terça-feira, junho 09, 2009

Relações Silenciosas

Uma das mais estranhas mas menos estudadas relações de poder informal em Portugal, tem que ver com as relações entre o futebol e a política.
O tema em si nada tem de original. O que releva é a circunstância de ninguém ligar nada, aparentemente, às ligações entre o futebol e o PSD.
Sim. Vejo esta noite os diversos painéis televisivos sobre coisas da bola e constato que os Senhores Dias Ferreira (SCP), Guilherme Aguiar (FCP) e Sílvio Cervan (SLB), estão ligados à política e ao PSD. Cervan é do CDS, mas numa coligação com o PSD em Gaia. Noutro canal, soma-se Fernando Seara (SLB) e mais alguns menos definidos.
O Presidente da Federação, Gilberto Madaíl, pertence ao PSD. Tal como o Presidente da Liga, Hermínio Loureiro. Tal como era o ex-presidente da Liga e ex-do militante do PSD, o venerável Valentim Loureiro. A Assembleia da República e algumas autarquias são porto de abrigo para a armada de dirigentes e comentadores da bola alaranjados. Até o relatador de bola mais carismático da radiodifusão, o grande Ribeiro Cristovão, navega nessas águas.
Haverá alguma explicação para isto, para além do abnegado sentido cívico e de alto serviço que cada um deles esforçadamente desenvolve a bem da causa futebolistica?
Eu próprio começo a ter dúvidas sobre mim...

11 comentários:

  1. E o José Lello não era do Boavista e do ps???

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui Nelson

    Bem-vindo novamente a este espaço de partilha, debate e informação. Já estávamos com saudades dos teus textos clarividentes.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  3. José Carlos Silva09/06/09, 15:21

    É a prova evidente que quem vai reinando neste país é a burguesia. Estes senhores controlam tudo. Pena é que o povo ainda se vai deixando enganar com falsos profetas.

    ResponderEliminar
  4. Por acaso ou não, invoco um livro publicado há meia dúzia de anos atrás, da autoria de Maria José Morgado e de um jornalista (que me perdoe não recordar, ao momento, o seu nome). No dito livro, cujo tema é a corrupção, está lá um capítulo nada ficcional e que aborda as 'ligações' no futebolístico mundo. Continua actual

    ResponderEliminar
  5. E o José Lello não era do Boavista e do ps???


    Um dia muito se vai escrever sobre este socialista!!?

    ResponderEliminar
  6. Acreditamos que nas eleições autárquicas, da terra que é nossa, não haverá o desfecho das Europeias. Nesta campanha nenhum partido esclareceu o eleitorado. A vitória dada de bandeja ao PSD deveu-se às medidas impopulares do governo que, não agradaram aos acomodados e ao desinteresse da maioria dos Portugueses que, como a preguiça, preferem morrer de sede à beira da água. Nunca se viu tanta inércia, tanta falta de garra, tanto oportunismo, que foram tirando a estas gentes valorosas, herdeiras de quem morria a trabalhar, o alento, transformando muitos deles, especialmente das camadas jovens, em parasitas. Para isso muito contribuiu o nosso sistema político e económico, cujo resultado nestes 35 anos, quase só favoreceu os seus actores.
    Se queremos a mudança temos que nos empenhar desde já numa luta sem tréguas para eleger a Drª. Helena Terra. Mas exigimos muito dela, uma equipa trabalhadora e competente que deixe o politicamente correcto, exigente, combativa, mas sem arrogância e autoritarismo, cuidadosa na gestão, pois gere o que não é seu, que acabe com o supérfluo e despesismo, fixando-se no essencial, enfim, que comece desde já a ganhar terreno inventariando tudo o que falta fazer ou está mal feito. A sua equipa, que não poderá ter elementos em parte time, deverá ser carismática, interventiva atenta e dedicada. As nossas gentes, de tendência social democrata, estão cansadas da inércia, incompetência, compadrios, das anteriores Câmaras, mas só uma grande esperança na verdade, doação e competência os fará arriscar. Os jogos duplos das Euro Deputadas Elisa Ferreira e Ana Gomes e a dúvida suscitada pelos partidos da oposição sobre o desperdício de fundos comunitários pelo actual Governo, causaram grande mossa, ouvindo-se até de lavradores (gente normalmente de direita) o apelo ao voto em qualquer partido, excepto PS. O povo merece que tudo lhe seja explicado com muita simplicidade, pois a nossa iletarcia é grande mas, a sua sabedoria de vida ajuda-os a ler a alma dos hipócritas.

    ResponderEliminar
  7. Ao que conste, o José Lello é do Boavista (tal como o Rui Rio), do PS, mas não é comentador desportivo.
    Não é, como diz o povo, para o efeito, "paineleiro"...

    ResponderEliminar
  8. Penso que um comentador é aquele que emite opiniao...

    http://dn.sapo.pt/desporto/interior.aspx?content_id=1244090

    ResponderEliminar
  9. Sim o boavisteiro jose lello era do governo ps à altura da conquista do campeonato nacional da equipa do bessa...

    ResponderEliminar
  10. e o lello se não é cigano muito falava dos axadrezados...

    ResponderEliminar
  11. Hugo Costa23/06/09, 13:01

    O que mais me chateia na política é mesmo essa mistura entre política e outros campos, como o futebol, principalmente. E neste caso, uma das comparações que mais se podem fazer, é a cegueira que se espalha e que faz com que tudo do outro lado seja mau e esteja errado, só por ser doutra cor. Não generalizem, por favor. Se não até podemos dizer que os pedófilos são todos do PS, e nós sabemos que isso não é verdade.
    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1387987&idCanal=59

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.