sexta-feira, julho 13, 2007

Encerramento de Escolas

Segundo o Jornal A Voz de Azeméis, no próximo ano lectivo teremos menos 6 estabelecimentos do ensino básico a funcionar no concelho. Um assunto sempre delicado e para o qual confesso não ter elementos que me levem a concordar ou discordar da medida, mas um facto parece-me evidente - o país tem cada vez menos crianças - com todas as consequências que daí advêm.
Devo no entanto, realçar positivamente, a postura do vereador Albino Martins, que assume com frontalidade esta situação que, a verificar-se, deve significar sempre a melhoria das condições logísticas e pedagógicas das crianças.

29 comentários:

  1. O que pode trazer de positivo obrigar crianças entre os 6 e os 10 anos a estarem mais de 10 horas longe do núcleo familiar? nem os pais estão tanto tempo fora de casa.
    Nos países ditos desenvolvidos promovem-se politicas de proximidade e não de concentração. Afinal para que servem os nossos impostos? Se não são suficientes aumente-se a eficácia junto daqueles que simplesmente não pagam. E são demasiados!

    ResponderEliminar
  2. "Anónimo disse...
    Pois é..., Prof. Manuel Alberto,está correcto o seu raciocínio.
    O que é triste é tomarem decisões precipitadas e por causa disso, enfiarem, no próximo ano lectivo-2007/2008,as crianças em contentores,na EB 2-3 Bento Carqueja!.....VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA!!!!!!!!"(citação)

    Esta também é para o menino Helder Simões!

    ResponderEliminar
  3. Para ambos os anteriores… anónimos:

    - Identifiquem onde estão as crianças mais de 10 horas fora do núcleo familiar em consequência deste encerramento de escolas no nosso concelho... Porque essas crianças irão por certo ser transferidas para uma escola da mesma freguesia, que se calhar não dista mais de umas centenas de metros da escola que fechou. As nossas freguesias não são assim tão grandes que as distâncias possam ser maiores.

    - Pelo exemplo de Santa Maria da Feira esses contentores, têm melhores condições que a maioria das nossas escolas. Ar condicionado, entre outras condições. Será que conhecem os ditos contentores? Antes de dar umas bocas, perguntem aos pais quais as condições em que se encontram as escolas do concelho. Serão melhores que as condições que as crianças vão encontrar nesses ditos “contentores”?

    E se não estão pior, é porque no concelho existem umas dezenas de Assoc de Pais com iniciativa, que conseguem trabalhar em prol da comunidade, substituindo-se imensas vezes á responsabilidade das Juntas e da própria Câmara, sem que lhes seja reconhecido esse desempenho. Exemplos... é só dar uma vista de olhos pelo trabalho das Assoc de Pais concelhias. Só não fazem mais, porque a CM não permite ou melhor cria inexplicáveis dificuldades, porque a vontade e o dinamismo estão aí á vista de todos. Garanto que pela vontade das Assoc de Pais, as escolas estariam em bem melhores condições.

    Mas vergonha é mesmo ter no século XXI, na mesma sala crianças de mais de que um ano de escolaridade e nessas mesmas, algumas com dificuldades educativas e estarem entregues a um só professor. Nestas condições estão os todos os alunos bem prejudicados e o professor não consegue desenvolver o seu trabalho Aí está a razão do encerramento das escolas, porque irão ser transferidas para outra escola na mesma freguesia, onde estarão numa sala onde estarão só crianças do seu ano.

    Infelizmente a coberto do anonimato mandar umas papaias, qualquer um mal intencionado pode fazer, sem conhecer a realidade do assunto e se calhar sem filhos no sistema educativo, ou então pertencem ao grupo de pais que só têm uma preocupação, criticar, mas quando lhes pedem para ajudar, para fazer parte de uma Assoc de Pais, que são as entidades que devem intervir nestas questões e lutar pelas melhores condições dos seus filhos nas escolas, dizem-se “muito ocupados” no bota-abaixo, claro, os pais dos outros que tratem desses assuntos, esses que trabalhem, porque eles só sabem mesmo criticar, mas enfim…

    ResponderEliminar
  4. Devo no entanto, realçar positivamente, a postura do vereador Albino Martins, que assume com frontalidade esta situação que, a verificar-se, deve significar sempre a melhoria das condições logísticas e pedagógicas das crianças.

