sábado, outubro 15, 2005

Resultados (1)

O PSD voltou a ganhar as eleições autárquicas no concelho, novamente com maioria absoluta. Perdeu para o PS um vereador, perdeu dois membros na Assembleia Municipal (na prática perdeu 3 lugares, com a mudança da presidência de Nogueira também para o PS) e perdeu a Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo, aliás, a única a mudar de mãos na noite eleitoral.
Os resultados não surpreenderam. Sabia-se da forte probabilidade do PSD voltar a ganhar. Mas, perante o mandato fraquíssimo na Câmara Municipal, era expectável que perdesse muitos votos. Só não se sabia quantos. Perdeu cerca de 2.200.
Dos votos perdidos, perdeu a fatia maior para o PS (que teve mais 900 votos), perdeu alguns para a abstenção, perdeu ainda para o CDS/PP e para a CDU.
O CDS/PP aumentou o seu resultado eleitoral, mas não conseguiu eleger qualquer vereador. Tal como disse na noite eleitoral, o CDS melhorou. Subiu 400 votos! Mas de nada valeram a quem queria influenciar o futuro.
A CDU elegeu 1 membro para a Assembleia Municipal. Resultado histórico, embora apenas simbólico. Falta saber em que zona da Assembleia vai sentar-se o seu eleito. Uma boa notícia para a democracia, que assim se abre à representação de mais uma força política.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.