sábado, agosto 01, 2009

Estudo de Mobilidade dos Utentes dos Serviços de Saúde do Grande Porto, Tâmega e Entre Douro e Vouga

Um sábado de inverno em pleno verão está a servir para estudar documentos recentes que dizem respeito ao nosso concelho.

Assim, no Portal do ARS Norte, encontra-se em discussão publica o Estudo de Reordenamento Hospitalar da Área Metropolitana do Porto, no qual se constata que Oliveira de Azeméis é o concelho que apresenta piores tempos de acesso às unidades de saúde – Hospital e Centro de Saúde.

Tal se deve, a factores de orografia do território em que estamos inseridos mas não justifica tudo, pois ficamos atrás do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. Em meu entender, a qualidade da nossa rede viária é responsável por grande parte deste atraso.

Mas nem tudo são más notícias pois com a projectada A32, e saibam os autarcas do concelho pugnar de forma assertiva em prol de uma nova localização do Hospital, será possível conseguir captar esta infra-estrutura para o concelho, mas sempre num local próximo do nó de acesso à A32 com a EN227 que liga S. João da Madeira a Vale de Cambra (Nogueira do Cravo é uma excelente localização), uma vez que é dessa forma que se diminuem os tempos de acesso médios e se alarga a área de influência do Hospital.

Do ponto de vista político, com a anuência do Presidente da Câmara Municipal de Arouca e de Vale de Cambra a esta localização, enquanto oliveirenses devemos apoiar e criar sinergias com estes autarcas no sentido de reivindicar acima de tudo a sua construção o mais urgente possível.

Os interessados no estudo, podem efectuar a sua consulta aqui.

8 comentários:

  1. O governo ps tem contribuído totalmente para esta mobilidade ao fechar centros de saúde e hospitais no interior e nos meios mais rurais.

    ResponderEliminar
  2. OLIVEIRENSE 100%01/08/09, 22:30

    NO ESTUDO DE ENQUADRAMENTO ESTRATÉGICO PARA OLIVEIRA DE AZEMÉIS, FEITO PELA PARQUEXPO, INDICA COMO MELHOR LOCAL PARA O NOVO HOSPITAL,A ZONA SUL DA AVENIDA D.MARIA 1ª.
    EM RELAÇÃO AO NÓ DA FUTURA A-32, JULGO NÃO FICAR LONGE,ANTES PELO CONTRÁRIO, A NÃO SER QUE OLIVEIRA DE AZEMÉIS (CIDADE) FIQUE SEM ENTRADA E SAIDA PARA A REFERIDA A.E.
    E AINDA MAIS, NESSA ZONA ANUNCIADA PELO ESTUDO, TERRENOS NÃO FALTAM,MEU CARO HELDER SIMÕES, VAMOS LÁ A VER SE A GENTE SE ENTENDE.
    TRAMBÉM ESTÁ A DAR UMA AJUDINHA PARA O LADO NORTE? CUIDADO QUE EM AZEMÉIS (CIDADE) TAMBÉM EXISTEM PESSOAS QUE SABEM O QUE QUEREM.
    SAUDAÇÕES AMIGO E TENHA CALMA.

    ResponderEliminar
  3. Meu Caro Oliveirense 100%,

    Sobre o que diz, é evidente que o Estudo feito para Parque Expo aponta para a zona sul do Intermarché como local para o novo Hospital, mas tal não passa de um estudo que se cinge ao nosso concelho quando o que está em análise é um reordenamento da política de saúde de toda a zona norte. Se lutarmos para termos um hospital concelhio e, nessa lógica, o local defendido pela Parque Expo não é um mau local, creio que iremos perder essa guerra. Se lutarmos para que seja sediado entre nós um hospital supra concelhio temos que saber apontar a melhor localização que defenda os interesses de Arouca, Vale de Cambra, S.J. Madeira e Oliveira de Azeméis.
    Nessa lógica supramunicipal, defendo efectivamente que o melhor local é Nogueira do Cravo, próximo do futuro nó da A32.
    Para o efeito aconselho-o a dar uma vista de olhos no estudo que se encontra em discussão pública no portal da ARS Norte e estou certo que concordará comigo.

    ResponderEliminar
  4. "... enquanto oliveirenses devemos apoiar e criar sinergias com estes autarcas no sentido de reivindicar acima de tudo a sua construção o mais urgente possível"
    Esse o principio das Cidadeds Transversais - infelizmente a gestão territorial em Portugal anda ao sabor da "pequenez" dos seus líderes locais, muito mais preocupados com as suas proprias agendas políticas, dos seus pequeníssimos feudos que, com tanta mipia de visão, só t~em rendencia a ficar cada vez mais pequenos!

    ResponderEliminar
  5. Jose Carlos Silva04/08/09, 12:18

    Estes equipamentos têm que dar excelentes resultados. Espero que o Governo tenha o discernimento para conseguir uma solução global para a situação. As Gentes da Região de Entre Douro e Vouga estão acima de interesses locais. Esta Unidade de Saúde no meu entender deverá de ficar entre S. João da Madeira e Vale de Cambra. No entanto admito que outra solução possa existir uma vez que o concelho de Arouca está mais afastada da Beira Litoral do que qualquer um dos outros concelhos da Região de Entre Douro e Vouga. Abram portas para permitir ao interior a aproximação da Beira litoral. Precisam-se de políticas Globais.

    ResponderEliminar
  6. Antes de discutir localizações, torna-se necessário discutir/conhecer o projecto na globalidade sob pena de estar a construir a casa pelo telhado - em Portugal o uso (e abuso) do Modelo de Negociação por contraposição ao ideal: Modelo de Negociação por Cooperação.
    Ou seja, iniciamos uma negociação com base no que queremos atingir - com um resultado esperado de "ganha-perde" ou até mesmo "perde-perde"- ao invés de perceber o que une as diversas partes envolvidas, o que realmente está em negociação, com o objectivo de atingir uma solução que em que todos saiam ganhadores (win-win. me parece que, neste caso são os cuidados de saúde dos habitantes da região que estão em causa e não o local em que esta unidade se vai localizar pois corremos o risco de ter mais um elefante que nada mais vai resolver que a vaidade de mais um responsável local!

    ResponderEliminar
  7. "Cidades transversais"!
    "win-win"!
    "Modelo de negociação"!

    Sabe os termos da moda...
    Mas já viu as propostas própriamente ditas?
    Tem lá umas muito engraçadas: estradas com inclinação maluca é coisa que não falta.
    Quem fez não conhece o território;
    Quem as apreceoiuou, aceitou, aprovou pelos vistos muito menos.
    Já foram ao terreno ver no local em que é que resultam as "propostas"?

    Apre que é só bem-falantes!
    Não há ninguém que queira realmente dar-se ao trabalho de ver?
    E negociar?
    Como?
    Em posição se fraqueza, com uma dívida de dezenas de milhão?
    Sem credibilidade, política e pessoal?
    Este "plano" como outros que por aí são feitos neste país dominado por caciques" não passam de um golpe de propaganda.
    Neles só cai quem quer.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo das 6.41... curioso, iniciei a leitura do seu comentário com a convicção de que iria escrever algo em contraposição ao que escrevi- No entanto... peço desculpa mas julgo que apesar "dos termos da moda", nada do que disse contradiz o que escrevi antariormente.
    Já agora, eu - melhor que ninguém - tenho a obrigação de conhecer essas (e outras propostas) que são feitas nessa área em Portugal e mesmo no estrangeiro!

    ResponderEliminar

Comente o artigo. Logo que possível o mesmo será validado.