    Simões!

    Dou-lhe os meus sinceros parabens pela sua posição que considero séria e honesta...embora lhe vá causar alguns dissabores políticos!

    Relativamente ao Prof. Albino é ainda dos poucos vareadores com dignidade!.... o resto são "letreiros" e nada mais!
    Parabens Professor pela seriedade das suas palavras.

    O "amigo" do Cabral....

    ResponderEliminar
  5. registo a nota deste último comentário e fique sabendo que eu sou defensor de que em política não vale tudo. devemos agir em consciência e com um sentido de responsabilidade. não é só porque a atitude x foi tomada por um elemento do partido y que por sinal é diferente do meu, que discordarei.

    ResponderEliminar
  6. Acho muito bem que estas escolas fechem as portas. Não faz sentido escolas com uma duzia ou ate duas duzias de crianças. Ponto.

    Contudo, as escolas para as quais essas crianças serão transferidas têm as mesmas ou piores condições. Apenas são maiores em n.º de salas. Onde estão as cantinas, por ex.? Somos o concelho da região com menos refeitórios nas escolas.

    Há muitas crianças a almoçar , porque os pais pagam a refeição num ATL privado ou de um centro social, pagando para isso.

    o Governo PS começou a pagar às camaras as refeições dos meninos, mas o problema em oaz é que durante anos e anos nao se construiram as cantinas. Este é que é o ponto. E as escolas primarias ja sao das camaras desde os anos 80. Que investimentos houve na Educação (Primaria e Pre) nestes anos todos? Isso o PS deveria perguntar....

    ResponderEliminar
  7. De certa forma, até se admite a concentração dos serviços educativos, para uma maior eficácia.

    Só não concordo com o abandono desses equipamentos, quando poderiam servir para a criação de espaços alugados a particulares para a instalação de ATLs e OTLs, eliminando assim espaços abertos para esses fins, sem condições desejadas, e na maior parte das situações sem a respectiva autorização ou licenciamento das entidades com competência nessa matéria.
    É de lamentar o fim e a desconfiguração de edifícios que durante tantos anos serviram para educar e criar cidadãos, e que tantas recordações encerram da nossa infância.

    Vamos, dignificar esses locais, damdo-lhes um fim nobre e decente.

    ResponderEliminar
  8. Vamos, dignificar esses locais, damdo-lhes um fim nobre e decente.
    (citação)

    ...mas em Oliveira de Azemeis????
    ....Com esta gente no "poleiro"???
    Para tomarem uma decisão tinham que contratar a Univ. de Aveiro para a ralização de estudos e mais estudos,estudos e mais estudos, reuniões em casa num dos do grupo dos 7..(conforme já li neste blogue).
    Depois (dialogos acesose bem regados..então daqui por 20 anos surgia a decisão!...
    (a não ser que surgi-se um habilidosocomo o costume que se aposse do imóvel!

    Ant.Tav.de Matos

    ResponderEliminar
  9. Ao "anónimo" msilva:

    Certamente que não conhece o concelho para dizer que as escolas que fecham estão a centenas de metros das que "aglutinam" as mesmas. Se há casos desses também haverá casos que isso não sucede e a solução será mesmo mudar de freguesia ou então para a sede do concelho. Aguarde mais 2 anitos. Quanto às condições não serem as melhores promova-se a melhoria de condições nas escolas que encerram. Não permitam que os snobs de muitas freguesias, munidos de documentaação e residencias emprestadas não coloquem os seus petizes na sede do concelho.
    Por outro lado pergunto-lhe se num Estado de direito e com a constituição que tem se são as Associações de Pais as entidades que devem promover melhorias nas condições das escolas. Afinal só estão a contribuir para a demissão do Estado nas suas obrigações básicas. Mais a mais parte das Ass de Pais são somente "feira de vaidades" de 1/2 dúzia de ditos.

