É pois. Um sonso que sabe muito.
    E também é desta gente que é feita a oposição.
    Estamos bem entregues. É difícil ser-se optimista.

    ResponderEliminar
  5. Drª. Helena comente:

    Cuidado DEPUTADA (existe?), neste estado de coisas onde o PS reina, tudo pode acontecer, veja-se:

    NOVO HOSPITAL JÁ MEXE
    Recebi um sms de um amigo que dizia " Ver JN, pág. 23".
    Comprei o jornal e li a página 23. Nem queria acreditar.
    "Hospital à venda para evitar um novo no concelho vizinho" é o título.
    Lembrei-me então da construção do Hospital da Feira, onde com responsabilidade e sem bairrismos saloios todos os concelhos vizinhos trabalharam para a concretização desse objectivo.
    Ao ler hoje o JN verifico que a Misericórdia de S.J. Madeira aceita vender ao Estado o edifício que acolhe o hospital da cidade, pois pensa assim evitar a construção de um novo hospital em Oliveira de Azeméis, conforme despacho publicado em Diário da República que anuncia a criação de uma comissão que irá estudar o "novo projecto hospitalar de Oliveira de Azeméis".
    Sem comentários …….

    Hermínio atento, valha-nos isso é pena que quem governe seja uma máfia...vamos lá ver se a DEPUTADA volta a a assobiar para o lado!

    ResponderEliminar
  6. Penso que até para o proprio PSD seria uma mais valia a alterancia, permitir-lhe-ia renovar-se, cortar amarras com "os coroneis" tipo novela que dominam a situação e da qual é dependente e sim criar uma nova dinamica, da qual sairia beneficiado o concelho de Oliveira de Azeméis.
    Porque deste tipo de dependencias, temos nós os resultados bem á vista.

    ResponderEliminar
  7. o causa raíz da má oposição nomeadamente o PS deve-se a não ser bairrista não sente a terra!
    deixa um punhado de "barões" e comendadores mandar no burgo...
    o PS para ganhar tem de estar perto do povo e apresentar ideias, quando o governo atirar rajada sobre este concelho colocar-se do lado do povo, esquecer os tachos, os amigos e não deixar passar os assuntos quentes, lembrem-se o povo é sábio!

    ResponderEliminar
  8. Apráz-me dizer que, algumas pessoas do meu concelho têm medo da mudança o que em democracia é salutar. Agora como estamos é que não pode continuar por as seguintes razões: não temos saneamento,água ao domicílio e gás. Temos os nossos rios e linhas de água consporcadas e mal cheirosas e eu que aprendi que a àgua era incolor, terei dificuldade em transmitir aos meus netos, que quando eu era menino como eles bebi água do rego, porque era voz corrente o povo dizer que água corrente nunca matou gente, devem pensar que eu lhe estou a dar tanga. Este politicos que fecham os olhos a tudo deveriam sear obrigados a bebe-la Tudo isto deve-se aos politicos que nos governaram nos últimos 34 anos, ao não apresentarem projectos capazes aos quadros comunitários de apoio para fazerem essas infraestruturas, a não ser que os partidários do partido no poder, também nos queira impingir que a culpa seja da oposição seria muito ridículo e irresponsável. Já agora quero lembrar que qualquer partido, P.C.P., P.S., P.S.D. ou C.D.S. me serve para governar o meu concelho, não tenho simpatia por nenhum, logo que seja capaz de satisfazer todos os anseios dos Oliveirenses, o que passará por uma melhor qualidade de vida o que com estes é só no slogan.

    ResponderEliminar
  9. Políticas à parte, é preciso é obra feita. E qualquer que seja o partido tem que meter mãos-à-obra. Infelizmente muitos políticos têm confundido a obra-prima com a prima do mestre-de-obras, mas enfim...
    Há muito e melhor por, e a fazer.
    E o caderno de encargos vai da esquerda à direita passando pelo centro.
    Independência precisa-se.

    ResponderEliminar
  10. "Por ex ao nivel da Educação e Cultura, onde OAZ está muito mal, até já vi o lider da oposição, Prof. Manuel Alberto, a tecer elogios! Assim, não podem querer ser alternativa."

    Caro anónimo, compreendo a crítica que faz e, até certo ponto, porque a faz. Refere duas das áreas que, face ao que se passa em outros sectores, apesar de tudo, de facto não são das piores.
    O que tenho dito, e repito, é que num concelho com evidentes carências a nível de infraestruturas básicas, essas áreas acabam por ser aquelas que apresentam melhores resultados.
    Não é que esteja totalmente de acordo com tudo o que se vai fazendo e reconheço que há carências ainda grandes mas, face à dívida que foi contraída e à escassez de recursos (até humanos) com que a autarquia se vai defrontando, como disse, quando se compara com outras áreas...

    Por outro lado, é interessante verificar que tenho sido sistematicamente criticado por ser incisivo relativamente à "governação" PSD do município e de "nada" valorizar. Eis que, quando não faço uma crítica "aberta"... "Preso por ter cão..."

    Não vale a pena dizer que o PS é "mais do mesmo", porque as diferenças são evidentes entre quem "sobranceiramente" exerce o poder e que responsavelmente faz a oposição. Este tipo de argumentos é usado por quem nada quer mudar e não quer ver que, aos poucos, se torna evidente que são os "coveiros do município" que cavam a própria "sepultura" do PSD.

