terça-feira, setembro 06, 2005

De volta...

Ausente estes dias no estrangeiro, sem jornais, tv, nem internet, regressei ao nosso Forum e não posso deixar de constatar o uso crescente e a diversidade de intervenções e de opinião que nele transparece - aliás, como se pretende cada vez mais.
Infelizmente, o anonimato da maioria das intervenções, se bem que desiniba os intervenientes, facilitando com isso, porventura, a liberdade da escrita, nem sempre contribui para a seriedade dos conteúdos e das afirmações ditas. O anonimato facilita a fala, mas minimiza e restringe o dito. O falar e o dizer, são diferentes. E isto pretende ser um espaço para "dizer".
Mas são opções e o cariz liberal deste Forum admite essas opções, de forma ampla.
Continuarei, no que me diz respeito, a não comentar afirmações de proveniência anónima, quando a mim directamente digam respeito. Mesmo quando a cobardia é desmesurada e a identidade dos seus autores, ao contrário do que continuem a pensar, seja ou possa ser facilmente conhecida ou reconhecida.
Claro, estou como sempre indisponível para responder a insultos mas aberto para dizer o que penso sobre as coisas e sobretudo para vos conseguir convencer de que penso pela minha cabeça e que vale a pena ser e viver assim. Nunca gostei que me chamassem "carneiro"*.
Mas sobretudo interessa é preservar este como um espaço de liberdade e tolerância, da nossa parte, que facilite os momentos de reflexão e responsabilidade, da vossa parte, tendo como preocupações discutir, argumentar, informar, propor, sugerir, criticar tudo e mais alguma coisa - porque a construção das verdadeiras ideias realiza-se pela sua capacidade de crítica através da argumentação e da persuasão constantes.
Sempre em benefício das preocupações com o futuro comum da nossa comunidade e do nosso espaço comum de vida, de gente, de afectos, de sentimentos, enfim, de humanidade e de cidadania. Um grande bem haja a todos.
*Para os mais distraídos, termo carinhoso como somos apelidados pelos nossos vizinhos de São João da Madeira, a quem também chamamos "calhaus". Está ela por ela.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.