    Um país não vive só de eficácia numérica, vive também de e para as pessoas e o Estado Social não pode demitir-se das suas obrigações e muito menos forçar a sociedade civil a assumir as responsabilidades que não lhe pertencem.

    Quanto às papaias a coberto do anonimato devolvo-lhas! Só falta dizer que é o presidente de alguma associação de pais, mas como também comentou anonimamente não se pode confirmar não é? É triste assim, ao menos poderiamos esmiuçar para verificar se tinha de facto obra feita e quem lha encomendou.

    Só espero que quando chegar o momento da sua prole se matricular numa faculdade não tenha de o fazer em Madrid em nome da racionalização, da concentração e da eficácia.
    Não olhe só para Oliveira de Azeméis e veja o que se tem passado noutros concelhos principalmente do interior.

    ResponderEliminar
  10. sr. Helder verifico que CENSUROU dois comentários meus, não compreendo não tinham linguagem ofensiva só que eram contra o seu PS...
    Penso que deve colocar na entrada do blog que não se aceita comentários contrários ao regime!

    Não me gusta a ditadura de Castro nem da Venezuela...

    ResponderEliminar
  11. Ao Bloguista M.Silva-6.10PM e aos que queiram fazer o favor de me ler:
    Tive a oportunidade de entrar neste passatempo e achei interessantes as intervenções ainda que anónimas; nelas encontram-se sempre dicas importantes e neste período que o país atravessa de trabalho precário compreende-se perfeitamente que, muitos a ele acedam anónimamente, para sua protecção e dos seus familiares.
    Quanto à calorosa exposição que faz sobre o abrir e fechar das nossas Escolas permita-me:
    As que agora fecharam no nosso concelho e as que se seguirão, creio que são todas construídas pós 25 de Abril.Se algumas abriram sem necessidade, foram-no por culpa do poder local e o Estado investiu nisso, muito do que agora é divida pública. Se os contentores que as vão substituír têm melhores condições do que elas, continuam a constitur acréscimo á dívida. Será isso governar com senso e com rigor? Quanto às óptimas condições que algumas têm devido ao empenhamento das Associações de Pais, sabemos ser uma realidade, mas lamentamos que muitos prejudiquem as suas vidas familiares trabalhando nas horas que deviam dedicar aos seus filhos, em prol das Escolas, quotizando-se e pondo as crianças a vender rifas, jornais. etc. para angariação de fundos, sbstituindo-se a quem tem obrigação, tempo e bastantes funcionários para o fazer e que não administrará porventura da melhor forma as verbas que gere ( dando prioridade por exemplo a festas, automóveis e chauferes ao seu serviço e de grande parte dos funcionários da Câmara, enfim, o rol nunca mais acabaria).
    Até aceito que uma Escola grande, terá melhores condições no seu todo para um melhor ensino, mas só quem nunca trabalhou numa delas,pode achar que lá os seus filhos do 1º Ciclo estarão melhor. Basta ver as vezes que a ambulância ali se desloca diariamente para socorrer alunos acidentados e a confusão que é (mais de 1000 alunos de faixa etária tão diversa, todo o dia na Escola, com aqueles recreios imensos, tantos locais que ninguém vê, com casas de banho sem fechaduras, enfim...). A intenção do Ministério será a melhor para as crianças, mas tenho sérias dúvidas, se elas sairão lucrando mais, como todos ansiamos, do que mantendo-se num meio mais calmo, protegido, com um ensino mais personalizado, ainda que fosse com a deslocação,para algumas Escolas, de alunos de outras super lotadas, uma vez que à Câmara compete assegurar os transportes.

    ResponderEliminar
  12. como é sabido este blogue sofre de liberdade, aqui impera a ditadura ou melhor "QUEM NÃO FOR PS É CONTRA O REGIME LOGO RISCA-SE...
    Não sou partidário luto por Oliveira de Azeméis e deixo para outros as polémicas, no entanto esta forma de manter um blog reduzido a quer for mim passa quem for contra mim ignora-se não é transparente!
    O pior é quando se corta alegando mal educação, talvez mas eu não o fiz e também foi censurado a única coisa que fiz foi que o povo apesar da má gestão do PSD na CMOA continua a dar o poder a estes homens durante este tempo; o PS não sabe fazer politica tem uma atitude de defesa do dono/tacho, veja-se a deputada: UM DESCALABRO NADA FAZ PELA NOSSA TERRA!...