    Há um outro aspecto importante neste PSD concelhio que contribuirá decisivamente para a "promoção" da sua derrota nas próximas eleições: o sentimento de "impunidade", faça-se o que se fizer, aconteça o que acontecer, esteja quem estiver, a "vitória é certa". Ora, "não há maior cego do que aquele que não quer ver" e todos sabemos que o excesso de confiança pode ser "a morte do artista".

    Finalmente, espero que o Partido Socialista continue a fazer o seu trabalho na oposição, pois nada está ganho e tudo é muito difícil para que pretende ser a alternativa e pretende gerir um município com muitas potencialidades, mas numa grave situação financeira, graças aos actuais líderes locais do PSD que, confiando em estratégicos "controleiros", continuam a conduzir o município até ao precipício.

    ResponderEliminar
  11. "O Oscar é boa gente..."
    É pois. Um sonso que sabe muito.
    E também é desta gente que é feita a oposição.
    Estamos bem entregues. É difícil ser-se optimista.(sic)


    Até tu me enganas-te!
    Assim tenho a certezaque és um pequeno e "insignificante" submarino do P.S.D!
    Não vais lá... tenho pena por ti e por muitos simpatizantes do C.D.S. Isto será maleita de um povo? ou fomos atingidos por algo extra-terrestre?

    Tenho pena do P.P.!

    ResponderEliminar
  12. Alternativas: A Dra. Helena Terra, o Prof. Manuel Alberto? Só podem estar a gozar comigo... é preciso muita mais competencia tecnica!!

    ResponderEliminar
  13. "Alternativas: A Dra. Helena Terra, o Prof. Manuel Alberto? Só podem estar a gozar comigo... é preciso muita mais competencia tecnica!!"

    Está-se a referir a quem? Ao Sr. Ápio, ao Dr. Ricardo Tavares? Esta deve ser para rir.
    Não veja tão ao perto, alargue os seus horizontes.

    ResponderEliminar
  14. É mais do que tempo do "POVO" de
    O. Azeméis dizer CHEGA!!! A não ser que sejam masoquistas e então não há nada a fazer!!!
    "OLIVEIRA DE AZEMÉIS PRECISA DE
    ALTERNÂNCIA" nem que seja para arejar as cadeiras, e por falar em alternância fiquei surpreendido à pouco ao ler as declarações do sr.
    Óscar Amorim, presidente do PP, sobre o julgamento do sr. Ápio. Será que já se está a candidatar a um tacho na CM, pela via mais fácil? Sempre pensei, depois de ter
    conhecimento de algumas das suas ideias para OA, que iria ter uma postura politica mais séria, o que transmitiu no artigo publicado é o
    mesmo que chamar de burros aos oliveirenses. Espero que medite, pois muitos oliveirenses aguardam muito mais de si e do seu partido.

    ResponderEliminar
  15. Alternativas: A Dra. Helena Terra, o Prof. Manuel Alberto? Só podem estar a gozar comigo... é preciso muita mais competencia tecnica!!

    Os conhecimentos técnicos do Tavares, do Ministro e do Rosas são tão bons que é o que vemos!

    Por amor de Deus não nos queiram enganar mais com estes senhores!

    Para me engaar bastaram 34 anos de democracia de falhados,oportunistas,mentirosos incapazes..... e ladrões!

    É mentira?

    O tempo vai dar-nos razão! (infelizmente!)

    ResponderEliminar
  16. "Refere duas das áreas que, face ao que se passa em outros sectores, apesar de tudo, de facto não são das piores " (sic MAPereira)

    A educação devia ser a trave mestra das politicas. Ter escolas do 1.º Ciclo em instalações exactamente iguais às do tempo dos nossos pais e avós... é o que temos em TODAS as freguesias. Há quantos anos não se constroi um Jardim de Infância no concelho? E uma escola primaria? E isso sao competencias da Câmara há mais de 20 anos!! Quais sao as areas que estao piores? As estradas? o saneamento? Mas a Educação devia ser a prioridade!
    .....

    "...mas, face à dívida que foi contraída e à escassez de recursos (até humanos) com que a autarquia se vai defrontando, como disse, quando se compara com outras áreas..." (sic MAPereira)

    Bom, não posso acreditar no que leio! Escassez de recursos humanos? Estará a confundir a escassez de professores ou de auxiliares nas escolas?? MAS ISSO NAO É COMPETENCIA DA CAMARA, MAS DO GOVERNO!! O que é da Câmara é o apoio social (a camara de OAZ paga muito menos às familias que em sjoao, feira ou estarreja), são os prolongamentos de horario onde a CM de OAZ paga os profs a recibo verde ao contrario dos concelhos vizinhos, são as obras nos JI e Primarias (onde faz pouquissimo ou nada... as associaçoes de pais substituem a CM)... mas em contrapartida tem um gabinete de educação cheio de gente em instalações de Reis e Rainhas... muito mais gente que as camaras vizinhas JUNTAS!!!

    Por isso, como posso votar PS? Como mãe e professora não posso entender esta postura do lider da opisição, que ainda por cima é professor!!! A unica explicação que encontro é confundir aquilo que é da Câmara e aquilo que é do Governo, nao ver o que se passa nos concelhos à volta e nao entender pq vao tantas familias oliveirenses colocar os seus filhos a escolas de sao joao, feira e tambem estarreja!! Eu sou uma delas: sou professora em OAZ, mas os meus filhos nao estao nas escolas daqui, infelizmente.

    ResponderEliminar
  17. A necessidade de alternância a nível local é tão grande como a alternância nível nacional...
    Não ouvi a mesma acérrima critica por parte do PS local quando os serviços públicos do concelho foram encerrados pelo governo PS.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.