    ResponderEliminar
  13. Desde ha mais de 20 anos que as escolas primarias pertencem à Câmara. O que fez então a nossa Camara pelas escolas?
    NADAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!
    ha quantos anos nao se constroi uma nova escola primaria? Ou uma nova Pré? Ou um refeitório escolar?

    Em vez disso, preferem contratar pessoas para o gabinete de educação da Câmara. Eles já sao quase 20 e alguns ha pouco tempo nem mesa têm para sentar e computador para trabalhar. Por isso, so para o gabinete, vão mais de 30.000 Euros por mês. Ao fim de um ano são 420.000 Euros!!!! Esse dinheiro dava para construir muita coisa, nomeadamente os varios refeitórios e as salas que faltam.
    E se perguntar nas escolas o que fazem esses quase 20 tecnicos, ninguem lhe saberá dizer.

    ResponderEliminar
  14. Ao Anonimo das 10:44 pm.
    Certamente não sabe o que diz, os funcionarios do Gabinete da Educação não são quase 20 mas são exactamente 11, incluindo nestes 11 estagiarios e a propria secretária do Prof. Albino. Se acha que estes onze funcionarios são demais entao não conhece nada da realidade de Oliveira de Azemeis, posso lhe dizer que são poucos, porque para tratar dos transportes, dar apoio psicologico às crianças que necessitam, tratar das obras que são necessarias fazer, organizar todas as acções que têm sido levadas a cabo pela câmara, dar apoio nas areas culturais, dar apoio à Universidade Sénior, e tantas outras coisas que poderiam continuar a lembrar, estes funcionarios são herois por conseguirem dar saida a tanto trabalho. E repare que trabalham por amor ao seu serviço, coisa que até é rara em grande parte dos funcionarios da CMOA, infelizmente são todos classificados pela mesma bitola, mas há casos de funcionarios exemplares.
    Em relação aos outros comentarios que li neste blog, tenho de lembrar o/a MSilva que as Assoc. de Pais não têm como missão substituir as entidades responsaveis pelos estabelecimentos de ensino, mas sim lutar mas um melhor ensino, para uma melhor escola, e quando digo melhor escola não me refiro apenas às condiçoes fisicas mas sim a toda a envolvencia que deve existir na educação. Se as Assoc. de Pais se empenhassem e conseguir que os pais se emvolvessem mais com a vida escolar dos seus filhos, se promovessem a divulgação das melhores politicas educativas junto dos pais e encarregados de educação e se esclarecessem os pais de como é a vida das crianças dentro da escola e o que devem fazer para complementarem isso fora da escola, ai sim estariam a prestar um grande serviço a toda a comunidade educativa.

    Bem hajam

    ResponderEliminar
  15. Sera o funcionário(a) um daqueles da divisão de educação que passa o dia na conversa ou no messenger? Sejamos sérios, à dias entrei por engano naquele gabinete e verifiquei a amena cavaqueira que lá se passava! E tb não é preciso mentir, porque qualquer alma sabe que os transportes são coordenados dos estaleiros pois é uma engenheira que lá está com esse sector e as obras também....por isso Sra Funcionária seja honesta, conclua os seus estudos rápidamente para ver se começa a fazer alguma coisa em prol de Oliveira de Azeméis..

    ResponderEliminar
  16. Não me gusta a ditadura de Castro nem da Venezuela...

    Gostas de ler estas coisas Helder?

    ResponderEliminar
  17. Os transportes sao tratados no estaleiro, as obras na divisao de obras.

    ResponderEliminar
  18. Naquele sector trabalha-se muito.
    Basta perceber quantas técnicas tiraram o curso superior desde que ali trabalham.
    E as pós graduações também.
    Para além de receberem o ordenado por completo, e ao abrigo do estatuto de trabalhador estudante, a maior parte do tempo em que estudam, só dão despeza, basta a esses tempos, juntar os trabalhos que são feitos nas horas de expediente, meios, cópias, tinteiros, etc, etc, etc...
    Depois, é só Doutoras e Psicólogas, Técnicas, mas à custa do povo, e ainda por cima, ganham (algumas) um estatuto de arrogância, sem precedentes....

    ResponderEliminar
  19. Desde ha mais de 20 anos que as escolas primarias pertencem à Câmara. O que fez então a nossa Camara pelas escolas?
    NADAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!
    ha quantos anos nao se constroi uma nova escola primaria? Ou uma nova Pré? Ou um refeitório escolar?
    (citação)

    Conhecia as escolas há 20 anos?
    Conhece as mesmas escolas agora?
    De facto não me lembro de nenhuma construção recente, no entanto a maioria sofreu grandes melhorias.
    Se calhar está a centrar-se na freguesia de OAZ, mas não esqueça que existem mais 18.

    A CMOA pode e deve investir mais na Educação. É uma questão de opções, de política do município. Em vez de pagarmos milhares de euros por abrir estradas no meio da cidade que não nos levam a lado nenhum, poderíamos investir nas nossas crianças.
    Recordo aqui, que a maior parte das escolas da freguesia de OAZ estão superlotadas, não podendo os alunos usufruir das aulas extracurriculares no mesmo local, tendo os pais (os que podem) de andar com os filhos para outros locais da cidade.
    Os que não podem, contratam os serviços de ATL, para buscar os seus filhos à escola, e depois usufruirem nesses locais de aulas extra-curriculares.
    Bem, e os pais que não podem? Os seus filhos vão para casa e ficam sem essas aulas.

    Com a obrigatoriedade do Inglês nos 3º e 4º anos a nível nacional, a partir do próximo ano lectivo os programas do 5º ano vão aumentar o nível de exigência. Logo, os alunos que por dificuldades logísticas não puderam frequentar estas aulas no 3º e 4º anos vão ser prejudicados. Mas isto não acontece só em OAZ. Acreditem que há locais a nível nacional bem piores.

    ResponderEliminar
  20. Como mãe gostaria de expressar a minha preocupação. O meu filho tem 9 anos, provavelmente irá frequentar esses ditos contentores,uma vez que não há confirmação de nada e só se ouve boatos;mas o que me preocupa é a possível convivência com adolescentes que frequentam o 2e3º ciclo, mais experientes, com vícios diversos,numa escola grande, sem funcionários para promover o respeito entre todos. Que acompanhamento será dados a estas crianças, retiradas do seu meio e colocadas às "feras", num recreio onde adultos bebem chá e conversam? A vídeovigilância vai resolver tudo!

    ResponderEliminar
  21. Mas afinal qual é o problemas de fechar as escolas? O concelho é assim tão grande? E 10 horas longe dos pais, porque? Não serão outras causas que obrigam a essas tais 10 horas de distância? E a esse senhor que pergunta para que é que servem os nossos impostos eu respondo que servem para a criação e funcionamento de serviços públicos, mas que não tem que estar obrigatoriamente à porta de casa. Deixem-se de ser obtusos.


    ResponderEliminar
  22. Pois é ó Zé. Oxalá não sejas deslocalizado. Para a Roménia ou para a Índia quiçá.
    Só uma perguntinha idiota: porque é que os filhos de quem mora nas cidades podem ter a escola perto de casa e quem mora nas aldeias não? e já que se fala em educação falo também na saúde e outros serviços de natureza pública que eventualmente são de frequência obrigatória e constante?
    Por este andar qualquer dia vamos todos viver para Lisboa ou Porto e o resto fica para as férias.
    Já que o desenvolvimento dinamarquês é o modelo a seguir, vejam quais são as políticas de desenvolvimento social da Dinamarca. O problema é que nos esquecemos que um país é feito de pessoas e não de números. A propósito vejam o que pensa Mário SOares ou o Manuel Alegre.
    O economicismo não é, necessariamente, um factor de desenvolvimento.
    Certo que temos graves problemas de "tesouraria" a resolver e que isso é um imperativo nacional, mas todos nos damos conta que o desperdício e a visão de futuros só no imediato é que contribuem para o papão déficit que todos falam. Não será à custa de um downsizing no Estado que o déficit será corrigido mas sim por uma gestão rigorosa, criteriosa "da coisa pública".
    Mas sempre no interesse das pessoas que são a razão de ser do Estado. Depois admiram-se de começar a haver cada vêz mais portugueses a comungar da mesma visão de Saramago a propósito da Ibéria!

    ResponderEliminar
  23. Em Oliveira de Azeméis (concelho) os pais pagam os livros de inglês, pagam os transportes para que os alunos tenham as ditas aulas extra-curriculares (os que podem)... mas secalhar poucos sabem que o Governo paga isso tudo à Câmara para que a Câmara as ofereça às crianças.

    Somos mesmo um povo de brandos costumes.

    Outra: o Governo paga as refeições escolares á Câmara para que todas as crianças almocem na escola pagando apenas 1.34 E. Pena os jornais disto nao falarem

    ResponderEliminar
  24. Para o anonimo q criticou os tecnicos da divisao de educacao de terem ido estudar.

    Concordo em elas. Se a lei as permite ser trabalhadoras-estudantes, fizeram bem em aproveitar esse beneficio e valorizarem-se.

    Se ha alguem para ser criticado é o Estado ao permitir isso. Pq numa empresa quem quer estudar, estuda à noite.

    ResponderEliminar
  25. Relativamente à eventual transferência dos meninos do 4º ano para a E.B. Bento Carqueja, nem sequer vou neste momento, preocupar-me com as implicações (e são muitas e de ordem diversa) de tal medida. Vou antes questionar quem de direito sobre o porquê de tanto secretismo sobre o assunto. Se é assim tão vantajoso, porque é que os responsáveis pelo agrupamento não dão explicações? E a Câmara? E o CAE?
    Não deveriam as associações de pais serem postas perante a situação e darem o seu contributo a uma decisão?

    ResponderEliminar
  26. Concordo em elas. Se a lei as permite ser trabalhadoras-estudantes, fizeram bem em aproveitar esse beneficio e valorizarem-se.

    Se ha alguem para ser criticado é o Estado ao permitir isso. Pq numa empresa quem quer estudar, estuda à noite.

    8:28 PM

    (citação)

    Nunca critiquei o facto de irem estudar, critiquei o facto de na hora de expediente estarem a fazer os trabalhos escolares usando e abusando dos meios públicos.

    Sabe V.ª Ex.ª interpretar um texto?
    Espero que não seja um ou uma desses estudantes.
    Já agora, sabe-me dizer o significado de "peculato"?

    ResponderEliminar
  27. Nunca critiquei o facto de irem estudar, critiquei o facto de na hora de expediente estarem a fazer os trabalhos escolares usando e abusando dos meios públicos.

    (citação)

    Estava lá para ver?
    Tem provas?
    Se tem, apresente queixa, se não tem, acho bem que não difame quem sobe na vida à custa do seu estudo e trabalho pessoal.

    ResponderEliminar
  28. Ao anónimo das 5:35PM.

    Eu também queria ter uma escola à porta de casa, um centro de saúde, uma loja do cidadão, mas o Orçamento Geral do Estado não chega, ou achas bem continuar a “roubar” metade do ordenado aos trabalhadores que todos os dias de manha pegam na mota para ir trabalhar? Então é mais fácil fazer essas coisas nas cidades e transportar as criancinhas “desprotegidas” pela sorte, durante 3 ou 4 Km para ir a escola. Não estamos a falar de viagens de vários dias. Já agora, sabes quantas pessoas não frequentaram a escola mais próxima de casa, quando elas estavam todas abertas?

    ResponderEliminar
  29. "Estava lá para ver?
    Tem provas? " (citação)

    Estive mais perto, que aquilo que possa imaginar.

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.